retrovisor
Categories:

Truques para limpar retrovisores do carro

Confira as dicas que separamos para que você possa limpar o retrovisor do seu veículo de um jeito seguro. Há alguns cuidados fundamentais quando o assunto é o espelho retrovisor, por isso vale muito a pena se atentar quanto aos procedimentos escolhidos e seguir à risca as recomendações. 

Afinal, ninguém quer retrovisores sujos ou manchados, não é mesmo, condutor?! Saiba mais nesse artigo temático!

– Como tirar mancha de umidade do espelho? 

– Como limpar espelho de retrovisor? 

– Pode passar Bombril no espelho? 

– Como melhorar o espelho retrovisor? 

– Como tirar mancha de chuva ácida do vidro caseiro? 

– O que fazer para limpar retrovisor de um carro? 

– Como limpar o espelho com vinagre? 

– Pode limpar o espelho com álcool? 

– Como tem que ser o retrovisor? 

– Qual o melhor produto para limpar chuva ácida? 

– Como tirar manchas de chuva ácida do carro?

Dicas da Zapay: aprenda como ajustar seu retrovisor de maneira correta.

Como tirar mancha de umidade do espelho? 

Seja nos espelhos de casa, seja nos espelhos do carro ou da moto, o surgimento de manchas de umidade é sempre ruim. A recomendação é trocar a peça, afinal, manchas mais comuns não podem ser removidas.

Vale dizer que as manchas são a consequência do processo de oxidação de um componente presente no respectivo espelho.

Dicas da Zapay: veja a maneira correta de fazer a regulagem do farol do seu carro, amigo condutor.

Como limpar espelho de retrovisor? 

Ao longo do tempo, o retrovisor costumar se desgastar e perder sua reflexibilidade. Confira algumas dicas para limpar o retrovisor e minimizar esse tipo de problema:

  1. O primeiro passo é retirar todo o pó e, para tal, deve-se fazer uso de um espanador ou pano.
  2. Depois, o condutor precisa borrifar água morna e esfregar um pano seco e macio em movimentos circulares. É importante destacar que é necessário ter cuidado ao escolher o pano, pois ele não deve soltar fiapos.
  3. Vale frisar que o bicarbonato de sódio é um ótimo desengordurante e pode ser utilizado com um pano úmido. Em seguida, o motorista deve usar um pano seco para tirar o excesso e lustrar o espelho.
  4. Há ainda outros ingredientes eficientes para limpar espelho, tais como álcool e vinagre branco. Para isso, basta aplicar um deles com um pano úmido em toda a superfície e, depois, passar um papel higiênico ou papel toalha.
  5. Finalmente, para tirar manchas de espelho, o condutor deve diluir um pouco de detergente em água morna, esfregar com uma esponja macia e secar com um pano limpo.

Dicas da Zapay: luzes vermelhas, como funciona o seu carro.

Pode passar Bombril no espelho? 

Nem pensar, amigo motorista. Jamais use Bombril, esponjas ásperas e lixas no espelho do seu carro, pois a peça será bastante danificada. 

Da mesma forma, na hora de higienizar vidros e espelhos, não use produtos com água sanitária, cloro e amônia. Afinal, tais produtos podem danificar a superfície espelhada e até mesmo causar manchas irreversíveis. Ou seja, prejuízo dos grandes.

Lembre-se: faça uso apenas de materiais macios e não abrasivos na hora de limpar os vidros e os espelhos do automóvel.

espelho retrovisor

Como melhorar o espelho retrovisor? 

Para melhorar a visibilidade e a qualidade do espelho do retrovisor do veículo, o proprietário pode seguir algumas dicas e técnicas – confira-as a seguir:

  • Limpeza regular: tenha o cuidado para manter o espelho limpo, afinal, poeira, sujeira e manchas podem comprometer a visibilidade. Faça uso de um limpador de vidros ou um pano limpo e sem fiapos para limpar o espelho, regularmente.
  • Ajuste a posição corretamente: certifique-se de que o espelho está ajustado corretamente para a sua altura e a posição de direção. Esse cuidado garantirá que o motorista tenha a melhor visibilidade possível.
  • Utilize revestimentos antirreflexo: algumas pessoas optam por aplicar produtos antirreflexo ou antiembaçantes nos espelhos retrovisores para melhorar a visibilidade, especialmente, durante condições climáticas adversas.
  • Evite ofuscamento: se o amigo condutor estiver sendo ofuscado por faróis de veículos que estão logo atrás, à noite, é importante ajustar o espelho para a posição noturna (antirreflexo) – pois, assim, é possível reduzir o brilho.
  • Mantenha uma distância segura: é fundamental manter uma distância adequada dos veículos à sua frente, para evitar que os faróis desses automóveis afetem a sua visibilidade no espelho.
  • Atenção às condições climáticas: em condições de chuva ou neblina (ou ainda neve em países com esse fenômeno), é importante ajustar o espelho para minimizar o brilho e melhorar a visibilidade.
  • Verifique o estado do espelho: se o espelho estiver rachado, danificado ou desgastado, é importante substituí-lo, pois isso pode comprometer a visibilidade e a segurança de todos.

Vale lembrar que a qualidade do espelho retrovisor pode variar de acordo com o modelo e a marca do veículo. Desse modo, é essencial seguir as recomendações do fabricante para cuidar de forma adequada dos retrovisores do carro ou da moto. Além disso, ao realizar qualquer ajuste ou manutenção, é importante seguir as instruções do manual do proprietário do automóvel.

Como tirar mancha de chuva ácida do vidro caseiro?

Um dos métodos caseiros para remover manchas de chuva ácida é com uso de vinagre. Vale dizer que o vinagre é ótimo para remover resíduos e manchas de diferentes lugares, já que possui ácido acético na composição.

A função desse líquido vai muito além do tempero de saladas, sendo uma boa opção para remoção de manchas devido ao seu preço acessível. Assim, o vinagre é utilizado como um aliado da limpeza, pois ele é um agente de limpeza eficiente, agindo como desengordurante e eliminador de odores. Nesse cenário, o vinagre apresenta eficiência na remoção de manchas, como as que são resultantes de chuva ácida.

Para tal, é necessário misturar um pouco de vinagre branco com água. Depois, deve-se aplicar o produto nas manchas localizadas do vidro. Finalmente, o condutor deve passar um pano seco para remover o excesso da solução.

Porém, é necessário ter cuidado, amigo motorista. Afinal, vinagre em excesso pode causar danos nos vidros do veículo. Por conta disso, é importante colocar mais água do que vinagre – nunca se esqueça de remover o excesso dessa substância.

Outra opção para remover as manchas causadas pela chuva ácida é o suco de limão. Vale destacar que, assim como o vinagre, o limão tem ácidos que auxiliam a remover a sujeira.

Não abra mão de usar uma escova de cerdas macias na limpeza, condutor – ao passar esse utensílio, faça movimentos circulares. Se você tiver uma escova de dentes velha, saiba que é uma boa pedida também.

O que fazer para limpar retrovisor de um carro? 

A limpeza do retrovisor de um carro é uma tarefa simples, que pode ser realizada seguindo os passos apropriados. Conheça cada uma dessas etapas: 

  • Tenha em mãos os materiais necessários, tais como: água morna, sabão neutro ou detergente automotivo, pano de microfibra ou flanela limpa e macia, álcool isopropílico (opcional) e água destilada (opcional).
  • Encha um balde ou recipiente com água morna. Adicione algumas gotas de sabão neutro ou detergente automotivo. Misture bem para criar uma solução de limpeza suave.
  • Mergulhe o pano de microfibra ou flanela na solução de limpeza. Um ponto de atenção: certifique-se de que o pano não esteja encharcado, apenas úmido.
  • Em seguida, passe o pano úmido sobre o espelho, de modo a remover a sujeira e as manchas. Tenha o cuidado de cobrir toda a superfície do espelho.
  • Enxágue o pano em água limpa para remover qualquer resíduo de sabão ou detergente. Em seguida, torça o pano para retirar o excesso de água.
  • Use o pano limpo e seco para secar o espelho. Faça movimentos suaves e circulares para evitar deixar manchas – fique ligado!
  • Após a limpeza, verifique se o espelho está completamente limpo e sem manchas ou riscos. Caso haja manchas persistentes, o motorista pode tentar limpar o espelho com uma mistura de partes iguais de água destilada e álcool isopropílico em vez de água com sabão.

Vale a pena reforçar, mais uma vez, que é importante não usar produtos abrasivos ou palhas de aço, pois eles podem arranhar a superfície do espelho. Além disso, evite fazer uso de produtos de limpeza à base de amônia, pois eles podem danificar revestimentos antirreflexo em alguns retrovisores.

A limpeza regular do retrovisor não apenas melhora a visibilidade, mas também contribui para a segurança durante a condução.

retrovisores

Como limpar o espelho com vinagre? 

Para limpar o espelho com vinagre, o condutor deve misturar 100 ml de vinagre de álcool com 50 ml de água e duas gotinhas de detergente. Em seguida, deve espalhar a mistura no espelho com o auxílio de um pano, fazendo um pouco de força. Depois, basta retirar o excesso com papel toalha.

Mas tenha em mente que, por conter vinagre (que é uma substância ácida), essa mistura pode danificar um pouco o espelho com o passar do tempo. 

Pode limpar o espelho com álcool?

Vale dizer que o álcool pode ser uma ótima opção quando o espelho não estiver demasiadamente sujo. Para essa limpeza, o motorista deve usar um borrifador, com uma mistura que traz as quantidades iguais de álcool e água.

Basta borrifar essa mistura no pano e passar no espelho com movimentos circulares.

Atente-se, amigo condutor, pois, se as bordas do espelho forem sensíveis, elas podem se danificar com substâncias como o álcool. Nesse tipo de situação, a recomendação é usar outros produtos de limpeza.

Como tem que ser o retrovisor? 

O retrovisor de um veículo automotor (seja ele carro, caminhão, motocicleta ou bicicleta) é uma peça essencial para a segurança do condutor e de outros usuários da via pública. Por conta disso, ele deve atender a certos requisitos e estar em conformidade com as normas de segurança e a legislação brasileira.

Confira quais são as principais características sobre como deve ser o retrovisor de um veículo:

  • O retrovisor deve proporcionar uma visão clara e ampla da área atrás do automóvel. Ele deve permitir que o condutor veja os veículos que se aproximam ou que estão atrás dele.
  • O retrovisor deve ser ajustável, para permitir que o condutor o posicione de acordo com sua altura e posição de direção. Isso garante que o motorista possa ver a área desejada sem dificuldade.
  • A superfície do espelho do retrovisor deve ser plana e livre de distorções para fornecer uma imagem precisa sobre o que está atrás do automóvel. Afinal, distorções podem causar confusão e dificultar a avaliação correta das distâncias.
  • Muitos retrovisores têm uma função antirreflexo para reduzir o brilho dos faróis dos veículos que vêm atrás durante a condução noturna. Isso ajuda a evitar ofuscamento.
  • O retrovisor deve ser projetado para resistir a impactos leves, como pequenas colisões ou choques de objetos. Esse cuidado ajuda a evitar quebras ou deslocamentos, em caso de incidentes menores.
  • Alguns veículos possuem retrovisores aquecidos para evitar o embaçamento em condições climáticas frias.
  • É importante que o retrovisor esteja em conformidade com as regulamentações legais (ou seja, deve seguir a legislação brasileira de trânsito).

Vale a pena repetir: é fundamental que o condutor mantenha os retrovisores em boas condições, sempre limpos e ajustados, para garantir uma visibilidade adequada. Qualquer dano, como rachaduras ou quebras, deve ser reparado ou a peça deve ser substituída o mais rápido possível para manter a segurança em ruas, avenidas, rodovias e estradas. 

Além disso, é importante usar os retrovisores de forma correta e verificar constantemente os pontos cegos ao realizar manobras ou mudanças de faixa. Zelar pela segurança de todos e manter uma condução defensiva é um dever de todo motorista.

Qual o melhor produto para limpar chuva ácida? 

A chuva ácida é bastante comum em centros urbanos, porém ela afeta a aparência cristalina dos vidros, devido às contaminações de difícil remoção. Quando esse problema ocorrer, há diversos produtos específicos disponíveis no mercado, como os das marcas Alcance Profissional, Easy Tech e Prolitec. 

Como tirar manchas de chuva ácida do carro?

Os efeitos oriundos da chuva ácida acontecem ao longo do tempo, sendo resultado de grandes períodos sem limpeza, além da exposição ao Sol que ajuda a fixar as potenciais manchas. Para evitar esse esbranquiçados no vidro, a recomendação é fazer a limpeza do mesmo logo após a chuva.

É necessário ter água e sabão neutro em mãos para lavar o local. Desse modo, o efeito da corrosão pela acidez não ocorrerá. Vale frisar que os cuidados vão além da chuva ácida, afinal, é necessário secar bem o veículo após a lavagem – sobretudo, se o condutor usar água de poço, uma vez que ela pode ter minerais em excesso que, ao secar sobre a lataria ou o vidro, podem causar os sinais esbranquiçados. 

Se as manchas já estiverem aparentes no seu carro e a lavagem comum não solucionar esse problema, é importante que o proprietário do automóvel saiba que há produtos que podem solucionar essa situação. 

Confira o passo a passo para remover manchas de chuva ácida do carro:

Um dos produtos indicados é o CeriGlass. Trata-se de um polidor potente, não ácido e que garante um acabamento profissional.

– O kit vem com o polidor e um taco (aplicador), que será utilizado na etapa da limpeza manual.

– O produto deve ser agitado antes de usar. Em seguida, é necessário aplicar no taco de limpeza (não é preciso uma grande quantidade) e, depois, o condutor pode começar a esfregar os vidros.

–  Os movimentos devem ser circulares ou de vai e vem. Faça uso de um pouco mais de força e pressão nesse momento – mas não se esqueça que se trata de um processo manual.

– O motorista pode ainda contar com o auxílio de lubrificantes específicos ou de água para facilitar os movimentos mencionados acima. Basta borrifar um pouco na área e pronto, o aplicador deslizará com mais facilidade.

– Uma segunda mão e a repetição do processo podem fazer melhores resultados. 

– Quando terminar, use um pano de microfibra para limpar o local. Como é um produto mais seco, a remoção pode ser mais difícil –atente-se a esse ponto. Caso necessário, umedeça o pano.

– Para o acabamento final, faça uso do limpa vidros e pronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *