imagem traz uma mão segurando habilitação especial com IPVA
Categories:

Isenção do pagamento de IPVA: quem pode solicitar e como fazer

0
(0)

Imposto estadual obrigatório abre casos para isenção anual

O IPVA é o Imposto Sobre Propriedade De Veículos Automotores. É uma taxa anual que varia de 1% a 6% do valor do veículo (pela tabela FIPE), dependendo do estado. É um pagamento obrigatório, mas alguns casos abrem uma regra de exceção, gerando a isenção do pagamento de IPVA. Confira.

Para que serve o IPVA?

Esse imposto obrigatório tem diferentes funções. Além de ser distribuído para órgãos que garantem as leis de trânsito estaduais e municipais, e a estrutura física de ruas e avenidas, ele também chega até a FUNDEB, que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Esses valores são sempre distribuídos dentro da cidade de registro de moradia do proprietário do veículo.

Quem tem direito à isenção do pagamento de IPVA?

Pessoas que trabalham com veículos, profissionalmente e legalmente, como taxistas, ônibus escolar, mototaxistas, veículos diplomáticos, trens, máquinas agrícolas, maquinário de construção civil, industrial ou no manejo de cargas, como empilhadeiras e guindastes, têm isenção automática do IPVA.

Outra forma de não ter obrigatoriedade em pagar esse imposto é pelo ano de fabricação do carro. Em 24 estados do Brasil, alguns automóveis já não precisam mais pagar este imposto obrigatório. Isso porque já passaram 20 anos desde sua fabricação. Em algumas regiões, o tempo de fabricação pode ser até menor: 10 ou 15 anos. 

Para saber se o seu carro tem isenção por tempo de fabricação, entre em contato com a agência do DETRAN da sua cidade.

Algumas doenças também dão isenção ou desconto no IPVA. São elas: amputação, artrodese, artrite, artrogripose, câncer de próstata pós-cirúrgico, doenças do coração, cirurgia da coluna, de joelho, de punho e/ou lesão de ombro, condromalácia patelar, deficiência mental, deficiência visual, doença de Parkinson, encurtamento de membros, esclerose múltipla, escoliose acentuada, espondilite anquilosante, estomias e hérnia de disco, insuficiência renal, lesão por esforço repetitivo (LER), má formação, mastectomia, nanismo, neuropatias diabéticas, ostomia, paralisia, paralisia cerebral, poliomielite, problemas graves na coluna, prótese de fêmur, prótese interna ou externa, quadrantectomia, HIV, síndrome do túnel do carpo; tendinite crônica, tetraparesia e tetraplegia. Nesses casos, é preciso passar por um processo de cadastro, avaliação (com comprovação médica), etc, e é preciso renovar essa isenção.

Regras de isenção de IPVA por estado

  • Com mais de 10 anos de fabricação: Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima
  • Com mais de 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins
  • Com mais de 18 anos de fabricação: Mato Grosso
  • Com mais de 20 anos de fabricação: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul
  • Isenção por ano de fabricação: Em Santa Catarina, carros fabricados até 1985 não pagam IPVA. 
  • Não possui isenção de IPVA: Minas Gerais e Pernambuco (nesses estados o valor do imposto obrigatório é por tabela regressiva, não chegando à total isenção)

Como solicitar a isenção de IPVA

Para obter a isenção referente à condição da pessoa, o processo de solicitação poderá ser iniciado no site da Secretaria da Fazenda do estado em questão. Por meio do portal, a pessoa encontrará as informações sobre os pré-requisitos, documentos e formulários que deverão ser preenchidos. Em geral, há a necessidade de um laudo médico para comprovar a condição, por exemplo, além da CNH Especial.

Confira modelos de carro que já possuem isenção de IPVA

Alguns modelos de carro clássicos, fáceis de ver pelas ruas do Brasil, já possuem isenção. 

Confira a lista a seguir com fabricação até o ano 2000:

  • Gol 
  • Toyota Corolla 
  • Honda Civic 
  • Toyota Hilux 
  • Audi A3 
  • Chevrolet Astra 
  • Blazer 
  • Golf 
  • Fiat Strada 
  • Ford Scort SW

Débitos atrasados

Quem não está com o pagamento do IPVA em dia, mesmo que tenha agora direito a isenção do imposto, não pode solicitá-la sem que antes o débito seja quitado. 

Para isso, a Zapay conta com serviço online de pagamento de dívidas de automóveis, como multas e taxas. É possível ainda pagar com o cartão de crédito e parcelar em até 12x.

Qual nota você dá pra esse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar ele!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu para facilitar a vida dos proprietários de veículos. Conosco, você tem mais praticidade e comodidade ao pagar seus débitos e burocracias veiculares, como IPVA, multas e licenciamento. A Zapay é totalmente confiável! Trouxemos algumas das nossas credenciais, experiências e vivências para vocês entenderem por que confiar na Zapay: Somos credenciados à SENATRAN e a TODOS os 27 DETRANs do Brasil. A Zapay já atendeu a mais de 20 MILHÕES de clientes. Já fomos notícia nos principais portais da imprensa: Estadão, G1, TechTudo e mais. Em 2024, a Zapay uniu forças ao grupo Corpay (FLEETCOR), líder global em soluções de pagamento, presente em todos os continentes - o Sem Parar também faz parte do grupo! A Zapay existe para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Ah, fazemos questão de compartilhar toda a experiência que temos sobre o universo dos veículos, além das dicas que aprendemos com a vivência no universo de pagamento de débitos veiculares que tivemos até aqui: muita água rolou e temos diversos aprendizados valiosos a compartilhar. Acompanhe o Blog Zapay e fique antenado em TUDO! https://www.usezapay.com.br/zapay-e-confiavel