Zapay > Veículo > Entenda o funcionamento do seu carburador
Afinal, para que serve um carburador e quais são os veículos que apresentam esse componente? Quais são os tipos de carburadores? A resposta para essas e outras perguntas você encontra neste conteúdo especial sobre o tema. Vem com a Zapay!
– O Que é o Carburador?
– Como Funciona um Carburador
– Carburador de Carro
– Carburador de Moto
– Tipos de Carburadores
– Quais Defeitos o Carburador Pode Dar
– Manutenção do Carburador
– Quando Trocar o Carburador
– Qual o Preço Médio
Dica da Zapay: conheça a importância do filtro de ar.
O Que é o Carburador?
O carburador é o componente responsável pela alimentação e pela dosagem correta do motor a combustão do veículo – ou seja, é de responsabilidade do carburador realizar a mistura entre ar e combustível.
Caso a dosagem esteja errada, se houver menos ar que o necessário, o veículo irá afogar, devido ao excesso de combustível. Se existir mais ar do que o necessário, não haverá tanta potência. As duas situações prejudicam o motor do carro e aumentam o consumo de combustível.
Desse modo, a importância do carburador se dá também porque é essa peça quem libera a dose correta de cada elemento. Vale ressaltar que caso o veículo seja acostumado a um determinado combustível (gasolina ou etanol), não é recomendável usar outro, pois o funcionamento e a quantidade de doses irão variar para garantir o desempenho.
A maior parte dos veículos atuais não faz mais uso de carburador, de modo que essa peça é mais utilizada por colecionadores de carros antigos, como Fuscas, Kombis e Chevettes.
Quer saber se seu veículo possui carburador? Basta verificar se ele apresenta injeção eletrônica. Se a resposta for positiva, o motor do carro não é carburado. Se a resposta for negativa, é bastante provável que haja carburador. Ao longo dos anos, os carburadores acabaram sendo substituídos pela injeção eletrônica – por isso o teste de verificação.
Dica da Zapay: a bateria de carro é fundamental para seu funcionamento. Confira como preservar o bom funcionamento desse componente.
Como Funciona um Carburador?
O carburador é um componente criado há muito tempo – mais precisamente, no final do século XIX -, e, não à toa, seu funcionamento é todo mecânico. Saiba mais sobre como ele funciona, a seguir.
O ar é aspirado pelo pistão e, depois, ele passa em alta velocidade pelo difusor, que é um estreitamente de passagem – nesse ponto, o metal reduz o tamanho. Assim, quando o ar passa pelo difusor, ele arrasta uma porção de combustível de um reservatório interno, conhecido como cuba.
Quando o condutor acelera, ele aciona a borboleta, que é instalada na base do carburador. Quanto mais ele pisar no acelerador, mais irá abrir a borboleta – assim, mais será liberada a mistura necessário para que o motor possa funcionar. Nesse ponto, uma bomba injeta uma quantidade de combustível da cuba diretamente pelo difusor.
E se o motorista não estiver pisando no acelerador, como o veículo poderá se manter ligado em ponto morto? É simples: uma agulha de mistura controla a entrada de ar e combustível quando a borboleta está fechada. Lembre-se: a borboleta apenas se abrirá se o condutor pisar no acelerador.
O difusor é ainda conhecido como venturi e é nesse que se cria o vácuo. Para que a cuba mantenha o nível correto de combustível, esse controle se dá por intermédio de um sistema simples de agulha e boia. Por sua vez, cabe ao afogador enriquecer a mistura de ar e combustível no momento da partida.
É muito importante quando o automóvel está frio, sobretudo para veículos antigos movidos a etanol. Afinal, o álcool tem uma queima um pouco mais difícil do que a da gasolina.
Quando o motorista puxa a alavanca, a válvula do afogador fecha e diminui o fluxo de ar na entrada do carburador. Depois que o motor se aquece, é fundamental empurrar a alavanca de volta e desligar o afogador. Caso contrário, o consumo de combustível será maior, de modo a prejudicar o motor, a longo prazo.
Lembre-se: os motores de carros não foram feitos para ficarem rodando com uma proporção de ar e combustível inadequada.
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Carburador de Carro
Embora seja um componente simples, o carburador é essencial para o bom funcionamento do veículo. Se estiver desregulado, haverá prejuízo, com gasto excessivo do motor e do consumo de combustível.
Há algumas dicas básicas que podem lhe ajudar com o carburador. Por exemplo, desligar o afogador quando o motor já estiver quente. Ou ainda sempre levar o carro a um mecânico de confiança, preferencialmente, especialista em carburador. Tais cuidados ajudam a melhorar o desempenho do veículo, bem como diminuir o consumo de combustível.
Uma curiosidade: o último carro carburado produzido no Brasil é a Volkswagen Kombi, de 1998.
Carburador de Moto
As motos da Honda não são mais produzidas com motores carburados – hoje, esses veículos aderem totalmente aos motores com injeção eletrônica.
Ainda: é importante ter em mente que quanto mais cilindradas a motocicleta tiver, maior será o carburador. Afinal, para que o veículo tenha mais potência, é necessário que ele libere mais ar e, para tal, a moto precisa de um carburador maior. Desse modo, as motos mais potentes precisam de carburadores que comportem e permitam essa potência maior.
Assim, permitem que entre a quantidade de ar e combustível necessária para uma combustão maior, que admita o desenvolvimento de toda a potência da motocicleta. Porém, nem sempre carburadores maiores são melhores. No caso de carburadores repletos de tecnologia e inteligência, o tamanho costuma ser pequeno – o que não atrapalha a queima e, consequentemente, uma potência, maior para o veículo.
Um aviso aos motociclistas que desejam mexer no carburador da moto ou comprar um novo: atente-se à potência que ele consegue produzir. O ideal é levar o veículo em um mecânico de confiança para a devida avaliação.
Vale destacar que há o sistema Power Jet, que auxilia a enriquecer a mistura. As motos que apresentam essa tecnologia têm desempenho melhor, apesar do carburador menor. Porém, se a ideia é aumenta a potência da moto, a recomendação é um carburador um pouco menor – ao consultar um mecânico, ele poderá indicar qual o melhor modelo para sua moto. O sistema Power Jet ajuda também a moto a ter uma resposta mais rápida.
Lembre-se: cuidado para não aumentar demais o tamanho, pois isso pode enfraquecer a motocicleta – ao invés d ajudar, acaba diminuindo a vida útil do veículo. Assim posto: dois milímetros a mais já uma boa medida.
Tipos de Carburadores
Existe o carburador eletrônico, que faz um de um sensor para operar. Trata-se de um dos últimos tipos de motores carburados criados. Por conta do mencionado sensor, ele manter melhor proporção de ar e combustível, o que, consequentemente, melhora a economia e o desempenho do automóvel.
No que diz respeito ao carburador comum, ele pode ser identificado em dois tipos: simples e duplo. O simples apresenta um único duto por onde passa o ar (único venturi). Por sua vez, o carburador duplo tem dois venturis – o objetivo é aumentar a potência do carro fazendo uso de um venturi extra, o que proporcionará um vácuo maior.
Ainda: o carburador duplo apresenta duas borboletas. Geralmente, esse componente se abre em dois estágios: o primeiro em pequenas velocidades e o segundo quando exige mais do motor.
Há ainda casos em que eles são simultâneos – nessa situação, não importa a velocidade, os dois acionam em conjunto.
Vale destacar que os carburadores duplos permitem maior explosão por parte do motor, o que resulta em maior potência. Isso também quer dizer maior consumo de combustível para que a demanda seja atendida.
Quais Defeitos o Carburador Pode Dar?
Há alguns defeitos comuns quando o assunto é carburador. Um deles é quando o motor engasga em marcha lenta e em alta velocidade. Pode até parecer que o combustível está batizado, porém, o que acontece, de fato, é um vazamento no carburador. A solução é examinar o parafuso da mistura de marcha lenta e da mistura principal, além de verificar a vedação do componente.
Não raro, por conta da ação do tempo, ele pode apresentar rachaduras, ressecamento e danos. A recomendação é procurar o mecânico de sua confiança e avaliar se é possível realizar uma correção ou se a melhor indicação é a troca do carburador. Mais um problema notável é quando o motor do veículo não dá partida. Se houver falha na marcha lenta ou ausência de potência em alta velocidade, é sinal de que o carburador está fora de regulagem. A solução é o ajuste do parafuso de mistura do carburador.
Caso não seja possível ajustar o parafuso, pode ser que alguma das peças do parafuso esteja danificada. Nessa situação, deve-se trocar tais peças.
Quando o motor não ficar em marcha lenta e rotação estiver muito alta, avalie o afogador do carburador e as placas de aceleração. No geral, deve-se substituir alguma dessas peças.
Se o automóvel não arranca ou não mantém a alimentação de combustível em altas velocidade, é necessário ajustar o cabo ou a linha de controle de aceleração. Mais precisamente, o cabo que sai da borboleta.
Já se o motor estiver acelerando em demasia, o ideal é limpar o carburador. Quando o componente estiver afogando e o motor pedindo combustível em velocidades altas, deve-se verificar a agulha do carburador (a boia). Recomenda-se que as peças relacionadas ao combustível estejam ajustadas e instaladas de forma correta para o bom funcionamento do carburador. Afinal, se a boia marcar errado, haverá problemas em relação à proporção de ar e combustível.
Ainda: se o motor tiver acelerações irregulares, vale a pena verificar a vedação do sistema de alimentação do automóvel e do cabeçote. Se o problema for vazamento no cabeçote, a dor de cabeça é maior. A recomendação é que o condutor procure uma oficina mecânica.
Mais uma situação é o motor não manter a marcha lenta e não ter potência em velocidades mais altas, tendo acelerações irregulares apenas em alta velocidade. Nesse cenário, é necessário ajustar o limitador de velocidade do motor.
Já se o motor engasgar em marcha lenta ou alta, e não mantiver a marcha lenta, o carburador irá afogar e o motor ficará pedindo combustível em alta velocidade. Um sinal de que é preciso ajustar a boia do carburador. Trata-se de um ajuste simples, porém a indicação é que seja feito pelo mecânico especializado.
Quando o motor do veículo falha em marcha lenta ou alta, não mantém a lenta, o carburador afoga e o motor não da partida – além de a marcha lenta ter alta rotação e não apresentar potência em alta velocidade -, é necessário avaliar o diafragma, além de outras partes de borracha e plástico. Lembre-se: não devem haver rachaduras e nem distorções nas peças.
Manutenção do Carburador
Manter a limpeza das peças é um cuidado fundamental para sua conservação e o bom funcionamento do veículo. Contudo, vale frisar, que a limpeza deve ser feita apenas por um mecânico especializado ou profissional com experiência nas peças do veículo, afinal, depois da limpeza, é preciso ajustar tudo novamente em seu devido lugar.
Assim, não adianta o carburador ficar limpo, se o amigo condutor não souber como ajustar a borboleta, para que ele não fique acelerado e para que o parafuso possa funcionar perfeitamente.
Nesse cenário, o mais indicado é levar a um mecânico de confiança, para que ele possa verificar todas as peças – assim, danos, trincas e rachaduras podem ser identificados.
Caso sejam encontrados poucos danos, e a depender da situação, é possível arrumar as peças, porém, geralmente, não compensa, pois, o custo do reparo costuma ser maior do que a peça nova. A recomendação é sempre comparar e avaliar qual é a melhor situação/solução. O mais indicado é trocar a peça com dano e instalar uma nova.
Quando Trocar o Carburador?
Da mesma forma que as peças, há reparos que saem mais salgados do que um carburador novo. Em outras palavras: entre ficar com um carburador que pode dar dores de cabeça futuras ou instalar um novo, é preferível a nova peça.
Essa troca é indicada sobretudo quando os problemas apresentados são na estrutura principal, nos dutos metálicos. Quando o duto entorta ou racha, por exemplo, o reparo pode ser mais difícil e mais caro para o bolso do proprietário do carro.
Qual o Preço Médio?
Os valores de um carburador podem variar, indo de R$140 a R$5.000, em buscas na internet. Os preços variam de acordo com o modelo e o desempenho desejado. Caso o amigo condutor queira aumentar a potência do veículo, será necessário desembolsar mais dinheiro, pois as peças serão mais caras.
Vale destacar que é importante se informar com o mecânico de confiança e, junto dele, analisar o que vale a pena. Em média, os preços podem variar entre R$300 e R$1.200.
Uma dica para qualquer peça relacionada a veículo automotores: pesquise e compare preços e produtos. O mesmo vale para um carburador novo. É importante ter o cuidado em comprar a peça segundo as indicações do manual do automóvel e em lojas de confiança.
Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.