Categories:

Como marcar agendamento no DETRAN SP

Agendar os serviços no DETRAN SP agendamento não é nenhum bicho de sete cabeças. Para aqueles que não querem jogar na busca “agendamento DETRAN SP” ou, ainda, não sabem o endereço do site e pensam só em DETRAN SP Gov br, temos aqui o caminho das pedras. Se você quer descobrir os serviços que exigem o atendimento presencial, por exemplo, mudança de nome, data de nascimento, alteração no número do CPF, entre outros, é preciso acessar o Portal do Poupatempo e fazer a escolha do serviço que você quer agendar DETRAN SP.

Para outras informações sobre os serviços ou renovação CNH, você deve acessar o Portal do DETRAN SP e clicar no ícone “CNH-Habilitação”. Fica a dica! 😉

Como fazer agendamento no DETRAN SP pela internet

Além da opção citada acima através do site do Poupatempo, existe uma forma de agendar seus serviços também por app, na palma da sua mão. Para isso, basta baixar o App Poupatempo Digital, disponível nas lojas de aplicativos das plataformas iOS e Android e navegar de forma intuitiva até o serviço desejado.

Quais agendamentos on-line posso fazer no DETRAN SP? 

No Portal do DETRAN SP, por exemplo, são mais de 60 serviços on-line. Abaixo a gente lista alguns dos principais:

  • Primeiro registro de veículos novos;
  • Transferência de propriedade ou localidade;
  • Indicação de condutor e apresentação de recurso em infrações;
  • Liberação de veículo apreendido;
  • Consulta de débitos e restrições;
  • Alterações de endereço, entre outros.

Conheça o DETRAN SP

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN SP) faz parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e é responsável em todo o estado por monitorar de perto as atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tendo autonomia em todas as suas decisões.

Os deveres do DETRAN SP incluem promover a educação no trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Além disso, produzir estatísticas e, como a maioria sabe, gerenciar a autuação e a arrecadação de multas.

O objetivo de todos esses deveres é um só: fazer sua missão com qualidade, eficiência e transparência, para garantir a defesa da vida e da cidadania.

O DETRAN SP conta com unidades de atendimento em todos os municípios do estado. São 336 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), 309 Seções de Trânsito, além dos postos fixos de atendimento do Poupatempo. 

As Novas Leis de Trânsito

Antes de seguir falando sobre o DETRAN SP, é importante saber como andam as leis de trânsito, a principal causa de acesso ao site e app do DETRAN devido a consulta da pontuação da CNH. Que tal dar uma relembrada nelas?

No início de outubro, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Nº 14.071. Ela institui alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Confira as principais mudanças, que entraram em vigor em abril de 2021:

– Com a nova lei, há uma escala baseada no tipo de infração cometida. Além disso, se o motorista não cometer nenhuma infração gravíssima em 12 meses, seu limite é de 40 pontos. Caso cometa apenas uma infração gravíssima, o limite cai para 30 pontos. Mas, se cometer duas ou mais infrações gravíssimas, o limite permanece nos atuais 20 pontos. Motoristas profissionais, como caminhoneiros, motoristas de ônibus, taxistas e motoristas de aplicativos, não estão incluídos. Para esses casos, portanto, o limite é sempre de 40 pontos, independentemente da infração. Entretanto, ao atingirem a marca de 30 pontos em 12 meses, esses condutores terão que fazer um curso de reciclagem.

– Atualmente, a carteira de habilitação tem validade de cinco anos para menores de 65 anos e de três anos para maiores de 65 anos. 

Porém, no novo CTB, os prazos passam para:

  • Dez anos para motoristas com até 50 anos;
  • Cinco anos para os condutores com idade entre 50 e 70 anos;
  • Três anos para maiores de 70 anos. 

– Motoristas com menos de 70 anos deverão fazer o exame a cada dois anos e seis meses, contra cinco anos no modelo atual. Já os condutores com CNH válida por três anos irão realizar o exame a cada um ano e seis meses.

Além disso, com a nova lei, será considerada infração gravíssima a não realização do exame em até 30 dias após o vencimento do prazo. A multa será multiplicada por cinco, atingindo o valor de R$1.467,35. Se o exame toxicológico der positivo, o motorista ficará três meses sem poder dirigir e só será autorizado se o resultado der negativo em novo exame.

Como agendar atendimento presencial no Detran SP?

Voltando a falar do agendamento no DETRAN SP, no caso de atendimento presencial, o sistema dá aos candidatos e condutores a opção de escolher a unidade em que deseja realizar o agendamento, o dia e a hora para comparecimento.

Lembrando que o atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento.

Além dos serviços digitais, quase todos os DETRANS estão fazendo agendamentos online para aqueles que ainda exigem atendimento presencial. Com isso, no site do DETRAN SP, para a CNH é possível agendar:

 

  • Exames médicos para renovação;
  • Exame teórico para primeira habilitação;
  • Troca de categoria;
  • Abertura do processo para habilitação cassada, entre outros.

Caso você precise consultar multas e outros débitos do DETRAN? Acesse o link e veja nosso artigo especial sobre o assunto.

O que é o agendamento médico DETRAN SP?

Para tirar a CNH, antes da prova prática, é exigido do condutor aptidão física e mental. O exame médico e psicotécnico serve para comprovar que o futuro motorista está física e mentalmente qualificado para dirigir um veículo, para, assim, não colocar em risco ele e outras pessoas que fazem parte do trânsito.

Uma semana é geralmente o intervalo de tempo entre o agendamento e o comparecimento à clínica. O exame em si dura aproximadamente 1 hora.

O resultado é liberado em aproximadamente 30 minutos após o término do exame.

Importante: Para esses exames não é necessário treinamento preparatório.

Como acelerar a obtenção da sua CNH 

Escolher uma boa autoescola é o primeiro passo para tirar sua CNH economizando o máximo de tempo, preocupação e dinheiro. São vários os motivos para pesquisar bem antes da matrícula:

  • A autoescola é um ambiente que você irá diversas vezes, sendo uma experiência importante e única.
  • Ter uma infraestrutura boa para ser utilizada várias vezes por semana é fundamental. Exemplos: recepção, sala de aula, banheiros, ar-condicionado, simulador de direção e, claro, veículos.
  • Uma boa autoescola fará você evitar problemas com coisas muito importantes, como prazos de agendamento de exames e documentação.
  • Autoescolas que possuem bons instrutores têm, consequentemente, taxas de aprovação mais altas. Isso aumenta bem suas chances de passar de primeira na prova teórica e prática.

É necessário ir à autoescola pessoalmente antes de realizar seu cadastro inicial no DETRAN. Você poderá tirar todas as suas dúvidas e ainda receberá instruções completas para evitar eventuais problemas com a CNH.

Escolhendo uma boa autoescola

Mas, afinal, como sabe como escolher a melhor autoescola para tirar a sua primeira CNH? Vamos ver três dicas simples que podem fazer toda a diferença na hora de fazer sua escolha.

Fique atento quanto à regularização

É imprescindível que a autoescola escolhida funciona de acordo com a Lei, para você não ter uma surpresa ruim após abrir seu processo. Nesse caso, é preciso prestar atenção pois esse tipo de prestadora de serviços só pode funcionar sendo credenciada pelo DETRAN do seu estado. Isso pode ser comprovado através de um alvará de funcionamento expedido pelo órgão.

Portanto, não tenha vergonha em solicitar o documento e observar a sua data de validade – embora o alvará já deva estar visível para todos os clientes.

Vale dizer que alguns DETRANS também disponibilizam essa informação em seus sites. Então dê aquela pesquisa rápida para ver se a autoescola está em dia e dentro das leis, de acordo com o órgão. 

Outro ponto em que você deve ficar atento é ver se a autoescola não é do tipo que oferece “um jeitinho” para que o aluno tenha mais flexibilidade.

Nesse caso, opte sempre pela seriedade. Exigir sua presença em todas as aulas faz parte do trabalho da autoescola, sem nenhuma forma ou voltas para burlar o sistema.

Tudo isso deve ser levado em consideração porque o que não faltam por aqui casos em que locais irregulares chegam a oferecer CNH por um determinado valor fixo aos alunos, sem que eles precisem nem mesmo fazer a prova.

Quanto a isso, a Lei nº 2848, em seu artigo 297, alerta sobre a penalidade para quem pratica a falsificação de documentos. Nesse caso, essa prática ilegal prevê pena de reclusão de dois a seis anos, além de multa.

Pesquise o índice de aprovação da autoescola

Todas as pessoas que entram em uma autoescola querem ser aprovadas na primeira prova, não é mesmo?

Mas essa aprovação, evidentemente, leva em conta diversos fatores:  o primeiro deles é um bom instrutor, seguido do comprometimento do aluno em busca dessa importante conquista. Por isso, pesquisar o índice de aprovação da autoescola também é importante. Essa informação também pode ser obtida pelo site do DETRAN do seu estado.

Desconfie sempre daquelas que apresentam um índice muito baixo, pois pode ser sinal de que há problemas com o método de ensino do corpo docente.

Veja, abaixo, o passo a passo válido para todos os sites do DETRAN, com pequenas mudanças de estado para estado. Ou seja, caso as sequências abaixo podem não ser as mesmas para todos. O ideal é que você tome por base os itens para pesquisa, os quais, geralmente, não mudam.

Para fazer a consulta, é preciso:

1º) Entrar no site do DETRAN do seu estado.

2º) Descer a página até a opção “autoescola”.

3º) Clique em “consultas”.

4º) Ir em “performance de autoescola”.

5º) Selecionar a cidade em que se localiza a instituição e, na sequência, o bairro.

Depois de cumpridas essas etapas, irá aparecer uma tabela com as autoescolas do dessa área que você selecionou. Nessa tabela, então, você poderá ver e comparar o índice de aprovação de cada instituição.

Fique atento aos valores cobrados

É normal e esperado que, antes de finalizar qualquer tipo de compra, seja de um eletrônico ou de uma roupa, você faça uma comparação de preços entre os estabelecimentos para ver qual vale mais a pena.

Essa medida também vale na hora de fazer sua pesquisa sobre a autoescola ideal para você aprender a dirigir na busca de sua CNH.

No entanto, é preciso ficar atento para o barato não sair caro: a prestação de serviços não pode ser comparada como se fosse uma mercadoria. 

Portanto, desconfie da autoescola que pratica preços muito abaixo do mercado, ou de outras que oferecem descontos malucos ou promoções milagrosas. 

Mas falando em confiança, sabe em quem você sempre pode confiar? Na Zapay! Dê uma olhada nesse artigo aqui e veja os motivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.