Como lavar motor do carro
Categories:

Como lavar o motor do carro de forma segura?

Veja dicas e informações essenciais para manter o motor limpo, mas sem prejuízos à mecânica

Para aqueles que gostam de manter a aparência do carro sempre em dia, uma dúvida geralmente surge na hora da limpeza: é possível lavar o motor do carro? Como fazer isso de forma segura? São estas dúvidas que iremos responder neste artigo. 

O hábito de lavar o motor do carro com jatos de água é antigo e vem da época em que os veículos não tinham tantos componentes eletrônicos como os atuais. Hoje, com inúmeros sensores, chicotes, conectores e módulos, esse tipo de limpeza requer atenção redobrada. Saiba que ainda é possível lavar o motor do carro, mas obedecendo a alguns aspectos importantes.

Como lavar motor do carro

A recomendação da maioria dos fabricantes de carro é que não deve ser utilizado jato d’água de alta pressão para a limpeza do motor. Esse tipo de equipamento pode danificar o alternador, o módulo de injeção eletrônica, a bateria, o cilindro mestre, a central do sistema ABS e a caixa de fusíveis, por exemplo. 

Outro risco é deteriorar a proteção contra infiltração de outros componentes do motor, como velas e bobinas. O uso de jato d’água de alta pressão para a lavagem do motor do carro também pode provocar a deformação das aletas de alumínio do radiador e do condensador do ar-condicionado.

Como lavar o motor do carro?

É indicada a limpeza do motor com pano úmido e solução com desengraxante ou detergente biodegradável. Outro recurso disponível em lojas e estabelecimentos automotivos são os sprays de limpeza a seco, que podem ser utilizados com panos de microfibra e pincéis.

Lembre-se que a limpeza do motor deve sempre ser feita quando ele estiver frio, a fim de evitar queimaduras e também de possíveis fissuras ou trincas no bloco do motor causadas pelo choque térmico. Outro cuidado é certificar-se de que a ignição está completamente desligada – na dúvida, retire a chave do miolo de ignição.

Após a limpeza, jamais pulverize nenhum tipo de fluido (como óleo diesel, querosene ou óleo de mamona, por exemplo) sobre o motor e demais componentes no cofre. Como são derivados de petróleo, estes fluidos podem danificar e até corroer componentes plásticos, além de causarem a retenção de poeira – deixando o motor com aspecto mais sujo em menos tempo. 

Em caso de sujeira extrema – como barro e lama após percurso off-road com um veículo 4×4 –, a recomendação é que o proprietário do carro procure uma empresa especializada neste tipo de serviço. Uma das técnicas utilizadas por estas companhias é a lavagem do motor com máquina a vapor, que é capaz de desengraxar e destruir a sujeira sem danificar os componentes. Ainda assim, todos os itens eletrônicos devem ser devidamente protegidos com sacos plásticos a fim de evitar contato com a umidade.

Seguindo estes passos, você poderá manter limpo o motor do seu carro, sem ter nenhum prejuízo à mecânica. Aqui no Blog da Zapay você também pode encontrar dicas de como manter a sua moto em dia. E caso você precise consultar débitos de veículos de forma rápida e segura, pode contar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *