leilao-sp
Categories:

Como participar do leilão do Detran SP?

Como funciona o leilão do DETRAN SP?

Você sabe o que é um leilão? E o que é um DETRAN leilão? Mais especificamente: como funciona o leilão DETRAN SP? Se você tem dúvidas sobre este tema, pode ficar tranquilo, pois a Zapay está aqui para ajudá-lo a entender tais pontos.

Além de saber o que é um leilão do DETRAN, você aprenderá quem pode participar, quais são as especificidades de um leilão feito pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, como participar deste processo, quais são os passos para realizar o cadastro e como se dá o pagamento, em caso de arremate. Confira!

– O que é o leilão do DETRAN SP

– Quem pode participar do leilão do DETRAN SP? 

– Como participar do leilão do DETRAN de São Paulo? 

– Como fazer o cadastro para participar do leilão do DETRAN SP? 

– Como funciona o pagamento do leilão DETRAN SP?

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Conheça nossos serviços e aprenda como quitar os seus débitos veiculares.

Saiba como parcelar multas, impostos e tributos em até 12 vezes no cartão de crédito.

Você pode também consultar placa do automóvel e saber sobre a situação dele.

Vem que a Zapay lhe ajuda a deixar sua vida veicular em dia!

O que é o leilão do DETRAN SP? 

O leilão de veículos funciona como um leilão geral: é um evento de venda de bens, no caso, de veículos variados (motocicletas, carros, caminhões, entre outros), que ocorre sob o regime de pregão do leiloeiro. Os valores são ofertados de modo incremental pela compra do automóvel em questão.

O leilão de veículos é voltado à venda de automóveis de todas as categorias e também aqueles já considerados sucata (para retirada de peças). 

Um veículo batido pode ser leiloado com direito à documentação, por exemplo. Isso desde que tenha sido constatado condições de segurança para circulação. Neste caso, após retirar o veículo do pátio, o arrematante deverá realizar os ajustes necessários para submeter o veículo à vistoria para fins de transferência, respeitando o prazo de trinta (30) dias, conforme legislação vigente.

Dica da Zapay: quer saber como consultar veículo SP? Quem que a gente lhe mostra!

Quem pode participar do leilão do DETRAN SP? 

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN SP), todas as Pessoas Jurídicas e as Pessoas Físicas, que atendam aos requisitos previstos no edital do leilão, estão aptas a participar do processo.

O departamento de trânsito destaca que, entre as Pessoas Físicas, não podem participar dos leilões promovidos pelo DETRAN SP os servidores lotados na Polícia Civil, na Polícia Militar do Estado de São Paulo e no próprio DETRAN SP.

Também não podem participar do leilão na condição de arrematante – o indivíduo que oferta lances para comprar o veículo que está sendo leiloado – os trabalhadores terceirizados e contratados pelo DETRAN SP, pela Polícia Civil e pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Caso o cidadão tenha interesse em participar do leilão e tenha o nome no Cadin (Cadastro Informativo Municipal – pode ser também de esfera Estadual ou Federal) ou ainda no Serasa, não há problema: ele estará apto a participar do processo. Curiosidade: não é preciso ser condutor habilitado para participar de leilões.

Por sua vez, menores de idade e cidadãos sem CPF (Cadastro Pessoa Física) não podem participar de leilões de veículos do DETRAN. Em caso de estrangeiros, podem participar apenas aqueles que tenham residência no Estado de São Paulo.

Como participar do leilão do DETRAN de São Paulo? 

Os interessados em participar de leilões oferecidos pelo DETRAN SP podem optar por duas categorias: on-line e presencial. Para participar de um leilão on-line, o cidadão deve acessar a página oficial do leiloeiro na internet e seguir as instruções que ali constam. 

Por sua vez, para participar de um leilão na modalidade presencial, é necessário ir ao local definido para a realização do evento.

Os veículos podem ser leiloados com direito a documentação, destino a desmonte para revenda das autopeças e como sucata veicular para reciclagem. 

Nos casos de veículo com direito à documentação, é possível que o automóvel seja adquirido por Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas. Um veículo com direito à documentação significa que está apto a voltar a circular, desde que o arrematante tome todas as providências necessárias, no prazo e na forma exigidos pela legislação de trânsito, para colocá-lo novamente em circulação.

Por sua vez, um veículo destinado a desmonte ou reciclagem não pode voltar a circular em vias públicas, devendo o seu registro ser baixado no sistema RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Este veículo apenas poderá ser adquirido por empresas do setor credenciadas no DETRAN SP, nos termos das Portarias n.º 942/14 e 1359/14. Fica a dica!

É importante frisar que todo cidadão interessado tem o direito de inspecionar, visualmente, todos os veículos, nos dias e horários indicados no edital do leilão, segundo explica do DETRAN SP.

Desse modo, futuramente, ninguém poderá alegar desconhecimento do estado de conservação dos veículos leiloados.

Conheça as datas de alguns leilões que aconteceram no interior do Estado de São Paulo, segundo o DETRAN SP.

Realização

Cidade

Nº do Edital

Publicação

Edital

31/01/2023, 01, 09 e 10/02/2023

Rio Claro

017/2022

05/01/2023

Download

16, 17, 19, 23, 24, 25, 26, 30, e 31/01 e 02/02/2023

Diadema

003/2022

08/12/2022

Download

23 a 30/01/2023

Franca

051/2022

30/12/2022

Download

17 e 18/01/2023

Patrocínio Paulista

051/2022

30/12/2022

Download

13, 14 e 16/12/2022 e 24, 26 e 27/01/2023

Atibaia

026/2022

28/11/2022

Download

Como fazer o cadastro para participar do leilão do DETRAN SP? 

Para participar dos leiloes organizados pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, é necessário se cadastrar previamente na página das empresas responsáveis pelo leilão.

Um exemplo é o site Melhores Leilões, que foi responsável pelo leilão de 724 veículos apreendidos no pátio de Campinas (SP), em outubro de 2022.

Como funciona o pagamento do leilão DETRAN SP?

Segundo explica o DETRAN SP, os veículos ou lotes de veículos serão ofertados para pagamento à vista. No caso de leilão presencial, o arrematante deverá deixar com a comissão de leilão, em garantia, um cheque no valor total do bem arrematado, que o restituirá, tão logo seja constatado o efetivo crédito na conta do Estado, ocasião em que será emitida a Nota Venda. 

Por sua vez, na modalidade on-line, no momento da inscrição o comprador firma contrato e se sujeita às penalidades estabelecidas na Lei n.º 8666/92, no caso de não honrar a compra.

Depois que ocorrer o arremate, a Comissão de Leilão emitirá boleto bancário com o valor total de venda e entregará ao arrematante para pagamento, o qual deverá ser efetuado no prazo de cinco (5) dias úteis. No caso de leilão on-line, o boleto segue ao arrematante de forma eletrônica.

Cabe ao leiloeiro fornecerá ao arrematante um recibo provisório válido até a data da emissão da Nota de Venda.

É importante que o interessado esteja a par das regras que constam em cada edital, para evitar qualquer tipo de dor de cabeça.

Após o arremate e o pagamento, o novo proprietário deverá receber o veículo e sua documentação em até noventa (90) dias. 

E como o arrematante receberá a documentação – tanto no leilão on-line quanto no presencial? 

Ainda segundo explica o DETRAN SP, após a comprovação do pagamento do boleto, será expedida a Nota de Venda e, no caso de veículo com direito a documento, será inserida a restrição “Comunicação de Venda” em nome do arrematante. 

Em seguida, o comprador retirará o veículo do pátio, promoverá os ajustes necessários no veículo e submeterá à vistoria para transferência, nos termos da legislação vigente, dirigindo-se a uma unidade de atendimento para efetivar a transferência. Ao novo dono, cabe se atentar ao o prazo de trinta (30) dias constantes da expedição da nota de venda.

Importante: após realizar os procedimentos de transferência do veículo, o novo CRV (Certificado de Registro do Veículo) terá como proprietário o arrematante que constou da nota de venda.

Dicas da Zapay:

Dica 1: Começo de ano e as obrigações já batem à porta dos proprietários de veículos. Saiba como pagar seu IPVA 2023 SP.

Dica 2: Fique pode dentro sobre o carro de leilão com estas dicas que separamos para você.

Dica 3: Aprenda como consultar placa de carro. 

Confira as nossas dicas para fazer uma ótima compra em um leilão.

Os leilões estão em alta e eles podem ser uma ótima oportunidade para fazer negócios. Mas é importante se atentar a alguns detalhes na hora de comprar algum dos veículos recuperados por seguradoras e financiadoras. Confiras as dicas que a Zapay separou para você e faça o melhor negócio possível. 

  1. Leia atentamente o edital – informação é sempre um tesouro na hora de comprar e vender automóveis e outros bens. Atente-se aos curtos ocultos.
  2. Veja o veículo pessoalmente. Aproveite os momentos de vistorias e as fotos disponíveis on-line. É neste momento que você poderá saber como estão o veículo fisicamente.
  3. Atente-se: o veículo não pode ser ligado no momento da vistoria. Mas nada impede que você leve o seu mecânico de confiança para avaliar o automóvel. Ele poderá conferir a carroceria por um todo, por exemplo, com um olhar bastante técnico.
  4. Evite comprar veículos de outros estados – este processo pode sair bem mais caro para o seu bolso.
  5. Não se iluda: o automóvel nunca estará em perfeitas condições. Contudo, você pode avaliar a gravidade dos problemas, para saber se vale a pena dar um lance.
  6. Cabeça fria: estabeleça um limite no valor a ser dado pelo carro. Respeite a sua saúde financeira sempre.
  7. Você nunca conseguirá revender um veículo adquirido em leilão pelo valor da Tabela FIPE, afinal, este carro vale até 50% a menos do que os valores desta tabela. 
  8. Evite leilões judiciais e de seguradoras, pois são negócios mais arriscados. Dê preferência a leilões de financiadoras e frotistas.
  9. Muita atenção às taxas – os gastos vão além do valor dado no lance, há tributos a serem pagos, os 5% que deve ser pago ao leiloeiro, entre outros. 
  10. Frequente leilões até você se sentir confortável. É muito importante que o interessado acompanhe alguns leilões enquanto espectador – este é um jeito bastante prático para se acostumar à dinâmica do ambiente e do processo. 
  11. Está na dúvida? Então, não dê o lance. Afinal, não é permitido cancelar um lance em um leilão público – então, vale a pena apenas se você realmente tiver interesse em comprar o veículo em questão. Caso o interessado desista da compra, é necessário arcar com uma série de taxas. Ou seja, prejuízo para o bolso.
Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar seu IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *