bateria de carro
Categories:

Bateria de carro: Veja como fazer a manutenção

Tire suas dúvidas sobre a bateria do carro e saiba como fazer a manutenção adequada para prolongar a vida útil desta peça tão fundamental para o funcionamento do automóvel.

Saiba quais os sinais de desgaste das baterias de carro, quais são as peças de bateria para carros, como escolher a bateria adequada e como substituí-la corretamente.

– Como funciona a bateria do carro 

– Sinais de que sua bateria está com problemas 

– Manutenção adequada da bateria 

– Como escolher a bateria certa para o seu veículo 

– Principais causas de descarga da bateria e como evitá-las 

– Passo a passo: como substituir a bateria do carro

Dica da Zapay: quer saber como consultar multas, de um jeito seguro e prático? Use os serviços disponíveis na plataforma e no app da Zapay.

Como funciona a bateria do carro?

Antes de sabermos como funciona a bateria de um carro, vale a pena termos em mente, afinal, do que a bateria automotiva é feita. Confira a seguir quem são seus componentes:

  1. Eletrólito: este componente é fundamental para se entender como funciona uma bateria automotiva. Trata-se de ácido sulfúrico diluído em água, que funciona como um condutor que transporta os íons elétricos entre as placas positivas e negativas, nos momentos em que a bateria está sendo carregada ou descarregada. Desse modo, quando o ácido sulfúrico é diluído em água, há a divisão das moléculas do ácido em íons de hidrogênio carregados positivamente e íons carregados negativamente. Com tal divisão, o eletrólito tem capacidade de transportar íons, de modo a possibilitar a reação química durante o processo de carga e recarga.
  2. Grades: como os eletrodos negativos e positivos são feitos de materiais frágeis, eles necessitam de um suporte mecânico, que é fornecido por uma grade, que, por sua vez, é feita de liga de chumbo. Ainda: esta rede também conduz eletricidade dos eletrodos para a carga externa. 
  3. Caixa e tampa: estes componentes são feitos de polipropileno, que é uma espécie de plástico forte e leve, que não se estorna frágil no frio, de modo a resistir a choques durante o manuseio. Além de não ser atacado por ácido, este plástico pode suportar os fluidos do veículo, tais como diesel, gasolina e fluido de freio. 
  4. Material ativo: trata-se de uma mistura de óxido de chumbo, água, ácido sulfúrico e aditivos (para o caso de material ativo negativo). Tal mistura é convertida em dióxido de chumbo na placa positiva e chumbo poroso na placa negativa quando a bateria é inicialmente carregada. Vale ressaltar que o eletrodo negativo também apresenta pequenas quantidades de aditivos, de modo a prover à bateria um bom desempenho de descarga em baixas temperaturas e, consequentemente, melhorar a partida. E o que seria a placa? É a combinação de grade e material ativo. 
  5. Separador: este componente é um isolante inserido entre as placas positivas e negativas, que serve para evitar que as placas positivas toquem nas negativas, de modo a causa um curto circuito. Assim, o separador precisa ser microporoso, cm pequenos orifícios, que permitem que os íons fluam por intermédio do separador de uma placa para outra. 

Para que uma bateria automotiva funcione, é importante ter em mente que o eletrodo positivo é feito de dióxido de chumbo e o eletrodo negativo de chumbo poroso.  

Desse modo, quando uma carga elétrica, que podem ser luzes ou o motor de partida, é conectada por intermédio da bateria, uma corrente flui do polo negativo para o polo positivo da bateria, atravessando através da carga externa. Este movimento faz com que a bateria descarregue e o resultado disso é a composição química dos dois eletrodos (positivo e negativo), alterando para sulfato de chumbo.

Contudo, vale dizer que uma bateria pode ser carregada quando coloca uma corrente por intermédio da bateria de uma fonte externa de eletricidade, que é o caso de alternador, dínamo ou ainda unidade de carregamento. Assim, o sulfato de chumbo se converte e retorna aos materiais originais de dióxido de chumbo e chumbo poroso. 

Conforme a bateria de torna carregada, a eletricidade hidrolisa (ou seja, decompõe) a água no eletrólito em seus elementos constituintes de hidrogênio e oxigênio, que, por sua vez, são liberados como gás. Por este motivo, as baterias gastam água quando são carregadas.

Dica da Zapay: fique por dentro sobre a pintura RGB.

carregador de bateria de carro

Sinais de que sua bateria está com problemas 

A bateria quando está com problemas apresenta alguns sinais. Conheça cada um deles, a seguir

  • Falhas ao ligar o carro: este inconveniente acontece quando o motor de partida não tem energia o suficiente para ser acionado. Quando o automóvel fica muito tempo estacionado (vários dias), ou o dia está muito frio, ou ainda o rádio ou as luzes são esquecidos acionados este tipo de situação costuma acontecer.
  • Dispositivos elétricos com problemas: caso rádio, ar condicionado e computador de bordo apresentem problemas, como funcionamento comprometido, este é um indicativo de que a bateria do carro está fraca. 
  • Barulho do motor fraco: este problema pode ser percebido quando o ruído do motor fica mais baixo ou fraco, quando o carro está ligado normalmente.
  • Luzes fracas: se os faróis estão fracos ou mesmo instáveis, isso quer dizer que a energia está insuficiente – podendo ser um problema no alternador ou na bateria. Contudo, se os faróis não estão mais acendendo, então há problema na lâmpada ou no fusível, que possivelmente estão queimados. 
  • Oxidação da bateria (aparecimento de zinabre): esta situação ocorre, pois, as baterias são feitas de materiais corrosivos, que podem fazer com que os terminais oxidem, com o passar do tempo. O zinabre (resíduo azul-esverdeado) é justamente o óxido que se acumula nos eletrodos, de modo a impedir que as conexões elétricas funcionem, o que dificulta a partida do veículo. 

Dica da Zapay: sabe o que é pista de rolamento, amigo condutor? Então, vem que a Zapay lhe explica!

Manutenção adequada da bateria

É importante que o proprietário do veículo ter em mente que a manutenção adequada da bateria do carro é essencial para garantir desempenho, bem como prolongar a vida útil. Confira algumas dicas para fazer a manutenção adequada da bateria:

  • Verificar a bateria regularmente, com inspeções visuais periódicas para analisar se há sinais de corrosão, vazamentos ou danos físicos. Se houver algum problema, como cabos soltos ou corrosão nos terminais, é importante corrigi-lo prontamente.
  • Se houver corrosão nos terminais da bateria (como o acúmulo de uma substância esbranquiçada ou esverdeada), é necessário fazer uma limpeza. Para tal, desconecte os cabos da bateria (começando pelo cabo negativo) usando uma chave apropriada. Depois, prepare uma solução de água morna com bicarbonato de sódio e, usando uma escova de cerdas macias ou uma escova de dentes velha, esfregue os terminais e os cabos para remover a corrosão. Enxágue com água limpa e seque completamente antes de reconectar os cabos (primeiro o cabo positivo e depois o negativo). Observe se os terminais estejam bem apertados.
  • Avalie o nível de eletrólito. Em baterias com tampas removíveis, verifique periodicamente o nível do eletrólito dentro da bateria. Se o nível estiver baixo, adicione água destilada suficiente para cobrir as placas internas, mas não ultrapasse o nível máximo indicado na bateria.
  • Confira a fixação da bateria, afinal ela deve estar firmemente fixada no suporte designado. Vibrações excessivas podem danificar a bateria e seus componentes internos.
  • Caso note problemas persistentes de partida ou sinais de que a bateria possa estar enfraquecendo, é recomendável fazer um teste de carga da bateria em uma oficina especializada. 
  • Se o carro ficar parado por longos períodos, a bateria pode descarregar. Por isso, se possível, faça uma condução regular para recarregar a bateria – ao menos um ou duas vezes na semana. Caso contrário, vale a pena considerar o uso de um carregador de bateria para mantê-la carregada durante o período de inatividade prolongada.
baterias de carro

Como escolher a bateria certa para o seu veículo

Atente-se aos pontos abaixo para escolher a bateria certa para o seu automóvel, amigo motorista:

  • Observe a amperagem (capacidade de Ah) da bateria do veículo, pois ela diz respeito à capacidade de acumular energia. A bateria obrigatoriamente deve seguir as recomendações do fabricante (consulte o manual do proprietário do carro).
  • Analise o tamanho da bateria – bem como a posição dos polos para garantir que a instalação seja adequada no espaço devido.
  • Observe se a bateria do automóvel tem selo do Inmetro, que é uma certificação de qualidade obrigatória.
  • Não hesite em tirar dúvidas com um especialista, afinal são muitos detalhes e cuidados quando o assunto é bateria automotiva. 
  • Leia com atenção os termos de garantia da bateria e faça todas as perguntas que desejar ao vendedor. Certifique-se se o produto é original de alguma fábrica de veículos.
  • Avalie se a bateria atende às tecnologias utilizadas em seu carro. Por exemplo, se seu automóvel tiver start stop, ele precisará de baterias especiais, para que a partida seja mais eficiente.

Principais causas de descarga da bateria e como evitá-las 

Fique atento acerca das principais causas da descarga da bateria do seu veículo automotor, amigo motorista, e evite-os. São eles: luzes acesas, sistema elétrico em funcionamento com o motor desligado, falha no sistema de carregamento, bateria antiga ou defeituosa e parasitas elétricos (como sistemas de alarme, rastreadores GPS ou acessórios instalados posteriormente no carro).

Com este contexto, confira quais são as medidas preventivas para que a bateria do carro não descarregue:

  1. Desligue todas as luzes e dispositivos elétricos quando sair do veículo.
  2. Evite usar dispositivos elétricos com o motor desligado por longos períodos.
  3. Verifique regularmente a condição do sistema de carregamento, incluindo o alternador e a correia de transmissão.
  4. Substitua a bateria conforme as recomendações do fabricante e verifique sua condição regularmente.
  5. Desligue qualquer dispositivo elétrico desnecessário conectado à bateria.

Passo a passo: como substituir a bateria do carro

Antes de trocar a bateria do seu veículo – serviço a ser feito por um mecânico de sua confiança –, é necessário ter alguns itens essenciais, tais como: bateria nova, par de luvas (para evitar machucados), chave inglesa de 8 a 10 milímetros e palha de aço.

Confira o passo a passo para realizar esta substituição de baterias:

  1. O caro deve estar desligado e a chave, fora do contato.
  2. Em seguida, a bateria deve ser localizada – ela encontra-se, geralmente, no motor do veículo, embaixo do capô. Depois, é preciso achar o polo positivo e o polo negativo, que são indicados pelos sinais de + e -, respectivamente. Atenção: determinados modelos de veículos apresentam uma tampa vermelha sobre o polo positivo – o que facilita ainda mais sua localização.
  3. A chave inglesa deve ser utilizada para soltar o polo negativo da bateria. Assim, será removida a proteção e o cabo será puxado para cima. O próximo passo é soltar o polo negativo. 

Um ponto de atenção, amigo motorista: é fundamental que ela não entre em contato com outros metais, caso contrário, pode acontecer um choque elétrico. É preciso se atentar para não segurar os dois polos da bateria, afinal, uma corrente elétrica será formada e a pessoa tomará um choque.  

  • Na etapa seguinte, é importante checar se a bateria não está presa ao suporte. Se ela estiver, é necessário solta-la com a chave inglesa e remove-la do veículo. Vale dizer que a bateria é uma peça pesada, com cerca de 18 quilos – ou seja, é necessário ter cuidado para realizar a remoção.
  • Os polos da bateria devem ser higienizados com a palha de aço, de modo a retirar eventuais ferrugens ou zinabre (que é a marca que resulta da oxidação do cobre, de coloração verde). Se os polos estiverem demasiadamente danificados ou corrompidos, é recomendado que eles sejam trocados por novos. 
  • Agora é o momento de pegar a bateria nova e coloca-la no lugar da bateria antiga. Este processo deve começar pelo polo positivo e depois o negativo deve ser encaixado. Esta é a ordem contrária da retirada da bateria – um detalhe bastante importante. 
  • A bateria deve estar bem encaixada, com as presilhas dos cabos bem apertadas – afinal, os cabos não podem se soltar com as trepidações do veículo, por isso os conectares devem estar instalados corretamente.  Este é o momento de medir o alternador do automóvel, para verificar se a bateria está funcionando conforme o esperado – esta mensuração pode ser feira com um multímetro ou ainda na agência onde a bateria foi comprada.

O normal é que, com o veículo desligado, a bateria tenha entre 12.4 e 12.8 volts, de modo que a carga apresenta entre 13.8 e 14.2 volts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *