Volkswagen Polo Track 2023
Categories:

Polo Track: VW confirma carro que irá ocupar lugar do Gol

Marca finaliza modernização da fábrica de Taubaté para produzir novo modelo de entrada a partir de 2023

A Volkswagen anunciou a etapa final das obras de modernização da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, para a produção do inédito Polo Track. Com lançamento confirmado para 2023, o novo modelo deverá ocupar a posição de veículo de entrada da marca no Brasil após o fim do Gol – que deverá ter a produção encerrada até dezembro de 2022.

O projeto do Polo Track faz parte de um plano de investimento de R$ 7 bilhões para a América Latina anunciado pela Volkswagen para o período entre 2022 e 2026. O montante ainda prevê o lançamento de uma nova família de carros de entrada e a renovação dos produtos atuais (como T-Cross, Amarok e Virtus, entre outros). 

Com a nova família de carros de entrada, a marca promete um portfólio desenvolvido para as necessidades da região. A expectativa é que este grupo inclua os sucessores de Gol e Voyage (com a possibilidade de substituição por um único SUV subcompacto de nome inédito), além de uma nova geração da Saveiro. 

Enquanto estes novos modelos não chegam – o que não deverá ocorrer antes do fim de 2024 –, a marca irá posicionar o inédito Polo Track como carro mais barato da Volkswagen no Brasil. Em relação ao Polo atual, o modelo terá novos para-choques, grade redesenhada, faróis com formato inédito e o novo logotipo da marca. Para o Track, a única motorização disponível será o 1.0 MPI flex (aspirado), de até 84 cv de potência quando abastecido com etanol. 

Antes do Polo Track, ainda em 2022, a fabricante irá atualizar as atuais versões do Polo (Comfortline e Highline). Estas deverão seguir o estilo do Polo europeu e ter duas opções de motorização: o atual 1.0 200 TSI (de até 128 cv), sempre combinado ao câmbio automático de 6 marchas, e o novo 1.0 170 TSI (de 116 cv), que será sempre acoplado ao câmbio manual de 5 marchas. Com isso, o 1.0 turbo menos potente irá ocupar o lugar da configuração 1.6 MSI, que será descontinuada. Já a básica MPI será substituída pelo Polo Track.

Qual será o preço do Polo Track?

As sucessivas paralisações nas fábricas e a inflação de toda a cadeia de componentes automotivos têm levado a aumentos frequentes nas tabelas de preços das montadoras. O atual Gol tem preço inicial sugerido de R$ 75.490, enquanto o Polo mais barato (MPI) custa, atualmente, R$ 78.550. Tomando por base este cenário, o futuro Polo Track, que será o carro mais barato da Volkswagen no Brasil, dificilmente terá preço inicial abaixo de R$ 80 mil. O modelo deverá ser lançado por aqui no primeiro trimestre de 2023. Enquanto esse cenário não muda, o Gol ainda figura na lista dos 10 carros mais baratos do País em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *