cnh b
Categories:

CNH Social MG: Inscrição e requisitos

Está em Minas Gerais e quer tirar sua Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita? Já ouviu falar no programa CNH Social MG ou CNH Popular? 

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento almejado por muitas pessoas, principalmente os mais jovens que estão prestes a completar seus 18 anos e poderão dar entrada na carteira de habilitação. Por conta dos altos custos que todo o processo de tirar a Permissão para Dirigir, nome dado para a primeira CNH, que tem a durabilidade de um ano, muitas vezes esse sonho acaba sendo deixado de lado.

O programa CNH Social atende pessoas de baixa renda dando a grande oportunidade para que elas tirem suas habilitações de maneira totalmente gratuita.

Essa é uma ótima chance para quem almeja ter a CNH, podendo até pensar em trabalhar como motorista, seja de carga ou pessoas, tendo a oportunidade de gerar uma renda extra para a família. 

Para se inscrever na CNH Social você precisará se enquadrar em alguns requisitos e estar com alguns documentos em ordem.

Saiba se existe a CNH Social MG e quem pode participar desse projeto. 

Venha consultar multas suas multas com a Zapay, e aproveite e faça o pagamento de todos seus débitos no cartão de crédito parcelado em até 12 vezes. 

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Com a Zapay você vai:

Conheça nossos serviços e aprenda como fazer a consulta de multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Consulte as pendências do seu automóvel.

APP Zapay

O que é a CNH Social?

O programa CNH Social foi criado pelo governo federal em 2011, com o intuito de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no país, dando a oportunidade para todos aqueles que sonham em tirar suas carteiras de habilitação, mas não tem como arcar com um custo de quase 2 mil reais.  

O processo é completamente gratuito, e quem for selecionado poderá ter a chance de ter o tão sonhado documento, mas para isso precisará fazer as aulas teóricas práticas, provas teórica e prática, passar no exame de aptidão física, mental e toxicológico (se for exigido e dependendo de qual habilitação você tem interesse em ter). Para quem for reprovado tanto no teste teórico como no prático, o projeto já inclui um reteste de cada um deles. 

E para quem precisa renovar sua CNH ou fazer a mudança de categoria, o programa CNH Social também te dará essa oportunidade.  

Quer saber como está a situação do seu veículo? Venha com a Zapay e faça uma consulta de placa MG

Tem CNH Social em MG?

Apesar de ser um projeto criado pelo governo federal, ele não é obrigatório, por isso nem todas as cidades ou estados do país fazem parte do programa. Na verdade, dos 26 estados do país, 27 contando com o Distrito Federal, 17 estados participam do programa (Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe), Infelizmente a CNH Social MG ainda não foi aderida pelo governo do estado de Minas Gerais e ainda não faz parte dos planos do governo, nem de Minas Gerais como dos outros 8 estados (Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins) que ainda não tem previsão de incorporar o programa. No estado da Bahia existia o projeto, mas ele está temporariamente desativado, o interessado em participar do projeto no Estado deverá ficar atento às publicações no site do Detran. 

Com as mudanças no Código Brasileiro de Trânsito, é importante que todos os motoristas fiquem por dentro dos novos prazos de validade da CNH

Conheça os prazos para renovar a CNH

Quem tem direito à CNH Social?

Para poder se candidatar a CNH Social algumas regras podem ser diferentes de estado para estado, mas outras são padrão em todo o país, você primeiramente precisa ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, ter um renda per capita de meio salário mínimo, ou uma renda familiar de até R$ 2.424, o equivalente a dois salários mínimos, estar cadastrado no Cadúnico, morar na cidade ou estado participante do projeto há no mínimo dois anos, caso seja estudante, precisa estar matriculado em alguma escola de rede pública e ter bom rendimento escolar. Alguns Detrans usam para desempatar os inscritos no caso de pessoas que estiverem desempregadas há dois anos ou que nunca tiveram registro na sua carteira de trabalho. Você precisará ter um documento original com foto, comprovante de renda e de endereço. 

Se você se enquadra nos requisitos citados acima e quer participar do programa é só entrar no site do Detran do seu estado, procure pelo ícone CNH Social, CNH Gratuita ou CNH Popular que normalmente está na primeira página do site e realize o preenchimento do formulário. 

Projetos sociais do Detran MG

Por enquanto não podemos contar com a CNH Social MG, mas o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais possui alguns outros projetos sociais.

O mais novo deles é a Reciclagem da Placa. Com a mudança das placas de veículos do Brasil para o padrão mercosul, as placas antigas ficariam sem utilidade, foi aí que o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran MG) e a Associação Mineira de Educação Continuada (Asmec) que é uma ONG em Belo Horizonte, se juntaram a Divisão de Registro de Veículos (DRV) e surgiu a possibilidade de qualificar e contratar presos do sistema carcerário que já trabalhavam com a reciclagem, o projeto tem como embasamento o desenvolvimento sustentável, e o objetivo é recuperar o alumínio puro, retirado das placas dos automóveis e esse será vendido para fábricas que produzem panelas e demais utensílios domésticos com essa matéria prima. A ideia é que o projeto seja ampliado para as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de todo o estado.

Detran MG na educação de jovens e crianças

O Detran MG também atua com ações educativas atendendo crianças de escolas públicas e particulares, para ensiná-las de forma lúdica, as regras de trânsito, bem como realizar a orientação sobre a prevenção de acidentes, para uma conscientização maior e um trânsito mais responsável e seguro no futuro. O projeto utiliza um jogo de tabuleiro de forma que, à medida que as crianças vão jogando o dado e avançando as casas, vão aprendendo as regras do trânsito. Um circuito que reproduz as vias públicas com todas as suas sinalizações e as crianças percorrem ele a pé e com carros de brinquedo sendo orientadas a seguir as regras da sinalização, aprendendo sobre as leis de trânsito e um teatro de fantoches que reforça essas leis. Ao final do evento, as crianças recebem uma Carteira de Habilitação simbólica e bloquinhos de multas para multarem de brincadeira os adultos no seu dia a dia que não cumprirem as regras. A escola interessada em receber a visita do Detran MG, deverá enviar a solicitação pelo site do órgão.

Para atender o público jovem, o Detran MG trabalha dentro das escolas de ensino médio com palestras e a exibição de vídeos educativos, o intuito do projeto é reforçar a questão do adolescente como pedestre, como passageiro de veículo e como futuro condutor de veículos automotores. 

Vai renovar sua habilitação e quer saber se pode abrir aquele sorrisão foto da CNH? Nós da Zapay vamos te explicar o que pode ou não pode fazer na foto. 

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *