filtro de ar
Categories:

Filtro de ar do carro: Guia completo sobre a sua importância e funcionamento

Fique por dentro sobre a importância do filtro de ar em seu veículo. Saiba ainda como ele funciona e como o filtro de ar do motor garante um bom desempenho do carro – além de ajudar na economia de combustível. Vem com a Zapay!

– A importância do filtro de ar no desempenho do carro 

– Tipos de filtros de ar disponíveis para veículos 

– Como escolher o filtro de ar adequado para o seu carro 

– Passos simples para substituir o filtro de ar do seu veículo 

– Sinais de que é hora de trocar o filtro de ar do seu carro 

– Benefícios de manter o filtro de ar limpo e funcionando corretamente 

– Dicas de manutenção para prolongar a vida útil do filtro de ar do seu carro

Dicas da Zapay: tire todas as suas dúvidas sobre tanque de combustível e conheça também quais são os carros mais econômicos no mercado nacional. 

A importância do filtro de ar no desempenho do carro 

É importante o motorista ter em mente qual é a função do filtro de ar – e por quais motivos ele é tão importante para o desempenho do automóvel. Esta alcunha não é ao acaso, afinal, cabe ao filtro de ar impedir que impurezas existentes na atmosfera entrem e fiquem incrustada dentro do motor do carro. 

Estas impurezas podem ser um problema e podem comprometer a força do veículo, além de danificar componentes e piorar o consumo. Desse modo, quanto mais limpo for o conteúdo aspirado, mais eficiente será a queima de combustível.

Dica da Zapay: saiba como ajustar retrovisor

Tipos de filtros de ar disponíveis para veículos

Há diversos tipos de filtros de ar para carros, sendo cada um projetado para coletar partículas e impurezas do ar que entra no sistema de admissão do motor. Os tipos comuns de filtros de ar encontrados em veículos automotores são:

  • Filtro de ar de papel: é o tipo mais comum de filtro de ar encontrado em veículos. Ele é composto por um elemento filtrante de papel dobrado que retém partículas e sujeira do ar. Os filtros de papel são relativamente baratos e oferecem uma boa eficiência de filtragem.
  • Filtro de ar de espuma: é feito de material de espuma de poliuretano, de modo a oferecer uma filtragem eficaz. Pode ainda ser lavado e reutilizado. Os filtros de espuma são frequentemente usados em veículos off-road, onde há maior exposição a poeira e sujeira.
  • Filtro de ar de malha metálica: este filtro é feito de uma malha de metal, geralmente aço inoxidável. Fornece uma alta capacidade de fluxo de ar e pode ser limpo e reutilizado. Os filtros de malha metálica são populares em veículos de alto desempenho e esportivos.
  • Filtro de ar de carvão ativado: por sua vez, este tipo de filtro é usado principalmente para filtrar odores e gases. Ele possui uma camada de carvão ativado que absorve substâncias indesejadas, como vapores de combustível e odores químicos. Os filtros de ar de carvão ativado são frequentemente encontrados em automóveis mais recentes e de luxo.

Além desses tipos principais, há ainda variações e combinações de filtros de ar disponíveis no mercado, projetados para atender a requisitos específicos de desempenho e proteção do motor. É importante verificar o manual do proprietário do carro para determinar qual tipo de filtro de ar é recomendado pelo fabricante.

Como escolher o filtro de ar adequado para o seu carro?

Vale a pena ter em mente que cada automóvel tem requisitos diferentes de ar para que o motor possa funcionar de forma correta. Quando for necessário escolher um filtro de ar, é fundamental verificar as especificações do fabricante do veículo, com o intuito de garantir que o filtro possa atender às necessidades do motor.

A forma como o motorista conduz o carro (estilo de condução) é mais um fator importante, que pode influenciar na escolha do filtro. Afinal, se o motorista costuma dirigir em condições extremas, como em áreas nas quais há muita poeira ou neve, possivelmente será necessário um filtro mais resistente.

É importante considerar também as condições climáticas na hora de escolher o filtro de ar, sobretudo se o amigo condutor mora em locais onde a temperatura varia significativamente. 

No caso de climas mais frios, pode ser interessante que o filtro forneça uma mistura mais rica de ar e combustível, para que o motor possa funcionar de forma mais eficiente. Por sua vez, para motoristas que residem em cidades cujas temperaturas costumam ser mais elevadas, faz-se preciso um filtro que forneça mais ar para o motor para que o desempenho seja mais adequado. 

filtro de ar condicionado

Passos simples para substituir o filtro de ar do seu veículo 

É fundamental que o proprietário do veículo leve o carro a uma oficina mecânica de confiança, para que sejam feitas as revisões e manutenções necessárias. E este cuidado engloba também o filtro de ar do automóvel.

Caso seja necessária a troca do filtro de ar, pode ficar tranquilo, amigo motorista, pois este é um procedimento simples. Confira o passo a passo para que esta substituição possa ser feita de forma segura:

  • Adquira o filtro de ar correto para o modelo do carro em questão. O novo filtro de ar deve ser igual ao filtro antigo. Para que não haja dúvidas, é necessário consultar o manual do proprietário do automóvel, documento onde consta todas as informações técnicas do carro.
  • Mantenha o automóvel em uma superfície plana. O veículo deve estar devidamente estacionado e com freio de mão puxado para que a troca de filtro seja feita. 
  • Abra o capô e localize o filtro. Caso seu automóvel seja um modelo antigo e tenha carburador, é importante saber que o filtro de ar estará localizado sob uma cobertura redonda de plástico ou metal. Já no caso de carros mais novos, o filtro estará em uma caixa quadrada, posicionada entre o motor e a grelha frontal. 
  • Remova a tampa onde está o filtro de ar. Para tal, é necessário remover a braçadeira que veda a condução e ar. Em seguida, deve-se retirar os parafusos que fixam a tampa. A tampa deve ser puxada para fora do condutor de ar e, depois, levantada até que se solta da caixa. É importante manter todas as peças juntas para que nada se perca ao concluir a substituição.
  • Nesta etapa, deve-se retirar o filtro e limpar o local onde esta peça estava, com uso de uma mangueira de ar comprimido ou um aspirador de pó. Dica: deve-se ter atenção para fechar o condutor de ar com uma fita adesiva antes que a limpeza se inicie – este cuidado garante que o motor não receba nenhuma impureza. 
  • Coloque o filtro novo no dentro da caixa com aro de borracha virado para cima. Observe se as bordas de borracha estão seladas adequadamente.
  • Finalmente, coloque a tampa. Para esta etapa, é necessário ter cuidado na conduta de ar, de modo a pressioná-la para baixo. Coloque os parafusos e aperto-os bem. Observe se todos os itens estão reinstalados de forma adequada.  

Sinais de que é hora de trocar o filtro de ar do seu carro 

Quando chega o momento de trocar o filtro de ar do automóvel, o próprio veículo costuma dar alguns sinais para que a substituição seja feita. A dica é se atentar às pistas relacionadas ao motor do carro – caso esteja fazendo ruídos ou caso o automóvel falhe nas primeiras marchas, possivelmente há algum problema com o filtro de ar.

Outro indicativo é o consumo maior de combustível. Este problema ocorre, pois, o motor terá que fazer mais força para puxar o ar, o que, consequentemente, aumenta o consumo do combustível. Neste cenário, a combustão do ar e do combustível acontece com uma qualidade pior. Além disso, o motor fica cheio de detritos, o que contribui para que ele funcione de forma muito aquém. 

A perda de desempenho do carro é mais um sinal, afinal, nota-se a perda de potência nas retomadas de velocidade, o que faz com que mais combustível seja gasto. Para completar este quadro, a temperatura interna fica mais elevada e o interior do carro pode ainda ser invadido por algum nível de fumaça. Fique atento!

Se o amigo condutor perceber qualquer uma destas situações, é recomendável que um mecânico profissional e de confiança avalie o veículo para entender o que é o problema, como está o filtro de ar e propor uma solução. 

Benefícios de manter o filtro de ar limpo e funcionando corretamente 

Há uma série de vantagens quando o filtro de ar é mantido limpo e com bom funcionamento. Um destes benefícios é a melhor na eficiência do motor. Isso ocorre, pois, um filtro de ar limpo permite que uma quantidade adequada de ar limpo entre no sistema de admissão do motor. 

Este cuidado resulta em uma mistura ar/combustível mais equilibrada, além de uma queima mais eficiente, o que pode melhorar a eficiência do motor. Desse modo, uma melhor eficiência do motor, geralmente, se traduz em maior economia de combustível.

Outro ponto importante é o maior desempenho apresentado, afinal, um fluxo de ar desobstruído e limpo permite que o motor funcione de forma mais suave e eficaz. Isso pode resultar em um aumento de potência e torque, de modo a proporcionar melhor desempenho ao acelerar e ultrapassar outros veículos, por exemplo.

Quando um filtro de ar está sujo ou obstruído, há mais entrada de partículas de sujeira e detritos no motor. Essas partículas podem causar desgaste prematuro nas peças do motor, como pistões, anéis, cilindros e válvulas. Assim, manter o filtro de ar limpo reduz o risco de danos ao motor e ajuda a prolongar sua vida útil.

Vale ter em mente que um filtro de ar limpo ajuda a proteger o sistema de admissão do motor contra o acúmulo de sujeira, detritos e contaminantes. Isso inclui proteger o corpo de borboleta, as válvulas de admissão e o sensor de fluxo de ar. Um sistema de admissão limpo e desobstruído permite um desempenho adequado e evita problemas de funcionamento.

Quando falamos em veículos com sistemas de ventilação interna, como ar-condicionado e aquecimento, o filtro de ar também ajuda a melhorar a qualidade do ar dentro do automóvel. Um filtro de ar limpo remove partículas de poeira, poluentes e alérgenos, o que proporciona um ambiente mais saudável para os ocupantes.

Em suma, manter o filtro de ar limpo e funcionando corretamente é essencial para o desempenho ideal do veículo, economia de combustível, vida útil do motor e qualidade do ar interno. Assim, a recomendação é sempre seguir as instruções do fabricante em relação à substituição ou limpeza periódica do filtro de ar, de acordo com o programa de manutenção do carro.

Dicas de manutenção para prolongar a vida útil do filtro de ar do seu carro

Conheça algumas dicas que podem auxiliar na manutenção para que a vida útil do filtro de ar do seu automóvel possa ser prolongada. Confira:

  • Verifique regularmente o filtro de ar, com inspeções visuais periódicas para avaliar o estado do filtro de ar. Procure por sinais de sujeira, acúmulo de poeira ou danos. Caso o filtro esteja visivelmente sujo ou danificado, é indicada a substituição.
  • Respeite e siga o que diz o manual do fabricante do carro. Consulte este documento para conhecer o intervalo de substituição recomendado pelo fabricante do filtro de ar. Geralmente, é indicada a substituição do filtro de ar a cada 15.000 a 30.000 quilômetros – ou conforme indicado pelo fabricante.
  • Se você dirige em condições severas, como estradas empoeiradas ou ambientes com muita poluição, o filtro de ar pode se sujar mais rapidamente. Nesses casos, é válido considerar a substituição do filtro de ar mais frequência para garantir um desempenho adequado.
  • Antes de abrir o compartimento do filtro de ar, certifique-se de que a área ao redor esteja limpa para evitar que a sujeira entre no sistema. Use um pano limpo para remover qualquer sujeira ou detritos antes de substituir o filtro.
  • Alguns filtros de ar são projetados para serem substituídos quando ficam sujos. Não tente lavar ou limpar esses filtros descartáveis, pois isso pode comprometer sua eficácia. O melhor é sempre os substituir por um novo.
  • Ao substituir o filtro de ar, opte por filtros de ar de alta qualidade e que sejam compatíveis com o seu veículo. Filtros de ar genuínos do fabricante ou de marcas confiáveis ​​geralmente oferecem melhor desempenho e durabilidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *