Quando trocar o líquido de arrefecimento?
Categories:

Líquido de arrefecimento: quando trocar?

Confira as principais dicas e cuidados na manutenção do líquido de arrefecimento do carro

Para que o motor trabalhe sempre em perfeito funcionamento, é preciso que a temperatura de trabalho seja a ideal – nem excessivamente quente, nem totalmente frio. É esta a missão do sistema de arrefecimento do carro, que tem no líquido de arrefecimento um dos principais elementos. 

O líquido de arrefecimento circula pelas galerias internas do motor para trocar calor e diminuir a temperatura do conjunto. O resfriamento do líquido aquecido após passar pelo motor é feito pelo radiador, com este processo sendo repetido conforme a demanda. O fluido também é responsável por aumentar a temperatura de ebulição e diminuir o ponto de congelamento da água dentro do sistema pressurizado, além de proteger contra a corrosão. 

Além do líquido e do radiador, o sistema de arrefecimento é formado pelo reservatório de expansão, ventoinha, bomba d’água, válvula termostática, sensor de temperatura e mangueiras. Problemas com estes componentes podem causar o superaquecimento e o risco de danos graves aos componentes do motor. 

líquido de arrefecimento reservatório de expansão

Por isso, além da realização da manutenção preventiva e verificação periódica do nível de fluido no reservatório, o motorista deve monitorar o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento no quadro de instrumentos. Nos veículos que possuem este instrumento, a temperatura de trabalho ideal deve ficar na faixa entre 90° e 110°, em média. 

Porém, boa parte dos carros mais novos não saem mais de fábrica com este indicador no painel. Em vez dele, há apenas duas luzes-espia: na cor azul (que indica a fase fria do motor) e vermelha (que acende quando o motor já superaqueceu). Desta forma, o cuidado geral com a manutenção do sistema de arrefecimento deve ser redobrado. Saiba mais sobre o significado das luzes de alerta no quadro de instrumentos do veículo

Posso completar o reservatório com água comum?

O reservatório do líquido de arrefecimento nunca deve ser completado com água da torneira. A água comum possui alta concentração de cloro e sais minerais, que podem provocar danos sérios ao sistema de arrefecimento, como entupimento e corrosão nas partes metálicas. 

Tecnicamente, o sistema de arrefecimento é estanque, ou seja, não permite a variação da quantidade de líquido. Em condições normais de funcionamento, o nível deve variar apenas entre as indicações de frio (cold) e quente (hot). Aqui, vale o alerta: jamais abra a tampa do radiador ou do reservatório de expansão com o motor quente! A temperatura alta e a pressão do sistema podem causar queimaduras nas mãos e até no rosto.

O que é líquido de arrefecimento?

Com o motor frio, caso o nível esteja baixo, o nível do reservatório pode ser completado com o produto recomendado pelo manual. Em casos de emergência, caso o líquido de arrefecimento original não esteja disponível, algumas marcas recomendam o uso de fluido de arrefecimento recomendado para motores de alumínio e sem silicato como alternativa para substituição temporária. 

Se o nível baixar com frequência, pode ser indicativo de algum problema no sistema, como uma mangueira ressecada ou uma abraçadeira com defeito, por exemplo. Nestes casos, é recomendado que o motorista procure um mecânico para que seja feito o diagnóstico correto e a solução definitiva do problema. 

Quanto trocar o fluido de arrefecimento?

Determinar o período médio de troca do líquido de arrefecimento é mais difícil do que outros fluidos, como óleo do motor ou fluido de freio. Alguns fabricantes indicam que a primeira troca seja feita aos 40 mil quilômetros ou dois anos, enquanto outros determinam apenas a cada 200 mil km ou 10 anos. 

Portanto, a principal dica de quando trocar o fluido de arrefecimento é seguir rigorosamente a indicação prevista no manual do veículo. Importante frisar que o prazo do manual serve como parâmetro para os automóveis que seguem à risca todas as manutenções preventivas. Caso isso não aconteça, a durabilidade do líquido e de todo o sistema de arrefecimento pode ficar comprometida, causando a antecipação dos intervalos de manutenção. 

líquido de arrefecimento

Tipos de líquido de arrefecimento

No mercado, há diversos tipos de líquido de arrefecimento do motor, com diferentes cores e especificações. Eles também podem ser encontrados na forma diluída, do tipo pronto para uso, ou concentrada – neste caso, deve ser realizada a diluição com água desmineralizada  na proporção indicada pelo manual do carro.

A composição dos fluidos de arrefecimento varia conforme as especificações dos fabricantes. Em geral, há produtos à base de polímeros, etilenoglicol e agentes anticorrosivos. Há ainda os aditivos de arrefecimento orgânicos e os inorgânicos, que nunca devem ser misturados. Na dúvida, sempre consulte o manual do proprietário e faça a troca completa de todo o fluido presente no sistema.

Qual a cor ideal do líquido de arrefecimento?

Muitas pessoas levam em consideração a cor do produto original como referência. Entretanto, a coloração não possui influência no desempenho técnico e químico do produto, segundo os fabricantes, e serve apenas para facilitar a verificação de nível e a fácil identificação do produto em caso de vazamentos.

Ao escolher o produto, mais importante do que a cor, é observar a especificação e norma exigida pelo fabricante. No mercado, o líquido de arrefecimento também pode ser identificado pelos nomes fluido refrigerante, aditivo de radiador ou pelo termo em inglês “Coolant”.

Agora que você já sabe quando trocar o fluido de arrefecimento do carro, que tal conhecer outros conteúdos automotivos aqui no Blog da Zapay? Você pode navegar por diversos artigos sobre legislação de trânsito, impostos, multas, lançamentos, dicas de manutenção e muitos mais. E se você quiser consultar débitos de veículos, pode contar com a Zapay para realizar o pagamento parcelado de multas, IPVA e licenciamento em até 12x! É rápido, fácil e seguro. 

Imagens: Divulgação e Arquivo/Envato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *