Categories:

Como fazer a renovação da CNH MG? Veja o nosso passo a passo para o ano de 2022

Como está a sua carteira de motorista? Em dia, perto do prazo de validade ou vencida? Saiba que é muito importante saber esse detalhe para poder rodar tranquilamente com seu veículo, sem pegar nenhuma multa ou perder pontos na carteira. Se você é do estado de Minas Gerais, nós da Zapay vamos te mostrar como fazer a renovação da CNH MG. 

Consulte e pague IPVA, licenciamento e multas do seu veículo em até 12x.

Portanto, leia esse artigo completo e atualizado com as novas normas que já estão valendo e deverão impactar a vida dos motoristas na hora de renovar a carteira de habilitação. Veja abaixo!

O que é CNH MG?

Renovação CNH MG

Onde realizar a renovação da sua CNH MG?

Veja qual é o valor da renovação da CNH MG

Quando é o prazo para renovar a CNH MG?

Confira como renovar a CNH MG especial

Perder o prazo de renovação da minha CNH MG

Quais as consequências sobre não renovar a CNH MG?

O que é CNH MG?

Antes de falarmos tudo sobre a renovação CNH MG, nós precisamos relembrar o que significa essa sigla. 

A CNH é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um documento obrigatório para todos os motoristas do Brasil.

Em cada estado brasileiro, os interessados em dirigir um veículo no país precisam realizar um curso preparatório, além de fazer exames e provas (teórica e prática) para ganhar a habilitação. 

Portanto, quem é do estado de Minas Gerais precisa fazer a renovação CNH MG, assim como quem mora no estado de São Paulo precisa realizar a renovação CNH SP, quem reside no estado do Rio de Janeiro deve fazer a renovação CNH RJ e assim por diante.

Renovação CNH MG

A renovação de CNH MG é recomendada para os condutores que possuem veículos registrados em Minas Gerais ou que tiraram a carteira anterior nesse estado. 

Além disso, é importante que a carteira de habilitação esteja próxima da validade ou vencida. 

Esse serviço pode ser feito online ou de maneira presencial, então a escolha pode variar de acordo com a preferência do motorista. 

No entanto, condutores de veículos que possuem a CNH de outros estados devem solicitar o serviço de renovação da carteira de maneira presencial. Pesquise ‘Detran MG: renovação CNH’ para ter mais detalhes. 

Regras para renovar a CNH MG

Existem algumas regras para renovar a carteira de motorista no estado de Minas Gerais. Confira quais são elas, logo abaixo:

  • Manter endereço atualizado

É dever do condutor manter o endereço atualizado no sistema do Detran-MG. Isso porque, se o endereço mudou em relação ao anterior, mas não foi alterado no sistema do Detran-MG antes da realização do exame médico, a CNH física será enviada para o endereço anterior cadastrado.

  • Realizar exame toxicológico (categorias C, D e E)

O exame toxicológico é exigido para motoristas que possuem a habilitação nas categorias C, D e E, exercendo ou não atividade remunerada, e deve ser realizado antes dos exames médico e psicotécnico.

  • Quitar todos os débitos veiculares

É obrigatório quitar todos os débitos veiculares que os motoristas tiverem, sejam relacionados aos veículos em seus nomes ou aos próprios condutores.

Se o condutor tiver multas de trânsito para quitar, então pode usar os serviços de consulta e pagamento online da Zapay. 

  • Ter recebido um lembrete para renovar a carteira

Cada Detran é responsável por enviar uma notificação informando sobre o vencimento, com 30 dias de antecedência do fim da validade do documento. Fique atento ao aviso ou verifique se o prazo está próximo do vencimento, mesmo se não receber a mensagem do Detran MG

Onde realizar a renovação da CNH MG?

Se você não sabe como renovar CNH MG e nem onde realizar esse procedimento, então pode escolher uma das nossas alternativas apresentadas, logo abaixo. Como mencionamos neste texto, o motorista pode fazer a solicitação online da renovação CNH MG ou ir presencialmente até um posto de atendimento do Detran ou em alguma autoescola que ofereça esse serviço.  Veja como realizar a renovação da sua CNH MG, a seguir: 

Renovar CNH MG pela internet

Após realizar todos os passos necessários para fazer a renovação da CNH, agora é hora de seguir as seguintes instruções: 
  1. Acesse o site do Detran MG;
  2. Clique em Habilitacao;
  3. Em seguida, entre em ‘Renovação da CNH’ e ‘Solicitar renovação da CNH’;
  4. Preencha o formulário eletrônico que aparecer na sua tela;
  5. Informe todos os dados solicitados;
  6. Feito isso, será gerado o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Importante ressaltar que as informações sobre a clínica médica estarão no DAE;
  7. Entre em contato com a clínica médica para agendar data e horário do exame, se for necessário no seu caso;
  8. Imprima o DAE e efetue o pagamento. 
Após realizar a primeira parte, veja como realizar a segunda etapa:
  1. Compareça na clínica médica especificada na DAE para realização do exame médico e do exame psicotécnico;
  2. Verifique os valores para realização de Exame Médico e Exame Psicotécnico para pagar em dinheiro na clínica, no dia agendado para o exame;
  3. Importante lembrar que o exame psicotécnico é exigido apenas para quem exerce atividade remunerada com o veículo;
  4. Se o psicólogo julgar necessária nova avaliação psicológica do condutor que não exerce atividade remunerada, então o exame psicotécnico deverá ser realizado;
  5. Feito esses procedimentos, só é preciso aguardar a CNH ser enviada ao seu cadastrado no sistema do Detran-MG. 
  6. Enquanto a sua carteira de habilitação não chega no seu endereço, você pode acompanhar a emissão da CNH e a entrega da CNH no site do Detran MG.
Se não for possível entregar a sua CNH no seu endereço, então a carteira de motorista será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) – Belo Horizonte na Unidade Praça 7 e no interior de Minas no UAI da cidade.  Se não possuir uma UAI Cidade no seu município, a Carteira Nacional de Habilitação ficará disponível na sua Delegacia de Trânsito. 

Renovar CNH MG pelo aplicativo  

Os condutores que preferirem renovar a CNH pelo aplicativo oficial do Governo do Estado de Minas Gerais podem contar com a praticidade, facilidade e rapidez desse serviço online.  É possível fazer a solicitação da renovação da carteira de habilitação em poucos minutos e na palma da mão. Saiba como, abaixo: 
  1. Baixe o app MG App – Cidadão nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS;
  2. Faça a autenticação do acesso no MG App;
  3. Em seguida, clique no menu superior e selecione “Veículos e Condutores”;
  4. Dessa forma, cadastre todas as informações sobre condutor e veículo no app para evitar digitá-las novamente em uma nova consulta futura;
  5. Ao acessar o aplicativo, clique em “Solicitar Renovação da CNH”;
  6. Informe os dados solicitados, como CPF, o município residencial e as datas de nascimento e da 1ª carteira de habilitação;
  7. Aguarde o app fazer o direcionamento para uma clínica credenciada para realização do exame;
  8. Realize o Exame Médico e Exame Psicotécnico, se for necessário;
  9. Acompanhe a sua solicitação;
  10. Receba a CNH MG no seu endereço cadastrado no sistema ou vá até um dos postos de atendimento presencial.
É importante ressaltar que o atendimento presencial em alguns municípios do estado de Minas Gerais é necessário fazer o agendamento online. Verifique no site do Detran MG antes de ir até um dos postos. 

Renovar pelas unidades de atendimento do Detran MG

Se você está buscando na internet: renovação CNH Detran MG, então é porque provavelmente está interessado em renovar sua carteira de motorista em um dos postos do Detran do estado de Minas Gerais. Aprenda como fazer: 
  1. Primeiro, você precisa realizar o agendamento presencial no site do Detran MG;
  2. Busque na internet por “www.detran.uf.gov.br”;
  3. Preencha o campo “UF” com a sigla do seu estado, ou seja, MG;
  4. Acesse o site do DETRAN de Minas Gerais: www.detran.mg .gov.br;
  5. Clique em “Habilitação”, em“Renovação da CNH” e por último em “Solicitar Renovação CNH”;
  6. Preencha os dados solicitados na tela;
  7. A guia DAE será emitida e deverá ser paga em um dos bancos credenciados;
  8. Realize o pagamento da guia DAE;
  9. Após realizar o pagamento, é só comparecer no dia, horário e local marcados na guia;
  10. Leve os seguintes documentos para confirmar seus dados: CNH atual, RG, CPF, comprovante de residência e protocolo de agendamento;
  11. Pague os honorários do exame médico e psicotécnico no local;
  12. Após esses procedimentos realizados, aguarde o prazo para a entrega da CNH renovada pelo Correio em até 7 dias úteis;
  13. Mas lembre-se que é possível ter acesso à carteira de trânsito digital, mas você precisa esperar por um e-mail com as instruções a serem seguidas;
  14. Você receberá esse e-mail em até 3 dias para poder acessar a versão digital da carteira digital nos dispositivos eletrônicos;

Renovar pelas autoescolas

Os condutores que preferirem transferir a realização de todo o processo de renovação da CNH MG podem escolher uma autoescola que oferece esse serviço. Veja o passo a passo: 
  1. Vá até o CFC de sua escolha para realizar o curso de atualização;
  2. Faça o exame médico e a avaliação psicológica (a avaliação psicológica apenas se realizar atividade remunerada com o veículo);
  3. Aguarde a aprovação no exame de aptidão física e mental e da avaliação psicológica (caso necessário);
  4. Retorne à mesma unidade de atendimento em que iniciou o processo, levando o comprovante de pagamento da taxa do serviço solicitado e os laudos médicos;
  5. Pague a taxa de emissão da renovação da CNH;
  6. Retire sua renovação de CNH no prazo informado, no mesmo local em que solicitou o serviço;
  7. Você pode escolher a carteira de motorista no seu endereço cadastrado junto ao Detran MG por meio dos Correios.

Qual é o valor da renovação da CNH MG?

Confira os valores da renovação CNH MG:

  • Renovação do Documento de Habilitação: R$ 114,49.
  • Exame médico: R$169,28.
  • Exame psicotécnico: R$169,28 / Repetência do exame psicotécnico: R$ 67,71 (Necessário somente para quem exerce atividade remunerada ou tem data de validade na avaliação psicológica).
  • Registro ou Importação de Prontuário: R$ 114,49 (para condutores habilitados em outro estado).
  • Exame de Atualização para Renovação da CNH: R$ 95,41 (Específico para condutores que optarem por fazer a prova de atualização no Detran-MG).

Quando é o prazo para renovar a CNH MG?

Você ainda pesquisa na internet: quando posso renovar minha CNH MG? Fique tranquilo porque iremos contar exatamente os prazos estabelecidos pela lei brasileira. São eles: 

  • a cada 10 anos: condutores com idade inferior a 50 (cinquenta) anos;
  • a cada 5 anos: condutores com idade igual ou superior a 50 (cinquenta) anos e inferior a 70 (setenta) anos;
  • a cada 3 anos: condutores com idade igual ou superior a 70 (setenta) anos.

Prazo: em quanto tempo chega a nova CNH?

Geralmente, o prazo para a entrega da CNH renovada pelo Correio é de até 7 dias úteis. Mas o acesso à CNH digital é mais rápido, após receber um e-mail (até 3 dias úteis), você só precisa seguir as instruções a serem seguidas para acessar a versão digital.

Confira como renovar a CNH Especial MG

O condutor especial pode solicitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Detran MG. Saiba como renovar CNH PcD

  1. Faça a avaliação em uma clínica médica credenciada, caso julgado necessário;
  2. O médico perito preencherá um formulário e informará que o condutor periciado possui deficiência física classificada de grau moderado a grave;
  3. O médico também anexará um encaminhamento justificado expedido pelo médico, ficha, questionário, cópia de laudos e/ ou relatórios que dispuser, boletim resumo, taxa DAE e nota fiscal correspondente aos honorários pagos pelo serviço prestado pela clínica;
  4. Feito isso, agende o Exame de Aptidão Física e Mental pelo número (31) 3236-3658;
  5. Entregue na Seção Médica do Detran-MG, no momento em que se apresentar para a avaliação específica, o envelope lacrado com a documentação emitida pelo médico perito.

Perder o prazo de renovação da minha CNH MG

Caso perder o prazo da renovação CNH MG, os condutores do estado de Minas Gerais podem utilizar a CNH antiga por até 30 dias corridos após o seu vencimento. 

No entanto, após esse prazo limite, o motorista precisa renovar a carteira de habilitação para não sofrer algumas consequências. Saiba quais são elas, a seguir.

Quais as consequências sobre não renovar a CNH MG?

Depois de 30 dias corridos após a data do vencimento da CNH MH, o condutor que continuar dirigindo um veículo estará cometendo uma infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Gostou de saber tudo sobre a renovação CNH MG? Então continue acompanhando o Blog da Zapay. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *