Leilão detran rj
Categories:

Como funciona o leilão do DETRAN RJ?

Se interessou por algum leilão DETRAN RJ, mas está com dúvidas sobre este processo?! Então, este conteúdo foi feito para você! A Zapay lhe explica de uma maneira simples e completa como o leilão DETRAN RJ carros e motos funciona.

Fique por dentro de quem pode participar, como é possível participar do processo, qual o caminho para fazer o cadastro prévio e como funciona o pagamento quando o interessado encontra um veículo que lhe agrade. 

Confira estas e outras dicas sobre o leilão de carros DETRAN RJ a seguir.   

Quem pode participar do leilão do DETRAN RJ?

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN RJ), todo cidadão pode participar de um leilão. Mas há alguns pontos a serem cumpridos. São eles:

  • Ser maior de dezoito (18) anos.
  • Ter registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou ser Pessoa Jurídica (ou seja, ter um CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
  • Possuir Carteira de Identidade.
  • Residir no Estado do Rio de Janeiro.

Dica da Zapay: 2023 chegou e as obrigações já batem à porta dos brasileiros. São impostos, tributos e uma série de gastos que caracterizam o início do calendário. Mas nada que uma boa organização financeira não ajude. 😉 Neste conteúdo, a Zapay lhe dá as dicas sobre o IPVA RJ . Fique ligado! 

Fique ligado: evite cair em golpe de leilão!

O DETRAN RJ faz algumas recomendações aos cidadãos interessados em veículos oriundos de leilão. São dicas para que o negócio seja feito com segurança e para que nenhum tipo de golpe seja aplicado.

Confira quais são os cuidados que todo interessado deve ter:

  • Verificar no site do Departamento o Edital de Leilão, que sempre é publicado com uma antecedência mínima de quinze (15) dias.
  • Confirmar se o leilão é processado na plataforma do leiloeiro designado pelo órgão.
  • Visitar o pátio indicado no site e no edital a fim de comprovar a veracidade do leilão.
  • Por fim, caso ainda restem dúvidas, o cidadão deve recorrer ao atendimento presencial, no 6º andar do prédio-sede do DETRAN. Que atualmente está na avenida Presidente Vargas, 817. Centro da cidade do Rio de Janeiro. Ou através do e-mail comissao.leilao@detran.rj.gov.br.

Leilão detran rj

Como participar do leilão do DETRAN do Rio de Janeiro? 

Para participar de leilões do DETRAN RJ, o interessado deve comparecer ao auditório na data e no horário agendados para o leilão ou ainda participar pelos sites dos leiloeiros.

Confira como se dá o leilão de veículos não reclamados pelos proprietários, segundo o DETRAN RJ. Nesta situação, trata-se de automóveis apreendidos ou removidos há mais de sessenta (60) dias e não reclamados por seus proprietários. Vamos ao passo a passo:

  1. Os interessados, sejam Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas, devem se cadastrar no site do leiloeiro (www.edgarcarvalholeiloeiro.com.br), com 48 horas de antecedência e solicitar habilitação para participar do leilão on-line ou presencialmente, na Rua Capitão Félix, 110, Benfica, Rio de Janeiro (RJ).

As informações serão utilizadas para todos os documentos gerados pela venda em leilão.

  1. O arrematante on-line receberá em seu e-mail o boleto no valor da arrematação, além das taxas administrativas, que deverá ser quitado no prazo de dois (2) dias úteis após a realização do leilão.
  2. Por sua vez, o arrematante presencial receberá um boleto bancário com o valor da arrematação, além das taxas administrativas, que deverá ser quitado no prazo de dois (2) dias úteis após a realização do leilão.
  3. Em caso de dúvidas sobre o processo licitatório, o interessado deve comparecer ao Protocolo da SEOP (Secretaria Municipal de Ordem Pública), localizado na Rua Afonso Cavalcanti, 455 – 7° andar – Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ) ou pelo telefone, em até três (3) dias úteis anteriores à data do leilão.

Como fazer o cadastro para participar do leilão do DETRAN RJ? 

Vale a pena reforçar: tanto as Pessoas Físicas quanto as Pessoas Jurídicas interessadas em participar de leilões devem se cadastrar no respeito site leiloeiro. Esse cadastro deve ser feito com 48 horas de antecedência e o interessado deve solicitar habilitação para participar do leilão on-line ou do presencial.

Todas as informações solicitadas serão utilizadas para todos os documentos gerados pela venda em leilão. Caso opte pelo leilão on-line, o arrematante receberá no e-mail o boleto no valor da arrematação, mais as taxas administrativas, que deverá ser quitado no prazo de dois (2) dias úteis após a realização do leilão.

Já aqueles que escolherem a opção presencial, receberão um boleto bancário com o valor da arrematação, mais as taxas administrativas, que deverá ser quitado no prazo de dois (2) dias úteis após a realização do leilão.

Em caso de compra no leilão, os seguintes documentos devem ser apresentados:

  1. O comprador deverá comparecer ao Depósito para a retirada do veículo nas datas previamente estabelecidas no site do leiloeiro, das 9h às 16h.
  2. Deverá portar: 1) original e cópia da Identidade ou Carteira de Habilitação; 2) CPF e; 3) comprovante de residência.
  3. Ainda: cabe ao comprador encaminhar ao leiloeiro a documentação necessária para a formalização da compra em até vinte (20) dias corridos após a arrematação.

É de extrema importância reforçar que o interessado em participar de leilões esteja alerta para não cair em golpes. Vale dizer que o DETRAN RJ não tem plataformas específicas para a realização de leilões, por isso contrata o serviço de empresas reconhecidas para tal atividade.

Alguns dos cuidados a serem tomados são:

  1. Averiguar no site do DETRAN RJ o Edital do Leilão pretendido. Este documento é sempre publicado com, ao menos, quinze (15) dias de antecedência.
  2. É necessário confirmar se o leilão estará sendo processado na plataforma do leiloeiro designado pelo departamento de trânsito. Checar nunca é demais!
  3. Ainda: o interessado pode visitar o pátio indicado no site e no edital do leilão, de modo a comprovar a veracidade do evento.

 

Vale a pena também o interessado em participar do leilão de veículos, entrar em contato com a Comissão de Leilão do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro. É possível ir até a sede do DETRAN RJ ou ainda escrever um e-mail para comissao.leilao@detran.rj.gov.br. Mantenha-se informado, sempre, e evite dores de cabeça.

Um dos sinais de que o site que oferece o leilão pode ser um golpe que usa o nome do DETRAN é se ele termina com “.org”. Todo site relacionado a um órgão público tem a terminação “.gov.br”, seja na instância municipal, estadual ou federal. 

Desconfie sempre que as ofertas parecerem boas demais, se comparadas aos outros sites. Veículos de leilão costumam ter descontos de até 50% do valor disponível na Tabela FIPE, é importante frisar. Mais uma vez, pesquise e compare os preços e as condições. E não haja por impulso, pois este é um atalho que pode lhe conduzir a um mau negócio. 

carro de leilão

Como funciona o pagamento do leilão do DETRAN RJ?

Segundo o DETRAN RJ, quando o interessado arremata o bem, é gerado um boleto bancário para o pagamento no valor integral da arrematação – para leilões on-line. 

O comprador pode ainda optar pelo pagamento feito à vista, em espécie ou cheque no ato da arrematação, no caso de leilões presenciais. 

Para a retirada do veículo leiloado do depósito, o novo proprietário deve se atentar ao edital do leilão. Afinal, é neste documento que será designado data para retirada do veículo – ou seja, é informado no ato do leilão.

Dica da Zapay: 

Dica 1: confira nossa página especial para consulta de placa RJ. Nela, você poderá acessar IPVA, licenciamento e multas que constam no sistema DETRAN RJ. Um jeito prático e fácil para saber se há algum débito em seu veículo e regularizar a situação – em até 12 vezes usando o cartão de crédito. 

Dica 2: Quer ficar ainda mais por dentro sobre o leilão de veículos e a compra de automóveis neste processo? Então, conheça este conteúdo sobre o tema. 

Dicas do DETRAN RJ a respeito de leilão de veículos não reclamados pelos proprietários:

  1. As datas do leilão serão sempre publicadas no Diário Oficial, em jornal de grande circulação e no portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 
  2. Os veículos poderão ser visitados nos dias especificados nas publicações.
  3. O leilão será realizado de forma presencial e virtual ao mesmo tempo.
  4. O valor mínimo para cada veículo será o estimado no edital, ou será o melhor lance antecipado registrado no sistema até o início do leilão.
  5. Os licitantes poderão ofertar mais de um lance para um mesmo veículo, prevalecendo sempre o maior lance ofertado.
  6. Os lotes serão encerrados a critério do leiloeiro.
  7. Os participantes no ambiente físico ou no ambiente virtual terão isonomia de tratamento e concorrerão em igualdade de condições, dentro do possível.
  8. Os veículos serão entregues ao comprador com os débitos anteriores à data do leilão devidamente quitados.
  9. O comprador é responsável pelo registro junto ao órgão executivo de transito, vistorias e demais procedimentos para transferência do veículo.
  10. Os veículos arrematados deverão ser retirados do pátio embarcados como carga e estas despesas serão de responsabilidade do comprador.

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *