Categories:

Como marcar agendamento no DETRAN MS

Neste artigo, tire todas as suas dúvidas sobre o DETRAN MS agendamento – os serviços de agendamento do Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul.

Conheça quais são os serviços disponíveis on-line e a importância do DETRAN agendamento MS, sobretudo, durante a pandemia, com agilidade nos serviços prestados e praticidade para o condutor.

Saiba mais sobre a importância de serviços como o CNH Ágil e como fazer o DETRAN MS agendamento renovação CNH – o processo para agendar e renovar a Carteira Nacional de Habilitação utilizando os serviços do departamento de trânsito. Confira!

Como fazer agendamento no DETRAN MS pela internet

O agendamento no DETRAN MS (Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Mato Grosso do Sul) deve ser feito, obrigatoriamente, a partir do portal Meu DETRAN. Esta plataforma tem como função agilizar serviços e evitar aglomeração nas agências, a fim de prevenir a transmissão do Coronavírus.

O endereço oficial do portal Meu DETRAN é www.meudetran.ms.gov.br.

Segundo o próprio DETRAN MS, o motorista e/ou proprietário de veículo que precisar realizar algum serviço presencial no departamento de trânsito, deve continuar acessando o portal Meu DETRAN e fazer o agendamento on-line de atendimento presencial, de modo a escolher a categoria do serviço, a unidade, a data e o horário.

Ainda, em virtude da pandemia causada pela Covid-19 e das medidas sanitárias necessárias, aconselha-se que o usuário que não tenha agendado o seu atendimento não compareça às agências (unidades físicas do DETRAN MS). Assim, evita-se a aglomeração de pessoas nos locais, bem como os atrasos aos atendimentos previamente agendados.

Para realizar o agendamento de serviços, é necessário que o usuário entre no portal Meu DETRAN e cadastre seu CPF (Cadastro de Pessoas Física) e uma senha para que possa acessar os serviços.

Uma dica: consulte os serviços oferecidos pelo DETRAN-MS que a Zapay preparou. Saiba mais sobre a consulta ao IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) e às multas de trânsito e também sobre o licenciamento do seu veículo. Você pode tomar conhecimento sobre todos os débitos de seu automóvel ou de sua moto gratuitamente – e ainda dá para resolver todas as pendências, parcelando-as em até 12 vezes no cartão de crédito. Vem com a Zapay!

Caso algum imprevisto ocorra e o motorista fique impossibilitado de comparecer ao posto físico no dia reservado, é necessário cancelar o agendamento on-line feito para atendimento em uma das agências do DETRAN MS. Esse é um modo de respeitar o serviço público e o coletivo, uma vez que o horário ficará livre para que uma próxima pessoa possa ser atendida.

Para realizar o cancelamento, confira este passo a passo:

– Acesse o site http://www.detran.ms.gov.br/agendar-atendimento/ .

– Clique na opção “Deseja cancelar um agendamento?”.

– Preencha o campo com o número do protocolo para o seu atendimento.

– Clique no botão “Cancelar agendamento” e pronto – o cancelamento estará feito.

Quais agendamentos on-line posso fazer no DETRAN MS?

O DETRAN MS oferece serviços digitais para facilitar a vida do usuário – muitas destas ofertas foram aprimoradas e lançadas durante o período da pandemia, devido aos cuidados sanitários. Por exemplo, esta modernização dos serviços diz respeito à entrega da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na casa dos usuários. Ainda: o DETRAN MS oferece também o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) totalmente digital.

Uma das novidades do DETRAN MS é a CNH Ágil, o serviço de entrega das habilitações renovadas na residência do condutor, sem que nenhuma taxa seja cobrada para isso. Para acessá-la, é necessário seguir o passo a passo no site da CNH Ágil – o documento é enviado pelos Correios para o endereço cadastrado.

Caso você esteja com a PPD (Permissão para Dirigir) vencida – vale lembrar que este documento é válido por até 12 meses, depois é necessário ter a CNH definitiva -, é possível solicitar o documento definitivo por intermédio dos serviços da CNH Ágil. O documento também chegará à sua residência, sem apresentar nenhuma necessidade para que você se desloque até um posto físico do DETRAN MS.

Segundo o departamento de trânsito, a partir de maio de 2020 houve o lançamento do CRLV Digital, onde os motoristas e proprietários de veículos passaram a obter o documento em formato PDF através do site do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Desse modo, é possível imprimir o documento em qualquer lugar e quantas vezes forem necessárias, dando autonomia ao condutor.

São mais de 20 serviços digitais que estão à disposição da população do Mato Grosso do Sul no site do DETRAN MS. Dentre eles, há: consultas de comunicação de vendas, informação de gravame, débitos de veículos e andamento de processos, consulta de pontuação, processo de suspensão, entre outros.

Outro grande ganho para o cidadão com os serviços on-line referentes ao trânsito é a Carteira Digital de Trânsito, a CDT. Trata-se de um aplicativo gratuito desenvolvido pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e o DENATRAN, que substitui a habilitação e o documento do veículo em papel. Vale dizer que tanto o documento digital quanto o impresso têm a mesma validade jurídica.

No estado do Mato Grosso do Sul, mais de 100 mil motoristas já possuem a versão digital da CNH e mais de 60 mil proprietários de automóveis e motos aderiram ao licenciamento digital por meio deste aplicativo. Muitas facilidades para tornar a vida do condutor ainda mais prática quando o assunto são as burocracias do veículo.

Renovação de CNH pelo DETRAN MS

Um dos serviços disponíveis no DETRAN MS é a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, que deve ser feita periodicamente, segundo a idade de cada condutor. Confira como se dá esta disposição:

– Inferior a 50 anos de idade: a cada 10 anos.
– Entre 50 e 70 anos: a cada 5 anos.
– Acima de 70 anos: a cada 3 anos.

Se você está com a data de vencimento da CNH próxima, já comece a se preparar para realizar a renovação da carteira de motorista. Veja aqui quais são os documentos necessários:

– Documento original de identificação estabelecido em portaria vigente ou por consulta ao banco de dados e imagens desta autarquia (DETRAN MS) desde que a última expedição da CNH tenha sido realizada pelo DETRAN-MS.
– Captura de imagem.

Exames necessários para a renovação de CNH 

Exame de aptidão física e mental 

Tripulantes de aeronaves: dispensados do Exame de Sanidade Física e Mental.
ANAC: Carteira de Habilitação Técnica (CHT) e Certificado de Capacidade Física (CCF) válido e/ou tela impressa do site da ANAC da Consulta de licenças, habilitações técnicas e certificado de capacidade física válido (consulta on-line) através do endereço http://www2.anac.gov.br/consultasdelicencas/consultas2.asp

Militar: Carteira Funcional, Cartão de Saúde válido e Declaração do Comando
informando que o mesmo é tripulante de aeronave.
Observação: Conforme Lei Federal n.º 7.183/1984 que regula o exercício da
profissão de aeronauta e dá outras providências, em seu art. 6º especifica os
tripulantes de aeronave sendo eles: Comandante, Co-Piloto, Mecânico de Voo, Navegador, Rádio operador de Voo e Comissário.

Exame toxicológico de larga janela de detecção e exame de aptidão física e
mental, caso seja habilitado nas categorias C, D e/ou E, conforme estabelecido pela
Resolução. 691/2017/CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

  • O exame de avaliação psicológica deve ser realizado antes do exame toxicológico, quando se tratar de renovação com atividade remunerada.
    • O exame toxicológico terá validade de noventa (90) dias, contados a partir da data da
    coleta da amostra.

Avaliação psicológica, caso exerça ou pretenda exercer atividade remunerada no
transporte de pessoas ou bens.

  • O exame de avaliação psicológica deve ser realizado antes do exame toxicológico, quando se tratar de renovação com atividade remunerada.

Avaliação de atualização para renovação da CNH:
A avaliação de atualização para renovação da CNH pressupõe condutores que
estão com a carteira vencida há mais de cinco (5) anos e os condutores que, em sua
formação, em situação anterior, na forma do art. 150 do CTB, não tenham recebido
instrução de direção defensiva e primeiros socorros.
Cadastro RENACH – Validação de cadastro e gerenciamento do processo de
habilitação (cód. 1009).
Gerenciamento de Processo – Exame psicológico (Capital cód. 1001 | Interior cód. 1012). Caso exerça atividade remunerada
Gerenciamento de Processo – Exame de aptidão física e mental (Capital cód. 1006 | Interior cód. 1013).
Emissão de Permissão para Dirigir ou CNH (cód. 1011).

No que se refere aos exames médicos e psicológicos, o DETRAN procede à emissão
da guia com as taxas correspondem aos serviços de gerenciamento dos exames. Assim, o
condutor deverá recolher o valor referente à prestação do serviço diretamente ao
profissional credenciado. As agências de Campo Grande emitem além da guia também o boleto referente à prestação do serviço.
No protocolo de agendamento de exame, consta a informação do valor que deverá
ser pago ao perito.

Entrega da CNH CNH
O condutor poderá optar por receber a CNH emitida através dos Correios, sem custo
adicional, ou retirá-la na mesma agência onde foi feita a solicitação.

Curso de Renovação 

Apostila Única – faça o download aqui.

Atendimento presencial no DETRAN MS

Caso o condutor deseje, é possível agendar o atendimento presencial pelo site do Meu Detran – www.meudetran.ms.gov.br. Aliás, é uma ótima alternativa em tempos onde a Covid-19 ainda está bastante presente em nossa sociedade.

Nesta página, organizada pelo DETRAN MS, você deve clicar na aba “Atendimento presencial”, que possibilita o agendamento prévio de serviços presenciais. Na tela que se abrir, você deve preencher todos os campos solicitados. São eles: CPF (O Cadastro de Pessoa Física será utilizado para validar sua entrada na sede do DETRAN), seu nome completo, e-mail, confirmação de e-mail, telefone e cidade. Depois é só digitar o código que aparece e clicar em “Solicitar agendamento”. Simples, não?!

O Meu DETRAN MS oferece ainda outros serviços, como:

  1. Habilitação (serviços on-line referentes à sua habilitação CNH).
  2. Veículo (serviços direcionados para regularização de seus veículos).
  3. Infração (serviços de emissão de guias, pagamento de multas e consultas).
  4. Recurso (espaço para protocolar os recursos junto ao DETRAN MS).
  5. Educação (cursos presenciais e EAD (Educação à Distância, além de medidas de educação no trânsito).
  6. Credenciamento (área disponível para regularização junto ao DETRAN MS).
  7. Atendimento presencial (espaço para agendar previamente serviços presenciais).
  8. Outros (neste espaço, você pode procurar por outros serviços específicos disponíveis).

O motorista poderá encontrar disponível na página a Central de Informações, com os números de telefone 154, para a capital e (67) 3368-0500, para o interior. Ainda é possível acessar a CNH Social, a CNH ágil e também o serviço via WhatsApp.

Dica da Zapay!

Quer saber como realizar o agendamento no DETRAN SP? Então, acesse este artigo especial que preparamos para os condutores paulistas e para aqueles que têm curiosidade sobe os procedimentos neste estado.  No conteúdo, é possível saber quais serviços podem ser feitos com a solicitação on-line, entre outras dicas. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *