Zapay > Veículo > Injeção eletrônica: como identificar problemas?
A injeção eletrônica é um dos itens fundamentais para o funcionamento do carro nas últimas décadas, com função que impacta o tráfego socioambientalmente – sim, há aspectos positivos para o desempenho do veículo nas vias públicas, no bolso do condutor e também na redução de gases poluentes lançados no meio ambiente.
Fique por dentro sobre o que é a injeção eletrônica, o que é a luz da injeção eletrônica e o que ela comunica ao condutor quando está acesa ou piscando, além de dicas sobre como evitar danos ao sistema de injeção eletrônica de seu veículo.
Com as dicas e informações disponibilizadas pela Zapay, aprenda a conhecer ainda mais os itens do seu automóvel e também os cuidados necessários.
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O que é injeção eletrônica?
Indo direto ao assunto: o sistema de injeção eletrônica foi criado com o objetivo de substituir os carburadores dos veículos e, consequentemente, melhorar o desempenho dos veículos de diferentes categorias.
É preciso ter em mente o contexto para que seja possível compreender de forma clara a importância da injeção eletrônica. E isso tem a ver com o desenvolvimento das cidades e a maior presença de veículos automotores nas ruas.
A lógica é simples: quanto maior o tráfego de automóveis – de todas as categorias -, maior será a emissão de poluentes no ar. Assim, temos um problema de ordem pública, devido à poluição do ambiente e às consequências para a qualidade de vida e a saúde humana e de todos os seres vivos envolvidos.
Assim, a indústria automotiva desenvolveu a injeção eletrônica, cujo sistema tem como função alimentar o combustível e evitar a poluição no campo e na cidade.
Você pode estar se perguntando: mas como isso acontece? A Zapay explica: o sistema de injeção eletrônica controla a mistura de ar e combustível do motor. Essa mistura entre ar e combustível é também chamada de mistura estequiométrica.
Com este controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, há maior economia de combustível – uma vez que há a mistura estequiométrica, que funciona de forma mais adequada. Além disso, é perceptível a melhora no desempenho do motor do veículo, com o uso de um circuito eletrônico de controle automotivo (um sistema automatizado).
Em outras palavras: a injeção eletrônica é boa para o meio ambiente, para o desempenho do veículo e também para o bolso do motorista. 😉
Vale ressaltar que a injeção eletrônica, a partir da mistura feita entre ar e combustível de forma mais equilibrada, evita que o automóvel se afogue e que o combustível possa ser utilizado de forma mais otimizada (de modo a evitar desperdícios).
O sistema de injeção eletrônica é composto principalmente pelos seguintes componentes:
- Central de informações: também conhecida como unidade de comando. Os sensores que enviam dados para esta central, que, por sua vez, controla o motor do veículo e a injeção de combustível. Ainda: é responsável pelo armazenamento de informações necessárias.
- Sensores: analisam o funcionamento do motor. Desse modo, as informações são transferidas para a central (referenciada acima), que, por sua vez, verifica a pressão, a proporção dos reagentes que queimam o combustível (gasolina, álcool ou diesel) e a temperatura do motor. Caso seu veículo sofra uma pane elétrica, todos os dados ficam registrados.
- Atuadores: são responsáveis pela queima do combustível no motor do automóvel, bem como pela alimentação, de modo a enviar comandos ao comando de unidade.
Dica da Zapay: tire suas dúvidas sobre as luzes do painel e aprenda a ler se há algo de errado com seu veículo.
Qual é a função da injeção eletrônica?
O sistema de injeção eletrônica chegou para substituir os carburadores, de modo a melhorar o desempenho dos veículos automotores e emitir menos poluentes no meio ambiente.
Cabe à injeção eletrônica de cada veículo verificar informações e compará-las com as leituras gravadas em sua memória. O passo seguinte é o sistema enviar os dados para diversos sistemas atuadores.
Vejamos como se dá o funcionamento da injeção eletrônica neste passo a passo.
- Primeiro passo é dar a partida no automóvel – com este movimento os pistões farão um movimento de subida e descida. Depois, o sensor de rotação informará esta atividade à unidade do sistema de injeção eletrônica.
- Em seguida, o pistão gerará uma aspiração no coletor e um vácuo na atmosfera, que passará por uma borboleta de aceleração e também por um medido, até que chegue aos cilindros do motor.
- Esse é o caminho para que a Central de Comando possa ter a informação sobre o volume de ar admitido, de modo a identificar o eu fazer com essa unidade para permitir que as válvulas de pressão tenham a quantidade de combustível (seja ele qual for) adequado para o bom funcionamento do sistema de injeção eletrônica. O objetivo, assim, é estabelecer uma relação ideal (equilibrada) entre combustível e ar.
O que estraga a injeção eletrônica?
O bico ejetor de combustível, quando entupido ou sujo, pode trazer dores de cabeça ao condutor – portanto, é preciso estar alerta ao seu funcionamento. Ele é o motivo para que a maioria dos problemas na injeção eletrônica afetem o motor do veículo.
Mas por que isso acontece? Quando o bico ejetor está sujo ou entupido, ele pode borrifar muito combustível no sistema de combustão, o que é bastante prejudicial ao desempenho da injeção eletrônica. Afinal, é tão ruim quando borrifar pouco combustível.
É importante lembrar que o sistema de combustão demanda uma proporção específica na relação ar e combustível. Afinal, combustível a mais, por exemplo, dificulta a queima deste excesso e a rotação aumentará significativamente (mesmo com carga constante).
Ainda: quando o bico do ejetor de combustível ou mesmo a injeção eletrônica apresentam problemas, o bolso do proprietário do veículo logo sente também. Uma das características é uma significativa queda na economia de combustível utilizado pelo automóvel.
E há uma explicação: nestas condições anormais, a ECU (Eletronic Control Unit; a Unidade de Comando do Motor) exigirá mais combustível do bico injetor, porém não o estará recebendo na câmara de combustão. Assim, quanto menos combustível chegar ao motor do veículo, menor será a economia de gasolina, álcool ou diesel.
Portanto, se o bico do ejetor estiver entupido ou vazando, procure ajuda de profissionais especializados (novamente, o mecânico de sua confiança).
O que acontece quando a luz da injeção eletrônica acende?
Caso o condutor perceba que a luz da injeção eletrônica está acesa (não apaga), este é sinal de algo está fora do comum no funcionamento – o que remete a alguma diferença de performance.
Este sinal pode indicar que o eletroinjetor está sujo, que a vela ou o cabo de vela estão com problemas ou ainda que o combustível está adulterado. A dica é: fique sempre atento aos sinais!
Se perceber algum destes indícios, é necessário procurar ajuda especializada – ou seja o mecânico de sua confiança. Este profissional utilizará um aparelho chamado scanner para conseguir diagnosticar com precisão qual é o problema com a injeção eletrônica.
Conheça mais alguns sinais que podem indicar problemas na injeção eletrônica:
- Motor vibrando.
- Marcha lenta irregular ou veículo morrendo.
- Vazamento de combustível.
- Luz da injeção eletrônica piscando ou acesa.
- Pouca economia de combustível. Ou ainda: nenhuma economia de combustível.
- Aumento repentino da rotação do motor.
- Odor de combustível.
- Falha no teste de emissão.
- Falha na ignição.
Qual valor para arrumar injeção eletrônica?
Vale a pena reforçar que, em caso de qualquer problema com a injeção eletrônica do seu veículo, é imprescindível procurar ajuda com um profissional especializado – o mecânico de sua confiança.
Mas quanto custa a manutenção da injeção eletrônica? É importante saber que este valor pode variar de uma oficina para outra e de uma localidade para outra. Em média, cobra-se R$200 pelo serviço de inspeção e limpeza do sistema.
Outro ponto que pode trazer variação no preço são os equipamentos a serem utilizados no serviço. Portanto, é sempre válido pesquisar o valor dentre aquelas oficinas de boa referência.
Quanto tempo posso andar com a luz da injeção acesa?
Conforme já destacamos neste artigo, quando a luz da injeção eletrônica acende, é porque há algum problema com este sistema e, consequentemente, com o funcionamento do veículo.
Caso você perceba a luz acesa ou mesmo piscando, vá imediatamente até a oficina mecânica de sua confiança e preferência. Apenas um profissional qualificado é capaz de avaliar o sistema de injeção eletrônica, com os equipamentos compatíveis e necessários.
Como resolver um problema de injeção eletrônica?
Para resolver o problema de injeção eletrônica do seu veículo – ou ainda para apagar estas luzes, quando acesas -, é fundamental que você dirija o seu veículo até uma oficina mecânica de confiança ou à concessionária. Um mecânico profissional utilizará o scanner para que o defeito seja rastreado.
Ao utilizar o scanner, será obtido um código de erro, com o qual será possível determinar a origem do problema no sistema de alimentação. Assim, com o reparo feito, a luz da injeção eletrônica se apagará sozinha.
Caso a luz da injeção do veículo tenha acendido após o abastecimento no posto de gasolina, é também recomendável que o condutor se dirija até a oficina mecânica de sua confiança. Este sinal é uma indicação de que há combustível adulterado no automóvel e que não está sendo reconhecido pela sonda lambda.
Pode ser gasolina com muito álcool ou ainda álcool com muita água. Por isso, é fundamental abastecer o veículo automotor em um posto de confiança e boa referência, que ofereça produtos bons e confiáveis.
Após a avaliação na oficina mecânica e o abastecimento com combustível de qualidade, o carro poderá rodar. Depois de alguns quilômetros, o amigo motorista poderá perceber que a luz se apagará – afinal, o sensor lambda volta a reconhecer o combustível.
Esteja preparado para diferentes situações como seu veículo: problemas com luz do óleo, luz de temperatura e luz de bateria devem ser sempre resolvidos imediatamente. Diferentemente da luz de injeção, que permite que o o motorista conduza o veículo até a oficina de sua confiança, sem agravar o problema ou ainda danificar outras peças do automóvel.
Dica da Zapay: Quer saber como lavar o motor do carro de forma segura? Então, leia este artigo que preparamos sobre o assunto.
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Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.