CNH Social MS
Categories:

CNH Social MS: Saiba como funciona a inscrição e requisitos

CNH Social MS é um programa do governo estadual, com parceria com o governo federal, ajudando pessoas de baixa renda a tirarem sua Carteira Nacional de Habilitação.

Qualquer sul-mato-grossense em situação de vulnerabilidade socioeconômica poderá se cadastrar no projeto CNH Social MS e passar por uma seleção através dos dados informados.

Quem for morador do estado por mais de dois anos e também se encontrar no momento em condição de fragilidade econômica, também poderá se candidatar ao programa CNH Social MS.

Saiba como consultar multas e mantenha os débitos do seu veículo em dia. Venha com a Zapay que a gente te ajuda.

O Programa CNH Social MS é destinado para pessoas de baixa renda que não teriam como arcar com os altos custos do processo de uma carteira de motorista. Por isso é tão importante existirem projetos como a CNH Social MS, onde pessoas com vulnerabilidade financeira poderão se candidatar a uma vaga para participarem do programa e tirarem sua habilitação social MS de maneira totalmente gratuita. 

O projeto CNH Social MS pode ajudar até quem pensa em trabalhar como motorista no transporte de carga ou de pessoas, podendo essa pessoa fazer uma renda extra ou até ter uma nova profissão, mas não tem como pagar para tirar a primeira habilitação (permissão para dirigir) e nem condições de bancar por uma mudança de categoria da CNH que já possui.

Em 2022 foram 5 mil selecionados para participarem do programa CNH Social MS, divididos em todas as regiões do estado, as etapas ainda estão acontecendo, quem não comparecer ao local indicado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, perderá sua vaga, e a mesma irá para uma nova lista de segunda chamada para candidatos que aguardavam por uma chance.

Essas vagas são para pessoas que irão tirar a sua primeira CNH:

  • Categoria A – 1.180 vagas:
  • Categoria B – 1.000 vagas:
  • Categoria AB – 2.570 vagas:
  • Pessoa com Deficiência (PcD) – 250 vagas.

No caso de existir alguma solicitação para a mudança de categoria da carteira de habilitação, o número de vagas para cada categoria sofrerá alterações.

Quantidade de vaga por cidade:

  • Campo Grande – 1.650 vagas
  • Região de Campo Grande – 250 vagas
  • Dourados e região – 800 vagas
  • Naviraí e região – 300 vagas
  • Três Lagoas e região – 300 vagas
  • Ponta Porã e região – 300 vagas
  • Paranaíba e região – 250 vagas
  • Corumbá e Ladário – 250 vagas
  • Nova Andradina e região – 250 vagas
  • Aquidauana e região – 250 vagas
  • Jardim e região – 200 vagas
  • Coxim e região – 200 vagas

O programa CNH Social MS é apenas um dos alicerces dos projetos sociais do Detran de Mato Grosso do Sul que atende a população do Estado, entre os demais estão: o detranzinho (voltado para crianças), curso de alfabetização, curso vencendo o medo de dirigir, Detran vai à escola (para jovens), programa direitos e deveres da pessoa idosa no trânsito, programa saúde da família no trânsito, programa de palestras em empresas públicas e privadas, etc. São várias as maneiras de atrair o cidadão para um trânsito passivo e consciente.

Clique em consulta de placa e saiba  como andam os débitos do seu veículo. Além de verificar se existe alguma pendência, na Zapay você poderá pagar seus débitos de maneira parcelada.

CNH Social MS

O que é CNH Social MS 2022?

CNH Social 2022 é um programa do estado de Mato Grosso do Sul que pretende contemplar cinco mil pessoas, tudo sem custo nenhum para tirar a carteira nacional de trânsito, desde aulas teóricas e práticas no CFC (Centro de Formação de Condutores) até o custo de taxas no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran MS), como provas teórica e prática e taxas com exames físico, psicológicos, e demais taxas necessárias.

Além de poder tirar a primeira habilitação, conhecida como permissão para dirigir com a validade de um ano, o projeto CNH Social MS também permite que o interessado renove a sua carteira de habilitação ou troque a categoria da carteira de motorista de maneira gratuita.

Você sabe qual o prazo da validade da CNH? É muito importante ficar atento ao vencimento do seu documento, quem anda com a carteira de habilitação vencida comete infração e levará multa se for pego transitando pelas vias públicas.

Quem tem direito a CNH Social no Mato Grosso do Sul (MS)?

Para ter direito a CNH Social MS o cidadão precisa se enquadrar em alguns requisitos pré estabelecidos pelo governo estadual e o Departamento Estadual de Trânsito.

  • ser maior de 18 anos;
  • saber ler e escrever;
  • ter uma renda pessoal de até meio salário mínimo ou uma renda familiar de até dois salários mínimos;
  • estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
  • receber o auxilio Brasil, antigo bolsa família;
  • ser nascido em alguma cidade de Mato Grosso do Sul ou morar no estado há mais de dois anos.

Quando abrem as inscrições?

No momento não existe uma data para abertura de novas vagas para se cadastrarem no programa CNH Social MS, mas existe a possibilidade futura de vagas remanescentes pois muitas pessoas não acompanham a publicação da lista de aprovados e não seguem o processo, mas o cadastro é feito durante todo o ano dentro do site do Detran MS.

Posso sorrir na foto da CNH? Essa dúvida é muito comum entre as pessoas que estão tirando ou renovando sua habilitação e precisam renovar a foto do documento. A Zapay tira sua dúvida, clique e confira.

Saiba como se inscrever na CNH Social de Mato Grosso do Sul (MS)

Para fazer sua inscrição CNH Social MS o candidato precisa entrar no site do Detran MS, clicar no portal de serviços, escolher a opção habilitação e na sequência aparecerá a CNH Social MS, selecione a opção, faça seu cadastro, preencha a ficha e mande os documentos solicitados. Durante o cadastro o interessado deve se atentar na escolha de qual tipo de benefício está interessado, se é a primeira carteira de motorista, se é uma renovação comum ou se é uma mudança de categoria, pois a quantidade de vagas para cada modalidade da CNH é diferente.

Agora é só aguardar a lista dos aprovados que o órgão disponibilizará no próprio site quando tiverem vagas disponíveis.

Projetos sociais do Detran MS

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul oferece alguns outros projetos para a sociedade além da CNH Social MS. O intuito é conscientizar a população sobre viver em harmonia no trânsito. Os mais importantes são:

  • Vencendo o medo de dirigir – o programa consiste em encontros presenciais no Detran MS com atividades de reflexão e vivência com psicólogos e especialistas no trânsito. Proporcionando aos condutores de veículos que ficam nervosos, têm medo e insegurança para dirigir, condições para se tornarem motoristas confiantes, seguros e sem bloqueios.
  • Brasil alfabetizado – o projeto alfabetiza jovens e adultos com dificuldades de ler e escrever que não conseguem tirar sua Carteira Nacional de Habilitação por não atenderem um requisito do Código de Trânsito Brasileiro.

Existem vários outros projetos, dentre eles está o Detranzinho Play que é um projeto voltado para crianças de seis a doze anos e falaremos um pouco mais sobre ele abaixo.

Detranzinho Play

De todos os projetos do Detran MS, o Detranzinho Play foi o que ganhou o prêmio Denatran de Educação para Trânsito, na categoria Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, no Fórum Nacional de Mobilidade Urbana, se tornando a menina dos olhos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul.

O projeto surgiu durante a pandemia, em abril de 2021, quando as crianças não puderam mais frequentar a escola de trânsito do Detran MS de maneira presencial. O Detranzinho Play consiste em vídeos curtos, cheios de efeitos sonoros, com uma narrativa lúdica, onde uma boneca fantoche apresenta o dia a dia da dinâmica do trânsito nas grandes cidades, servindo como plano de aula para crianças de seis a doze anos. Os vídeos podem ser encontrados no YouTube do órgão, e os professores ou pais interessados podem acessar quando quiserem.

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:


Instagram


Facebook


Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *