Renault Sandero 2008
Categories:

Preços dos carros usados vão cair?

Levantamento realizado por consultoria mostra recuo de 1% em agosto para modelos com até 4 anos de idade

Após período de alta valorização, os preços dos carros usados e seminovos apresentaram queda em agosto. É o que aponta o último levantamento do Monitor de Variação de Preço, feito pela consultoria KBB no Brasil. Na pesquisa, os veículos com até 4 anos de idade apresentaram, em média, recuo de 1% para os modelos do ano 2021.

No levantamento feito pela KBB, são analisadas, ao todo, 23.622 versões de veículos zero quilômetro, seminovos (com até 3 anos de uso) e usados (entre 4 e 10 anos de uso). Para demonstrar os comportamentos de preços, os veículos são divididos em quatro análises de variação: por idade; por categorias de carrocerias; por marcas; e por modelos mais vendidos. As porcentagens obtidas se referem às médias de variação ocorridas no período.

A pesquisa indica que os carros usados (com idade entre  4 a 10 anos) também apresentaram desvalorização em agosto em relação a julho, com recuo de 1% para os modelos 2015. Somente os veículos ano-modelo 2012, 2013 e 2016 se mantiveram valorizados no oitavo mês do ano.

Recall de airbags Fiat Uno 2016

No recorte por categorias, o maior recuo mensal entre os carros usados foi entre os hatchbacks, com índice de 1,42% de desvalorização. Já no caso dos seminovos, o segmento de minivans foi o destaque negativo, com 2,69% de depreciação. 

Já na análise de desvalorização de veículos usados por marcas, a Chevrolet apresentou o pior índice no mês, com -2,40%, seguida de Honda (-1,57%) e Audi (-1,30%). Entre os carros usados, o pior indicador também ficou para a Chevrolet, com -2,82%. O Onix ajudou a garantir a má classificação da General Motors, com depreciação de 7,84% em agosto entre os usados. Veja aqui a lista dos carros que mais valorizaram em 2022.

Vale lembrar que, em agosto, o volume de vendas de carros usados registrou o melhor resultado do ano, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo o balanço da entidade, mais de 968 mil automóveis e comerciais leves usados foram negociados no oitavo mês do ano, o que representa alta de 10,9% na comparação com julho deste ano. 

Renault Kwid Life 1.0 12v SCe (Flex)

Já a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), entidade que representa cerca de 48 mil lojas multimarcas no país, destaca que os veículos com 13 anos ou mais de uso foram os mais negociados em agosto: 470.845 unidades

A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e big data  para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços. A consultoria ressalta que as análises do estudo são baseadas na tabela oficial da Kelley Blue Book Brasil. Portanto, não é recomendável a comparação com outras fontes de preço existentes no País. 

Gostou deste conteúdo sobre os preços dos carros usados? Deixe sua opinião nos comentários! Aqui no Blog da Zapay você encontra diversos artigos sobre manutenção automotiva, impostos, lançamentos, legislação de trânsito e muito mais. E se você quiser realizar a consulta de débitos veiculares, conte com a Zapay para facilitar o pagamento de licenciamento, IPVA e multas em até 12x!

Imagens: Divulgação

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu em 2017 para facilitar a vida dos proprietários de veículos! Somos os únicos parceiros credenciados à SENATRAN e a todos os 27 DETRANs do Brasil. Trabalhamos duro para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Temos mais de 20 MILHÕES de clientes espalhados por todo o pais. Ah, fazemos questão de compartilhar todo o conhecimento e a experiência que a gente tem aqui em nosso blog. Amamos tudo sobre o universo automotivo. Dar dica boa, é com a gente mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *