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Dicas essenciais para um desempenho impecável da sua moto

Saiba como fazer a manutenção de moto e a importância da cautela com os componentes essenciais do seu veículo. Confira as dicas de manutenção de motos preparadas pela Zapay e não fique na mão, amigo motociclista.

– Manutenção de Moto: Diferentes Tipos e Funções 

– Manutenção Corretiva 

– Manutenção Preventiva 

– Manutenção Preditiva 

– O Que é Preciso Observar em Uma Manutenção de Moto 

– Bateria 

– Cabos Lubrificados 

– Correntes 

– Filtro de ar 

– Freios 

– Óleo do motor 

– Pneus 

– Vela de ignição 

– Óleo de bengala 

– Rolamentos 

– Moto parada por muito tempo 

– Erros Dos Motociclistas Que Podem Prejudicar o Desempenho do Veículo e a Segurança do Condutor 

– Como Escolher um Bom Profissional Para a Manutenção de Moto

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Manutenção de Moto: Diferentes Tipos e Funções 

Estar atento à manutenção da motocicleta e respeitar sua periodicidade é uma obrigação de todo dono de veículo e condutor. O manual do proprietário é o documento no qual o motorista pode ter acesso aos dados técnicos da moto, de modo que o tempo para manutenções e revisões pode variar, a depender do modelo da motocicleta.

Contudo, de modo geral, recomenda-se que as revisões sejam feitas a cada 6.000 quilômetros rodados. Um erro muito comum é a moto apenas ser levada à oficina mecânica depois que as falhas de funcionamento já aparecerem.  

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mais precisamente, no artigo 27, antes de colocar o veículo em questão em circulação nas vias públicas, o condutor deve verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório.  Cabe ainda ao condutor assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.

Esse normativa deve ser seguida obrigatoriamente, de modo que, ainda no artigo 26, o CTB destaca que os usuários das vias terrestres devem:

  1. Abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas.
  2. Abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo. 

Ou seja, caso ocorra uma pane na moto por falta de manutenção, o veículo ficará parado no meio da rua – o que traria uma enorme dor de cabeça, já que ele estaria impedindo o andamento do fluxo de outros veículos e pedestres.  

Já, segundo o artigo 180, do CTB, caso a moto (ou veículo de outra categoria) seja imobilizada na via, devido à falta de combustível, o motorista estará cometendo uma infração média, cuja penalidade é o pagamento de multa no valor de R$130,16, desconto de quatro (4) na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

Para evitar todos esses cenários constrangedores, o mais indicado é garantir que a manutenção da motocicleta esteja em dia. Assim, faz-se necessário variados tipos de manutenções, para suprir diferentes fins.  Saiba mais nos tópicos a seguir.

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Manutenção Corretiva 

Como o nome já entrega, a manutenção corretiva tem como objetivo corrigir alguma falha que exista no veículo. Assim, se a moto apresentar um defeito, uma pane ou ainda uma falha, o condutor deverá leva-la a um mecânico de confiança para a devida reparação.

Há dois tipos de falhas que podem comprometer o funcionamento de um veículo. A primeira é a falha potencial, que ocorre no estágio inicial e alerta sobre a existência de um erro, mesmo que a moto continue desempenhando sua função. A segunda é a falha funcional, que acontece quando a moto já não consegue funcionar conforme o esperado.

É importante preparar o bolso, amigo motociclista, pois a manutenção corretiva costuma ser mais cara do que as demais, afinal, seu caráter é emergencial. Neste cenário, o dono do veículo não tem tempo hábil para realizar pesquisas de preço e comparações de serviços para onde há o melhor custo-benefício.

Dica da Zapay: o capacete de moto é um item obrigatório para a sua segurança. Saiba mais sobre esse acessório nesse conteúdo especial.

Manutenção Preventiva 

Por sua vez, a manutenção preventiva tem como função prevenir a manutenção corretiva. Ela é de extrema importância, pois contribui com a redução de riscos de quebras e falhas dos sistemas do veículo automotor.

Para que a manutenção preventiva tenha efeito, é necessário que o proprietário da moto respeite a regularidade exigida no manual do veículo. Ou seja, a visita a mecânico é mais frequente. Vale dizer que essa periodicidade depende tanto daquilo que diz o manual quanto as orientações do mecânico.

No caso de motocicletas, de modo geral, recomenda-se que a manutenção seja feita a cada 6.000 quilômetros rodados.

Manutenção Preditiva

A manutenção preventiva tem como função predizer o tempo de vida útil das peças do veículo automotor. Periodicamente, através dessa manutenção, o funcionamento de das peças que apresentem algum problema ou defeito é inspecionado.

Desse modo, a manutenção preventiva oferece uma série de benefícios, tais como: previne a necessidade de manutenção, evita desmontagem desnecessária na moto inspecionada, reduz as paradas de emergência, aumenta o aproveitamento de peças e a confiabilidade do desempenho, além de determinar interrupções de fabricação, antecipadamente. 

O que é preciso observar em uma manutenção de moto?

Já deu para perceber que as manutenções são essenciais para garantir o bom funcionamento de uma moto, não é mesmo amigo motorista?! Assim, para garantir a segurança, ter as manutenções como hábito torna o trânsito mais seguro para todos. 

Quem irá fazer a manutenção é sempre um mecânico de sua confiança, porém isso não quer dizer que o motociclista não possa ter noções sobre os procedimentos desse processo. Aliás, os proprietários de veículos devem saber sobre tais processos, para que possa evitar que sejam vítimas de golpes, por exemplos.

Confira quais são os principais itens a serem analisados em uma manutenção de moto. 

Bateria 

De modo geral, as motos mais recentes possuem baterias que não demandam muita manutenção. Elas são seladas e tem um tipo de bolinha, na qual é possível verificar o nível de fluido contido nela. 

Caso esse não seja o caso da bateria de sua moto, é possível fazer uso de um multímetro para tal verificação. Se for necessário completar com água, deve-se prestar atenção para que não seja água comum, pois ela pode acelerar o processo de corrosão da bateria.

Outro ponto importante é limpar os polos da bateria. Esse cuidado evita a oxidação, o que pode levar ao descarregamento. 

Cabos Lubrificados 

Para evitar que os cabos de freio, embreagem e acelerador se rompam, é fundamental lubrificar os cabos. O condutor deve se atentar ainda quanto aos cabos das velas, pois, se estiverem oxidados, eles podem interferir no rendimento do consumo do motor.

Correntes

A corrente folgada é uma das causas mais corriqueiras quando acidente com motos ocorrem. Para evitar esse tipo de dano, as correntes devem ser lubrificadas e reguladas com frequência. 

O mecânico é quem verificará as correntes a cada troca de óleo, contudo o proprietário do veículo pode também conferir o estado da corrente antes de sair de casa. Se houver dúvidas sobre o posicionamento ideal, deve-se ler o manual do veículo – documento no qual constará quantos centímetros de folga cada modelo permite. 

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Filtro de ar 

Por sua vez, os filtros de ar têm como função filtrar as impurezas que possam entrar no motor da moto. Em determinados modelos, os filtros podem ser removidos e lavados. Já em outras, eles são descartáveis. 

Novamente, para saber qual é o filtro de sua motocicleta, é importante recorrer ao manual do proprietário. Caso seja lavar o filtro, use somente água e sabão neutro. 

Freios 

Trata-se de um dos componentes mais essenciais de um veículo automotor e, por isso, deve ser inspecionado com frequência. Vale dizer que s freios de disco podem ser observados a olho nu, porém isso não é possível com os freios de tambor, que devem ser removidos e analisados com cuidado.

Ainda: é necessário ter atenção os freios de disco pois eles demandam a troca de fluido que, recomenda-se, deve ocorrer a cada dois anos.

Não se esqueça das pastilhas de freios desgastadas, amigo motociclista. Afinal, elas podem comprometer os discos, de modo a dificultar a frenagem e causar acidentes graves.

Óleo do motor 

O óleo do motor da moto tem como função auxiliar na lubrificação do câmbio. Para tal, ele deve ser substituído periodicamente, a depender do que diz o manual do proprietário. Vale destacar que, quando o óleo for trocado, o filtro também deve ser substituído, afinal, ele pode armazenar óleo queimado e sujo.

Caso sua motocicleta seja utilizada com muita frequência, de modo a exigir mais do motor do que o usual, recomenda-se que a troca do motor seja feita antes do iniciado no manual do proprietário. Com esse cenário, deve-se calcular a metade do tempo se comparado a uma moto com uso menos intenso – fica a dica!

Ainda: faça uso de óleo semissintético ou sintético, pois eles aumentar o desempenho da moto.

Para verificar como está o óleo do veículo, lembre-se de que o motor deve estar frio, obrigatoriamente. Evite acidentes.

O fluido também deve ser lubricado com frequência, costumeiramente a cada 200 quilômetros rodados com o veículo.

Pneus 

Eis aqui mais um componente essencial para um veículo automotor: o pneu. Se o conjunto de pneus estiver com calibragem inadequada, carecas ou ainda buracos, as chances de graves acidentes acontecerem é grande. Para evitar esse cenário, é fundamental que as condições dos pneus em uso e do estepe sejam avaliadas semanalmente ou cada vez que a moto for abastecida.

Para calibrar os pneus, é importante cuidar para que eles estejam frios, pois, em contato com o solo, a pressão fica mais alta. A recomendação é procurar um posto de combustível para realizar a calibragem, preferencialmente perto de sua residência, para que a moto não rode muito, evitando que os pneus aqueçam.

Mais um ponto de atenção é a validade dos pneus, que costuma ser de cinco anos. Após esse período, os pneus perdem a aderência, o que aumenta as chances de acidentes.

Vela de ignição 

Vale a pena ter em mente que a vela de ignição tem como responsabilidade a combustão gerada no motor. Assim, se ela estiver gasta, haverá perda de potência na moto – um problema facilmente perceptível pelo condutor.

Nesse cenário, há aumento de consumo de combustível e mais emissão de gases poluentes. Ou seja, problemas para o bolso do proprietário e para o meio ambiente.

A recomendação é que as velas de ignição sejam substituídas a cada 3.000 quilômetros rodados – o ideal é que as trocas sejam feitas antes que as falhas apareçam. Vale a pena também consultar o manual do proprietário do veículo para conhecer a indicação para o seu modelo de moto.

Óleo de bengala 

O óleo de bengala é mais um ponto importante, pois ele mantém a estabilidade e a dirigibilidade da motocicleta. A dica é substitui-lo antes do prazo indicado no manual do proprietário do veículo, caso seja necessário. 

Rolamentos 

Os rolamentos devem se manter sempre lubrificados, de modo a facilitar a direção da moto e tornar o manuseio mais macio. Caso contrário, as rodas podem travar em certos momentos da condução e ocasionar acidentes. 

Moto parada por muito tempo 

Caso sua moto seja pouco utilizada, é fundamental estar atento a todos os tópicos elencados neste artigo para que acidentes possam ser evitados. Confira algumas dicas para evitar problemas na hora de ligar o veículo. 

  1. Retire o fusível central da bateria.
  2. Levante a moto para guardá-la (com um macaco), de modo a evitar a deformação nos pneus.
  3. Deixe o tanque cheio para evitar oxidação (contudo, substituir toda a gasolina antes de colocar a moto para funcionar).
  4. Troque o óleo do motor e o fluido de freio.
  5. Analise se as peças de borracha não possuem alguma rachadura.

Vale reforçar que, embora o condutor possa fazer algumas observações antes de iniciar a viagem, é de suma importância que um mecânico qualificado e de confiança faça a avaliação e os reparos necessários. 

Erros dos motociclistas que podem prejudicar o desempenho do veículo e a segurança do condutor 

Há alguns erros frequentes que costumam ser os protagonistas para que acidentes aconteçam. Afinal, não basta estar com a mecânica do veículo em dia, o motociclista deve fazer a sua parte também. Alguns dos deslizes a serem evitados são:

  1. Pilotar com uma mão sobre a embreagem.
  2. Carregar excesso de peso na moto – o condutor deve sempre respeitar o limite de peso.
  3. Dirigir com excesso de velocidade.
  4. Desatenção às intempéries nas vias públicas, sobretudo nas estradas, e desrespeito às lombadas e aos buracos.
  5. Uso de roupa inadequada para trafegar e não uso de capacete (tanto o condutor quanto o passageiro).

Como escolher um bom profissional para a manutenção de moto?

Escolher um bom profissional para a manutenção da sua moto é essencial para garantir que ela seja cuidada corretamente e que esteja em ótimas condições de funcionamento. Alguns dos pontos que o amigo motociclista deve considerar são:

  1. Pesquisar e pedir recomendação a familiares, amigos ou colegas que possuem motos.
  2. Verificar a experiência e as qualificações do profissional.
  3. Avaliar a reputação da oficina.
  4. Visitar a oficina e conversar com o mecânico. 
  5. Solicitar um orçamento e faça um comparativo com outras oficinas.
  6. Solicitar garantias e políticas de devolução, para caso não fique satisfeito com o trabalho realizado. 
  7. Conhecer os serviços oferecidos.
  8. Verificar se a oficina faz uso de peças de qualidade e recomendadas pelo fabricante de sua moto.
  9. Comunicar sempre as suas necessidades. 
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Written by

Alessandra

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.