Categories:

Conheça as melhores motos para viajar

Que as motocicletas são as queridinhas de muitos brasileiros, isso não é novidade. E há modelos para todos os gostos e objetivos: existem aquelas que são próprias para o uso na cidade, para atender a rotina do dia a dia, há ainda as que contemplam os amantes de velocidade e esportes e também aquelas que estão preparadas para viver uma grande aventura. Afinal, nada como uma viagem de moto, não é mesmo?

As motos de viagem são divididas em algumas subcategorias e a Zapay explica tipo a tipo para você, com dicas de segurança e quais são os modelos disponíveis.

Fique por dentro do universo das motos para viagem!

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Com a Zapay você vai:

Conheça nossos serviços e aprenda como fazer a consulta de multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Consulte as pendências do seu automóvel.

APP Zapay

Big trail: potência e conforto

As motos big trail são aquelas que estão sempre prontas para enfrentar desafios dos mais variados tipos, sejam eles em uma pista de motocross para acrobacias ou ainda em uma estrada de terra simples – aquelas afastadas da dinâmica da cidade.

O termo trail dizer respeito ao design da motocicleta, caracterizada por ser mais alta, rodas de maior diâmetro – 19 ou 21 polegadas. Estas motocicletas apresentam pneus de uso misto, próprios para enfrentarem terrenos arenoso, lama e cascalho – ou seja, ideias para rodar tanto na terra quanto em terrenos ruins.

Os modelos big trails são uma categoria acima da trail – a diferença é que, apesar de as motocicletas terem as mesmas capacidades que as trails, elas apresentam mais equipamentos, tecnologia e sofisticação.

Sendo assim, as big trails contam com recursos eletrônicos que ajudam na hora de pilotar, como controles de estabilidade e tração, além de seletor de modos de condução.

As primeiras big trails surgiram na década de 1970, trazendo leveza e agilidade para aqueles que curtem pilotar na terra. Hoje, com tecnologia mais avançada, as big trails são marcadas por serem altas, largas, pesadas e com barra de proteção, além de portarem malas e parabrisas gigantes e também faróis suplementares. Sinônimo de robustez e segurança que tanto atraem os fãs da categoria.

Confira alguns dos modelos de big trails mais populares entre os brasileiros:

1. BMW/R1250 GS

2. Triumph/Tiger 900

3. Royal Enfield/Himalayan

4. Honda/CB 500X

5. Honda/NC 750X

Dica da Zapay: aprenda como fazer a transferência de moto

Touring: conhecida por ter uma grande capacidade de carga 

Por sua vez, as motos touring são ideias para viagens longas, apresentando arranjo de suspensão preparado para rodar com guarupa e bagagem. Ou seja, mais conforto para quem gosta de pegar a estrada (ou as rodovias) e conhecer novos destinos.

As motos touring apresentam tanque de combustível maior, o que proporciona mais autonomia ao veículo desta categoria. Além disso, ela é grande, o que a faz suportar muita carga e levar até duas pessoas – contando já com o piloto. 

Seja para as férias de verão ou inverno – ou ainda aquela esticada com descanso merecida durante o ano -, as touring são ideias para quem curte viajar sobre duas rodas.

Devido ao sistema elétrico de maior capacidade, tais motos podem fornecer energia para as roupas com aquecimento. Este fato torna a viagem ainda mais confortável, independentemente da temperatura. Fica a dica!

Há alguns pontos que o condutor deve considerar quando estamos falando sobre as touring – para saber se vale a pena o investimento. Estas motos são mais pesadas e também mais largas do que as demais. E em que isso implica? Por conta do tamanho, as touring apresentam performance inferior se comparada a outras categorias de motocicletas cujo foco são viagens longas.

Contudo, há pontos a favor e que são importantes para quem deseja ter uma touring na garagem: ela é protagonista quando o assunto é velocidade e estabilidade nas vias públicas.

Conheça a seguir algumas das motocicletas Touring disponíveis no mercado brasileiro:

1. BMW K 1100 LT

2. BMW K 1200 GT

3. BMW K 1200 LT

4. BMW K 1300 GT

5. BMW R 1100 RT

Outros modelos:

  1. BMW R 1150 RT
  2. BMW R 1200 CL
  3. BMW R 1200 RT
  4. Ducati Super Touring St 2 900
  5. Ducati Super Touring St 4 900
  6. Harley-Davidson Electra Glide
  7. Harley-Davidson Softail
  8. Honda Gold Wing
  9. Kawasaki Concours
  10. Kawasaki Voyager
  11. Triumph Trophy 1200
  12. Triumph Trophy 900
  13. Harley-Davidson CVO
  14. BMW K 1600 GT
  15. BMW K 1600 GTL
  16. Triumph Trophy SE
  17. Harley-Davidson Touring

Cruisers: praticidade e estilo 

As motos cruiser talvez estejam atreladas ao seu imaginário, devido a algumas cenas clássicas do cinema. Afinal, que não se lembra da imponente Harley-Davidson Softail Fat Boy que Arnold Schwarzenegger usou em “O exterminador do futuro 2: o julgamento final” (1991), por exemplo? Este veículo é um verdadeiro clássico da cultura pop!

As motocicletas cruiser são bastante reconhecidas pela posição da pilotagem, onde, geralmente, os pés do piloto são colocados para frente e suas mãos para cima, de forma que a coluna fica ereta ou ainda levemente inclinada para trás. Essa pose explica a imponência que caracteriza a moto e seu piloto.

Se apaixonou por uma cruiser? Então, saiba que é necessário tomar alguns cuidados com ela na hora de viajar. Embora seja ótima para circular nas cidades e nas vias rurais, ela requer alguma atenção devido ao seu design. Por exemplo, as curvas em alta velocidade precisam de um melhor ângulo de inclinação.

Não é raro nos depararmos com modelos customizados quando o assunto são motos cruiser. O que torna o veículo ainda mais a cara do dono, expressando em cada detalhe autenticidade, tecnologia, além da personalidade e dos desejos do proprietário. Não à toa, é uma verdadeira estrela de cinema, não é mesmo?!

Confira algumas das motos cruisers disponíveis no mercado:

  1. Dafra Horizon 150
  2. BMW R 1200 C
  3. Harley-Davidson V ROD
  4. Honda VT 600
  5. Kawasaki Vulcan 800
  6. Suzuki Intruder LC 1500
  7. Yamaha XV 250
  8. Haojue Chopper 150
  9. Kawasaki Vulcan S
  10. Harley-Davidson Iron 883
  11. Harley-Davidson Iron 1200
  12. Harley-Davidson Fat Bob
  13. Harley-Davidson Low Rider S
  14. Royal Enfield Interceptor
  15. Royal Enfield Classic
  16. Triumph Bonneville 

Curiosidade: A história da Harley-Davidson

A Harley-Davidson é uma das marcas mais icônicas do globo, sendo facilmente reconhecida. Não é por acaso, afinal, suas motos marcam todo um estilo de vida, caracterizado pela liberdade.

A marca foi fundada em 1903, na cidade de Milwaukee, no estado do Wisconsin (Estados Unidos). A ideia para a fabricação das motos surgiu de uma questão prática: a possibilidade de se locomover mais rapidamente e de forma mais confortável, sobretudo, nas subidas.

Assim, os jovens Arthur Davidson e William S. Harley, então colegas de universidade, decidiram instalar um motor em um quadro de bicicleta, para otimizar o transporte. E foi a partir dos testes e da união destes dois jovens que surgiu a primeira Harley-Davidson.

Sport touring: pegada esportiva 

Você já aprendeu que as motos touring são fáceis de serem identificadas nas ruas e nas estradas, sobretudo devido à sua imponência no trânsito. Estes modelos de motocicletas são mais pesados e largos, com mais espaço para bancos anatômicos, bagagens, parabrisas, aquecedores e sistema de entretenimento.

Andar com uma touring é sinônimo de conforto tanto ao piloto quanto para o passageiro – afinal, espaço não é problema neste veículo.

Vale ressaltar que, embora seja grande e confortável, a performance deste modelo pode ser reduzida, se comparada com outros. Porém, o custo-benefício é compensado com maior estabilidade na estrada e também com velocidade, por exemplo. 

Já os modelos sport touring trazem ainda mais inovação: carregam a potência e o conforto das touring e a carenagem inspirada em motos de corrida. Nas sport touring, o banco do piloto fica em uma posição ainda mais confortável.

Elas possuem grande capacidade de carga e espaço para bagagem. Vale ressaltar que a suspensão é projetada para combinar com os pneus de performance. Ou seja, mais um reforço de que a velocidade é um dos fortes dos modelos sport touring.

Conheça alguns dos modelos de sport touring disponíveis no mercado:

  1. Honda VFR800
  2. Yamaha Tracer 900 GT
  3. Suzuki GSX-S1000F
  4. MotoGuzzi California 1400 Touring
  5. Kawasaki 1400GTR Concours
  6. BMW R1200RT
  7. BMW K1600GT
  8. Honda GL1800 Gold Wing
  9. Ducati Multistrada
  10. Kawasaki Ninja H2 SX

Standard: facilidade para adaptar-se a cada tipo de destino

Se você deseja um moto para todos os momentos, então as modelos standard têm tudo para lhe conquistar! Elas são ótimas para viagens longas e curtas, desde o passeio de férias com a família até para suprir as necessidades da rotina, como ir ao trabalho ou à faculdade. Ou seja, ela é ótima opção, com fácil adaptabilidade, seja na cidade, seja na estrada. Versatilidade no DNA!

As motos standard são básicas, porém podem ser otimizadas a depender da necessidade de cada piloto. Alguns dos acessórios mais requisitados para viagens neste modelo de motocicletas são: alforjes, para-brisas, banco para touring, bagageiro e encosto de garupa. Ou seja, opções para customização não faltam!

Em tempos de crise, as standard têm uma super vantagem: elas costumam ser mais baratas. 😉 Apesar de não serem especialistas em cada situação, elas são motos mais generalistas – ou seja, podem atender honestamente diferentes momentos da sua vida, como o dia a dia ou uma viagem. Em termos de custo-benefício, é sempre uma ótima opção.

Confira algumas opções de motos standard:

  1. Honda CB 1000R
  2. Kawasaki Z800
  3. Honda NC 700X
  4. BMW R1250 GS

Dica da Zapay: saiba como quitar a taxa de transferência de veículo

Aprenda como cuidar dos pneus da sua moto!

  1. Fique sempre atento: quando for trocar os pneus, verifique se eles são compatíveis com o modelo da motocicleta. Para tal, é essencial ter em local de fácil acesso o manual do fabricante da moto – é neste documentam que constam todas as informações técnicas do veículo. O pneu adequado traz mais estabilidade à moto, segurança e melhora a performance ao pilotar. 
  2. Não vacile: certifique-se sempre se a calibragem está correta. Nada pior do que os pneus furarem ou a roda entortar após passar por uma rua esburacada. Para evitar situações chatas como estas, a calibragem é fundamental, pois traz mais aderência aos pneus e segurança ao condutor. As orientações de calibragem podem ser encontradas no manual do fabricante da moto ou no adesivo colado próximo à suspensão traseira. 
  3. Cuidado ao estacionar: dê preferência aos locais planos. Locais cujos solos apresentam pedras pontiagudas, estão irregulares e repletos de cascalhos grossos podem trazer dores de cabeça aos pneus da sua moto. O mesmo vale para elementos que podem desgastar o pneu, como solventes e óleos derramados. Evite estes locais.
  4. Troque os pneus com regularidade e escolha sempre o serviço de um borracheiro especializado para isso. Os pneus de uma moto aguentam entre 10 mil e 12 mil quilômetros rodados. É extremamente importante que o proprietário verifique o desgaste conforme vai utilizando a moto e, claro, tenha sempre em mãos o manual do fabricante. Estar atento aos pneus é cuidar da segurança e da estabilidade do seu veículo – lembre-se sempre. O borracheiro é o profissional que terá os instrumentos necessários para realizar a troca dos pneus, com segurança e de forma confiável.
  5. Balanceamento e alinhamento: mais um ponto para a segurança! Caso o veículo visite a oficina de sua confiança para qualquer conserto e, principalmente, se houve troca dos pneus, o balanceamento e o alinhamento são fundamentais para garantir uma condução segura. 

 

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

Avatar image of Ana
Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *