Categories:

O que significa bateria 70 Ah (ampere)?

Tire as suas dúvidas quanto à bateria de 70 amperes e saiba mais sobre bateria automotiva 70 amperes neste conteúdo especial preparado pela Zapay.

Como funciona a partida de um carro e a importância da bateria, quanto tempo duram as baterias 70 amperes, como conservá-las, quais os gestos que podem fazer a vida útil durar mais, entre outros temas, são abordados aqui neste artigo.

Ainda: saiba sobre a durabilidade de uma bateria e o que esperar da bateria Moura 70 amperes. Venha nessa viagem com a Zapay e confira!

Conheça nossos serviços e aprenda como pagar multa vencida.

No site da Zapay, você pode ainda consultar a situação do seu veículo e parcelar os débitos em até 12 vezes no cartão de crédito. 

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Com a Zapay você vai:

Conheça nossos serviços e aprenda como fazer a consulta de multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Consulte as pendências do seu automóvel.

APP Zapay

Quantos amperes são necessários para dar partida? 

Qual é o veículo que você conduzirá, amigo motorista? Saber qual é o automóvel é importante para respondermos à pergunta deste tópico. 

O motivo é uma questão bastante prática: quanto mais tecnologia o seu automóvel (aqui são consideradas todas as categorias disponíveis no mercado) tiver, mais energia será demandada da bateria – afinal, é preciso que todos os componentes elétricos estejam aptos a receber tal energia.

Segundo especialistas, é necessário cerca de 35% da carga total de uma bateria automotiva para que o veículo possa dar a partida. Porém, é importante ter em mente que essa porcentagem pode variar, a depender de fatores como a variedade de baterias no mercado, marca, estado de conservação do veículo e os cuidados que o condutor possa ter (ou não).

Deixamos aqui duas situações como exemplos: uma bateria de 60 A precisa ter 21 A para dar a partida. Já uma bateria de 150 A precisa de 52,5 A para dar a partida. Então, realmente depende saber qual é o seu veículo.

E não se engane: pode ser que dois carros de mesmo modelo tenham baterias originais com diferentes amperagens, pois pode ser que um tenho mais componentes eletrônicos (tecnologia mais avançada) do que o outro

Para saber se está tudo bem com o seu veículo no momento da partida, é preciso observar se a carga se mantém segura e sem queda de voltagem para menos de 9 V. Isso indica que a bateria está funcionando bem.

Mas, se ao dar a partida, você perceber falhas e que a voltagem fica menos de 5 V, saiba que este é um sinal de mau desempenho da bateria. Neste caso, chame o mecânico de sua confiança para avaliar a situação do item.

Para não ser pego de surpresa, é muito importante que o veículo passe por uma revisão semestral ou anual feita pelo mecânico da oficina que você confia. 

Dica: tenha sempre em local de fácil acesso o manual do proprietário do veículo, pois neste documento constam os todos os dados técnicos do veículo – incluindo informações sobre a bateria de carro ou a bateria da moto, se for o caso.

E como devo fazer se a bateria do meu veículo descarregar?

 Em caso de bateria arriada (forma popular para se referir à bateria descarregada), o indicado é que o condutor solicite a assistência do mecânico de sua confiança. 

É este profissional capacitado quem poderá avaliar se a bateria está descarregada ou, ainda, se ela venceu – como as baterias têm prazo de validade de três (3) anos, em média, pode ser que ela estrague após este período.

Se a solução for recarregar a bateria, é necessário que um carregador adequado seja utilizado. Depois, ao dar partida no veículo, ele ficará ligado e a bateria voltará a carregar. Neste processo, cabe ao alternador abastecer a bateria. 

Já, se a situação for de bateria estragada, o indicado é comprar uma nova. Você pode estar se perguntando: “mas como saberei qual bateria devo comprar?”. É possível saber os dados pela bateria antiga ou ainda consultando o manual do proprietário, uma vez que este documento traz quais são as características específicas deste item fundamental.

Ter cuidado com o veículo, pode fazer com que surpresas desagradáveis com a bateria sejam evitadas. Conheça quais são os maus hábitos que podem descarregar a bateria do seu automóvel e evite cometer estes atos: faróis ligados; chave virada na ignição; rastreador; alarme fora da configuração; som tocando ou a parte da frente do rádio acesa sem que o motor esteja funcionando; luzes internas ou porta-luvas acessas; problemas no alternador; fuga de carga; frio; e deixar o carro parado (sem funcionar) por longos períodos.

Quanto tempo dura uma bateria de 70 amperes? 

A durabilidade da bateria está diretamente relacionada a fatores como marca, variedade da peça, estado de conservação, além os cuidados que todo proprietário deve ter com o veículo. Ainda: quanto mais tecnologia o carro tiver, mais será exigido da bateria.

Considerando este contexto, a vida útil da bateria depende muito de fatores que vão além dela mesma. Na média, as baterias automotivas costumam durar entre dois (2) e três (3) anos, se conservadas de maneira adequada. 

No caso de proprietários muito cuidadosos, é possível que a vida útil da bateria se estenda até quatro (4) anos. Já, se o motorista não for tão zeloso e instalar muitos itens eletrônicos extras no veículo, é capaz que a vida útil da bateria dure apenas um ano e meio. 

Quanto tempo dura uma bateria Moura de 70 amperes? 

De acordo com as explicações da Moura, as baterias veiculares costumam ter uma vida útil média de dois (2) a três (3) anos. Porém, este tempo pode durar um pouco mais ou menos, a depender dos cuidados (ou da falta de zelo) que o condutor tenha com o veículo. 

Se você for um proprietário que sempre deixa os aparatos eletrônicos ligados, por exemplo, é possível que a bateria do veículo dure apenas um ano e meio. Ou seja, garantir o bom uso do carro – e, consequentemente, da bateria – é essencial para o bom funcionamento do automóvel e também dá um alívio ao seu bolso.

A Moura é uma das protagonistas do mercado automotivo e ela faz alguns alertas sobre ações que podem deixar a vida útil da bateria menor. Conheça cada um destes fatores:

  1. Veículo parado: quanto mais você utilizar o carro, melhor será. Pode parecer estranho, mas deixar o veículo em inatividade pode fazer com que a bateria se descarregue, já que a própria estrutura do veículo puxa energia passivamente – o que representa desgaste da bateria. Caso seu veículo fique mais de um mês parado, é importante dar a partida no veículo semanalmente, por cerca de cinco minutos.
  2. Sujeira nas conexões: o desgaste das peças do veículo é algo inevitável ao longo do tempo. E esta situação é caracterizada também pela presença de sujeira. Cabe ao dono do veículo manter a limpeza dos itens – um jeito eficiente para evitar problemas de funcionamento e auxiliar na vida útil da bateria.  
  3. Temperatura: regiões que enfrentam frio ou calor muito intensos tendem a exigir mais da bateria dos carros. O motivo é a reação que ocorre nas peças da bateria, uma vez que o item é feito de chumbo e outros metais. Desse modo, as temperaturas extremas afetam a transmissão de energia da peça, principalmente locais de frio severo, que acabam sobrecarregando e exigindo mais da bateria. Já as temperaturas muito quentes podem causar corrosão das ligas de chumbo e, consequentemente, antecipar a morte natural da bateria – ou seja, encurta sua vida útil. 
  4. Atenção ao uso de faróis, lâmpadas internas e rádio: desligar os dispositivos elétricos antes de desligar o veículo é um cuidado fundamental que todo condutor deve ter. Tais dispositivos apenas devem ser ligados após a partida do veículo. Estes gestos auxiliam para que haja economia no consumo de energia da bateria.

Quantos volts tem uma bateria de 70 amperes? 

As baterias de 70 amperes disponíveis no mercado apresentam 12 V. Confira algumas aplicações desta bateria em veículos:

  1. Alfa Romeo: 156, 164, 166 e Spider.
  2. BMW: 325I, 328I e Z3.
  3. Chrysler: Cherokee (96/00) e Wrangler. 
  4. Citroen: Evasion.
  5. Ford: Del Rey, F150, F250, F1000, F350, Focus 2.0, Mondeo, Pampa, Ranger, Taurus, Explorer . 
  6. GM: Captiva, D20 e Vectra GT.
  7. Mitsubishi: 850I e L-200 (02/04).
  8. Peugeot: 406, 407, 504, 605, 607, 806 e 807.
  9. Renault: Mégane (Aut).
  10. Volkswagen: Passat VR6, Santana, Quantum e Variant VR6. 
  11. Land Rover: Defender e Discovery.

Uma dica importante: verifique sempre no manual do proprietário qual é a bateria indicada para o seu veículo.

Qual a carga normal de uma bateria de 70 amperes?

Existe uma fórmula para sabermos qual é a capacidade da bateria em ampere por hora. Trata-se da seguinte lógica: Capacidade Nominal = amperagem x tempo.

Este cálculo mostra que a corrente elétrica consumida deve ser multiplicada pelo tempo necessário de consumo. Segundo norma da ABNT, adota-se o padrão 20 horas. O cálculo é montado de modo que a tensão atinja 10,5 V.

Assim, a corrente sustentada para uma bateria de 70 Ah é de 3,5 A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *