sivei
Categories:

Como e onde fazer o documento do carro? Aprenda aqui!

Você sabe como e onde fazer o documento do carro em 2022? Agora, a emissão desse documento está diferente e não será mais enviado via correio, como era feito antigamente. Por isso, nós da Zapay vamos contar tudo sobre como tirar o CRLV Digital, o novo documento do carro, e poder usar o veículo tranquilamente. Confira! 

Como fazer o documento do carro?

Antes de saber onde fazer o documento do carro, você precisa saber como funciona o processo para emitir essa documentação. Porém, fazer o documento de carro 0km é diferente da renovação da documentação. 

Por isso, veja este artigo detalhado sobre como fazer o documento de carro 0km e como renovar a documentação do carro vencida. A seguir! 

Onde fazer o documento do carro 0km?

Se você deseja saber onde fazer o documento do carro 0km, então pode ficar tranquilo porque é simples e rápido. Só é necessário solicitar o registro do veículo no Detran do seu estado. Para isso, você pode escolher fazer pela internet ou em uma unidade física do Detran

Antes de dar entrada na documentação separe os seguintes documentos: RG ou CNH (original e cópia), comprovante de residência, número do chassi do veículo, nota fiscal do fabricante e nota fiscal da revendedora.

Confira o passo a passo em cada uma dessas opções: 

Documento do carro 0km pela internet

Para fazer o documento do seu carro novo pela internet, você só precisa acessar o portal do Detran do seu estado e fazer o seu login. Se ainda não tiver, então faça o seu cadastro para ter o acesso aos serviços. 

Ao entrar com o seu login, preencha a solicitação de registro e anexe os documentos solicitados. Esses anexos podem ser enviados em formato PDF e não podem ultrapassar de 1MB por cada arquivo.

Ao receber a sua solicitação, a análise dos seus documentos levará em torno de 5 dias úteis. Se estiver tudo certo e legível, as guias de pagamento do IPVA, do DPVAT e da taxa de registro serão enviadas para você. 

Documento do carro 0km em uma unidade do Detran

Se você prefere fazer o documento do seu carro 0km pessoalmente, então pode ir até uma unidade do Detran, entregar os seus documentos para verificação e preencher o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Assim, serão geradas guias de IPVA, DPVAT e a taxa de registro do veículo para serem pagas nos bancos conveniados. Após a confirmação do pagamento de todas as taxas, o Detran irá confirmar o registro do seu novo carro e determinará o código de segurança do CRV para o licenciamento do veículo.

O que é CRLV-e? Como emitir?

O CRLV-e é a versão digital do seu documento de licenciamento do veículo. Esse formato possui as mesmas informações do CRLV impresso e é válido por 1 ano.  

Para emitir o CRLV-e é simples, só é preciso entrar no site do Detran do seu estado ou acessar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”.

Se optar pelo site do Detran, vá na aba de serviços, clique em “Documentos”, informe a placa do carro e o Renavam do veículo. Pronto, só imprimir o documento em papel A4.

Já no app, só é preciso se cadastrar e entrar com seu login. Em seguida, clique em “Veículos” e “Licenciamento Digital (CRLV-e)”. Feito isso, informe o Renavam e o código de segurança do CRV. Depois é só fazer o download. 

Como renovar o documento do carro?

Se você já possui um veículo, mas quer renovar a documentação, saiba que é fácil realizar esse procedimento. Porém, vários motoristas esquecem de verificar a validade dos documentos obrigatórios para dirigir seu veículo. 

Portanto, fique de olho na validade do licenciamento do veículo para não atrasar o pagamento, já que pode deixar o automóvel em situação irregular.

Além disso, é importante lembrar que esse documento de licenciamento do veículo só é liberado após o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Se você não pagar o IPVA pode correr o risco de apreensão do carro em uma blitz. Então, precisará quitar os valores, juros e multa para liberação do veículo.

Renovar o documento do carro pela internet

Para ter o documento do carro renovado no seu celular, é preciso realizar o pagamento anual da sua taxa de renovação para obter o CRLV. 

Sendo assim, só é preciso utilizar o número do Renavam do veículo e fazer o pagamento em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela Internet.

Após regularizado, o documento do seu carro pode ser acessado pelo mesmo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”. 

Posso licenciar o veículo com alguma multa atrasada?

Se você está pensando em emitir o novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), mas seu automóvel possui multas de trânsito, então precisamos te informar que não será possível realizar esse procedimento. 

Isso mesmo! Não é possível licenciar um veículo se ele tiver alguma multa vencida. No entanto, se você levou alguma multa recente e ela ainda não virou um débito veicular, então você consegue fazer o licenciamento.

Como todo ano é preciso realizar o licenciamento, então o mais indicado é pagar todas as multas (IPVA, DPVAT e outros tributos) do seu veículo para não acumular dívidas. 

Como regularizar os débitos para fazer o licenciamento? 

Se você quer fazer o licenciamento do seu carro para ter o CRLV-e baixado no seu celular, primeiro parcele os seus débitos.

Se está com a grana apertada, mas deseja quitar as multas do seu veículo, então conte com o serviço da Zapay, que oferece o parcelamento dos débitos veiculares em até 12 vezes. 

Portanto, se você está com multas vencidas e dívida ativa, mas precisa regularizar para fazer o licenciamento, então pague parcelado para não apertar o seu orçamento. 

Se tem dúvidas sobre a situação das multas do seu veículo, consulte no site da Zapay para evitar surpresas na hora de licenciar o veículo.
Gostou de saber onde fazer o documento do carro a partir de agora? Então leia outros conteúdos da Zapay e compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *