Zapay > Veículo > Filtro de cabine do carro: quando trocar?
Também conhecido como filtro de ar-condicionado, item é essencial para manter a poluição e impurezas do lado de fora do veículo
No trânsito das grandes cidades, os motoristas acabam ficando expostos a uma grande quantidade de agentes poluentes, como material particulado, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos, entre outros. Para reter parte desses elementos e tornar o ar no interior do veículo menos nocivo à saúde, a maioria dos carros traz o filtro de cabine (também conhecido como filtro de ar-condicionado ou antipólen).
De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar provoca a morte de mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil. Daí a importância de manter os cuidados com a manutenção do filtro de cabine, item essencial para diminuir a concentração de impurezas no sistema de climatização. O filtro de ar-condicionado é capaz de barrar fuligem, insetos, poeiras e outros agentes externos que poderiam passar para o interior do carro.
Ao longo do tempo, estes contaminantes podem provocar efeitos como mau cheiro no sistema de ventilação (devido ao acúmulo de bactérias e fungos) e aumento na concentração de vírus no interior do veículo, provocando riscos para as vias respiratórias dos ocupantes. Em média, um filtro de cabine automotivo é capaz de reter partículas até 25 vezes mais finas que um fio de cabelo.
Quando trocar o filtro de cabine?
Uma das principais dúvidas dos motoristas é sobre quando trocar o filtro de cabine. Assim como os demais filtros do carro (como de ar, combustível e óleo), o filtro de ar-condicionado possui prazo de substituição indicado no manual do proprietário. Em geral, a troca deve ser feita preventivamente a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados.
Porém, este intervalo pode variar de acordo com cada fabricante e, principalmente, com o tipo de região em que o carro circula com maior frequência. Veículos que rodam sempre em vias urbanas, com alto tráfego de carros e ônibus, ou em estradas com muita terra e poeira, por exemplo, podem ter o filtro saturado de forma acelerada. Nestes casos, a indicação é que seja feita uma verificação do estado do componente a cada 6 meses ou 5 mil quilômetros.
Se a troca preventiva não for realizada, o motorista poderá identificar problemas no sistema de ar-condicionado, como redução do fluxo de ventilação, presença de odores desagradáveis e, em casos mais sérios, partículas visíveis nas saídas do ar-condicionado. Filtros obstruídos também podem acabar forçando o trabalho do compressor de ar-condicionado, o que pode acarretar em aumento do consumo – clique aqui se quiser descobrir dicas de como economizar combustível ao dirigir.
Tipos de filtro de cabine
Na hora da substituição do filtro de cabine, o proprietário do veículo deve se atentar ao tipo de filtro recomendado pelo fabricante. Em geral, há apenas dois tipos de filtro de cabine: convencional (de cor clara) e de carvão ativado (de aspecto escurecido). Enquanto o convencional é capaz de reter as impurezas, o de carvão ativado possui a função adicional de controle de odores e mau cheiro.
A localização do filtro de cabine no veículo pode variar de acordo com o modelo. A região de instalação mais comum é aquela atrás do porta-luvas, sendo possível ficar alojado em receptáculos próximos à parede corta-fogo (abaixo do painel) ou até mesmo no cofre do motor. Para saber a posição exata, consulte o manual do proprietário. Alguns veículos de determinados fabricantes saem de fábrica podem sair de fábrica sem o filtro de cabine instalado, mesmo que haja local específico de acomodação.
Para a instalação, que é relativamente simples, o principal cuidado é observar o lado correto da montagem. A orientação é indicada pelo desenho de uma seta, que aponta o fluxo de ar correto. Para manter o bom funcionamento do sistema de ar-condicionado, outras dicas são realizar a higienização periódica dos dutos de ventilação e jamais realizar a limpeza do filtro de cabine com jatos de ar comprimido – sempre realize a substituição por um componente novo.
Gostou deste conteúdo sobre filtros de cabine? Saiba que aqui no Blog da Zapay você encontra diversos artigos sobre lançamentos, manutenção automotiva, impostos, legislação de trânsito e muito mais. E se você quiser realizar a consulta de débitos de veículos, conte com a Zapay para facilitar o pagamento de licenciamento, IPVA e multas em até 12x!
Imagens: Divulgação
Gustavo de Sá