Categories:

Guia completo sobre carteira de motorista

Confira este guia completo sobre a carteira de motorista, documento tão sonhado por tantos brasileiros e que, de fato, traz muitas facilidades e autonomia para o dia a dia.

Saiba quanto custa para tirar a carteira de motorista, qual o passo a passo para tirar a carteira de habilitação, como renovar e quanto tempo demora para tirar a CNH.

Leia o artigo e saiba tudo sobre como tirar carteira de motorista

Como tirar a carteira de motorista?

Antes de iniciar o processo para tirar a carteira de motorista, é importante que o candidato tenha em mente que há alguns pré-requisitos a serem cumpridos, como: ser penalmente imputável (ter, ao menos, 18 anos completos), saber ler e escrever, além de possuir documento de identidade (ou algum outro documento equivalente), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.

Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), independentemente da categoria desejada, é importante que o aspirante a condutor siga cada um dos seguintes pontos: realizar a inscrição para tirar a CNH, fazer os exames de aptidão física, mental e psicológica, realizar o curso teórico, a prova teórica, o curso prático e a prova prática.

Confira as dicas da Zapay sobre cada uma destas etapas.

Escolher uma autoescola de confiança

O local onde você realizará a sua formação como condutor é de extrema relevância. Você já sabe: em todo processo que envolve documentação e burocracias, as atenções devem estar redobradas. E o mesmo vale para a sua carteira de habilitação. Por isso, é importante que você escolha com atenção a autoescola que conduzirá sua aprendizagem e seu processo para a conquista da carteira de motorista. 

Cabe a você, motorista ou aspirante a condutor, atentar-se para saber se a autoescola escolhida é credenciada junto ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Você pode perguntar pelo Credenciamento no DETRAN, antes de se matricular no CFC (Centro de Formação de Condutores). 

Outro passo que evita dores de cabeça é checar no site do DETRAN do seu estado se consta listada a autoescola que você deseja. Dica: cuidado com valores apresentados muito abaixo da média das demais autoescolas, pois isso pode ser um indicativo de golpe, que pode lhe trazer muitos prejuízos e dores de cabeça. Portanto, analise se a autoescola está cobrando um valor justo ou alinhado à média do mercado até mesmo para proteger seu bolso e seu tempo.

Ainda no site do DETRAN, você pode conhecer os níveis de aprovação da autoescola desejada. Veja a taxa de aprovação dos últimos 12 meses para ter um parâmetro sobre as aprovações. Há três tipos de exames disponíveis para verificação de aprovação – exame teórico (Técnico de Legislação de Trânsito), exame prático de direção veicular (categoria A – moto) e exame prático de direção veicular (categoria B – carro).

Outra dica válida é conhecer os instrutores antes de escolher a autoescola para primeira habilitação. É muito importante sentir que aquela pessoa que vai lhe ensinar teoria e prática realmente entende do assunto, está atualizada e pode lhe passar segurança na aprendizagem. Verificar os veículos disponibilizados pela autoescola para as aulas práticas também é importante – afinal, ninguém quer aprender em uma moto ou um carro sem a devida manutenção, não é mesmo? Segurança sempre em primeiro lugar.

É válido também perguntar pelo tempo que o CFC leva para marcar os exames dos alunos. Respeitar a periodicidade correta e ter em mente que os candidatos têm ansiedades é fundamental para que o trabalho junto com a autoescola escolhida funcione. Exija sempre um contrato junto à autoescola de sua confiança.

Algumas dúvidas podem surgir: como renovar a CNH? Como saber se a CNH foi emitida? Embora esses exemplos sejam passos além da primeira habilitação, é sempre bom saber como lidar com as situações mencionadas.

Você pode renovar sua CNH tanto online quanto presencialmente no DETRAN de sua cidade. Para saber sobre a emissão de CNH, é possível também consultar o site do DETRAN. Atenção paulistas: desde 15 de janeiro de 2021, a entrega da CNH é feita exclusivamente pelos Correios no endereço cadastrado no Detran de São Paulo.

Caso você enfrente problemas com a CNH bloqueada, a dica é acessar este conteúdo especial da Zapay para resolver o problema: CNH Bloqueada: Entenda o que é e como resolver.

Fazer os exames médicos e psicotécnicos

Os exames médicos e psicotécnicos são a primeira etapa para tirar a CNH, portanto, são obrigatórios. Eles duram, em média, uma hora e são bastante simples. O objetivo é que tanto o médico quanto o psicólogo possam avaliar suas condições físicas e mentais para dirigir o veículo pretendido.

Fazer o curso teórico do CFC

O curso teórico do CFC é de extrema importância ao condutor e ao respeito no trânsito. Afinal, é nele que o aspirante a motorista aprenderá acerca da legislação vigente sobre o trânsito brasileiro, além de dicas para uma direção segura.

Segundo o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o curso tem 45 horas/aula, divididas em: Legislação de Trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e noções de mecânica básica.

Realizar a prova teórica

A prova teórica é mais um passo importante rumo à sua CNH. É possível fazer o agendamento do exame teórico de forma on-line, no site do DETRAN. Tanto o DETRAN quanto a autoescola escolhida podem lhe auxiliar neste procedimento. 

Fazer as aulas práticas

As aulas práticas fazem parte das etapas finais até a realização do exame. São 25 horas de aula, sendo cinco (5) delas noturnas, onde o instrutor vai lhe ensinar a conduzir o carro em via pública, de forma segura e respeitosa.

Exame de direção veicular (prova prática)

A prova prática é momento em que você será avaliado diante de todo o aprendizado obtido no processo da CNH. Ela é marcada pela autoescola e o candidato deve estar no dia e hora destinados a ele. O exame é feito no carro da autoescola que você treinou durante as aulas práticas.

O candidato é reprovado se cometer uma falta eliminatória ou acumular três pontos em faltas. As pontuações são feitas da seguinte forma: 

– Cometer falta eliminatória – reprovação.

– Cometer falta grave – 3 pontos.

– Cometer falta média – 2 pontos.

– Cometer falta leve – 1 ponto.

Quanto custa?

O valor a ser pago, quando o candidato decide iniciar o processo para obter a carteira de motorista, pode mudar se estados diferentes forem comparados. Então, é fundamental que o aspirante a condutor faça uma pesquisa para se organizar tanto para poder assistir e participar das aulas, quanto para preparar o planejamento financeiro, sem doer no orçamento familiar.

Uma dica importante é que não há um valor estabelecido e fixo para todos os estados brasileiros. Contudo, há um preço médio sugerido pelo DETRAN, que varia de estado para estado.

Assim, tirar uma carteira de motorista categoria B, por exemplo, costuma custar entre R$2.700 e R$3.500. Este valor inclui as seguintes etapas, que todo candidato deve se submeter:  exame médico, exame psicotécnico, aulas teóricas e práticas na autoescola, taxa do DETRAN para prova teórica, taxa do DETRAN para prova prática e emissão da Permissão para Dirigir (PPD).

O que é a PPD?

A PPD tem validade de um ano, sendo um documento transitório para a CNH. Com ela, o motorista pode atingir até quatro (4) pontos. A carteira de motorista definitiva é conquistada pelo motorista após o término da validade da PPD e para aqueles condutores que não tenham estourado a pontuação. A CNH definitiva permite que o motorista atinja até 40 pontos anuais.

Por isso, cuide da sua carteira e evite cometer infrações de trânsito – caso deslizes ocorram, atente-se sempre para saber com quantos pontos você pode perde a CNH, para não correr nenhum risco de ficar a pé.

Conheça também a nova pontuação permitida na CNH (não na PPD), a partir das atualizações da legislação de trânsito. Essa é a pontuação máxima a ser atingida em um período de 12 meses:

  1. 40 pontos, caso não cometa nenhuma infração gravíssima.
  2. 30 pontos, caso cometa uma infração gravíssima.
  3. 20 pontos, caso cometa duas ou mais infrações gravíssimas.

Quanto tempo demora para tirar?

Você sabe quanto tempo demora para tirar a carteira de motorista? O processo para que você possa tirar a sua CNH, cumprindo todos os requisitos necessários para a formação de um condutor completo, leva alguns meses e é importante que todo candidato esteja ciente disso.

Após iniciar o processo, o prazo médio de emissão da CNH é de 90 dias. Quando a permissão é emitida, você já pode usufruir de sua PPD. Cada candidato tem até 12 meses para tirar carteira de habilitação (Permissão Para Dirigir). Caso o aspirante a motorista não consiga dentro deste prazo máximo, por diferentes motivos, é necessário iniciar o procedimento novamente, em todas as etapas.

Cada um dos passos necessários na formação do condutor deve sempre ser feito junto à autoescola de sua confiança e ao DETRAN de sua cidade. Fica a dica!

Para saber ainda mais sobre os prazos e o tempo que demora para a emissão da carteira de motorista, a Zapay preparou mais este conteúdo para você: Quanto tempo demora para tirar CNH: saiba aqui! Tudo para facilitar seus procedimentos e para que você possa ter logo a sua CNH B – ou a carteira de motorista da categoria que desejar. 

Como renovar a carteira de motorista?

Com a atualização da legislação de trânsito, novos prazos de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram estabelecidos. Confira abaixo a distribuição por idade do condutor e fique atento às suas datas.

  1. A cada 10 anos: para condutores com idade inferior a 50 anos.
  2. A cada 5 anos: para condutores com idade entre 50 e 70 anos.
  3. A cada 3 anos: para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Se já está perto do período para que você renove a CNH, saiba que é necessário acessar os serviços do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de sua localidade. Uma dica: verifique se a sua Unidade Federativa permite que este serviço seja feito on-line. É uma maneira prática e segura de realizar a renovação, sem precisar sair de sua residência.

Confira o passo a passo e aprenda como renovar carteira de motorista:

Pela internet:

– Acesse o site do DETRAN de sua localidade e procure a página “Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”.

– Em seguida, preencha os campos “CPF, Data de Nascimento, Data da 1ª. Habilitação e Município Residencial”.

– Você deve completar o formulário que abrirá automaticamente.

– O próximo passo é fazer o download do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou Duda (Documento Único do Detran de Arrecadação), para o estado do Rio de Janeiro.

– Depois, você deve agenda a data e o horário do exame.

– Finalmente, imprima e efetue o pagamento do DAE.

Caso o motorista esteja com alguma restrição, é preciso ficar atento para evitar dores de cabeça na hora de renovar a CNH. Os condutores que tiverem algum tipo de restrição podem ser convocados a comparecer pessoalmente ao órgão de trânsito (DETRAN) para realizar o processo de renovação.

Quem está fora do estado de origem também deve estar atento. Os motoristas que estão renovando a carteira de habilitação fora da Unidade Federativa de origem também devem ir ao DETRAN para solicitar a renovação de carteira de motorista. Não vacile!

Pessoalmente:

Se você mora em um dos estados os quais o motorista não consegue solicitar o processo pelo site do DETRAN, é necessário seguir o seguinte caminho:

– Você deve se deslocar até o Departamento Estadual de Trânsito.

– Lá, é necessário realizar a captura de imagem, impressão digital e assinatura.

– Em seguida, efetue o pagamento da taxa emitida pelo órgão de trânsito.

– Depois, é necessário submeter-se ao exame toxicológico em laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Este ponto é exclusivo para categorias C, D e E.

– Finalmente, dirija-se à clínica credenciada indicada para realização do exame médico.

Documentação necessária

  1. Documento de identificação (original e cópia).
  2. CPF (original e cópia).
  3. Comprovante de residência ou domicílio (original e cópia).
  4. Carteira Nacional de Habilitação (original e cópia).

Já o proprietário de veículo que desejar renovar CNH em uma autoescola pode seguir este passo a passo: 

  1. Vá até um Centro de Formação de Condutores em sua cidade.
  2. Leve os seguintes documentos: RG ou CNH original; CPF original e o exame médico (lembrando que você precisará realizar novamente para renovar a carteira de motorista).
  3. Tenha também em mãos um comprovante de residência onde conste o CEP (conta de água, luz, telefone fixo ou celular – emitido até 3 meses imediatamente anteriores à data da solicitação).
  4. Pague o valor cobrado pela renovação CNH, que varia de acordo com a autoescola e com o DETRAN de cada localidade.
  5. Em seguida, a autoescola irá cuidar de todo o processo de renovação de carteira de habilitação.
  6. Dessa forma, o motorista não precisa se preocupar com nada além de entregar a documentação e realização do exame médico em uma das clínicas autorizadas pelo DETRAN.
  7. Após a entrega dos documentos e do laudo do exame médico, o Centro de Formação de Condutores irá realizar todo o processo de renovação e entregará a sua CNH renovada. 

É importante reforçar que apenas é possível renovar a carteira de habilitação, caso não haja nenhum débito veicular em aberto no prontuário do motorista. Esta determinação consta no artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “§ 8º A renovação da validade da Carteira Nacional de Habilitação ou a emissão de uma nova via somente será realizada após quitação de débitos constantes do prontuário do condutor”. Esteja sempre atento para que a sua renovação não precise enfrentar este tipo de problema.

Tudo on-line mesmo!

Algumas cidades do estado de São Paulo já não precisam mais ir até o DETRAN SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) para atualizar a assinatura e a foto – etapa obrigatória para a renovação da carteira de motorista.

Alguns municípios paulistas implementaram o serviço de renovação simplificada. Mas do que se trata? Este serviço reaproveita a última coleta biométrica do cidadão, que envolve foto, assinatura e digitais, e emite automaticamente a CNH, sem envolver unidades de atendimento. Ou seja, tudo utilizando apenas a força do digital e do on-line.

O condutor que desejar receber a CNH em casa, deve agendar os exames médico e psicotécnico no site do DETRAN SP, depois, é necessário ir à clínica e pagar a taxa de emissão e de envio pelos Correios. Vale lembrar que há ainda a taxa do exame médico e do exame psicotécnico. 

Dicas da Zapay!

Dica 1: Quer saber como é o passo a passo para fazer a renovação da CNH MG? Então, acesse este conteúdo especial que a Zapay preparou sobre o tema. 

Dica 2: Já, se você quer saber tudo sobre a renovação da CNH RJ. Clique e confira o artigo sobre o passo a passo.

Dica 3: Conheça o  Programa de Habilitação Social, também conhecido como CNH Social ou CNH Popular, organizado pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Basta clicar neste link e saber mais sobre a CNH gratuita. 

Avatar image of Ana
Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.