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Honda ZR-V: SUV generoso no tamanho e na potência

Vem novidade da Honda nesse semestre: o novo ZR-V chega ao mercado brasileiro de automóveis e promete brigar pela liderança na categoria SUV médio. E não é um exagero essa pretensão com o Honda ZR-V, afinal a montadora japonesa é bastante valorizada em nosso país, com veículos que são sonho de consumo de muitas famílias.

Nesse artigo, saiba mais sobre o motor e a transmissão desse veículo, os detalhes de seu interior espaçoso, as características de segurança, além do preço do Honda ZR-V 2023.

– Motor e transmissão 

– Tamanho generoso 

– Segurança 

– Preço

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Motor e transmissão 

O SUV médio da Honda chega ao Brasil no segundo semestre de 2023. Estamos falando do Honda ZR-V, veículo que é comercializado no México e promete agitar o mercado de SUV por aqui. O ZR-V vem com a base do já consagrado Honda Civic, de modo que a disputa pelos consumidores da categoria será feita contra Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, dentre outros.

Aliás, o Honda ZR-V continuará sendo produzido no México, que modo que chegará ao território brasileiro importando, apresentando-se como uma opção entre o novo HR-V e o CR-V, que se tornará híbrido, porém não com o mesmo volume de veículos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross – que são produtos nacionais e líderes de emplacamento.

É importante destacar que possivelmente o ZR-V terá problemas para enfrentar a concorrência, no que diz respeito à motorização. Assim como no México, o SUV será vendido somente com o motor 2.0 de quatro cilindros em linha de 157 cv de potência e 18,8 kgfm. O câmbio é de tipo CVT, já comum aos veículos da Honda.

Para se ter uma ideia, o Volkswagen Taos tem 5 cv a menos, porém supera o ZR-V quanto ao torque, com 25,5kgfm. Por sua vez, o Toyota Corolla Cross apresenta 177 cv de potência e 21,4 kgfm. Já o Jeep Compass oferece 185 cv de potência e kgfm. Esses dois últimos veículos levam vantagem quanto ao novo SUV da Honda tanto em potência quanto em torque.

Vale destacar que o motor utilizado no ZR-V é 2.0 aspirado – ou seja, é diferente daquele usado no Civic G10. Trata-se do K20Z5, com duplo comando, porém sem injeção direta, com 157 cv de potência e 18,8 kgfm de torque – e câmbio CVT. É importante frisar que o novo SUV não será flex no Brasil, de modo a ser abastecida somente com gasolina – o que pode ser uma desvantagem.

A título de curiosidade: ZR-V e Civic compartilham a mesma plataforma, por isso o SUV está com posicionamento acima do HR-V nacional – veículo na qual a base é do City. 

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Tamanho generoso Honda ZR-V

Se é espaço que o amigo condutor procura em um SUV médio, saiba que o Honda ZR-V é uma ótima opção. O veículo é conhecido por ter um espaço interno bastante generoso, em virtude dos entre-eixos de 2,66 metros. Ou seja, há conforto para todos os ocupantes do carro.

Contudo, o novo veículo da Honda não possui sistema de rebatimento, que pode ser visto tanto no City quanto no HR-V fabricados no Brasil. 

O ZR-V é ainda mais comprido do que os concorrentes, com 4,57 metros de comprimento – Compass, Corolla Cross e Taos possuem 4,47 metros de comprimento.

Todo esse tamanho possivelmente agradará os donos de Civic, com bancos confortáveis e de boas dimensões, além de agradável posição para dirigir. 

Os ocupantes farão uma ótima viagem também no banco traseiro, com assento de bom tamanho, encosto que coloca o corpo em uma posição baixa e levemente reclinada, além de bastante espaço para as pernas, com túnel central quase plano (o que é ótimo para o passageiro do meio). O porta-malas, por sua vez, pode parecer pouco raso para abrir espaço no assoalho para o estepe temporário, além de ferramentas obrigatórias.

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Segurança Honda ZR-V

O Honda ZR-V traz ainda pontos positivos sobre os testes de segurança. Em 2022, o veículo recebeu nota máxima em segurança do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), com prêmio “Top Safety Pick+”.

Desse modo, segundo os resultados, o ZR-V alcançou as mais altas classificações de resistência a impactos do instituto em questão, em todas as categorias avaliadas. Ainda: o sistema de prevenção de colisão frontal padrão do veículo foi classificada como “superior” em testes de prevenção de automóvel a automóvel e entre carro e pedestre durante o dia.

A Honda se saiu muito bem nos testes da IIHS, em 2022, tendo sete modelos da montadora japonesa com a nota máxima nos testes do instituto, como o Accord, o Civic e o Civic Hatchback – todos modelos 2022 e avaliados separadamente.

Vale a pena destacar que todos os modelos de ZR-V são equipados com o conjunto Honda Sensing, a respeito de tecnologias de segurança e assistência ao condutor. Tal conjunto inclui sistema de frenagem autônoma com detecção de pedestres, aviso de colisão frontal, mitigação de saída de estrada (com alerta de saída de faia integrado), sistema de assistência à faixa de rodagem e controle de cruzeiro adaptativo. 

Todos os veículos da Honda forma também avaliados nos testes NCAP do ano modelo 2023 da NHTSA receberam uma pontuação geral de veículo de cinco estrelas. A expectativa é que o ZR-V 2023 também consiga essa distinção do NCAP – esse modelo especificamente não foi avaliado ainda.

O novo veículo da Honda apresenta faróis bem finos, instalados próximos ao capô. Por sua vez, a grade dianteira destaca-se – seus elementos mudam de formato a depender da versão. Há ainda uma grande entrada de ar que se destaca na dianteira do carro, de modo a formar um conjunto com o abrigo dos faróis auxiliares. 

Já as lanternas traseiras do Honda ZR-V em muito se semelham às do City Hatch, invadindo a tampa do porta-malas. 

novo honda zr-v

Como é feita a avaliação do IIHS?

Para que um carro pudesse se qualificar para o prêmio “Top Safety Pick+”, em 2022, ele deveria obter classificações “Boas” em seis avaliações de resistência ao choque, o que inclui sobreposição pequena frontal do lado do condutor, sobreposição pequena frontal do lado do passageiro, sobreposição moderada frontal, sobreposição lateral, resistência do texto, além de testes de contenção.

Além disso, o TSP+ exige classificações “Avançada” ou “Superior” para prevenção de colisão frontal entre automóvel e automóvel durante o dia e classificações de farol “Aceitável” ou “Bom” em todos os níveis de acabamento

Preço ZR-V

A Honda ainda não divulgou qual será exatamente o preço do novo ZR-V, porém nas concessionárias mexicanas, o modelo custa entre 568.900 pesos e 634.900 pesos – algo em torno de R$160.000 e R$179.300, na conversão para real.

Como o ZR-V será colocado acima da terceira geração do HR-V e chegará ao Brasil a versão mais completa (Touring), o motorista pode aguardar um valor em torno de R$200.000.

Embora o novo Honda ZR-V esteja confirmado para chegar ao Brasil nos próximos meses, ainda há muitas informações que os consumidores brasileiros devem aguardar. Contudo, em outros mercados, a montadora japonesa sabe-se que o veículo vem com itens como: detector de fadiga, controles de estabilidade e tração, oito airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortinas e dois de joelhos para motorista e passageiro dianteiro), freios a disco nas quatro rodas com sistema de freio antitravamento (ABS), assistente de partida em rampa, controle de descida, sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS), dentre outros.

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