multa de trânsito 574-61
Categories:

Veículo utilitário: o que é e quais os tipos?

Na hora de escolher um carro as opções são muitas disponíveis no mercado. Da mesma forma, as necessidades e os objetivos de cada motorista ao comprar um veículo também são muitas. Há quem preze pelo transporte de pessoas, há quem foque no carregamento e na acomodação de cargas pesadas.

Mas e se houver uma categoria de carro que atenda a estas duas vertentes de necessidades? Trata-se do veículo utilitário, que pode atender tanto as famílias quando os empreendedores e prestadores de serviços, devido à versatilidade de seus modelos.

Neste conteúdo, conheça as características dos carros utilitários, os tipos de utilitários disponíveis no mercado e quais são os modelos mais comuns nas vias públicas brasileiras.  Confira as dicas e fique por dentro dos detalhes destes carros que podem ser o melhor amigo da sua família e também da sua empresa. 

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Com a Zapay você vai:

Conheça nossos serviços e aprenda como fazer a consulta de multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Consulte as pendências do seu automóvel.

APP Zapay

O que é um veículo utilitário?

Conhecido por sua versatilidade, além da praticidade para transportar pessoas e objetos grandes ou volumosos, os carros utilitários têm cada vez mais conquistado as famílias brasileiras. 

Mas, afinal, o que é carro utilitário? A resposta é direta: trata-se de um veículo que serve tanto para o transporte de pessoas quanto para o transporte de cargas, desde que não necessitem do auxílio de compartimentos externos. Um veículo utilitário não costuma carregar uma caçamba, por exemplo. Este modelo de carro pode ter como finalidade levar você e a sua família para todos os lugares ou ainda ser utilizado como objetos comerciais, como um apoio à sua empresa, por exemplo.

Ou seja, trata-se de um híbrido entre um carro feito para passeio (carregar pessoas) e um veículo feito para o trabalho (carregar objetos). Não à toa, os carros utilitários possuem o espaço interno maior, afinal é preciso que todos fiquem confortáveis ali dentro quando se tem tantas possibilidades, não é mesmo?!

Os carros utilitários podem apresentar carroceria aberta, que é o caso de caminhonetes, ou ainda carrocerias fechadas, como os furgões e as SUVs (Sport Utility Vehicles) – este último exemplo, aliás, é um dos modelos mais queridinhos dos brasileiros no mercado automotivo.

Vale observar que os carros utilitários costumam ter mais potência no motor, o que garante um bom desempenho e também segurança a todos os passageiros. Fica a dica!

Carros Utilitários

Características de veículos utilitários

E você consegue distinguir um carro utilitários dos demais em meio ao trânsito? Não?! Não precisa se preocupar, a Zapay lhe ajuda a saber quais são as características mais marcantes de um veículo utilitário. Confira!

O primeiro detalhe que você deve se atentar é a carroceria deste tipo de carro. O motivo é bem evidente: veículos utilitários têm mais altura na carroceria, com uma diferença bastante grande se comparado aos carros de passeio comum. Um exemplo: visualize a diferença de altura entre uma Kombi e um Gol (ambos carros da Volkswagen) – a saudosa Kombi é bem mais alta do que o Gol.

A carroceria mais alta permite que o motorista amplie seu ângulo de visão enquanto está dirigindo, o que faz com que o controle do condutor aumente também.

Ter ou não os bancos para os passageiros é algo opcional quando se trata de carros utilitários. Quando o uso deste veículo tem, sobretudo, um objetivo profissional de transportar cargas e encomendas, é comum que não haja bancos – fica no carro somente os bancos do motorista e do passageiro ao seu lado direito. 

Por sua vez, quando a opção é o transporte de pessoas, pode-se deixar todos os bancos. Há utilitários que chegam a ter a capacidade de transportar até 18 passageiros. Ideal para famílias numerosas ou mesmo para quem trabalha com transporte de pessoas. 

Quais os tipos de veículos utilitários?

Escolher um carro é sempre um desafio no que diz respeito à variedade de modelos, potência, preços, entre outros pontos cruciais para achar o veículo que melhor se encaixe nos seus planos.

O universo dos carros utilitários não é diferente, o que é um ótimo sinal. Hoje, há diversos modelos de utilitários, de marcas diferentes, e propostas distintas para que você possa encontrar aquele utilitário para chamar de seu – e da sua família.

Há dois tipos de carros utilitários disponíveis no mercado: o tradicional e o leve (ou esportivo). Os veículos utilitários tradicionais costumam ser destinados para fins comerciais, devido à sua capacidade de carregar objetos. Podem apresentar carrocerias abertas ou fechadas, cabines simples, estendidas ou ainda duplas.

Conheça a diferença entre as cabines simples, dupla ou estendida.

Na hora de escolher a sua pick-up (picape) ou caminhonete, saiba que há três opções no que diz respeito às cabines disponíveis no mercado automotivo. Confira a seguir a diferença entre elas e saiba qual é a o modelo que faz mais sentido às suas necessidades.

Cabine simples – trata-se da cabine mais comum nos utilitários voltados para carga nos modelos pick-ups e caminhonetes. Apresentam dois ou três lugares na parte da frente e todo o restante do carro é destinado para a acomodação e compartimento de cargas.

Cabine dupla – já as cabines duplas trazem mais opções para mais passageiros. Este modelo de utilitário oferece bancos traseiros, mas não espero espaços grandes para a acomodação. Embora possa transportar mais duas ou três pessoas atrás dos bancos dianteiros, o espaço para acomodação costuma ser bastante curto. Afinal, a prioridade deste tipo de veículo é o espaço disponível para o carregamento de cargas.

Cabine estendida – os veículos utilitários de cabine estendida acomodam de dois a três passageiros na parte da frente, assim como aqueles de cabine simples. Mas qual é a diferença, então?! A cabine estendida diz respeito à continuação da cobertura da cabine para guardar mais materiais e objetos atrás do banco do motorista. Ou seja, aquele espaço que seria destinado para mais um banco atrás permanece, mas sem os bancos, pois ali há a possibilidade de colocar mais objetos para serem transportados, além do espaço disponível no restante do carro.

Se seu sonho é ter uma pick-up, mas os preços das opções zero quilômetro lhe assustam um pouco (veículos como estes costumam custar a partir de R$100.000 para saírem das concessionárias), saiba que o sonho não está perdido. Afinal, existe o mercado de carros seminovos e usados. 🙂

A cada ano e com a rodagem de quilômetros, todos os carros tendem a desvalorizar. Isso faz com que todos os veículos custem 10% a menos a cada ano, em média – essa porcentagem pode oscilar para mais ou para um pouco menos dependendo do modelo, da marca e, principalmente, do estado de conservação e rodagem do veículo. Quanto mais depreciado e sem os devidos cuidados, mais barato ele fica. A dica é: tome cuidado para não ter o gasto excessivo depois com muitas visitas ao mecânico, por exemplo.

Desse modo, muitos brasileiros alcançam o sonho de ter a própria picape ou mesmo furgão a partir da compra de um veículo utilitário de carga usado. Afinal, com preços melhores e com a possibilidade de atingir os objetivos e suprir as necessidades do seu negócio. 

Conheça a seguir, mais detalhes sobre os veículos utilitários tradicionais e também os carros utilitários leves (ou esportivos). Saiba também quais são as diferenças de propostas destes dois tipos de veículos utilitários.   

Utilitários tradicionais

Se seu foco é ter um veículo utilitário para utilizar em sua empresa ou ainda para fazer o transporte de carga em sua propriedade rural ou mesmo para atender suas demandas na cidade, muito possivelmente os utilitários tradicionais supriram suas necessidades.

Não é por acaso que os veículos utilitários tradicionais são conhecidos pela capacidade de transporte de cargas de múltiplos tipos. Mas saiba que estes veículos podem transportar pessoas também. Caso você precise deslocar sua equipe ou seus funcionários, além de carregar carga, este veículo pode ser perfeito para você. Os carros utilitários tradicionais comumente são grandes aliados de prestadores de serviços, devido à sua versatilidade e seu foco na acomodação de cargas.

Mas engana-se quem pensa que os utilitários tradicionais são apenas picapes. Os furgões também são muito requisitados quando o assunto é transporte de cargas pesadas. Como eles apresentam a cabine toda fechada, podem ser ideias para quem transporta cargas mais sensíveis ou não quer correr nenhum risco com as intempéries, como chuva e ventos, além de sol forte.

Vale pontuar que, no geral, os furgões são um pouco menores do que as caminhonetes e picapes. Mas aí entra uma questão de gosto e também de atendimento da necessidade de cada motorista e/ou proprietário do veículo.

Saiba quais são alguns dos principais modelos de veículos utilitários que você pode ver nas vias públicas brasileiras. Muitos destes carros apresentam diferentes gerações no mercado automotivo:

– Volkswagen Saveiro.

– Fiat Strada.

– Fiat Touro.

– Peugeout Expert.

– Fiat Ducato.

– Fiat Doblô.

– Renault Master.

– Mercedez-Benz Sprinter.

– Ford Ranger.

– Chevrolet S10.  

Utilitários leves ou esportivos

Agora, se o seu negócio é priorizar o conforto e o transporte de pessoas, se comparado à acomodação e ao transporte de cargas e objetos, então, um veículo utilitário leve ou ainda um veículo utilitário esportivo pode atender às suas necessidades.

A maior marca dos veículos utilitários leves é justamente os benefícios que estes carros podem trazer aos passageiros, prezando pelo seu bem-estar em todas as viagens. Ou seja, são carros mais voltados aos passageiros do que às potenciais cargas. Por conta disso, apresentam maior espaço interno, embora, vale ressaltar, também apresentem espaço amplo para o carregamento de objetos e cargas (embora seja menor do que o espaço disponibilizado pelos utilitários tradicionais).

Essa leveza característica, ou seja, o transporte de pessoas como prioridade, faz com que a potência desses carros seja maior, com bom desempenho e foco no conforto. A tecnologia mais sofisticada é outro ponto que marca os veículos utilitários leves.

A categoria veículo utilitário esportivo é popularmente conhecida como SUV. O modelo surgiu ainda na década de 1930 e foi sendo aprimorado com o tempo – além de ser adaptado ao trânsito do mundo todo. 

E dentro do próprio universo das SUVs há uma subdivisão. Há as SUVs mais tradicionais, digamos assim, carros focados em transportar pessoas feitos sobre o chassi de uma picape, por exemplo. E há os crossovers: modelos que traem características das SUVS, mas que são montados com base em carros hatch. 

Nos dois segmentos há bastante público no mundo todo e os modelos crossover, devido ao seu tamanho um pouco menor, é mais fácil de ser conduzido nos trânsitos das grandes cidades, por exemplo, devido à sua praticidade.

Para você ter ideia do quão bem-vindas são as SUVs no Brasil, em 2021, elas foram responsáveis por 42,9% das vendas de zero quilômetros no país. Ou seja, utilitários leves têm feito a cabeça e o gosto das famílias brasileiras.

Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), são classificados como SUVs os veículos que apresentem: ângulo de ataque mínimo de 23º, ângulo de saída mínimo de 20º, ângulo de transposição de rampa mínimo de 10º, altura do chão entre os eixos, mínimo de 200 mm, com altura livre sob eixos dianteiro e traseiro mínimo de 180 mm.

Confira quais são os principais veículos utilitários leves presentes no trânsito brasileiro:

– Ford EcoSport.

– Chevrolet Tracker.

– Honda HR-V.

– Hyundai Creta.

– JAC T40.

– Jeep Renegade.

– Mitsubishi Eclipse Cross.

– Nissan Kicks.

– Renault Captur.

Quer ficar por dentro dos lançamentos de 2022? Ou ainda quer saber mais sobre carros elétricos? Então, acesse esse conteúdo preparado pela Zapay para que você possa ter opções de carros utilitários – e também aqueles não utilitários – na hora de escolher seu novo automóvel.  Ah, e de quebra aprenda também como comprar carros isentos de IPVA. Afinal, a Zapay você já sabe: é sempre uma mão na roda. 

Avatar image of Ana
Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *