Zapay > Veículo > Bateria estacionária: O que é e qual o valor?
Você já precisou utilizar uma bateria estacionária? Sabe quais são as principais baterias estacionárias do mercado? Neste artigo, a Zapay lhe responde estas e outras perguntas sobre o que seria este item, para que serve e onde é possível fazer sua aplicação.
Fique por dentro sobre o que é bateria estacionaria, como carregar bateria estacionaria e saiba diferenciá-la da bateria automotiva. Confira!
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O que é uma bateria estacionária?
As baterias estacionárias são projetadas com o objetivo de oferecer uma quantidade constante de corrente por um longo período de tempo. Ainda: este tipo de bateria pode ainda ser descarregada completamente diversas vezes.
Desse modo, é possível dizer que as baterias estacionárias são projetadas para ciclos de carga e descarga profundos.
Tais baterias apresentam placas de chumbo mais espessas, de modo a suportarem quantidades maiores de ciclos de carga e descarga, que é uma demanda por este tipo de uso. Assim, as baterias estacionárias podem ter constantes descargas sem que sua vida útil (ativa) seja prejudicada – para se ter uma ideia, estas baterias podem sofrer até 80% de descarga sem que isso deprecie sua vida útil.
Em média, as baterias estacionárias custam a partir de R$450 – há baterias que chegam a custar até mais de R$15.000, tudo depende de sua aplicação e do trabalho exigido.
Dica da Zapay: Fique por dentro sobre como funciona a bateria de carro.
Para que serve?
As baterias estacionárias apresentam um ciclo de vida maior do que as automotivas, além de proporcionarem segurança de fornecimento e acúmulo de energia necessária para quando for solicitada.
Há algumas vantagens ao se optar pelas baterias estacionárias: segurança e confiabilidade no manuseio, durabilidade e resistência do material, capacidade de geração de energia diferenciada, concentração de energia, uso em diferentes posições, continuidade de sua ação e baixa necessidade de manutenção
Tais baterias são indicadas para serem aplicadas em sistemas de telecomunicações, energia eólica e fotovoltaicas, centrais telefônicas, caixas eletrônicos, segurança e alarmes, iluminação pública e privada, trânsito, nobreaks e monitoramento remoto.
Qual a diferença entre uma bateria estacionária e uma normal?
Engana-se quem pensa que baterias são todas iguais. No caso das baterias estacionária e automotiva, elas possuem a mesma tecnologia, porém suas aplicações são diferentes.
Na prática, exige-se mais das baterias estacionárias, por isso que seu ciclo de vida útil é maior, se comparado ao das automotivas – cerca de cinco (5) anos. Por conta disso, as baterias estacionárias proporcionam segurança de fornecimento e acúmulo de energia necessário para os momentos em que ela é solicitada.
Outra diferença é que as baterias automotivas são formadas por muitas placas em paralelo e de espessura bastante fina, sendo assim, capazes de fornecer uma grande corrente por um curto período de tempo. Um exemplo evidente disso é o momento em que damos a partida no veículo.
Por sua vez, as baterias estacionárias apresentam placas de maior espessura e esta característica não é por acaso: isso ajuda nas aplicações com longos períodos de descargas profundas.
Há ainda diferenças quanto aos aspectos de sustentabilidade e relação com o meio ambiente. Enquanto as baterias automotivas emitem gases tóxicos, as baterias estacionárias não emitem tais gases.
Cuidados com a temperatura.
Quando se utiliza um produto que depende de bateria estacionária, é necessário estar atento a alguns cuidados, sendo um deles a temperatura. É essencial consultar o manual de instruções – ou ainda os dados técnicos acerca da temperatura de operação ideal. Geralmente, fica em torno de 25ºC.
Uma dica valiosa: quando a bateria está funcionando dentro da temperatura de operação correta, sua vida útil corresponde à indicada no manual – cerca de cinco (5) anos.
Caso a bateria fique 10ºC abaixo da temperatura de operação indicada, é possível que sua vida útil dobre. Porém, se ficar 10ºC acima da temperatura ideal, a vida útil cai pela metade. São detalhes que fazem muita diferença.
Desse modo, procure manter a bateria estacionária trabalhando em um ambiente controlado, se possível com ar-condicionado na sala, para garantir maior durabilidade.
Bateria estacionária
Como você já aprendeu neste artigo, as baterias estacionárias são projetadas para ciclos de descargas profundas. Elas possuem placas de chumbo mais espessas, justamente para conseguirem suportar os ciclos de carga e de descarga.
Estas baterias são feitas para acumular energia e fornecê-la aos equipamentos elétricos e eletrônicos que tenham suporte. Por conta disso, é normal sua aplicação em sistemas de alarme anti invasão (segurança e alarme), centrais eletrônicas, empresas ou domicílios que utilizem nobreaks, sistemas de telecomunicações, energia eólica e fotovoltaicas, centrais telefônicas, caixas eletrônicos, iluminação pública e privada, trânsito e monitoramento remoto.
Bateria automotiva comum
As baterias automotivas foram construídas para estarem sempre carregadas, função que cabe ao alternador dos veículos. Ainda: estas baterias fornecem grande quantidade de corrente em um curto espaço de tempo, fato necessário para dar partida no motor.
É o alternador quem se encarrega de manter a bateria sempre carregada, mas, para tal, é necessário que o motor esteja funcionando.
Há algumas vantagens para que as baterias ideias para veículos automotores sejam as de tipo automotivo. Com elas, há alta voltagem, baixo custo de manutenção e durabilidade.
As baterias voltadas para veículos automotores apresentam ainda força eletromotriz de 12 V. Vale ressaltar que todo veículo consome determinada carga nominal ou amperagem, de modo que a toda a parte elétrica original dos carros funciona em 12 V e 40 A. Ou seja, quanto mais moderno e completo for o veículo, mais tecnologia ele terá e, para suportar estes componentes, maior será a amperagem da bateria.
Vale a observação: todo veículo vem originalmente com uma bateria que suporte todos dos seus componentes elétricos. Caso o amigo condutor deseje colocar mais itens que exijam energia, haverá desgaste da bateria.
Como se carrega uma bateria estacionária?
Vale a pena destacarmos novamente que a bateria estacionária é feita de metais mais nobre e possui espessuras mais grossas, para atender as demandas de aplicações com longos períodos de descargas profundas.
Estas baterias pedem uma carga mais lenta e de preferência com sistema de flutuação – que seria um sistema semelhante ao do carregador de nobreak.
Dessa forma, as baterias estacionárias são projetadas para trabalhar em recarga de modo contínuo e permanente. E esta recarga contínua recebe o nome de carga de flutuação, tendo por objetivo manter a bateria sempre com 100% de carga para que ela esteja sempre a postos para ser utilizada.
São os fabricantes de cada bateria estacionária que especificam uma tensão de flutuação, que, por sua vez, pode variar a depender da empresa. Assim, a tensão é sempre ajustada para se adequar ao equipamento que receberá a bateria.
Em outras palavras, a bateria estacionaria não é feita para cargas ou descargas muito rápidas. Por isso, é necessário trabalha sempre em uma carga lenta – em uma corrente baixa de alimentação.
A bateria estacionária demanda um carregador próprio para ela para atender suas necessidades.
Dicas da Zapay!
Dica 1: Saiba por que a bateria do carro não dá choque.
Dica 2: Fique por dentro sobre as melhores marcas de bateria de carro.
Dica 3: Saiba mais sobre bateria de moto.
O que diz a legislação sobre as baterias estacionárias?
A Resolução Anatel/CD nº 570, de 22 de agosto de 2011, é quem aprova o regulamento para certificação e homologação de acumuladores chumbo-ácido estacionários regulados por válvula.
No anexo deste documento, é possível conhecer as normas para certificação Anatel, que tem como objetivo estabelecer os requisitos a serem verificados na avaliação da conformidade de acumuladores chumbo-ácido estacionários regulados por válvula, que operem nos regimes de alta e média intensidades de descarga, para efeito de certificação e homologação junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), quando utilizados como fonte de energia para alimentação de sistemas de telecomunicações.
O texto ainda explica que esta norma se aplica aos acumuladores chumbo-ácido estacionários regulados por válvula, montados como elementos de 2 V ou monoblocos de qualquer tensão nominal, adequados para instalação no mesmo ambiente de equipamentos eletrônicos e utilizados em todos os serviços de telecomunicações regulados pela Agência.
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Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.