Fique por dentro da multa por conduzir veículo sem equipamento obrigatório!
Conduzir veículo sem equipamento obrigatório é uma infração grave e pode trazer uma série de consequências para o motorista, como multas, pontos na carteira de habilitação e até retenção do veículo.
Em um estudo realizado pelo Detran-SP, 40% dos veículos fiscalizados apresentaram irregularidades em equipamentos obrigatórios, como faróis apagados ou pneus carecas, o que reforça a importância de sempre realizar a manutenção preventiva.
Muitos motoristas ainda não sabem exatamente quais itens são considerados obrigatórios e o que acontece quando esses equipamentos estão ausentes ou em desacordo com a legislação. Por exemplo, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), itens como cinto de segurança, faróis em funcionamento, pneus em bom estado, triângulo de sinalização e extintor de incêndio são considerados obrigatórios, e a falta desses pode resultar em infrações.
Se você quer mais informações sobre a multa por conduzir veículo sem equipamento obrigatório, encontrou o lugar certo!
Multa por conduzir veículo sem equipamento obrigatório
Natureza da Infração: conduzir veículo sem equipamento obrigatório é uma infração grave, pois compromete a segurança no trânsito.
Valor da Multa: o valor da multa por conduzir veículo sem equipamento obrigatório é de R$ 195,23.
Pontos na CNH: a infração por conduzir veículo sem equipamento obrigatório adiciona 5 pontos na carteira de habilitação do motorista.
Medidas Administrativas: o veículo pode ser retido até que o equipamento obrigatório seja regularizado. O motorista não pode continuar dirigindo até regularizar a situação do equipamento faltante ou irregular.
Quais são os equipamentos obrigatórios para todos os veículos?
Existem alguns itens que são obrigatórios para todos os veículos, independentemente do modelo ou ano. Esses itens estão listados no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e nas resoluções do Contran.
Os principais equipamentos obrigatórios para veículos são:
- Cinto de segurança para todos os ocupantes;
- Pneus em bom estado e com a calibragem correta;
- Faróis funcionando corretamente;
- Extintor de incêndio (para alguns tipos de veículos, como os de carga e passageiros);
- Triângulo de sinalização;
- Lanternas e setas em funcionamento;
- Espelhos retrovisores em bom estado de conservação.
Se qualquer um desses itens faltar ou estiver em desacordo com as normas, o veículo não está em conformidade com as exigências e o motorista poderá receber a multa por conduzir veículo sem equipamento obrigatório.
Posso receber a multa por veículo sem equipamento obrigatório mesmo sem a abordagem do agente?
Sim, você pode ser multado por conduzir um veículo sem o equipamento obrigatório mesmo sem ser abordado diretamente por um agente. Isso pode ocorrer em situações como blitz de fiscalização, onde os agentes verificam os itens obrigatórios dos veículos, ou por meio de câmeras de fiscalização que identificam infrações visíveis, como faróis apagados ou pneus carecas.
Ou seja, a fiscalização pode ocorrer de forma indireta, mas você ainda será responsabilizado pela falta do equipamento obrigatório, recebendo a multa por conduzir veículo sem equipamento obrigatório.
Como saber se recebi uma multa por conduzir veículo sem equipamento obrigatório?
Basta consultar gratuitamente a sua placa logo abaixo:
Consulte sua placa grátis
O que fazer se meu veículo não tiver algum equipamento obrigatório?
Se o seu veículo estiver sem algum equipamento obrigatório, a primeira coisa é regularizar a situação o quanto antes. Só assim você evitará a multa por conduzir veículo sem equipamento obrigatório.
Dependendo do item em falta, isso pode ser feito rapidamente. Por exemplo, se o extintor de incêndio está fora da validade ou se o triângulo de sinalização está ausente, basta comprar e colocar os itens exigidos.
Se for algo mais complexo, como retrovisores rachados ou faróis queimados, você precisará procurar uma oficina mecânica para resolver o problema.
E então, entendeu como funciona a multa por conduzir veículo sem equipamento obrigatório?
Como vimos, dirigir sem equipamentos obrigatórios pode te dar uma multa por conduzir veículo sem equipamento obrigatório – uma infração grave. A multa fica em R$ 195,23 e você ainda recebe 5 pontos na CNH.
Além disso, o seu carro pode ser retido até que o problema seja resolvido, ou seja, se o equipamento faltar, você não vai poder seguir viagem.
Para evitar essa multa por conduzir veículo sem equipamento obrigatório, o melhor mesmo é fazer sempre aquela manutenção preventiva. Verifique os itens obrigatórios do seu carro, como faróis, pneus, cinto de segurança, entre outros.
Se algo estiver fora de ordem, arrume logo para não acabar com a multa e os pontos na carteira! Fique atento para garantir que tudo esteja em dia e viajar sem preocupação!