renavam
Categories:

RENAVAM PR 2022

Se você quer saber tudo sobre o RENAVAM PR, então veio ao lugar certo. Vamos falar sobre o processo de consulta RENAVAM PR, como lidar com a relação DETRAN PR RENAVAM e como fazer o caminho DETRAN PR consulta RENAVAM

Prepare os documentos e vem com a Zapay que a gente mostra o caminho. Confira!

O que é RENAVAM e por que devo pagar?

O RENAVAM é um dos registros de todo automóvel. Essa sigla significa Registro Nacional de Veículos Automotores. Ele contém todos os cadastros do automóvel feitos no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Mas, tem uma diferença entre o RENAVAM e o código RENAVAM. Enquanto o primeiro é o registro do veículo, o segundo são os números que permitem que esse registro seja encontrado com mais facilidade. 

Resumindo, o RENAVAM pode ser considerado o número de identidade do automóvel. Através dele as autoridades de trânsito podem saber detalhes, como ano, cor, chassi, modelo e até mesmo possíveis débitos pendentes como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), multas, entre outros

Ou seja, além de saber mais sobre as especificações físicas do veículo, também é possível fazer o levantamento de seu histórico através desse código. 

E existe mais um ponto que pode confundir diversos motoristas: achar que o número do chassi e o código RENAVAM são a mesma coisa. Eles são, na verdade, duas informações diferentes.

O chassi é o nome da estrutura do veículo que dá suporte a sua carroceria, motor e demais componentes. Seu nome correto é Número de Identificação do Veículo (NIV).

O RENAVAM é essencial para quem está pensando em comprar carros usados ou seminovos. Isso porque é por meio desse número que você consegue fazer a pesquisa de débitos pendentes.

Dar uma pesquisada na procedência do veículo que você quer comprar é muito importante para não ter nenhum problema ou surpresa ruim depois de já ter feito o negócio e não poder voltar atrás.

É para momentos assim que você pode usar o código RENAVAM, a fim de consultar informações como ano de fabricação, número do chassi, sinistros, cor original, débitos, restrições e outros dados importantes.

Como descobrir o número do RENAVAM? 

O número do RENAVAM do veículo é encontrado no CRV (Certificado de Registro de Veículo) e no CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento). Nos dois documentos, o código aparece logo acima do campo “Nome”, sendo facilmente visualizado. 

Vale falarmos que todos os CRLVs emitidos no país, não importa qual seja o seu veículo, possuem o número do RENAVAM impresso, com os campos padronizados independentemente de seu estado emissor.

Uma curiosidade é que, até poucos anos atrás, o código do RENAVAM tinha somente nove (9) números, compostos por oito dígitos e mais um último algarismo verificador. Mas, desde 2013, essa numeração passou a ter onze (11) dígitos, com o objetivo de ampliar as possibilidades de combinações numéricas para atender aos novos registros de veículos. Isso vai ampliar as possibilidades por muitos anos, já que o aumento de automóveis e motos nas ruas está cada vez maior.

Outra dúvida que você pode querer tirar é: dá para acessar o número do RENAVAM apenas com a placa ou CPF? Precisamos deixar bem explicado que não! É impossível descobrir o RENAVAM somente com a placa do carro e/ou com CPF do proprietário. E isso acontece por motivos de segurança e privacidade do dono do veículo.

Falando em documentação, para saber como e onde fazer o documento do seu carro, acesse o link e leia nosso artigo.

Como consultar o RENAVAM PR

Recado para todos os paranaenses de plantão: o local para consultar o RENAVAM PR do seu veículo é no site do DETRAN do Paraná. É super simples. Basta informar o número do RENAVAM e repetir o código para provar que não é um robô.

Como consultar o número do RENAVAM pelo CPF

Vamos falar novamente já que é um assunto de suma importância: por questões de segurança e privacidade, não é possível consultar o RENAVAM somente pelo CPF. O RENAVAM é um documento muito pessoal, por isso deve ser consultado somente com o consentimento de seu dono ou de alguma autoridade de trânsito.

Como pagar parcelado? 

É preciso pagar uma taxa referente ao CRV e ao licenciamento do seu carro no DETRAN mais próximo, já que que o número do registro fica impresso nestes documentos.

Na hora em que você faz esse primeiro registro, é preciso documentar o veículo em seu nome e pagar a taxa de primeiro registro do DETRAN PR. Depois de acertar esse valor, você recebe o número do RENAVAM PR do seu automóvel.

A regularização pode demorar cerca de dois (2) a cinco (5) dias úteis. Mas é bom você consultar periodicamente o site do DETRAN PR para ver se o sistema já atualizou o seu pagamento.

Conforme Resolução SFP 35/2021, a Secretaria da Fazenda e Planejamento permite ao contribuinte fazer o pagamento de tributos e demais receitas estaduais, inclusive débitos relacionados a veículos (IPVA, multa de trânsito e taxas, desde que não inscritos em dívida ativa) por meio de cartão de crédito ou débito ou por carteira digital, à vista ou parcelado.

Essa modalidade é válida apenas para débitos não inscritos na dívida ativa.

Quem estiver interessado pode efetuar o pagamento de débitos pelo site de uma das credenciadas ou comparecendo presencialmente a um dos pontos de atendimento das credenciadas, com o número do RENAVAM.

Qual a importância do RENAVAM PR?

O RENAVAM PR pode ser um grande aliado na hora de comprar um carro usado ou seminovo. Por meio do código, você consegue saber se o veículo possui dívidas a serem pagas. 

Como falamos, o RENAVAM é a identidade do carro. Logo, para saber que seu carro é registrado no DETRAN, possui placa verdadeira e não tem nenhum débito pendente, esse é o melhor caminho.

Por isso, se você já está de olho em um carro usado ou seminovo, acelere a dica especial da Zapay na pista.

O RENAVAM possui realmente todas as informações sobre um determinado veículo. Então, se você está prestes a fechar um negócio tão importante e dispendioso, vai fechar os olhos e confiar na boa fé do vendedor ou acha mais prudente pesquisar o histórico do RENAVAM antes de escolher o seu carro?

Sabemos que a compra de um veículo é uma conquista, com sensação indescritível. Ninguém merece fechar uma compra e ficar feliz da vida para depois se arrepender por encontrar problemas técnicos ou mecânicos. Arrependimento é algo que não cabe dentro do orçamento de ninguém nos dias de hoje.

É aí que entra o nosso querido RENAVAM. Talvez você esteja se perguntando “Mas… e se eu pedir o RENAVAM para o atual proprietário do veículo e ele não quiser passar?” Bom, neste caso, pegue o seu dinheiro e saia logo do negócio, porque é cilada na certa, Bino!

O que é possível acessar com o RENAVAM PR?

Finalmente, você conseguiu o número do RENAVAM. Mas o que é possível acessar com esse código? Vamos ver alguns pontos: 

Placa:

As placas dos veículos também são uma forma de identificar o seu veículo de forma única. Você só recebe uma placa verdadeira quando o seu veículo é registrado no DETRAN PR. E esse registro é valiosíssimo, contendo inúmeras informações do veículo. Ao consultar a placa você consegue chegar a dívidas pendentes, o número do RENAVAM, entre outras informações importantes.

Marca/ Modelo:

Fiat ou Volkswagen? HB 20 ou Creta? Se você é ruim com marcas e modelos de veículo, o RENAVAM também vem para o resgate. Com ele você sabe exatamente qual o modelo do carro que está comprando. Isso é fundamental para inclusive saber a opinião de outros donos, consultar avaliações da internet, etc. 

Ano do modelo:

Se saber a marca era importante, imagina a idade do carro! O veículo pode até ser novo, porém, ao comprar, você precisa saber qual foi o ano de modelo do automóvel. Muitas vezes é o que faz o valor do veículo estar tão alto, ou nem tanto. Então, não leve gato por lebre.

Município:

Bora falar de cidades? Qual município está registrado seu automóvel? Qual o estado? Aqui vai constar a localização do automóvel. Além do município, consta o estado com a Unidade Federativa do Brasil UF. 

Apesar de estarmos dando destaque ao Paraná, na hora de comprar um carro é capaz do veículo não ser de nenhuma das cidades desse estado. Por isso, é importante saber qual o seu município de origem, até para ter essa informação caso deseje transferir o veículo para o Paraná. 

Restrições

Não é rede social, mas seu veículo pode estar com o status bloqueado! Ou, ainda, pode estar marcando transferência de propriedade.

Para consultar as restrições de um veículo, é preciso entrar no site do DETRAN PR em “Consultar Restrições de Veículo”. Nesta página basta colocar o chassi e copiar a imagem de controle.

Recall

Com o número do RENAVAM PR você consegue verificar se o automóvel foi alvo de Recall. E isso é relevante?

O Recall está previsto no artigo 10 da Lei Federal 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor CDC. Veja o que ele diz:

“Artigo 10 – O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

1º – O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.

2º – Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço.

3º – Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito.”

Vale lembrar que quando o Recall é feito, eles são realizados por oficinas oficiais autorizadas pelo órgão estadual, e não possui gastos para o proprietário do carro.

Esse procedimento é solicitado pelas concessionárias quando há um risco de saúde e segurança para o dono do carro. Caso você encontre este tópico ao consultar o RENAVAM do veículo que deseja comprar, é importante colocar na balança se vale a pena (mesmo com o Recall).

Débitos

Com o código do RENAVAM PR, é possível ter acesso aos débitos pendentes ou já quitados do veículo.

Tais como: IPVA, Seguro e Multas. Além do Licenciamento 2021, CRLV PR.

O primeiro passo para realizar o pagamento do licenciamento 2021 PR e tirar o seu CRLV Digital é emitir uma guia de pagamento do licenciamento anual de veículos registrados no Paraná.

Atualização do RENAVAM PR na venda de carros

Já que o assunto são negociações de carro, vamos dar um alerta aos vendedores sobre o prazo para comunicar e comprovar a venda ao DETRAN. Confira o que o artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro a respeito:

“Art. 134. No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado dentro de um prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

Parágrafo único. O comprovante de transferência de propriedade de que trata o caput poderá ser substituído por documento eletrônico, na forma regulamentada pelo Contran.”

Esquecer ou optar por não fazer esse comunicado pode lhe trazer grandes dores de cabeça. Afinal, caso o comprador cometa alguma infração de trânsitos, as multas serão direcionadas para o proprietário do veículo. Ou seja: você.

Como no RENAVAM consta o nome do proprietário, fazer a transferência e a comunicação de venda são tarefas importantes para manter a base de dados do registro atualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.