carro quebrado com itens de segurança
Categories:

Itens de segurança obrigatórios para veículos

Quando o assunto é segurança na hora de dirigir todo cuidado importa, portanto esteja sempre atento às medidas de segurança do trânsito e preste bem atenção nos itens de segurança obrigatórios para veículos quando for adquirir um novo carro e também para manter todos em bom estado no carro que você utiliza. 

Selecionamos a lista dos principais itens pra te ajudar a entender o papel de todos e a fazer o checklist para garantir que seu carro conta com todos esses itens em bom estado de conservação. Confira!

Cinto de segurança

O cinto de segurança é provavelmente o principal item de segurança nos veículos, pois em uma eventual batida ou freada brusca ele evita que as pessoas que estão no carro sejam lançadas inclusive para fora do carro. O cinto de segurança salva vidas. 

Segundo o site do Ministério da Infraestrutura, o uso correto do cinto de segurança pode reduzir em até 70% as mortes e lesões graves.

Use o cinto corretamente sem usar apetrechos para aumentar a folga no cinto, como presilhas ou pregadores. O correto é utilizar o cinto por cima do ombro, logo abaixo do pescoço. Além de ajustar para que ele passe pelos quadris, não pela barriga.

Grávidas também precisam usar o cinto. A parte de baixo do cinto deve ficar sempre abaixo da barriga.

Freios

Os freios do carro devem sempre estar em bom estado. Para isso faça a revisão periódica de seu carro, assim você garante que o freio do veículo irá funcionar adequadamente quando for necessário. Os carros novos são obrigatórios terem o sistema ABS antitravamento das rodas.

Encostos de cabeça

Muitas pessoas ignoram a importância dos encostos de cabeça, a maioria acredita que ele existe apenas para o descanso. Pois saiba que este item exerce um papel muito importante na segurança dos ocupantes do carro.  Este é um item de segurança para carros, pois evita que a cabeça das pessoas sejam jogadas para trás em caso de colisões, o que poderia ocasionar fatalidades, como a quebra do pescoço, por exemplo.

Extintor de incêndio

De acordo com a resolução nº 556/2015/CONTRAN, a partir de 18/09/2015 o Extintor de incêndio deixou de ser obrigatório para veículos comuns, porém ainda é obrigatório em caminhões, caminhões-tratores, micro-ônibus, ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para veículos utilizados para transporte coletivo, como táxis por exemplo.

Apesar de não obrigatório, você pode ter um extintor em seu carro para se proteger em caso de incêndio em partes do veículo. 

Espelhos

Sim,  espelho retrovisor interno e os externos ( lado das portas dianteiras) são obrigatórios. Andar com algum deles quebrados compromete a sua segurança e a dos demais e você ainda pode ser multado por andar sem este item ou com ele danificado. 

O motorista precisa ter uma visão ampla do trânsito para realizar uma manobra e os espelhos retrovisores são fundamentais pra isso. Além de ser muito perigoso andar sem ou com algum deles danificado é considerado uma infração grave com multa e cinco pontos na CNH.

Airbags

Desde 2014 todos os carros passaram a ser obrigados a virem com sistemas de airbag e ABS como itens de série. O airbag é obrigatório para motorista e passageiro do banco dianteiro. Em casos de colisão o airbag, que são bolsas que inflam, ajudam a minimizar o impacto dos ocupantes do veículo.

Luzes e farol

Os faróis, setas, luz de ré e lanterna de freio devem estar sempre em funcionamento. Eles são imprescindíveis pra que outros veículos vejam o seu carro e saibam seus movimentos para evitar acidentes. 

Além disso, por lei, o condutor deve manter acesos os faróis do veículo, por meio da luz baixa, à noite e durante o dia quando estiver passando por túneis e sob chuva, neblina ou cerração. Os veículos sem luzes de rodagem diurna também deverão manter acesos os faróis durante o dia nas rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos.

Ferramentas

Além desses itens, há ferramentas que são obrigatórias:   macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. Elas são essenciais para que o condutor possa trocar pneus e sinalizar carros parados nas estradas.

Lembre-se, segurança em primeiro lugar. Mantenha seu carro e todos os itens de segurança em bom estado sempre para evitar acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *