Saiba quanto custa, como funciona a recarga da bateria e qual a autonomia do Renault Kwid elétrico
Após o período de pré-venda iniciado em abril, o Renault Kwid E-Tech Electric é lançado oficialmente no Brasil neste mês de setembro. Com preço inicial de R$ 146.990, o modelo passa a ser o carro elétrico mais barato à venda no Brasil – até então, o modelo mais acessível nesta categoria era o Jac E-JS1 (R$ 159.900).
O objetivo da marca com o lançamento do Kwid E-Tech Electric é aumentar a participação neste segmento, cujas vendas cresceram 364% no primeiro semestre de 2022. De acordo com a Renault, o primeiro lote do Kwid elétrico teve todas as 750 unidades vendidas em menos de dois meses. Para se ter uma ideia do que isso representa, este volume supera o total de emplacamentos de janeiro a julho do Volvo XC40 Recharge, o carro elétrico mais vendido do Brasil.
Como é o Kwid elétrico?
Ao contrário das versões com motor a combustão – que são fabricadas em São José dos Pinhais (PR) –, o Kwid E-Tech Electric é importado da China. No visual, o modelo elétrico é bastante semelhante aos demais. Uma das diferenças está no desenho da grade, que traz dois frisos cromados em forma de “U” e tem o papel de camuflar o plugue de carregamento do veículo – instalado atrás do logotipo Renault.
O Kwid elétrico traz faixas laterais com a inscrição E-Tech, skid plate traseiro na cor prata e refletores laterais do para-choque com formato inédito. Quem for mais atento aos detalhes poderá fazer uma pergunta: por que a fixação das rodas do Kwid elétrico é feita com 4 parafusos, e não apenas 3, como no modelo nacional? Esta mudança está relacionada ao maior torque entregue pelo motor elétrico, o que exige reforço no conjunto.
Na cabine, o Kwid E-Tech Electric traz inédito volante de quatro raios e botão giratório seletor de marcha no lugar da alavanca de câmbio manual. O quadro de instrumentos é semelhante ao do modelo nacional, mas recebe novas informações do conjunto mecânico elétrico, como potência, autonomia e capacidade de carga da bateria.
Enquanto o Kwid “convencional” possui capacidade para transportar até 5 ocupantes, o Kwid elétrico é homologado para apenas 4 ocupantes. Apesar disso, o espaço no porta-malas continua generoso para o porte do subcompacto, com volume total de 290 litros.
Qual a potência do Kwid E-Tech?
O Kwid E-Tech chegou ao Brasil com um motor elétrico mais potente do que a versão vendida em outros mercados. Enquanto na Europa o Dacia Spring (modelo equivalente ao Kwid) possui apenas 44 cv, no Brasil o modelo estreia com 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque. Com peso em ordem de marcha de apenas 977 kg, o Kwid elétrico é capaz de acelerar de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos, de acordo com dados de fábrica. No modo de condução Eco, onde a potência fica limitada a 45 cv, a velocidade máxima é de 100 km/h.
Qual a autonomia e tempo de recarga do Kwid E-Tech?
A bateria que fornece energia para o motor elétrico do Kwid E-Tech possui 26,8 kWh de capacidade. Junto ao sistema de frenagem regenerativa, a autonomia do Kwid elétrico pode chegar a 298 km em ciclo urbano pela norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. Em ciclo misto (considerando rodagem em estrada e cidade), o alcance homologado é de 265 km.
A recarga da bateria do Kwid E-Tech Electric pode ser realizada em uma tomada doméstica de 20A, desde que seja aterrada. Também é possível utilizar carregadores do tipo Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW ou em carregadores de corrente contínua (DC). De acordo com a fabricante, para o nível de carga subir de 15% para 80%, são necessários 40 minutos em tomada DC, enquanto o mesmo nível em um Wallbox de 7kW é atingido em 2h54. Já em uma tomada comum de 220 volts, são necessárias 8h57 para chegar aos 80%.
Pelos cálculos da marca de origem francesa, o custo de energia por quilômetro rodado do Kwid elétrico é de R$ 0,06 (considerando o valor médio de 1kWh a R$ 0,66). Para efeito de comparação, um carro com motor a combustão de porte equivalente pode ter custo por km rodado (considerando somente os gastos com gasolina) de R$ 0,41.
Equipamentos de série do Kwid E-Tech
Outro destaque do Kwid E-Tech é a lista de itens de série, que traz equipamentos indisponíveis no carro nacional, como airbags de cortina (totalizando 6 airbags), vidros elétricos na traseira e sensores de estacionamento. O Kwid elétrico traz ainda controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré, direção com assistência elétrica, central multimídia Media Evolution de 7” com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay via cabo e ajuste elétrico dos retrovisores.
Como ter um Kwid elétrico por assinatura?
Ainda que seja o carro elétrico mais barato do Brasil, o Renault Kwid E-Tech Electric tem preço distante da realidade da maioria dos brasileiros. De olho nos possíveis clientes que desejam experimentar a tecnologia dos carros elétricos, a marca também oferece o Kwid E-Tech Electric no programa de assinatura On Demand.
Nesta modalidade, a assinatura do Kwid elétrico custa partir de R$ 3.339 por mês. O cliente pode escolher planos de 12, 24, 36 ou 48 meses de duração, com franquias de rodagem mensal entre 1.000 km e 3.000 km. Entre as vantagens do carro por assinatura, estão os custos com impostos, seguro e manutenção já inclusos no preço das mensalidades.
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Imagens: Divulgação/Renault