Zapay > Veículo > Válvula termostática: Qual sua vida útil?
O que fazer quando a válvula termostática está ruim?
Fique por dentro sobre o funcionamento da válvula termostática em seu veículo. Saiba o quão importante é este componente para o controle da temperatura do motor e, consequentemente, o bom desempenho do veículo.
Conheça também como testar válvula termostática, o que acontece quando ela está ruim, quais os motivos para não tirar a válvula termostática e qual é a vida útil desta peça.
– Qual é a função de uma válvula termostática?
– O que acontece quando a válvula termostática está ruim?
– Como saber se a válvula termostática não está funcionando?
– Por que não tirar a válvula termostática?
– Qual a vida útil de uma válvula termostática?
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Qual é a função de uma válvula termostática?
A válvula termostática é um componente de suma importância para o funcionamento do veículo, afinal, cabe a ela fazer o motor funcionar sob temperatura constante. É importante ter em mente que a temperatura do motor de um carro deve permanecer entre uma margem de máxima e mínima – e é neste ponto que entra o controle realizado pela válvula termostática.
Este componente faz uso de um mecanismo dotado de uma cera expansiva, que interrompe a comunicação entre motor e radiador, de uma maneira gradativa. Este processo se dá da seguinte forma: quando o motor se encontra frio (quando o carro está já muitos minutos estacionado), a válvula termostática realizar bloqueio total da passagem entre radiador e motor. Esta etapa impede que o líquido, que consta dentro do bloco do moto, chegue até o radiador.
Ainda, a válvula termostática permite o rápido aquecimento do motor e esta é mais uma função de grande relevância para o funcionamento do veículo – sobretudo, os automóveis flex e/ou aqueles alimentados por injeções eletrônicas. Mas por que? Oras, os carros com estas características costumam precisam de misturas mais ricas para apresentar bom funcionamento, de odo a aumentar o consumo e também a emissão de poluentes.
Esteja atento, motorista: quanto mais rápido o motor do seu automóvel atingir a temperatura normal de funcionamento, melhor será o desempenho do carro em questão. Caso as válvulas termostáticas do veículo tenham sido retiradas, haverá mais demora para aquecer o motor, fato que pode se desdobrar em outros problemas mais graves. Ou seja, dores de cabeça e também no bolso do proprietário do veículo.
Vale reforçar sempre que, em qualquer sinal de mau funcionamento do automóvel, o proprietário deve leva-lo para uma avaliação em uma oficina mecânica de confiança e com referência. Atente-se também para realizar as revisões e manutenções periódicas, conforme prevê o manual do proprietário do carro.
Quando o líquido se aquece pouco a pouco e crescentemente, devido ao calor gerado pelas câmaras de combustão, que, por sua vez, é absorvido. Quando a temperatura mínima é atingida, a válvula termostática, começa a se abrir gradativamente, de modo a permitir troca de fluidos entre o radiador (que estará mais frio) e o bloco do motor (que estará mais quente).
Este processo resulta em uma mistura, que é um líquido a uma temperatura constante e controlada no bloco do motor.
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O que acontece quando a válvula termostática está ruim?
Confira algumas situações relacionadas ao mau funcionamento da válvula termostática. Atente-se a cada uma delas para ver se seu veículo apresenta algumas destas características. Caso sim, peça uma avaliação para um mecânico profissional e de sua confiança.
- Superaquecimento do motor:
Este sintoma é bastante ruim e temido pelos proprietários de veículos, devido às consequências no motor, que pode ficar fundido. Mas por quais circunstancias pode ocorrer um superaquecimento? Este fenômeno acontece se o sistema de resfriamento da máquina não funcionar corretamente, o que inclui o termostato que não poderá mais abrir perfeitamente.
A recomendação é não remover o termostato, pois este gesto pode atrapalhar a temperatura de trabalho do motor, o que faz com que tenha mais consumo de combustível e liquido de arrefecimento volátil.
- Função da válvula termostática falha resultado subaquecimento:
Este sintoma pode acontecer quando a válvula termostática se encontra em estado tênue – seja aberto ou ligeiramente exposto. Quando a válvula está aberta, o líquido de arrefecimento continua fluindo, de modo que a temperatura do motor caia. Nesta situação, o uso do líquido de refrigeração é o maior desperdiçador.
Este contexto pode ainda tornar bastante difícil ligar o motor do veículo ou, caso o motor ligue, não conseguir um bom funcionamento. Vale dizer que quando o motor está em marcha lenta é necessário muito mais trabalho, com combustão mais pesada e incompleta – o que pode causar danos e insegurança.
- Flutuação de temperatura pode ser defeito no termostato:
Esta é uma caraterística que pode acontecer quando a condição do motor não é tão ruim e os danos no termostato não demoram muito. Há condutores que não se preocupam com esta situação, pois o veículo pode continuar funcionando em aparente normalidade, em muitos casos.
Porém, a flutuação de temperatura pode causar danos que, se não foram avaliados por um mecânico profissional, podem piorar a condição e o desempenho do motor do veículo. Um indicativo da flutuação é o indicador de da temperatura do automóvel, para tal, é necessário observar a agulha e a luz indicadora de temperatura, que podem revelar atividades fora do normal.
Se dois indicadores, que é o caso da agulho e das luzes, indicam situações anômalas, é sinal de que é melhor o proprietário do veículo procurar um mecânico, para que os danos maiores no termostato possam ser evitados.
- Mau desempenho do motor devido ao termostato:
Caso o termostato esteja quebrado ou com defeito, o desempenho do motor do veículo será menor. Afinal, o motor do veículo deve funcionar em uma determinada temperatura, idealmente. Quando há o superaquecimento, há também degradação no motor. Ao mesmo passo, enquanto o motor estiver muito frio, haverá prejuízo no desempenho do próprio motor automotivo. São situações que prejudicam o processo de combustão, o que faz com que o desempenho do motor caia.
O que o condutor deve fazer ao desconfiar de algum defeito na válvula termostática?
A melhor forma para saber se está tudo bem com a válvula termostática do seu veículo, é se atentar às comunicações do próprio veículo, como o painel indicando temperatura. Além disso, realizar as revisões e manutenções periódicas, conforme a indicação do manual do proprietário do automóvel, é outro cuidado fundamental para garantir o bom funcionamento.
Além de estar atento ao que diz o indicador de temperatura do veículo, é importante também verificar o líquido de arrefecimento frequentemente e jamais utilizar água como líquido de refrigeração. Afinal, vale a pena reforçar que o líquido de arrefecimento é feito especialmente para resfriar a temperatura do motor o automóvel. Quando não é possível este resfriamento, há consequências como o mau desempenho do veículo.
Mas e quando a válvula termostática encontra-se em perfeitas condições e os superaquecimentos ocorrem? Há três cenários possíveis para esta situação:
- Motor sobrecarregado ou utilizado de forma incorreta. Por exemplo, quando o carro é conduzido com marchas elevadas em subidas de morros.
- Problemas mecânicos no motor ou no sistema de arrefecimento, tais como:
- Falta de líquido de arrefecimento (vazamentos).
- Galerias de arrefecimento do bloco ou motor entupidas.
- Radiador entupido externa ou internamente.
- Falta de pressurização no sistema de arrefecimento.
- Correia da bomba d’água frouxa ou quebrada.
- Defeito na bomba d’água.
- Avanço da ignição muito atrasado.
- Válvulas do motor ajustadas com folga inferior as recomendadas (presas).
- Motor alimentado com mistura muito pobre.
- Junta de cabeçote queimada.
- Bicos injetores gotejando (no caso de motores diesel).
- Falha na ventilação do radiador (eletroventilador não funciona, correia do ventilador quebrada ou frouxa, acoplamento viscoso do ventilador defeituoso, ventilador quebrado ou inadequado para o motor).
- Válvula termostática defeituosa ou selecionada de forma incorreta para o automóvel. É válido dizer que sistemas mais sofisticados, que demandam rotinas de diagnostico amis complexas, costumam ser equipados com duas válvulas termostáticas, para garantir que temperatura não flutue.
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Como saber se a válvula termostática não está funcionando?
Para saber se válvula termostática não está funcionando, é necessário fazer uma verificação neste componente. O condutor pode pegar a válvula termostática, colocar água para ferver em uma panela e inserir a válvula dentro deste recipiente. Quando a água estiver quente, é necessário jogar a válvula dentro da panela.
Neste processo, a válvula imediatamente se abrirá, de modo a permitir que a água ou o líquido quente passe para o radiador. Se estiver frio, a válvula ficará fechada e não deixará entrar. O proprietário deve mergulhar a válvula e esperar alguns segundos, assim a abertura acontecerá vagarosamente e revelará se a válvula está funcionando ou não.
A válvula termostática quando estraga faz com que o motor do veículo esquente. A indicação, neste caso, é substituir a peça por uma nova.
Quando o veículo não apesenta válvula e não consegue alcançar temperatura mínima, as peças internas não atingirão a temperatura correta, afinal, haverá uma série de folgas, que, por sua vez, propiciarão a passagem de gases da combustão para o cárter. Isso pode gerar aumento no consumo de combustível.
Conheça o coxim do motor.
O coxim do motor é uma peça que está relacionada ao conforto do veículo, agindo diretamente no som e na vibração emitida pelo motor do carro. Desse modo, o coxim é uma peça considerada fundamental para a conservação do automóvel.
Também conhecido como calço do motor, o coxim evita maior vibração do motor. É feito de vinil, liga metálica ou borracha.
No texto especial produzido pela Zapay, saiba o que fazer caso o coxim do motor do seu veículo esteja apresentando problemas.
Por que não tirar a válvula termostática?
Se por acaso, seu veículo estava com forte aumento de temperatura e, ao levá-lo para uma avaliação em uma oficina mecânica, o profissional em questão tirou o componente, saiba que haverá consequências.
Por pouco tempo, pode ser que o carro pare de ferver e continue a andar, normalmente. Porém, é apenas com a válvula termostática que, ao ligar o carro pela manhã, a temperatura ideal é atingida rapidamente – o que faz com que o desempenho do automóvel seja dentro do esperado.
Sem a válvula termostática e em dias de frio, há muita perda de eficiência, além de aumento no consumo de combustível, consequentemente, na emissão de gases poluentes na atmosfera.
E há mais problemas. Se o condutor estiver em uma longa descida na estrada, à noite, quando o motor é menos exigido, a temperatura da água do motor tende a cair – e, neste momento, sente-se a falta da válvula termostática. Afinal, o motor estará trabalhando no frio e com temperatura muito abaixo do ideal.
Não se engane, amigo motorista: a válvula termostática é essencial para garantir o bom desempenho do veículo.
Qual a vida útil de uma válvula termostática?
Nunca se esqueça, amigo condutor: consulte sempre o manual do proprietário do veículo para saber todas as informações técnicas do seu veículo. Este compilado é feito para que você possa utilizar o carro aproveitando ao máximo suas potencialidades, bem como orienta para que o motorista possa cuidar do veículo e respeitar a vida útil de cada componente.
A válvula termostática costuma ser substituída, preventivamente, a cada 30.000 quilômetros rodados. Como ela é feita de cera derivada de petróleo, acaba perdendo suas propriedades com o passar do tempo.
Confira algumas peças do carro para ficar atento e tomar cuidado.
A revisão e a manutenção preventiva no automóvel são o melhor caminho para garantir segurança, bom desempenho veicular e menos gastos para consertar ou arrumar os componentes necessário, após a avaliação de um mecânico qualificado e de confiança.
- Freios: são fundamentais para que acidentes sejam evitados, bem como colisões e outras situações indesejadas. Eles devem ser sempre conservados e em perfeito funcionamento. O proprietário do veículo deve observar sempre o óleo de freio, a luz de freio traseira, o disco de freio, pastilhas e o freio de mão.
- Motor: este é um dos componentes mais caros que o automóvel possui – ou seja, mantê-lo sempre revisado garante não só o bom funcionamento do carro como também evita grandes gastos para o bolso do proprietário. É importante estar atento para saber se há vazamento de fluidos, como óleo do motor e líquido de arrefecimento.
- Transmissão: sem ela, o veículo não sai do lugar, afinal, transforma a energia do motor em potência – o que faz com que as rodas girem. Na hora de revisar a transmissão, devem ser avaliados embreagem, caixa de câmbio, diferencial, semieixo e óleo.
- Pneus: estar com os pneus em dia é evitar problemas na direção e na segurança do carro. Afinal, eles estão diretamente relacionados com a estabilidade do veículo. Caso estejam carecas, furados ou com calombo, o carro estará mais sujeito a sofrer acidentes.
- Sistema elétrico: mais um item essencial para estar com manutenção preventiva em dia, afinal, ninguém quer passar por panes e problemas ainda mais graves. A cada seis meses, é recomendável que seja feita uma avaliação da bateria e do alternador, bem como de demais componentes elétricos.
- Radiador: é necessário respeitar a proporção correta entre água e aditivo, essa explicação é dada de forma especificada e detalhada pelo fabricante do seu carro. É recomendável que todo o sistema de arrefecimento do automóvel seja revisado por um mecânico profissional. Afinal, diz respeito às temperaturas do veículo.
- Velas: para saber qual é a vida útil das velas do seu carro, é necessário consultar o manual do proprietário do veículo, pois pode variar muito de um modelo para outro. No geral, a revisão é feita a cada 110 mil quilômetros rodados ou a cada 12 meses. Atente-se ao fato de que há diferentes tipos de velas disponíveis no mercado, escolha as de melhor qualidade.
- Correia dentada: a substituição dessa peça está discriminada no manual do proprietário do carro, com especificidades sobre o modelo em questão. A troca visa evitar as consequências dos desgastes nos rolamentos auxiliares e esticadores. Ainda: a substituição pode impactar diretamente outras peças do conjunto de sincronização do veículo. Tais cuidados evitam que os vícios do antigo conjunto prejudiquem o funcionamento da peça nova instalada.
- Filtros: anualmente, é necessário trocar cada um dos tipos de filtros do veículo. São eles: filtro de ar condicionado, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível. Evite os filtros laváveis, que até tem um preço mais baixo, porém a qualidade é inferior.
Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.