Agendamento Detran RJ
Categories:

Como marcar agendamento no DETRAN RJ

O DETRAN RJ faz o agendamento de muitos serviços. Você sabe como funciona o agendamento DETRAN RJ? Tudo o que existe na relação DETRAN- agendamento RJ? Isso e muito mais você encontra aqui nesse artigo especial da Zapay. Aperte os cintos e vem com a gente nessa jornada.

Quais agendamentos posso fazer no DETRAN RJ?

É possível tirar habilitação gratuita?

Como rastrear CNH pelo código dos Correios?

Como fazer agendamento no DETRAN RJ pela internet

Agendar seus procedimentos no DETRAN RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro) é muito tranquilo, e parecido com o que é feito nos outros DETRANs do Brasil.

É só entrar no site do DETRAN RJ. Em seguida, escolha o tipo de solicitação (Veículos, Habilitação ou Infrações).

Em cada um deles, haverá diversos serviços disponíveis. É possível agendar e ver os requisitos e documentos necessários para o DETRAN atender à solicitação. Será preciso fazer um cadastro com os dados pessoais e do veículo. Então, é só realizar o agendamento de sua renovação CNH RJ, por exemplo.

Quais agendamentos posso fazer no DETRAN RJ?

O DETRAN RJ lançou há algum tempo o Posto Digital, um espaço reservado para fazer alguns serviços e realizar consultas. O acesso é fácil: o usuário precisa ser cadastrado no portal gov.br, do Governo Federal. O cadastro no portal gov.br serve para muitos outros cadastros federais, então vale a pena fazer o seu.

Quem ainda não tem cadastro, ao tentar acessar verá a opção “Crie sua conta gov.br”. Na sequência, será possível acessar e emitir documentos e informações relevantes

O que pode ser feito no Posto Digital:

1 – Emitir ATPV-E

O motorista pode emitir a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e). Ela é necessária para veículos que já possuem o Certificado de Registro de Veículo (CRV) digital, no processo de transferência de propriedade do automóvel.

Antes o documento era emitido nos postos. Agora, pode ser feito digitalmente no site.

2 – Acessar o CRLV

Outra possibilidade é acessar o licenciamento digital, caso o usuário já tenha emitido o documento pelo site do DETRAN ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Dessa forma, além de saber se o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento) está atualizado, é possível imprimi-lo em papel comum, que tem o mesmo valor do digital.

O usuário receberá uma notificação até 30 dias antes da data do documento vencer para que possa atualizá-lo no prazo.

3 – Consultar Pontuação de Multas

O Posto Digital também revela quantos pontos recebeu nos últimos 12 meses e o número de pontos dos últimos cinco anos. Existe um quadro específico para as infrações mandatórias, como são chamadas as que, pela sua gravidade, são punidas com a suspensão da carteira, independentemente da soma de pontos alcançada pelo condutor.

4 – Verificar Débitos

Pelo Posto Digital, o usuário pode verificar se o IPVA e as taxas do veículo estão quitados ou em débito. Um deles pode ser o não pagamento do DPVAT RJ.

Consulte sua placa grátis

5 – Checar dados do veículo e da CNH

Na área de habilitação, será possível consultar o número de registro, a categoria e a data de validade de sua CNH. O usuário também receberá notificações 90, 60 e 30 dias antes da data de vencimento, o que vai permitir que ele se programe para a renovação.

E dá para visualizar os dados do veículo como placa, marca/modelo, ano de fabricação e do modelo. Checar esses dados pode ser importante na hora de vender o seu veículo, por exemplo.

Como acessar os serviços:

Para ter acesso aos serviços do Posto Digital no site do DETRAN, o usuário precisa ser cadastrado no portal gov.br, do governo federal. O usuário vai entrar com os mesmos login e senha usados no sistema gov.br, e, depois, escolher o serviço desejado.

Quem ainda não tem cadastro, ao tentar acessar verá a opção “Crie sua conta gov.br”. O cadastro é gratuito, online, e poderá ser feito em poucos passos, de forma intuitiva.

A Zapay recomenda o uso do Posto Digital não só pela facilidade, mas pela segurança e rapidez que os serviços prestados pelo DETRAN RJ podem ser feitos.

Como agendar a renovação da CNH?

Nos casos de alteração de nome da mãe, o documento de identidade deverá estar sempre atualizado.

Os clientes que possuem CNH com foto, mas que nela não conste o número do CPF, terão que levar uma cópia deste documento.

Para quem tem CNH sem foto ou emitida em outro estado da federação:

Original e cópia do documento de identificação;

Original e cópia do CPF;

Original e cópia do comprovante de residência ou fazer *declaração de residência;

Original do Duda pago;

Original e cópia da Carteira de Habilitação.

OBSERVAÇÕES:

Se o cliente quiser alterar qualquer dado em seu cadastro, terá de apresentar original e cópia do documento com a nova informação.

Nos casos de alteração de nome da mãe, o documento de identidade deverá estar sempre atualizado.

As carteiras emitidas em outro estado devem fazer a averbação no Rio de Janeiro.

Nos casos em que o comprovante de residência esteja em nome dos pais, filhos ou cônjuge, o interessado deverá comprovar o parentesco através de original e cópia de documento que comprove a união estável.

Caso o cliente resida com terceiros (parentes, amigos, outros) será necessário apresentar em nome do titular com o qual reside: um comprovante de residência (original e cópia) e uma declaração de residência assinada pelo titular, garantindo que o requerente reside naquele domicílio, e firmada pelo requerente, conforme Formulário Detran/RJ nº. 0034.

Mas atenção: este procedimento é válido apenas para os casos em que o cliente não consiga nenhuma comprovação documental referente ao local onde reside.

O que mais é pedido:

Exame médico

O cliente com exame de aptidão física e mental vencido há mais de cinco anos, contados a partir da data de validade, deverá submeter-se ao Curso de Atualização para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Prova de atualização

(Somente para clientes que tiraram a Primeira Habilitação antes de 21 de janeiro de 1998).

OBSERVAÇÃO: O exame médico é cobrado pela clínica credenciada.

ATENÇÃO: Desde 2 de março de 2016 é obrigatória a realização do exame toxicológico de larga janela de detecção para a realização dos serviços de habilitação, renovação ou mudança para as categorias C, D e E.

Quais as consequências sobre não renovar a CNH?

Não renovar a CNH é um problema caso você seja flagrado dirigindo. Isso se enquadra como infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 passível de recolhimento do documento e retenção do veículo.

Ter os documentos do seu carro em dia é fundamental para manter a tranquilidade em todas as suas saídas com o veículo. Confira sempre no site do DETRAN RJ se você tem algum débito quite o mais rápido possível.

É possível tirar a habilitação gratuita?

Sim, é possível tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita! Trata-se do Programa de Habilitação Social, também conhecido como CNH Social ou CNH Popular, organizado pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Segundo explica a Carta de Serviços do Cidadão, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, a CNH Social é o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – para as categorias A e B de forma gratuita.

Importância da CNH

E o trabalho de tirar e esperar novamente a CNH, será que vale a pena? Hoje vivemos ainda um período pandêmico, com ainda uma crise financeira grave e muitos setores sofrendo para crescer.

Porém, como muitos empreendedores de sucesso dizem, é nas crises que se abrem janelas de oportunidade. E, com toda certeza, dá para dizer que a aquisição de uma CNH é uma ótima oportunidade. Abaixo a gente lista alguns motivos que fazem da carteira de motorista um documento fundamental até os dias de hoje.

Documento de Respeito

Assim como a Zapay é uma mão na roda, a CNH também facilita a sua vida. Assim que você a coloca no seu bolso ou na sua carteira, pode tirar o RG e o CPF.

Isso porque ela tem um alcance em todo território nacional, aceito em 99,9% dos lugares por ser um documento com foto (muitas vezes mais atual do que a foto do RG, diga-se de passagem. Por isso, ela dispensa o uso desses outros dois documentos.

Dá para você apresentar em portas de prédios, usar para fazer registros de outros documentos, entre muitas outras funcionalidades

Busca de Emprego

Uma coisa que tem sido pauta em especial para os mais jovens é a busca pelo emprego. E é aí que entra a CNH, uma parceira que pode se tornar sua maior aliada. A concorrência está cada vez maior, assim como a qualificação de diversos candidatos.

Por isso, é importante você ter diferenciais na hora de se candidatar à aquela vaga tão esperada. Muitos empregos, como representante comercial, por exemplo, exigem carteira de habilitação devido ao deslocamento diário entre cidades ou mesmo dentro do município.

Isso inclui vagas que nem precisam de experiência! Basta ter a CNH em mãos e pegar o volante para aprender um novo ofício e começar uma nova carreira. E tem mais, cada vez mais concursos públicos estão exigindo a CNH, então fique de olho nessas vagas!

Procuramos Independência 

Ir e vir livre, leve e solto é a melhor coisa do mundo, não é mesmo? Você com certeza já teve aquele momento em que quis ir até um lugar e não teve quem levasse você? Um show de sertanejo, um sítio de amigos, um jogo de futebol, uma viagem para a praia…

Sempre depender da carona dos pais ou dos amigos pode ser bem chato às vezes, né? Nesses casos, a CNH é uma verdadeira benção. Você pode ir e vir quando quiser, para onde quiser, na hora que quiser.

Com os dias cada vez mais corridos, isso pode ajudar muito você, seus familiares e seus amigos. Mas temos um recado importante para todos os condutores: na hora da diversão, se beber, não dirija!

O novo visual da CNH

A nova lei já entrou em vigor, mas tem também novidade na aparência desse documento tão importante, portanto é bom ficar ligado. A nova habilitação está com um visual novo, moderno e bem mais chamativo. Ela contém itens de segurança, como:

  • Fotografia e assinatura digital;
  • Elementos gráficos com efeitos de fluorescência e reação à luz ultravioleta (UV);
  • Imagens secretas;
  • Hologramas.

Então, fique atento para não cair em golpes de ter sua CNH trocada e, claro, é mais um motivo para você se sentir tranquilo na hora de portar seu documento, já que agora os agentes autuadores terão novas formas de comprovar a sua veracidade.

Como rastrear CNH pelo código dos Correios?

Se for o caso de o condutor já ter o código de rastreio de sua CNH em mãos, fica fácil demais acessar pelo site dos Correios. Basta entrar no site e procurar a área “rastreamento de objetos” para, então, inserir a combinação no campo em branco, localizado no centro da tela.

Depois, clique em “Buscar” para visualizar se a sua CNH já saiu para a entrega ou se ainda está em deslocamento da cidade de origem para a sua.

Nas próximas consultas ao site, o motorista precisa apenas entrar na página e inserir o código de rastreio. Mas vale lembrar que sites do DETRAN de alguns Estados também conseguem puxar a informação de rastreio por meio de sua própria plataforma, fazendo com que o motorista possa acompanhar a jornada de sua CNH diretamente lá.

O DETRAN é responsável por passar o código de rastreamento?

O DETRAN não é o único responsável por passar o código de rastreamento de sua CNH. Esse é um trabalho conjunto entre o DETRAN do seu estado e os Correios, órgão que irá efetivamente fazer a entrega em sua casa.

Dica da Zapay: Precisa quitar os débitos do seu veículo para renovar sua CNH? Quando o assunto é pagar multas ou consultar débitos de veículos, conte com a Zapay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *