foto da cnh
Categories:

Foto da CNH: Pode sorrir?

As fotos de CNH atendem sempre a um padrão e isso tem uma explicação: nossa fotografia é um dado importante para que as autoridades possam nos reconhecer em quaisquer situações.

Aprenda aqui dicas para a foto da CNH, qual roupa vestir, como acessar a foto habilitação pela internet, o que não pode no momento do registro e muito mais.

Confira essas informações com a Zapay!

Como tem que ser a foto da carteira de motorista (CNH)?

A fotografia utilizada na carteira de motorista é de extrema importância. E não é por acaso: afinal, ela é um dado também que pode ajudar as autoridades de trânsito na hora de reconhecer suas informações – além de ser um atestado de que você é você mesmo e não se trata de um documento fraudado. =]

Mas qual é o padrão para a foto da carteira de habilitação? Segundo a Resolução 598/2016, do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), a foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve obrigatoriamente ter as seguintes características:

  • Ser colorida.
  • Formato 3×4.
  • Com fundo branco.
  • Deve mostrar uma visão completa da cabeça e ombros do condutor.
  • O motorista não poderá piscar na hora do registro fotográfico.
  • Não é permitido também usar acessórios que cubra parte do rosto ou da cabeça.
  • O rosto não poderá ter qualquer tipo de inclinação.
  • A foto não poderá conter manchas ou alterações.

Que roupa usar para tirar foto da CNH?

A informação mais importante na foto da CNH é o seu rosto. Portanto, é suma importância que ele esteja completamente visível para que o reconhecimento possa ser feito. Seu rosto também não pode ter nenhuma inclinação no momento do registro. Ainda: seu cabelo não pode estar tampando o rosto.

Para o momento da foto, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN RS) destaca que o requerente da carteira de motorista não pode utilizar bonés, gorros, chapéus ou qualquer outro tipo de vestimenta e acessório que possa cobrir parte do rosto ou da cabeça.

Se possível, evite usar lenço no dia. Contudo, há algumas exceções, como é o caso das hijabes ou hijab (vestimenta tradicional das mulheres muçulmanas). Caso a falta do acessório cause algum tipo de constrangimentos ao requerente, ele pode tirar a foto utilizando este acessório.

Brincos também são permitidos, desde que não fiquem muito em destaque na fotografia. Caso o amigo motorista faça uso de óculos, é necessário preferencialmente retirá-los. Porém, se os óculos são uma necessidade extrema, o cidadão pode permanecer com eles durante a foto, porém não devem ter armação grossa e nem obstruir parte dos olhos.

A camiseta pode ser lisa, de manga e de cor mais escura, afinal o fundo da foto é branco.

Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar o IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.


APP Zapay

Pode tirar foto da CNH com camiseta?

Sim, é possível tirar a foto da CNH vestindo camiseta. Tome o cuidado para escolher um modelo liso, de manga e com uma cor mais escura.

Tem como ver a foto da CNH pela internet?

Sim, é possível ver a sua foto da CNH ao acessar o site do DETRAN de sua localidade ou ao acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Pode sorrir na foto da carteira de motorista?

Não há nenhuma normativa que impeça o requerente de estar sorrindo no momento do registro fotográfico. Porém, é necessário que bom senso: não é recomendável estar fazendo expressões exageradas e inadequadas, como fechar os olhos, gargalhar e fazer caretas.

Algumas orientações mais conservadoras pedem que o cidadão esteja de boca fechada e sem oclusão – ou seja, sem estar mordendo ou serrando os dentes.

Lembre-se sempre: a tecnologia empregada para a foto da CNH obedece a critério de reconhecimento facial. Afinal, a fotografia também é uma informação importante.

O que não pode na foto da CNH?

Na hora de tirar a sua foto, evite usar ou vestir qualquer aparato que prejudiquem a sua identificação, tais como:

– Objetos que façam sombra em seu rosto, como a aba de um boné.

– Óculos escuros.

– Caso precise utilizar os óculos de grau, eles devem ter lentes antirreflexo.

– Véus, como niqab e burca – com estes dois exemplos não há como reconhecer o rosto da pessoa.

– Maquiagem carregada (é permitido apenas a maquiagem leve).

Como obter a CNH de acordo com os procedimentos legais?

Realizar todas as etapas para que você possa tirar a sua CNH de qualquer categoria, demanda tempo. Afinal, é necessário cumprir todos os requisitos obrigatórios para a formação de um condutor e é importante que todo candidato esteja ciente disso.

Todo candidato à CNH tem até um ano para conseguir este tipo de carteira de habilitação. Após este prazo máximo, o candidato deve iniciar o processo novamente. Em média, carteiras de habilitação, no geral, saem com cerca de 90 dias – no caso, a permissão para conduzir é emitida.

Importante sempre lembrar que: cada um dos passos necessários na formação do condutor deve sempre ser feito junto à autoescola de sua confiança e ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de sua cidade. Fica a dica!

Para saber ainda mais sobre os prazos e o tempo que demora para a emissão da carteira de motorista, a Zapay preparou mais este conteúdo para você: Quanto tempo demora para tirar CNH? Saiba aqui! Tudo para facilitar seus procedimentos e para que você possa ter logo a sua CNH da categoria que desejar.

Leia também sobre a renovação de CNH para PCD.

Escolher uma autoescola de confiança

O local onde você realizará a sua formação como condutor é de extrema relevância, das placas de trânsito ao aprender a dirigir, da direção defensiva aos primeiros socorros. Você já sabe: em todo processo que envolve documentação e burocracias, as atenções devem estar redobradas. E o mesmo vale para a sua carteira de habilitação. Por isso, é importante que você escolha com atenção a autoescola que conduzirá sua aprendizagem e seu processo para a conquista da carteira de motorista.

Cabe a você, motorista ou aspirante a condutor, atentar-se para saber se a autoescola escolhida é credenciada junto ao DETRAN. Você pode perguntar pelo Credenciamento no DETRAN, antes de se matricular no CFC (Centro de Formação de Condutores).

Outro passo que evita dores de cabeça é checar no site do DETRAN do seu estado se consta listada a autoescola que você deseja. Dica: cuidado com valores apresentados muito abaixo da média das demais autoescolas, pois isso pode ser um indicativo de golpe, que pode lhe trazer muitos prejuízos. Portanto, analise se a autoescola está cobrando um valor justo ou alinhado à média do mercado até mesmo para proteger seu bolso e seu tempo.

Ainda no site do DETRAN, você pode conhecer os níveis de aprovação da autoescola desejada. Veja a taxa de aprovação dos últimos 12 meses para ter um parâmetro sobre as aprovações. Há três tipos de exames disponíveis para verificação de aprovação – exame teórico (Técnico de Legislação de Trânsito), exame prático de direção veicular (categoria A – moto) e exame prático de direção veicular (categoria B – carro).

Outra dica válida é conhecer os instrutores antes de escolher a autoescola para primeira habilitação. É muito importante sentir que aquela pessoa que vai lhe ensinar teoria e prática realmente entende do assunto, está atualizada e pode lhe passar segurança na aprendizagem. Verificar os veículos disponibilizados pela autoescola para as aulas práticas também é importante – afinal, ninguém quer aprender em uma moto ou carro sem a devida manutenção, não é mesmo? Segurança sempre em primeiro lugar.

É válido também perguntar pelo tempo que o CFC leva para marcar os exames dos alunos. Respeitar a periodicidade correta e ter em mente que os candidatos têm ansiedades é fundamental para que o trabalho junto com a autoescola escolhida funcione. Exija sempre um contrato junto à autoescola de sua confiança.

Algumas dúvidas podem surgir: como renovar a CNH? Como saber se a CNH foi emitida? Embora esses exemplos sejam passos além da primeira habilitação, é sempre bom saber como lidar com as situações mencionadas.

Você pode renovar sua CNH tanto online quanto presencialmente no DETRAN de sua cidade. Para saber sobre a emissão de CNH, é possível também consultar o site do DETRAN. Atenção paulistas: desde 15 de janeiro de 2021, a entrega da CNH é feita exclusivamente pelos Correios no endereço cadastrado no DETRAN de São Paulo.

Caso você enfrente problemas com a CNH bloqueada, a dica é acessar este conteúdo especial da Zapay para resolver o problema: CNH Bloqueada: Entenda o que é e como resolver.

Fazer os exames médicos e psicotécnicos

Os exames médicos e psicotécnicos são a primeira etapa para tirar a CNH, portanto, são obrigatórios. Eles duram, em média, uma hora e são bastante simples. O objetivo é que tanto o médico quanto o psicólogo possam avaliar suas condições físicas e mentais para dirigir o veículo pretendido.

Para obter a CNH é obrigatório exame toxicológico. Você pode saber mais sobre este procedimento neste conteúdo: Exame toxicológico CNH: Saiba o que é e como funciona. O exame toxicológico tem validade de dois anos.

Fazer o curso teórico do CFC

O curso teórico do CFC é de extrema importância ao condutor e ao respeito no trânsito. Afinal, é nele que o aspirante a motorista aprenderá acerca da legislação vigente sobre o trânsito brasileiro, além de dicas para uma direção segura.

Segundo o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o curso tem 45 horas/aula, divididas em: Legislação de Trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e noções de mecânica básica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *