Categories:

Hodômetro: o que é e como identificar alterações? 

Diariamente você vê aqui na Zapay diversas postagens sobre o mundo veicular e suas particularidades, suas novidades, itens básicos e até os mais complexos de seus automóveis que, às vezes mesmo que seja algo extremamente comum, nem sempre estamos familiarizados com seu nome, então se tornando uma charada mesmo que para os proprietários de veículos. 

Você quer saber o que é odômetro do veículo? O que significa hodômetro e para que ele serve? 

Sem dúvida podemos afirmar que a maioria das pessoas já o viram, e não só uma vez, mas nem sempre sabem relacionar o item com o seu nome, muito menos identificá-lo com rapidez.  

O hodômetro do veículo é um equipamento instalado no painel, normalmente atrás do seu volante, e a sua função principal é medir a quilometragem rodada. Hoje em dia há dois tipos diferentes de hodômetro, sendo um deles o hodômetro mecânico (encontrado mais especificamente em automóveis mais antigos), e também há o hodômetro digital, mas esse será encontrado nos veículos mais novos que foram fabricados a partir de 2000. 

E além dessa função fundamental, o hodômetro é de extrema importância em seu veículo, pois ele além de servir para registrar a sua quilometragem rodada, ele ajuda a ter um parâmetro maior na hora de realizar a compra de um carro seminovo ou usado e também qual o momento de fazer a troca de óleo ou peças do veículo.  

Vale ressaltar que tanto o hodômetro mecânico quanto o hodômetro digital podem ser alterados forçadamente, e inclusive de forma ilegal.  

Para que você não caia em um golpe na hora de comprar um veículo seminovo é altamente aconselhável analisar o hodômetro. Então o segredo para realizar um bom negócio e não cair em golpes, é buscar a ajuda de um mecânico ou uma especializada para emitir o laudo técnico do veículo que você está de olho, assim será possível identificar qualquer tipo de adulteração.  

Mais para baixo abordaremos mais detalhadamente sobre quais são os meios em que conseguimos identificar se houve alguma modificação no veículo em que está interessado. 

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Com a Zapay você vai:

Conheça nossos serviços e aprenda como fazer a consulta de multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Consulte as pendências do seu automóvel.

APP Zapay

O que significa as luzes do painel ?

O que é o hodômetro de um veículo?  

O hodômetro de um automóvel é um contador que mede a distância percorrida, e eles normalmente estão indicados no painel do carro com a palavra “ODO” que significa a distância total e “DST” que significa a distância parcial do veículo. 

Na atualidade existem dois tipos de hodômetro, sendo um deles o mecânico e outro o digital. 

O hodômetro mecânico já não é mais instalado nos carros fabricados atualmente, porém eles são encontrados com grande frequência nos veículos que estão há mais tempo no mercado, e esse hodômetro consiste em um conjunto de engrenagens que giram dentro de um tubo metálico com a ajuda de um cabo flexível, que é feito de mola, fazendo assim girar o cabo até o painel, conectado ao eixo de entrada do hodômetro.  

Então esse eixo de entrada aciona o êxito de rosca, que aciona uma engrenagem, e essa sequência dá início ao processo de repetição até que os números do hodômetro no painel comecem a contabilizar a quilometragem. 

Já os hodômetros digitais funcionam com uma roda dentada que é montada na saída de transmissão e um sensor magnético que computa os pulsos de acordo com a passagem de cada um dos dentes da roda. Essa informação é transmitida ao painel de instrumentos através de um fio de barramento de comunicação, que se encontra entre a unidade do motor e o painel. Esse seu funcionamento é basicamente igual ao de um computador de bicicleta. 

Algo que acontece no hodômetro digital, que não é possível no mecânico, é a possibilidade da contagem de quilômetro dele ser rebobinada, e para isso acontecer basta dar marcha ré no veículo. 

Qual é a função do hodômetro?  

O hodômetro, tanto mecânico quanto digital, tem como função principal a de realizar a medição da quilometragem do veículo ao longo de sua existência, desde que ele sai da concessionária pela primeira vez.    

O hodômetro atua junto com o velocímetro, de forma simultânea, e assim é feito o cálculo entre a distância percorrida e o tempo que levou nessa distância, o que gera a velocidade atual do veículo em que está conduzindo.   

Além das funções primárias, o hodômetro também é um grande auxiliar no momento de realizar a compra de um veículo seminovo ou usado, pois é através da quilometragem já rodada versus o valor em que o vendedor está agregando no veículo, que o comprador avaliará se realmente vale a pena efetuar essa compra ou se será um mau negócio.    

Além de suas principais funções, o hodômetro também permite determinar quanto ainda falta para conduzir até o destino final, isso se você souber a distância real do ponto inicial até o ponto final.   

Para você se habituar e ler facilmente a quilometragem do seu veículo, é interessante saber que o hodômetro mostra duas informações diferentes, a primeira delas é a quilometragem total já percorrida pelo veículo desde em que saiu de sua linha de montagem, e a quilometragem parcial, sendo que essa segunda pode ser iniciada, pausada e até reiniciada pelo condutor.  

Quantos km zera o hodômetro?  

Você sabia que a quilometragem do hodômetro zera quando chega na contagem de 999.999 quilômetros rodados? A Zapay sabe e compartilhará já essa informação.   

Se não houver nenhum tipo de adulteração, o hodômetro de um veículo somente exibe a marca de 0 quilômetro quando o automóvel deixa sua linha de montagem, e durante um período curto, sendo que somente após os primeiros 999,9 metros (no caso dos hodômetros digitais), o marcador do hodômetro sofrerá a mudança. Já no caso dos hodômetros mecânicos, menos que isso ele já mostrará alguma alteração. Depois dessa marca de 0 quilômetro em sua linha de montagem, o hodômetro somente alcançará a marca zero em seu visor novamente em intervalos de 999.999 quilômetros rodados.   

Ou seja, o hodômetro tem um total de 6 dígitos, e quando chega a essa marca, em vez de ir para a contagem de 1.000.000 quilômetros rodados, ele reinicia e recomeça a contagem do 0.   

Você precisa realizar consulta de multas e não sabe por onde acessá-las? A Zapay tem a melhor saída para você, e para isso basta preencher sua placa e e-mail.  

Como escreve odômetro ou hodômetro?  

Os hodômetros, que estão sempre presentes em automóveis fabricados a partir dos anos 1930, são mais conhecidos e vistos diariamente do que imaginamos. E por muitos momentos nos perguntamos como é a sua escrita correta. E na realidade, está fácil para solucionarmos essa dúvida: ambas as palavras, hodômetro ou odômetro, estão corretas!   

Essas duas palavras são equivalentes, ambas são variações e significam igualmente esse equipamento para medir as distâncias percorridas por um veículo. 

Então fique tranquilo no momento em que precisar escrevê-la em algum lugar, pois ambas estão certas.     

Seu veículo teve a vistoria reprovada e você não tem ideia de como prosseguir? A Zapay se inteirou sobre o assunto e está aqui para te ajudar!  

Qual a diferença entre hodômetro e velocímetro?  

Embora o hodômetro e o velocímetro trabalhem em conjunto, eles não são o mesmo equipamento, e a Zapay foi atrás de seus detalhes para que tenhamos essa informação o mais clara possível. 

Como abordado acima, o hodômetro possui a função de medir a quilometragem do automóvel, já o velocímetro tem a função de medir a velocidade do veículo.   

Conforme o veículo se desloca, o hodômetro inicia seu trabalho em conjunto com o velocímetro, calculando a distância que foi percorrida e o tempo que foi gasto, assim gerando a velocidade.   

É crime voltar à quilometragem?  

Agora você se questiona qual é o nível de seriedade em voltar a quilometragem de um veículo antes de vendê-lo, fazendo-o parecer mais novo do que realmente é, e nós da Zapay afirmamos que, mesmo parecendo um ato bobo e que não tenha consequências grandiosas, rebobinar o hodômetro de um carro e realizar a venda dele ao comprador pode ser considerado crime de estelionato, e como descrito no artigo 171 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 5 anos, além de multa para o proprietário que fez a adulteração da quilometragem. 

Alguns atos perante a lei são mais estrondosos do que podemos imaginar, então o correto é sempre seguir as normas e leis, afinal se elas existem há um motivo. 

Se você está na fase de pesquisas e visitas para uma possível compra de um carro seminovo ou usado, é necessário termos máxima atenção com diversos pontos, como avarias na lataria, estofado, consulta de débitos que aqui na própria Zapay você conseguirá pesquisar, mas um dos pontos que não se pode deixar passar batido é consultar seu histórico de quilometragem, pois com essa checagem você conseguirá avaliar se o valor que você está pagando pelo veículo é coerente, além de te deixar ciente das datas de revisão e por consequência, a troca de suas peças, também gerará mais segurança ao condutor e todos os ocupantes do veículo.   

Mesmo com a vantagem em comprar um carro seminovo ou usado devido aos preços mais acessíveis, infelizmente há um costume errôneo que podemos nos deparar quando estamos prestes a efetivar a compra ou, na pior das hipóteses, logo que fecha a compra e vai levar o veículo para a sua primeira avaliação, que é a alteração do hodômetro para constar uma quilometragem mais baixa do que o real. 

Muitos utilizam essa técnica ilegal a fim de adulterar a quilometragem rodada, deixando assim o veículo mais novo, menos rodado e com um valor de venda maior do que o que ele realmente vale.    

Como saber se o hodômetro digital foi alterado?  

Há algumas opções para averiguar as condições reais do veículo antes de fechar uma compra, principalmente, e é importante ter uma noção básica de como saber se hodômetro digital foi alterado.  

Antigamente, no hodômetro mecânico, era possível notar que houve alguma manipulação pois para realizá-la seria necessário retirá-lo do painel, e na hora de encaixá-lo, poderia não ficar totalmente no lugar como originalmente. Porém, a forma mais segura e assertiva para se certificar se não houve nenhuma modificação é levar o veículo a um mecânico ou especializada para que possam emitir um laudo do automóvel. 

A alteração da quilometragem do veículo não tem costume de deixar um sinal evidente, principalmente em hodômetros digitais, isso porque essa adulteração é realizada por uma reprogramação do sistema veicular.  

Indiferente do tipo de hodômetro, nem sempre será possível identificar com facilidade essa alteração, então é importante consultar o histórico de quilometragem do veículo antes de fechar a compra.   

Precisa realizar a vistoria do veículo e não sabe nada sobre o laudo de vistoria veicular

Aqui a Zapay tirará todas suas dúvidas sobre como ele é feito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *