como trocar pneu
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Como trocar pneu furado? Confira o passo a passo

Aprenda como trocar pneu do carro em 10 passos para evitar apuros em casos de emergência

Ter um pneu do carro furado ao dirigir é uma situação que nenhum motorista deseja passar. Porém, isso é algo que pode acontecer nos momentos e lugares mais inesperados. Portanto, é essencial estar preparado para saber como agir neste momento. Neste artigo, vamos ensinar como trocar o pneu do carro. 

Antes de saber como trocar o pneu em si, é importante certificar-se de estacionar o carro em local seguro e plano da via, desligar o motor e acionar o freio de estacionamento (também conhecido como freio de mão). Se o veículo tiver câmbio manual, deixe engatada a marcha ré. Já para carros com transmissão automática, mova a alavanca seletora para a posição P. 

como trocar pneu

Se estiver em uma rodovia, apenas realize a troca se for possível posicionar o veículo no acostamento. Caso contrário, a recomendação é aguardar em local seguro e acionar o serviço de guincho de emergência da concessionária da rodovia ou o próprio seguro do carro.

Outro ponto importante é que todos os ocupantes do veículo devem aguardar do lado de fora, em local seguro (atrás de um guard-rail, por exemplo). Se houver bagagem no porta-malas, também é recomendável a remoção para facilitar aliviar o peso do veículo e facilitar o acesso ao pneu sobressalente. Existem basicamente dois tipos de estepe: os convencionais (que têm a mesma largura dos demais pneus do carro) e os do tipo temporário (que são mais compactos que os outros pneus e têm restrição de velocidade máxima). 

Passo a passo de como trocar pneu

triângulo sinalização emergência pneu

1 – Ligue o pisca-alerta e sinalize com o triângulo

Assim como a utilização do pisca-alerta, a sinalização com o triângulo de emergência é obrigatória em casos em que seja necessário parar o veículo na via, seja por uma falha mecânica, furo de pneu ou outro motivo. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o triângulo deve ser posicionado no asfalto, a pelo menos 30 metros de distância do carro – o equivalente a cerca de 40 passos. Por segurança, a recomendação é que a velocidade da via seja usada como parâmetro para calcular a distância do triângulo. Em um local onde a máxima é de 70 km/h, o item deve ficar a 70 metros de distância.

De acordo com o modelo do carro, o triângulo pode estar alojado junto ou separado das demais ferramentas obrigatórias (como macaco e chave de roda). Os locais mais comuns são embaixo dos bancos do motorista ou passageiro, no alojamento do estepe, acima do assoalho do porta-malas ou atrás do encosto do banco traseiro (em picape de cabine dupla). 

2 – Retire o estepe e as ferramentas obrigatórias

Para iniciar a troca do pneu em si, localize e retire o estepe do veículo. Normalmente, a fixação do estepe é feita com parafuso do tipo borboleta. Para removê-lo, basta girá-lo em sentido anti-horário. 

Em grande parte dos veículos, o estepe fica alojado em um compartimento abaixo do assoalho do porta-malas. Caso não encontre o pneu sobressalente por ali, busque pelo estepe na parte externa do veículo (atrás do eixo traseiro ou pendurado na tampa do porta-malas), no cofre do motor ou atrás dos encostos dos bancos (em furgões e picapes de cabine simples, por exemplo). Importante: para o uso seguro do estepe, é essencial que o pneu de emergência esteja calibrado com a pressão indicada no manual do veículo.

O kit de ferramentas obrigatórias, que inclui chave de roda e macaco, geralmente fica alojado junto ao triângulo de emergência. Se não localizar facilmente os itens essenciais para trocar pneu, busque pelos locais indicados no passo anterior. 

onde fica estepe pneu carro

3 – Utilize calços nos pneus

Por segurança, utilize calços na roda diagonalmente oposta à do pneu furado, a fim de evitar possível rolagem involuntária do veículo. Se o furo estiver no pneu dianteiro esquerdo, por exemplo, o calço deve ser colocado na roda traseira direita. Objetos que podem ser utilizados como calço em situações de emergência são pedras ou tijolos.

4 – Afrouxe as porcas com o carro no chão

Antes de erguer o veículo com o macaco, afrouxe as porcas de fixação do conjunto roda/pneu a ser substituído. Para isso, utilize a chave de roda e remova o aperto em aproximadamente uma volta no sentido anti-horário. Não remova por completo as porcas. Feito isso, posicione o estepe em posição próxima ao pneu furado e com o lado externo da roda voltado para cima. Importante: alguns modelos podem ter porcas antifurto nas rodas, que exigem uma um soquete específico para a remoção (conhecido como “segredo”). Se o soquete das porcas antifurto não estiver no veículo, será preciso rebocá-lo. 

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5 – Posicione o macaco

Posicione o macaco no local mais próximo do pneu a ser substituído. O local exato de encaixe é indicado por uma seta no assoalho da carroceria do carro. Caso não encontre facilmente a indicação, consulte no manual do veículo. Jamais apoie o macaco em acabamentos de plástico do carro ou em uma superfície instável. E sempre use o macaco original do veículo, que é dimensionado para suportar o peso e ter correto encaixe no carro. Localizado o encaixe, gire a extremidade do suporte do macaco no sentido horário para que a parte superior da ferramenta encaixe no entalhe da carroceria.

6 – Suba o veículo

Com o macaco posicionado corretamente, utilize a barra da haste e a chave de roda para fazer a alavanca no macaco e erguer o veículo. Suba o carro até o momento em que o pneu furado esteja totalmente suspenso e haja espaço suficiente para a instalação do estepe. 

macaco trocar pneu

7 – Remova o pneu furado

Com o veículo no alto, remova as porcas e os parafusos de fixação com a chave de roda. Feito isso, retire a roda com o pneu furado e posicione-a embaixo do carro (a fim de evitar acidentes se o macaco se soltar). 

8 – Instale o estepe

Antes de instalar o estepe, certifique-se de que não há nenhum elemento estranho ou sujeira excessiva no cubo de roda. Se este for o caso, limpe a superfície de montagem. Encaixe o estepe no cubo e parafuse as porcas da roda até elas tocarem as bordas em torno do orifício de fixação. 

Se o encaixe do estepe no cubo estiver difícil, bata levemente na roda para que o encaixe superior atinja o prisioneiro superior do cubo. Feito isso, movimente a roda para trás e para frente para que seja finalizado o posicionamento correto. Nunca realize o aperto total das porcas com o veículo suspenso, o que pode fazer o macaco ceder e provocar ferimentos. 

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9 – Abaixe o veículo e faça o aperto final

Faça o movimento inverso do passo 6 e desça o carro com o macaco até que todas as rodas fiquem apoiadas no solo. Feito isso, faça o aperto das porcas do estepe em uma sequência de cruz. Para a correta fixação, realize o aperto cruzado por três vezes consecutivas. O torque correto de aperto é indicado no manual do veículo (nas unidades de medida Nm ou kgfm), mas só pode ser realizado com o auxílio de um torquímetro. Por isso, verifique posteriormente o aperto em uma oficina especializada.

10 – Guarde o pneu furado e as ferramentas obrigatórias

Com o estepe instalado, guarde todas as ferramentas obrigatórias (sem se esquecer do triângulo!) e armazene a roda com pneu furado no alojamento original do estepe. Caso não caiba neste compartimento, transporte o pneu furado no porta-malas ou caçamba do veículo. 

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Dica extra: procure um borracheiro!

O estepe é um recurso obrigatório nos veículos vendidos no Brasil, mas que só deve ser utilizado em casos de emergência. Portanto, procure o quanto antes um borracheiro ou oficina especializada para realizar o reparo ou a substituição do pneu furado. Esse cuidado é ainda mais importante se o seu estepe for do tipo temporário, já que ele possui dimensões diferentes dos demais pneus e afeta a dirigibilidade do carro. 

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Imagens: Arquivo/Envato

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