IPVA 2023
Categories:

Calendário IPVA 2023 RJ: Calendário e datas de pagamento

A Secretaria do Estado da Fazenda do Rio de Janeiro divulgou as datas exatas para o pagamento do IPVA RJ (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor).  

Clique aqui e faça sua consulta gratuita de IPVA 2023

Vale lembrar que o pagamento do IPVA RJ é obrigatório e cada final de placa tem um dia determinado para que o imposto seja pago. A seguir, confira o calendário com as datas para IPVA 2023 RJ.

Final de PlacaVencimentos
Cota Única ou 1ª parcela2ª parcela3ª parcela
023/jan23/fev27/mar
124/jan24/fev28/mar
225/jan27/fev29/mar
326/jan01/mar04/abr
427/jan02/mar05/abr
530/jan03/mar11/abr
631/jan06/mar12/abr
701/fev08/mar13/abr
802/fev09/mar14/abr
903/fev13/mar18/abr

Vale lembrar que os boletos de cobrança não chegam à residência dos moradores do Rio de Janeiro – cuidado com as fraudes.

Já para pagar o IPVA, os cidadãos poderão acessar os caixas e os canais de atendimento dos bancos credenciados. São eles: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Internet banking e Caixa Econômica.

Como pagar o IPVA?

Nada como começar o ano com as finanças em ordem, não é mesmo?! Uma coisa é fato: toda família brasileira tem gastos a mais nos primeiros meses, principalmente por conta dos impostos. Mas nada como se planejar financeiramente para escolher o caminho mais confortável para você e sua família.

Na hora de pagar o IPVA RJ, é necessário realizar o recolhimento deste imposto, que deve ser efetuado exclusivamente por meio da Guia de Recolhimento de Débitos, o GRD.

Um ponto de atenção: a GRD deve ser emitida e quitada no mesmo dia. Para emitir GRD para pagamento, clique aqui.

Como ver o valor do IPVA 2023 RJ? (Zapay)

Se seguir, conheça as alíquotas para todos os tipos de veículos. Vale lembrar que a alíquota é uma porcentagem do preço do veículo a partir dos dados que constam na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

    1. Alíquota de 4% – para automóveis de passeio e camionetas, a diesel e gasolina, exceto os utilitários. 
    2. Alíquota de 2% – para motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas. 
    3. Alíquota de 3% – para utilitários. 
    4. Alíquota de 2% – para ônibus e micro-ônibus. 
    5. Alíquota de 1% – para caminhões, caminhões-tratores e tratores agrícolas.
    6. Alíquota de 1% – para veículos de transporte de passageiros e taxímetro e aos de serviços de transporte acessível exclusivo legalmente habilitados pertencentes a Pessoas Jurídicas. 
    7. Alíquota de 2% – para automóveis com motorização especificada de fábrica para funcionar exclusivamente a álcool. 
    8. Alíquota de 1,5% – para veículos que utilizem gás natural ou veículos híbridos que possuem mais de um motor de propulsão, usando cada um seu tipo de energia para funcionamento sendo que a fonte energética de um dos motores seja elétrica. 
  • Alíquota de 0,5% – para automóveis com até três anos de fabricação de propriedade de Pessoa Jurídica constituída sob a forma de sociedade empresarial que desempenham a atividade de locação e que sejam destinados exclusivamente para a referida atividade excluindo ônibus e caminhões nos contratos de locação com condutor, devidamente comprovada nos termos da legislação aplicável, ou na sua posse em virtude de contrato formal de arrendamento mercantil ou propriedade fiduciária. 
  • Alíquota de 4% – para demais veículos não alcançados pelos incisos anteriores, inclusive de procedência estrangeira.

Como faço para pagar o IPVA com desconto?

Para realizar a quitação do IPVA com desconto é necessário respeitar as datas de vencimentos dispostas no cronograma que apresentamos no início deste artigo. 

Isenções do IPVA RJ 2023 

Segundo o site da SEFAZ RJ, a isenção de IPVA destina-se aos portadores de deficiência (PcD) e aos autistas, cujas condições estejam comprovadas pela perícia indicada.

Quem tem direito?

No Estado do Rio de Janeiro, os portadores de deficiência e os autistas têm direito à isenção do IPVA RJ.

A SEFAZ RJ explica que as pessoas portadoras de deficiência física, visual, intelectual, ou com autismo podem ser dispensadas de pagar o IPVA. 

Assim, elas se tornam isentas do imposto incidente sobre a propriedade de veículo automotor terrestre após fazer prova do preenchimento das condições e requisitos legais em requerimento, devidamente instruído e encaminhado à autoridade administrativa juntamente com o comprovante do pagamento da Taxa de Serviços Estaduais (TSE).

Uma vez reconhecida a isenção, o veículo passa a fazer jus ao benefício enquanto atendidos os requisitos legais que autorizem sua isenção.

Para que o PcD ou o autista tenha a comprovação para o uso do benefício feita, ele deve apresentar a identidade especial emitida pelo DETRAN RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro), juntamente com o respectivo laudo médico, conforme o modelo disponibilizado no Portal do IPVA/RJ.

Neste referido documento, deve estar clara a descrição da deficiência, o CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), assim como os médicos e entidade emissoras do documento. 

No caso de deficientes ou autistas condutores do veículo, deverá ser apresentado o laudo médico emitido pela Perícia do DETRAN RJ, no momento da emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Já no caso da deficiência intelectual ou autismo, tais condições serão atestadas mediante Laudo de Avaliação emitido em conjunto por médico e psicólogo, em formulários específicos, seguindo os critérios diagnósticos constantes da Portaria Interministerial nº 2, de 21 de novembro de 2003, do Ministro de Estado da Saúde e do Secretário Especial dos Direitos Humanos, conforme o modelo disponibilizado no Portal do IPVA RJ.

Dicas da Zapay para o IPVA 2023 RJ

Dica 1: Consulte seus débitos veiculares no DETRAN RJ

Dica 2: Garanta que seus débitos de IPVA 2022 RJ estejam em dia.

Dica 3: Não deixe seu IPVA RJ Atrasado.

Dica 4: Caso esteja com seu IPVA Atrasado, parcele em até 12x com a Zapay.

Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consulte seus débitos veiculares como IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *