Categories:

O que é um filtro de combustível?

Que todo motorista e proprietário de veículo, de qualquer uma das categorias possíveis, deve conhecer intimamente seu automóvel, isso você já sabe. Mas você consegue verificar as peças fundamentais para o funcionamento do seu carro – ou ainda da sua moto, do caminhão, do ônibus, entre outras opções de mobilidade automotiva terrestre?

Pensando em facilitar a sua vida, a Zapay preparou este conteúdo sobre o filtro de combustível, elemento do seu veículo que tem como função eliminar impurezas no combustível, como o nome já entrega.

Neste artigo, você aprenderá o que é um filtro de combustível, sua função, como saber se este elemento está com algum dano e onde você poderá encontrar o filtro de combustível no seu carro. 

Vem, que a Zapay vai lhe explicar tudo de um jeito simples, para que você possa ficar ainda mais por dentro de tudo o que acontece no seu veículo. Leia e confira! 

Para que serve um filtro de combustível?

Vamos começar pelo mais simples – afinal, antes de explicarmos para que serve um filtro de combustível, é válido que o amigo motorista saiba o que é um filtro de combustível. Sem mais delongas: trata-se de uma peça que fica entre o tanque e o motor do seu carro. O filtro de combustível apresenta-se com o formato de um cilindro, com duas pontas por onde passa o combustível (álcool, gasolina ou diesel) com os resíduos.

Indo ainda mais a fundo para entendermos o filtro de combustível: dentro de cada cilindro da peça, existe uma rede de filtros que são importantíssimas. Afinal, elas são o local por onde o combustível passa para ficar mais puro, de modo a sair, consequentemente, na outra ponta, direto para o cilindro de combustão. 

A maior parte dos filtros encontrados nos automóveis e no mercado tem as cores preta ou dourada. É possível também encontrar a peça revestida por uma capa branca.

Uma dica para garantir o bom funcionamento do filtro de combustível do seu veículo é atentar-se e garantir que ele esteja vedado, já que ele é essencial que o sistema interno formado por uma película limpadora esteja o mais intacto possível. Caso a vedação não seja possível, é recomendável procurar o mecânico de sua confiança ou uma oficina mecânica para uma avaliação. Este pode ser uma das situações indicadas para o momento que surgir a pergunta: quando trocar o filtro do combustível? Portanto, fique ligado!

E qual seria a função do filtro de combustível. Cabe a esta peça filtrar o líquido presente dentro do tanque, de modo a eliminar impurezas no combustível – assim, ele chegará ao cilindro de combustão o mais puro possível.

O filtro de combustível tem a capacidade de retirar impurezas muitas vezes invisíveis a olho nu, tais como ferrugem, poeira, ferro, água, partículas orgânicas (bastante comuns no álcool), entre outras. O líquido puro, por sua vez, é jogado diretamente no motor. 

Como você bem sabe, o carro funciona com base na queima de combustível – todo veículo automotivo apenas consegue andar a partir deste processo químico, que ocorre muitas vezes dentro do motor. Mas você pode estar se indagando: o que tem a ver com o líquido puro jogado dentro do motor? Spoiler: tudo! A gente explica para você: quando este líquido puro se mistura com o ar e é acionado por uma faísca, ele se transforma em fogo. Finalmente, por sua vez, este fogo gera a energia necessária para empurrar o pistão e movimentar as rodas do seu veículo.  Sim, o seu veículo funcionando é uma verdadeira aula de Química e Física!  

O líquido limpo faz com que esse processo, que possibilita o empurrão no pistão e a movimentação nas rodas, seja ainda mais eficiente. A sujeira, que são as partículas estranhas, não geram calor suficiente para que este processo ocorra, de modo que o veículo fica sem potência e também com problemas em alta velocidade. Ou seja, a qualidade do combustível que você compra para abastecer o automóvel em muito importa para o melhor funcionamento do seu carro. Portanto, fique atento e dê preferência aos postos com qualidade certificada. 

O excesso de impurezas pode pesar também no seu bolso: mais combustível será consumido para que a explosão necessária seja gerada para que o veículo atinja uma determinada velocidade – consequentemente, aumenta o custo da viagem. E, na atual crise socioeconômica, ninguém quer que gastos desnecessários apareçam, não é mesmo?!

Como saber se o filtro de combustível está ruim?

Que o filtro de combustível é essencial, isso você já percebeu, afinal, ele é de extrema importância para que seu carro faça o mais básico dos movimentos e de suas funcionalidades: ande. Mas como saber se o filtro de combustível está ruim? Há alguns sinais que indicam que está na hora de trocar a peça, como marcha lenta irregular e dificuldades na aceleração do veículo.

Outros sinais importantes que você, motorista, deve observar são: instabilidade no desempenho do motor, com aumento no consumo de combustível, presença de ferrugem ou de resíduos no tanque e dificuldade para dar partida no veículo. Ao perceber algum desses sinais, o ideal é procurar uma avaliação do seu mecânico de confiança.

E é fundamental estar atento ao funcionamento do filtro de combustível de seu veículo, pois negligenciar esta peça pode lhe trazer muitas dores de cabeça, além de problemas graves, como vazamentos e até mesmo incêndios. Problemas no filtro de combustível podem ainda ocasionar sua queima e também falha dos bicos injetores. Não dá para bobear!

Vale lembrar que poeira, ferrugem, água, dentre outros resíduos, podem se acumular no filtro.

É importante saber também como trocar esta peça. As dicas a seguir valem para saber como substituir o filtro de combustível do Corsa ou ainda como trocar filtro de combustível do Celta ou de qualquer outro veículo, o princípio é o mesmo. Confira!

Com o carro desligado, frio e em terreno plano:

Localize o filtro de combustível.

Com um alicate, faça uma alavanca para soltar o conector de um dos lados do filtro de combustível. 

Ainda com o alicate, do outro lado, faça novamente uma alavanca e solte o outro conector também. Assim você terá os dois conectores soltos.

Retire o filtro de combustível.

Substitua filtro de combustível velho pelo filtro de combustível novo. 

Com o filtro novo em mãos, é necessário sempre observar a seta do fluxo de combustível, que vai do tanque para o motor.

Trave o filtro de combustível em A e certifique-se se a peça ficou travado. 

Trave também o outro lado, da saída do combustível. 

Tenha certeza de que os dois conectares estão presos. 

Fixe novamente o filtro no veículo na braçadeira que prende o filtro.

Após esse procedimento, é necessário ligar o veículo e verificar se não há vazamento. 

Se não tiver vazamento, a instalação do novo filtro de combustível estará concluída. 

Onde fica o filtro de combustível?

Para localizar o filtro de combustível do seu automóvel é fácil. Ele encontra-se entre o tanque de gasolina e o motor do veículo, costumeiramente na parte traseira do seu carro. 

Conheça os outros filtros que estão disponíveis em seu veículo.

Filtro de ar:

Esta peça de seu veículo tem como finalidade evitar que as partículas de impureza do ar cheguem à câmara de combustão do motor. Ele é de extrema importância, afinal, o filtro de ar, quando em perfeitas condições de funcionamento, reduz o desgaste em componentes, como pistões e bielas, além de reduzir o consumo de combustível – ou seja, ajuda o bolso do motorista. A troca dessa peça varia, conforme fatores como validade do filtro ou a quilometragem do automóvel. Quando o motorista costuma trafegar mais em áreas urbanas, recomenda-se que a troca aconteça a cada dez (10) mil quilômetros. Já para os condutores que tem por rotina estradas das áreas rurais, a indicação é para que a troca ocorra a cada cinco (5) mil quilômetros rodados. 

Filtro de ar da cabine:

Embora não tenha uma ligação direta com o motor do seu veículo, este filtro é muito importante para o conforto do condutor/proprietário do automóvel. Cabe ao filtro de ar da cabine realizar a filtragem dos poluentes para que estes não entrem na cabine do veículo.  Embora seja menos famoso do que os outros filtros do carro, o filtro de ar da cabine merece muita atenção, afinal o ar-condicionado deve ter manutenção constante para que o carro apresente sempre um bom desempenho. Além de filtrar o ar que entra na cabine, esta peça também retira odores desagradáveis que poderiam adentrar o carro. Mas é necessário trocar o filtro de ar da cabine de quanto em quanto tempo? Na realidade, esta resposta depende de algumas variantes, como o local onde o motorista costumar rodar, por exemplo. Se você, motorista, enfrenta muito congestionamento, o que pode ser prejudicial ao veículo, é necessário atentar-se ainda mais ao filtro. Em todo caso, a cada vinte (20) mil quilômetros rodados, recomenda-se a avaliação e, a depender do que diz o mecânico de sua confiança, a troca.

Filtro de óleo:

Esta peça, por sua vez, desempenha importante função na retenção de resíduos causados pela fricção do motor e da queima do combustível nos óleos lubrificantes do motor. Desse modo, é necessário prestar muita atenção em seu funcionamento e zelar pelo bom desempenho, pois a falta de atenção com o adiamento de sua troca, quando necessário, diminui a eficiência e a longevidade das peças do motor de seu veículo. Portanto, fique sempre alerta. Segundo a recomendação das montadoras, a troca do filtro de óleo deve ser feita no mesmo momento da troca de óleo. A dica é: tenha em fácil acesso o manual do proprietário do seu veículo, pois nele você saberá quando realizar a troca de óleo – e, consequentemente, a troca do filtro de óleo.

Dicas da Zapay

Dica 1: Você sabe o que é o intercooler do seu veículo e para que ele serve? Ou ainda: qual procedimento tomar se o intercooler estiver quebrado? Um spoiler: o intercooler é o componente que resfria o ar admitido pelo motor, o que faz aumentar seu rendimento volumétrico. Ele é uma espécie de radiador cuja função é resfriar o ar admitido pela turbina de um motor. Para sanar todas as suas dúvidas, a Zapay preparou este conteúdo explicando tudo o que você precisa sobre este componente do seu veículo. Acesse e confira! 

Dica 2: E você, amigo motorista, sabe o que é e qual a função do radiador automotivo? Indo direto ao ponto: trata-se de um dispositivo utilizado para troca de calor entre ar atmosférico e outra substância (como um líquido de arrefecimento, geralmente) que consta em um sistema fechado. Em outras palavras, o radiador é um item dentro de todo um sistema montado para a refrigeração do motor. Por isso que nele ocorre a troca de calor entre o ar e outra substância, comumente líquida. Considerando essa explicação, fica mais fácil entender a função que o radiador desempenha no veículo. Cabe a este componente dissipar a maior parte do excesso de calor gerado pelo motor durante a queima de combustível. Para entende mais sobre o funcionamento do radiador automotivo, clique aqui.  

Dica 3: Acesse este artigo para conhecer mais sobre o coxim do motor e a importância deste componente. Trata-se de uma peça relacionada ao conforto do carro, mais precisamente no som e na vibração emitida pelo motor, sendo uma peça fundamental para a conservação do veículo. O coxim do motor pode ser também denominado como calço do motor. Ele é responsável por evitar maior vibração justamente na região do motor do carro. Não por acaso, o coxim do motor costuma ser feito de vinil, liga metálica ou ainda de borracha – materiais ideias para esta função que ameniza a vibração vinda do motor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.