Qual é a velocidade máxima permitida nas vias do Brasil?
A velocidade máxima de todas as vias deve ser respeitada, afinal, ela existe para evitar que acidentes aconteçam. Mas cada uma das vias tem um limite estabelecido por lei e é preciso se atentar a estas particularidades.
Neste artigo, você saberá qual a velocidade máxima de todas as vias do trânsito brasileiro, além de dicas para preservar a segurança de todos, sempre.
Velocidade máxima permitida em zonas urbanas
Vale reforçar que as vias urbanas são divididas em quatro categorias: de trânsito rápido, arterial, coletora e local. Saiba mais detalhes sobre cada uma delas a seguir.
- Via de trânsito rápido: a velocidade máxima é de 80 km/h. Um exemplo evidente deste tipo de via é a pista expressa da Marginal Tietê, na cidade de São Paulo.
- Via arterial: nesta via, a velocidade máxima é de 60 km/h. Por sua vez, um exemplo de via arterial é a Avenida Rebouças, na cidade de São Paulo.
- Via coletora: a velocidade máxima de uma via coletora é de 40 km/h.
- Via local: finalmente, a via local é que apresenta a menor velocidade máxima – 30 km/h.
Velocidade máxima permitida em zonas urbanas zonas rurais
Já as vias das zonas rurais brasileiras são divididas em duas categorias: rodovias e estradas. Saiba mais sobre cada uma delas.
- Rodovias: quando apresentam vias duplas, a velocidade máxima é de 110 km/h para carros, motocicletas e caminhonetas e de 90 km/h para os demais veículos. As rodovias de pistas simples apresentam como velocidade máxima 100 km/h para carro, motocicletas e caminhonetas e 90 km/h para os demais veículos.
- Estradas: estas vias podem ser feitas de terra, cascalho ou areia. A velocidade máxima permitida é de 60 km/h.
Qual a velocidade máxima permitida em uma via?
De acordo com o artigo 61, do CTB, a velocidade máxima permitida para cada via será indicada por intermédio de sinalização, de forma a serem obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.
Assim, onde não houver sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:
Velocidade máxima permitida em zonas urbanas nas vias urbanas:
- Vias de trânsito rápido: 80 km/h.
- Vias arteriais: 60 km/h.
- Vias coletoras: 40 km/h.
- Vias locais: 30 km/h.
Velocidade máxima permitida em zonas urbanas nas vias rurais:
- Nas rodovias de pista dupla:
– No caso de automóveis, camionetas, caminhonetes e motocicletas: 110 km/h.
– Demais veículos: 90 km/h.
2. Nas rodovias de pista simples:
– No caso de automóveis, camionetas, caminhonetes e motocicletas: 100 km/h.
– Demais veículos: 90 km/h.
3. Nas estradas: 60 km/h.
É importante que amigo condutor tenha em mente que o órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário, com circunscrição sobre a via, pode regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores aquelas previamente estabelecidas.
Placas de sinalização: velocidade máxima de uma via
Ao longo deste artigo, já deu para perceber o tamanho da importância de respeitar os limites de velocidades nas diversas vias existentes, não é mesmo?! Geralmente, a própria via traz a comunicação sobre qual é a velocidade máxima permitida, por intermédio de placas.
Esta sinalização pode estar presente, sobretudo, nas seguintes situações:
- Placas para condomínios ou locais privados: o intuito é aumentar a segurança de pedestres e crianças que costumam brincar nas ruas dos condomínios. Nesta situação, a placa de velocidade máxima regulamentada é de 10 km/h ou de 20 km/h – as mesmas aplicadas em pátios de empresas privadas. Ainda no exemplo dos condomínios, é possível personalizar a placa, para dar mais ênfase a alguma mensagem, com o intuito de conscientizar os motoristas. Por exemplo, a frase “Cuidado com nossas crianças”.
- Placas para cidades e municípios: nestes casos, a implantação das placas é obrigatória e elas devem seguir o Manuais Brasileiros de Sinalização de Trânsito. As mais comuns de serem vistas são as que expressam como velocidade máxima 30 km/h, 40 km/h, 50 km/h, 60 km/h e 70 km/h.A sinalização deve ser feita com a placa de regulamentação R-19, com tamanho de 50 centímetros ou 60 centímetros de diâmetro. Estas placas devem seguir as normas de especificação de materiais da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Assim, ficam garantidas a durabilidade e a refletância da placa, bem como a segurança de todos.
- Placas para vias rurais e rodovias: no caso de rodovias, as placas de velocidade máxima também devem seguir o Manuais Brasileiros de Sinalização de Trânsito. Nas vias rurais, as placas mais comuns de serem vistas para velocidade máxima são de 60 km/h, 70 km/h, 80 km/h, 90 km/h, 100 km/h e 110km/h. É feito uso também da placa de regulamentação R-19, mas o tamanho varia entre 100 e 120 centímetros de diâmetro. Tais placas utilizadas em rodovias também devem seguir as novas específicas de materiais da ABNT.
Quando não houver sinalização, como saber a velocidade máxima na via?
Quando não houver sinalização acerca da velocidade máxima na via, o motorista deve seguir o CTB: em vias locais sem sinal não é permitido ultrapassar 40 km/h. Porém, conforme já aprendemos neste artigo, a tolerância de velocidade máxima pode variar, a depender das características da vida e do trânsito local.
Há situações, como áreas residenciais ou escolares, em que a velocidade máxima permitida é menor do que 40 km/h. A dica, amigo condutor, é: esteja sempre alertar à sinalização e ao contexto da via, de modo a dirigir conforme as condições apresentadas e o fluxo do trânsito.
Segundo o CTB, acerca de circulação e conduta, os seguintes limites de velocidade devem ser respeitados:
- Vias urbanas:
- 30 km/h nas vias locais.
- 40 km/h nas vias coletoras.
- 60 km/h nas vias arteriais.
- 80 km/h nas vias de trânsito rápido.
- Rodovias de pista dupla:
- 110 km/h para automóveis, camionetas, caminhonetes e motocicletas.
- 90 km/h para os demais veículos.
- Rodovias de pista simples:
- 100 km/h para automóveis, camionetas, caminhonetes e motocicletas.
- 90 km/h para os demais veículos.
- Estradas:
- 60 km/h.
Vale dizer que os órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito nos municípios possuem autonomia para definir limites das vias sob sua jurisdição. Por uma questão de segurança, tais autoridades estão diminuindo cada vez mais os limites de velocidade máxima nas diferentes vias.
Trata-se de uma recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), com o desafio de reduzir o número de sinistros graves ou mortes no trânsito em todo o planeta, sobretudo ocasionados por acidentes em áreas urbanas.
Velocidade máxima permitida em vias coletoras
Vale a pena reforçar, mais uma vez, que a velocidade máxima de uma via coletora é de 40 km/h.
Velocidade máxima permitida em vias locais
Já as vias locais permitem, como velocidade máxima, apenas 30 km/h.
Velocidade máxima permitida em vias arteriais
Por sua vez, as vias arteriais toleram até 60 km/h.
Velocidade máxima permitida em vias de trânsito rápido
Finalmente, as vias de trânsito rápido permitem, como velocidade máxima, 80 km/h.
Conheça a Autobahn, estrada que permite velocidades altas – mas com limites.
A Autobahn ou as Autobahnen (no plural) fazem parte do imaginário popular de quem ama velocidade e veículos automotores. Elas são as rodovias na Alemanha, que têm como recomendação a condução de automóveis, no geral, com velocidade de até 140 km/h. Como se trata de uma recomendação, quem anda acima desta marca (que já é alta) não leva multa.
Porém, é importante saber que há restrições. Obviamente, não é permitido trafegar com esta velocidade próximo de locais com curvas, obras ou margens de trechos urbanos. Nestes locais, há placas indicando as velocidades máximas, que devem ser respeitadas. Não à toa, 40% das Autobahnen apresentam restrições de velocidade, segundo a Associação do Clube do Automóvel da Alemanha (ADAC).
Tanta liberdade de velocidade pode fazer o amigo condutor pensar que as Autobahnen são os principais locais onde ocorrem acidentes na Alemanha. Por incrível que pareça, não são – segundo estatísticas do país, 60% dos acidentes fatais ocorrem nas estradas do interior alemão, cuja velocidade máxima é de 100 km/h.
Há algumas regras de sinalização de trânsito que todo motorista deve conhecer ao encarar uma Autobahn, a começar pelas placas de fundo preto, com círculo branco e cinco faixas pretas cruzando na diagonal. Elas indicam que ali se inicia um trecho sem limite de velocidade.
Este referido trecho da rodovia não terá nenhum aparelho medido de velocidade, como radar. Não à toa, tais trechos estão em partes retas da rodovia, para trazerem mais segurança aos condutores – afinal, eles estarão pisando fundo no acelerador.
Ao utilizar a Autobahn, o motorista deve ter em mente que ele não pode forçar passagem no veículo da frente. Caso você seja o mais lento, é necessário sinalizar antes de trocar a faixa para a direita.
Aliás, não é permitido ultrapassar pela direita – regra que também é válida no Brasil. Vale sempre dizer: evite acidentes de trânsito. E não é possível parar no acostamento – mais uma regra em comum com a legislação brasileira.
Caso aconteça uma emergência e você tenha que parar no acostamento da Autobahn, é necessário vestir um colete refletivo, item obrigatório em todos os carros alemães. Não se esqueça de acionar o pisca-alerta e usar o triângulo adequadamente.