Blog Zapay > Conteúdos sobre Veículos > Como se preparar para uma viagem de moto
Seja para aproveitar um feriado prolongado, as aguardadas férias em família ou mesmo para sair da rotina: viajar de moto é uma experiência única. Mas é necessário ter organização para que o passeio não traga perrengues nem dores de cabeça. E um dos aliados do motociclista para essa missão é o baú para moto.
Pode ser baú para moto grande, baú para moto 90 litros, baú para moto 45 litros – o importante é que toda bagagem do condutor fique acomodada de forma segurança, sem comprometer a dirigibilidade.
Confira as dicas que separamos para garantir que sai viagem seja a melhor e a mais segura possível.
– Bagagens e na manutenção
– Como preparar sua moto para a viagem do feriadão
– Planejamento
– Ainda em casa
– Distribuição dos volumes na moto
– Na garagem
– No tanque e no guidom da moto, não
– Como prender
– Acampamentos de moto
– Check-up de véspera
– Coloca a máquina para rodar
Dica da Zapay: confira qual é a moto mais cara do mundo.
Bagagens e na manutenção
O cuidado ao alojar as bagagens está diretamente relacionado à manutenção e ao bom funcionamento da moto. Afinal, peso em excesso danifica os componentes do veículo, oferece mais chances de desequilíbrio e representa perigo no trânsito.
Ao longo desse artigo, confira como garantir o transporte dos seus pertences e o bom desempenho da motocicleta.
Dica da Zapay: sabe o que é moto de trilha, amigo condutor? Conheça algumas opções e as particularidades desse modelo.
Como preparar sua moto para a viagem do feriadão
Preparar a moto para uma viagem durante um feriado prolongado é fundamental para garantir a segurança do condutor e a de seus passageiros. Confira algumas das etapas que não podem faltar nesse processo.
- Verificar a documentação da moto: certifique-se de que o veículo esteja com toda a documentação em dia, incluindo o licenciamento, o seguro obrigatório (DPVAT) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Leve também cópias dos documentos em caso de emergência.
- Revisão mecânica: antes da viagem, leve a moto a uma oficina confiável para uma revisão completa. Atente-se para que os seguintes itens sejam checados e, se necessário, reparados:
a) Óleo do motor: verifique o nível e a qualidade do óleo. Troque-o, se estiver próximo da data da próxima troca.
b) Filtro de óleo e de ar: substitua os filtros, se necessário.
c) Sistema de freios: observe as pastilhas e os discos de freio. Faça a substituição, se estiverem desgastados.
d) Pneus: verifique a pressão dos pneus e o estado geral. Substitua pneus que estiverem desgastados.
e) Sistema elétrico: certifique-se de que todas as luzes, piscas e buzinas funcionem corretamente.
f) Corrente e relação: verifique a tensão da corrente e a folga. Lubrifique, caso seja necessário.
g) Suspensão: avalie se a suspensão está em boas condições e ajustada corretamente.
- Abastecer o tanque: encha o tanque de combustível com gasolina de alta qualidade. Atente-se para a autonomia da moto com o tanque cheio para planejar as paradas para abastecer durante a viagem. Evite surpresas.
- Verificar os fluídos: além do óleo do motor, avalie outros fluídos, como o líquido de arrefecimento e o líquido de freio. Complete ou troque, se necessário.
- Itens de segurança: certifique-se de que a moto esteja equipada com os itens de segurança obrigatórios, tais como espelhos retrovisores, faróis, lanternas e refletores em perfeito estado de funcionamento.
- Equipamentos de proteção: use sempre os equipamentos de proteção adequados, incluindo capacete, luvas, jaqueta e botas. Certifique-se de que estejam em boas condições.
- Bagagem: se o amigo motociclista estiver levando bagagem, é necessário se certificar de que ela esteja devidamente amarrada e equilibrada na moto. Evite sobrecarregar o veículo, pois isso pode afetar a dirigibilidade.
- Rota e planejamento: planeje a rota com antecedência e leve um mapa ou um GPS. Informe alguém sobre sua rota e horário previsto de chegada. Esteja ciente das condições das estradas e possíveis desvios.
- Kit de ferramentas e equipamentos de emergência: leve um kit de ferramentas básico, um pneu reserva e equipamentos de emergência, como lanterna, cobertor térmico e kit de primeiros socorros.
- Descanso e hidratação: faça paradas regulares para descansar, esticar as pernas e se hidratar. A fadiga é um fator importante na segurança durante viagens longas de moto.
Lembre-se: manter as devidas revisões e manutenções periódicas da moto é um costume que muito ajuda no momento de organizar a viagem, afinal evita surpresas desagradáveis e garante a segurança e o bom funcionamento da moto. A avaliação feita por um mecânico experiente e de confiança ajuda muito na prevenção de problemas e na solução de questões que possam surgir no veículo.
Dica da Zapay: saiba quais são as motos mais baratas do Brasil.

Planejamento para viagem de moto
Fazer planejamento da sua viagem, deixando-a organizada, aumenta muito as chances para que o percurso possa ser tranquilo e que dê tudo certo. Vale dizer: esse esforço faz com que o motociclista fique menos vulnerável a contratempos. Esse é cuidado que vale para todas as viagens, sejam elas longas ou médias.
Para tal, é válido usar ferramentas, como o Google Maps (ou o app de mapas do seu celular), afinal elas mostram lugares seguros e confiáveis para que você possa fazer paradas, onde é possível abastecer ou mesmo pernoitar. Com essa preparação, o condutor pode ainda saber onde ele poderá encontrar socorro, caso aconteça algum problema com a moto.
Dica, se possível, faça um seguro-viagem. Há diversas opções desse tipo de produto para quem precisa contrata-lo apenas para o período do passeio, com valores acessíveis – por exemplo, para uma viagem de férias.
Ainda em casa
É importante que o motociclista coloque sobre a cama ou a mesa tudo aquilo que ele pretende levar, desde roupas até utensílios. Depois, veja como seria possível diminuir tais volumes. Para cada situação do dia a dia, calcule o que será utilizado na viagem.
Considere se será mesmo necessário levar um número x de blusas e y de calçados ou se é viável reduzir tais números. Esse princípio é válido para quem viaja com companhia (nessa situação, o número de bagagens duplica) ou para quem opta por viajar sozinho. Ainda: não se esqueça de levar os chamados planos B, que são a chave-reserva, mais um par de óculos ou outros itens essenciais que podem estar na bagagem extra.
Distribuição dos volumes na moto
Uma vez que você já definiu as suas bagagens e os itens essenciais para a viagem, o desafio passa a ser: como acomodar todas as malas na moto. Às vezes, pode ser mais vantajoso levar tudo em uma única mala grande. Em outras ocasiões, pode valer mais a pena distribuir os volumes em duas ou três bolsas menores.
No caso de motocicletas com apenas bagageiro ou baú traseiro, ou mesmo somente com grelha e sissy-bar (o encosto para garupa), a primeira opção costuma funcionar muito bem. Nos veículos com alforges rígido ou de lona, ou com baús laterais, a recomendação é distribuir melhor os volumes.
Na garagem
Vale a pena frisar que a organização da bagagem da moto varia conforme o modelo do veículo, porém, certamente, os volumes mais pesados devem sempre ficar embaixo e aqueles ais leves, em cima, para que não sejam danificados. Esse cuidado centraliza pesos e massas, de modo a evitar desequilíbrios e até mesmo a perda de malas pelo trajeto.
Outro ponto fundamental é equilibrar o peso nos alforges ou baús laterais, de modo que um lado não fique mais pesado do que o outro. Ainda: o motociclista deve deixar tudo organizado e compartimentado, pois, assim, terá fácil acesso a qualquer item, caso haja necessidade. Os objetos grandes ou mais pesados devem ser levados na parte de trás do veículo, presos à grelha. Garante sempre que os objetos estejam todos muito bem fixados para evitar acidentes e dores de cabeça
Tenha em mente que as capas de chuva devem estar bem acessíveis, caso você e o garupa (se houver) necessitem vestir essa proteção rapidamente.

No tanque e no guidom da moto, não
O motociclista deve evitar o transporte de objetos sobre o tanque ou mesmo amarrados no guidom – afinal, eles podem, eventualmente, atrapalhar a dirigibilidade e também levar o condutor e o veículo a quedas. Mesmo as mochilas que apresentam base magnética, que são produzidas para serem presas ao tanque, podem atrapalhar o motociclista. Tome sempre muito cuidado.
Como prender
No caso de baús e alforges, o processo é sem complicações, pois o condutor deve organizar tudo ali dentro e fechar bem o dispositivo. Para garantir que os volumes não fiquem molhados, se houver chuva, o ideal é guardar todos os objetos sempre dentro de sacos plásticos.
Por sua vez, as barracas de camping devem ser amarradas com redes, respeitando a posição horizontal, sobre a grelha ou o bagageiro. Caso não haja o baú e nem o alforges, será necessário prender na grelha e no sissy-bar com a melhor aliada do seu veículo, a famosa redinha.
O amigo motociclista pode usar duas ou mais redinhas, além de extensores elásticos, e passá-los em X – assim, poderá ter a certeza de que nada cairá pelo caminho. Não se esqueça de acomodar tudo em sacos plásticos – evite surpresas desagradáveis com a chuva.
Acampamentos de moto
Se você é um motociclista que costuma viajar com seu veículo para acampar, certamente costuma levar uma barraca e um colchonete. Tais objetos apresentam amis volume do que peso e devem ser presos ao veículo em posição horizontal, pois assim é possível baixar o centro da gravidade.
Caso a moto em questão seja uma custom à moda do motoqueiro malvadão, apenas com o sissy-bar alto easy-rider, é necessário fazer com que a barraca e o colchonete se tornem apenas um volume. Para tal, o condutor deve enrolar um no outro, prender esse volume da vertical, atrás da garupa, fazendo uso das redes e dos extensores elásticos.
Dica de milhões para acampamentos e trilhas: leve o repelente de insetos e o protetor solar.
Check-up de véspera
Os momentos anteriores de cair na estrada são fundamentais para uma viagem segura e confortável, como você já percebeu ao longo desse artigo, não é mesmo, amigo motociclista?! Mais um dos pontos essenciais é o check-up do veículo na véspera da viagem.
Nesse dia anterior ao de sua aventura, abasteça a moto e calibre os pneus adequadamente, conforme as instruções técnicas do manual do proprietário do veículo, feito pela montadora. Esse cuidado deve ser feito com a moto ainda sem as bagagens.
Caso o motorista não encontre o manual, é importante saber que a pressão dos pneus conta também no adesivo colado na balança da motocicleta.
Não se esqueça de conferir se tudo no painel de instrumentos está funcionando, assim como todas as luzes, como faróis alto e baio, piscas, lanterna e luz de freio. Veja também se todos os comandos e dispositivos estão funcionando adequadamente, como manetes, pedais, pedaleiras, dentre outros.
Ainda: evite fazer a viagem com a motocicleta logo após uma revisão na oficina mecânica. Você pode estar se perguntando: oras, mas por quê? Resposta direta e reta: nessa situação, é recomendável rodar com o veículo por alguns dias para ter a certeza de que nada ficou solto, frouxo, mal feito, pendente ou mesmo esquecido. É difícil alguma situação dessas ocorrer, mas nunca é bom dar sorte ao azar, não é mesmo?! Ainda mais se você estiver na estrada.
Coloca a máquina para rodar
Enfim, chegou o tão esperado momento de cair na estrada e viajar! A alegria lá no alto e a segurança sempre em primeiro lugar, lembre-se disso. Se o condutor não estiver familiarizado com a estrada a ser percorrida, é válido informar-se. O respeito à sinalização de trânsito deve ser constante, afinal, as placas e demais sinais tem um objetivo evidente para garantir a ordem e a segurança nas vias.
Tenha em mente que o trânsito não é uma competição, nem mesmo um filme, de modo que as manobras e as ultrapassagens perigosas são terminantemente proibidas.
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Alessandra
Tenho bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Estácio e possuo pós graduação em psicopedagogia na Universidade Anhembi Morumbi. Atuo como jornalista há mais de 15 anos na área, além disso, sou comunicadora, roteirista e redatora, atuando há mais de 12 anos na produção e criação de conteúdos úteis para o público brasileiro. Iniciei a minha carreira atuando na TV aberta, com a apuração de factual e logística para matérias produzidas pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em diferentes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Trabalhei nos principais jornais da emissora, como SBT Brasil, Primeiro Impacto e Jornal da Semana. O contato diário com notícias e matérias despertou em mim uma verdadeira paixão pela produção de conteúdos. Hoje, sou freelancer em criação de conteúdos relevantes, amo atuar enquanto editora e redatora para pesquisar e criar conteúdos do tipo que realmente ajudem o leitor. No blog Zapay, tenho a oportunidade de escrever sobre o universo das burocracias veiculares de modo a descomplicar as coisas: em cada conteúdo produzido, há uma extensa curadoria de informações por trás com o objetivo de criar conteúdos altamente confiáveis e úteis. Espero que curta acompanhar tudo o que produzo por aqui, procuro colocar toda a minha experiência na ponta do lápis para ajudar vocês!