pessoa com cuidados com a moto
Categories:

8 cuidados essenciais para se ter com a moto

A moto faz parte das estradas do país e das ruas das cidades. Das mais simples às mais potentes, elas desfilam seus roncos de motor e cortam o trânsito por onde quer que passem. Repare no quanto os motoqueiros, ou motociclistas (como gostam de ser chamados os condutores de Harley Davidson Brasil afora), são atenciosos nos cuidados de seus veículos e precisam de equipamentos especiais para condução.

Se você já possui uma motocicleta ou está pensando em comprar uma, se liga nas dicas que preparamos para você! Com elas, os gastos de manutenção serão menores, você terá mais segurança e a moto vai durar muito mais.

Mantenha os pneus da moto calibrados

Assim como nos carros, os pneus calibrados adequadamente e com a frequência certa fazem total diferença no bom funcionamento e na segurança, pois mantém o alinhamento.

Mantenha-os frios na hora da calibragem e evite fazer isso em casa. É importante que a pressão esteja adequada para evitar maiores problemas. Lembre-se que rachaduras e pouco uso da moto podem prejudicar a qualidade dos pneus e até mesmo causar acidentes. 

Lubrifique e regule a corrente dentada

É a corrente que faz com que toda energia do motor chegue na roda de tração, ou seja, ela é parte fundamental e de grande importância da sua moto, por isso, precisa de cuidados sempre!

Toda semana é importante que você limpe a corrente e a lubrifique. Esse processo não é nada trabalhoso e você pode fazer em casa mesmo.

A limpeza da moto é um dos cuidados mais importantes

Nem só por causa da beleza e brilho você deve sempre lavar e limpar sua moto. Diferente dos carros, as motocicletas são abertas e deixam todos seus componentes de funcionamento ao vento, praticamente. Isso pode causar oxidação das peças.

Por conta disso, sempre lave sua moto à sombra, com sabão neutro e água. Lembre-se de sempre fazer isso com o motor frio para não se machucar e nem causar danos à moto.

Confira sempre a parte elétrica antes de sair com sua moto

Sempre teste o farol, as luzes de freio, o painel e os freios. Lembre-se que além de causar acidentes, o mal funcionamento destes componentes pode levar à multa por infração média.

A intensidade das luzes está fraca? Provavelmente a sua bateria precisa ser trocada. Leve a moto ao mecânico caso perceba esse tipo de problema. 

Troca de óleo do motor é mais um cuidado para se ter com a moto

Verifique o período indicado pelo fabricante e troque o óleo regularmente. É importante também observar se há algum tipo de vazamento. 

Normalmente a troca de óleo acontece entre 1.500 e 3.000 kms rodados. Tudo depende do modelo da moto, do fabricante e da idade da mesma. 

A conservação do motor depende também da lubrificação adequada, por isso, preste atenção aos ruídos da sua moto, pois eles também dizem muito sobre a saúde do motor e quais cuidados você precisa ter. 

Cuidado com os cabos da moto sempre!

Existem 3 tipos de cabos nas motos: de freio, de embreagem e de aceleração. Normalmente eles são acessíveis e visíveis, então procure sempre olhar e avaliar o estado de conservação e se pode acontecer alguma quebra.

Evite manter a mão na embreagem

Diferente dos carros, a moto possui a embreagem na mão e, alguns condutores têm o hábito de manter a mão apoiada ali. No entanto, isso pode forçar a embreagem mais do que deveria e ainda, alterar a rotação.

Por isso, procure rodar com a moto sem apoiar a mão na embreagem sem necessidade.

Cuidados importantes com o veículo

Além dos pontos de atenção com a parte mecânica do carro, é muito importante manter os documentos em dia, renovar sempre a sua CNH e não deixar dívidas com multas ou taxas obrigatórias. 

Se o seu veículo possui alguma pendência financeira, legalize e mantenha a saúde completa do seu carro e da sua licença para dirigir. Com a Zapay você consegue pagar esses débitos e até parcelar. Tudo isso online e de forma acessível para o seu bolso.

Com todas essas dicas, sua motocicleta vai durar bastante tempo e você precisará ir menos vezes ao mecânico. Lembre-se que qualquer veículo precisa de conservação e cuidados para evitar acidentes e multas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *