Zapay > Veículo > Conheça quais são os principais estilos de carro do mercado
Quais são os modelos de carro que você mais gosta, amigo motorista? A Zapay separou os principais tipos disponíveis no mercado automotivo para lhe ajudar nesta resposta e reconhecer qual faz mais sentido para as suas necessidades.
Hatch, sedan, SUV, picape e vans são os modelos de carros que você poderá tirar as dúvidas e fazer comparações. Afinal, qual destas opções combina mais com você ou com o seu negócio? Confira!
– Modelos de carros: conheça os principais estilos do mercado
– Hatch
– Sedan
– SUV
– Picape
– Vans ou utilitários
– Qual dos modelos de carros mais combina com você?
Dica da Zapay: saiba como funciona o sistema de arrefecimento, que é fundamental para o funcionamento do veículo.
Modelos de carros: conheça os principais estilos do mercado
Que os carros são uma paixão nacional, isso o amigo condutor já sabe. Mas quais são os principais estilos de automóveis disponíveis no mercado? E como saber qual é o veículo que melhor combina com cada motorista? Você poderá saber as respostas sobre essas e outras perguntas ao longo deste artigo.
Fato é, há muita inovação e tecnologias diferentes nos carros – e diversas mudanças desde a popularização dos veículos. Desse modo, a escolha do modelo ideal vai muito além das necessidades diárias, afinal, fala sobre o estilo de vida de cada condutor e/ou de cada família. Este fato nos ajuda a entender a importância de o mercado automotivo oferecer tantos veículos e com tantas particularidades.
Conheça a seguir alguns dos principais tipos de carro, com suas características marcantes, e confira qual combina mais com você!
Dica da Zapay: quais são os cuidados com o carro que estão na sua rotina, amigo motorista? Confira as dicas selecionadas pela Zapay e garanta o bom funcionamento do automóvel.
Hatch
Os veículos hatchs (ou hatchbacks) são os mais populares nas vias públicas, com carrocerias que apresentam um compartimento de carga integrado com a cabine de passageiros, sem uma divisão evidente entre eles. São famosos por serem compactos e econômicos, sendo geralmente modelos de entrada oferecidos pelas montadoras.
Esse tipo de veículo possui uma tampa traseira que engloba tanto a área de passageiros quanto o porta-malas, formando uma única unidade. Em seu design, há evidente divisão de dois blocos, o do passageiro e o do motor.
Como se trata de um carro com a traseira mais curta, o porta-malas costuma ser menor também. O preço também é menor se comparado a outras categorias automotivas, fato que costuma agradar motoristas iniciantes. Aliás uma cusiosidade: o nome “hatchback” deriva do termo inglês “hatch”, que significa “porta” ou “tampa”.
Ainda: tais veículos, costumam, apresentar duas fileiras de assentos, embora alguns modelos mais espaçosos possam oferecer uma terceira fileira em versões maiores.
As principais características distintivas de um carro hatch são a versatilidade e praticidade, de modo que sua configuração contribui para que tais carros sejam populares para o uso diário, especialmente em áreas urbanas. Afinal, o seu tamanho compacto oferece facilidade de estacionamento e eficiência de combustível, por exemplo.
Costumeiramente, os veículos hatch apresentam motor 1.0, mas outras opções de motorização também são possíveis para a categoria.
Dica da Zapay: fique por dentro sobre como funciona a correia dentada de um veículo automotor.
Sedan
Por sua vez, o carro sedan é justamente marcado por possuir a carroceria caracterizada por três partes distintas: o compartimento do motor, o habitáculo dos passageiros e o porta-malas. Ainda: esse veículo tem um tipo de carroceria que possui um compartimento de carga separado da cabine de passageiros. Ou seja, ao contrário dos veículos hatchbacks, os sedans têm uma divisão evidente entre o espaço dos passageiros e o porta-malas.
A tampa traseira desses carros, geralmente, cobre apenas a área do porta-malas, enquanto que a cabine dos passageiros é uma área separada. Essa configuração oferece um compartimento de carga dedicado e maior isolamento acústico para os passageiros.
Os carros sedans são facilmente reconhecidos nas ruas, pois apresentam traseira maior, sendo caracterizados pelo conforto (sobretudo, aos passageiros do banco traseiro) e pela versatilidade em viagens. Desse modo, vale dizer que tais veículos são conhecidos por seu estilo elegante e clássico. Costumam ter quatro portas e oferecem espaço adicional para as pernas e a bagagem.
Os motores dos sedans costumam ser mais potentes do que os dos carros hatch, porém, devido ao tamanho, é um pouco mais trabalhoso para estacionar.
SUV
Estes são os queridinhos do momento. Um SUV (sigla para Sport Utility Vehicle) é um tipo de automóvel que combina características de um veículo de passeio com recursos de um utilitário esportivo. Não à toa, são conhecidos por sua carroceria elevada, capacidade off-road moderada, espaço interno generoso e versatilidade – o que agrada muitas famílias e condutores que gostem de pegar estrada.
Se comparados aos sedans, os SUVs apresentam mais espaço e luxo, o que os torna mais caros, consequentemente. Esses carros são projetados com uma carroceria mais alta em relação ao solo, o que proporciona uma melhor capacidade de enfrentar terrenos acidentados e obstáculos.
Os SUVs são conhecidos por seu espaço interno amplo, tanto para os passageiros quanto para a bagagem. Além disso, oferecem capacidade para cinco ou sete passageiros, com assentos traseiros dobráveis que permitem expandir o espaço de carga conforme necessário. Essa versatilidade os torna ideais para famílias, viagens longas e atividades ao ar livre, onde há necessidade de acomodar pessoas e cargas volumosas.
Possuem tração nas quatro rodas (4×4) ou tração dianteira (2WD), com a opção de tração nas quatro rodas (AWD) em alguns modelos. Isso torna os SUVS adequados para condições de estrada variadas, incluindo terrenos off-road leves. Possuem alta tecnologia e proporcionam uma excelente visão ao dirigir, afinal é um carro mais alto do que os demais.
Mas quando o assunto é eficiência no consumo do combustível, um carro hatch ou um sedan pode ser melhor opção.
Picape
Um veículo picape, também conhecido como caminhonete, é um tipo de automóvel projetado principalmente para transporte de carga, sendo bastante fácil de ser reconhecido pelas ruas. E não é por acaso: tais automóveis são caracterizados por sua carroceria aberta na parte traseira, com uma caçamba ou caixa de carga.
Já foram a preferência para quem precisava de veículos específicos para carregamento, sobretudo no campo, mas hoje são carros muito utilizados nas cidades e também para fins recreativos. Com o avanço da tecnologia automotiva, as picapes ganharam adicionais de luxo, ótimo espaço interno e motores poderosos.
Tais veículos possuem uma estrutura separada para a cabine dos passageiros e a área de carga. A cabine é semelhante à de um veículo de passeio, com assentos para o motorista e os passageiros, e pode variar em tamanho, dependendo do modelo da picape. Por sua vez, a área de carga está localizada na parte traseira da picape e é projetada para transportar objetos maiores, como equipamentos, materiais de construção ou carga geral.
Além disso, algumas picapes oferecem recursos adicionais, como ganchos de amarração, proteções para a caçamba e capacidade de reboque, que tornam mais fácil o transporte de cargas pesadas ou volumosas.
Vans ou utilitários
As vans são também chamadas de veículos utilitários. Elas são um tipo de veículo projetado principalmente para transporte de passageiros ou carga, afinal, possuem um design distintivo, com carroceria alta e retangular, proporcionando um espaço amplo e versátil no interior.
Um ponto de atenção: conduzi-las pode ser desafiador para condutores iniciantes. Não por acaso, o amigo condutor precisa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D para dirigir uma van.
Esses carros são conhecidos por sua capacidade de acomodar um grande número de passageiros – entre sete e quinze pessoas, a depender do tamanho e da configuração do automóvel. Elas são frequentemente usadas como veículos de transporte público, como ônibus de linha ou transporte escolar, ou ainda como carros para empresas e serviços de transporte de passageiros, como táxis e vans de turismo.
Além disso, as vans também são usadas para o transporte de carga, especialmente em contextos comerciais, pois possuem uma área de carga espaçosa, muitas vezes, localizada na parte traseira do veículo, que pode ser adaptada para atender às necessidades específicas de cada negócio. Desse modo, tal versatilidade torna as vans populares para serviços de entrega, logística e transporte de mercadorias em geral.
As vans estão disponíveis em diferentes tamanhos, desde modelos compactos até vans de tamanho médio e grande. Podem ter tração dianteira ou traseira, dependendo do modelo, e oferecem opções de motorização para diferentes níveis de desempenho e eficiência.
Qual dos modelos de carros mais combina com você?
Agora que os pontos mais marcantes de cada tipo de veículo foram destacados, fica mais fácil determinar qual é o estilo que mais lhe agrada, não é mesmo, amigo condutor? Mas é importante considerar alguns fatores antes de realizar a compra do carro ideal para você, sua família ou seu negócio.
Alguns pontos importantes são: saber qual é o deslocamento realizado diariamente, qual a frequência de viagens mais longas, qual o tamanho da família do motorista (com ou sem filhos), o quão importante é a economia de combustível e se o automóvel será utilizado para o trabalho, seja no campo ou na cidade.
Ainda: nunca esqueça de considerar o preço do carro e os gastos para mantê-lo e se todos estes pontos entram no seu orçamento familiar. Afinal, ninguém quer que o automóvel dos sonhos vire um pesadelo, não é mesmo?!
Em suma, escolher o carro que melhor combina com você é uma tarefa trabalhosa e que deve considerar tanto os pontos pessoais, quanto as necessidades, as preferências e o estilo de vida do condutor.
Confira alguns pontos que podem lhe ajudar na pesquisa e na reflexão sobre o veículo:
- Avalie suas necessidades: comece pensando sobre como você pretende usar o carro. O uso será diário na cidade, ou será para viagens longas, ou para transportar cargas, ou ainda para atividades ao ar livre? Considere suas necessidades de espaço, capacidade de passageiros, capacidade de carga e recursos adicionais que possam ser importantes para o contexto familiar ou profissional.
- Pense em como o carro se encaixa em seu estilo de vida. Se você tem uma família, precisa de um carro espaçoso e seguro. Já, se você gosta de atividades ao ar livre, pode considerar um veículo com capacidade off-road ou espaço para transportar equipamentos. Por sua vez, caso você valorize a eficiência de combustível, pode preferir um carro híbrido ou elétrico. Ou seja, analise interesses, hobbies e atividades diárias para encontrar um carro que se adapte ao seu estilo de vida.
- Fundamental: estabeleça um orçamento para a compra ou o financiamento do carro. Considere não apenas o preço inicial, mas também os custos contínuos, como seguro, manutenção, consumo de combustível e impostos. Certifique-se de que o carro que você escolher esteja dentro do seu alcance financeiro.
- Pesquise diferentes marcas e modelos de carros que atendam às suas necessidades e preferências. Não hesite em ler avaliações de especialistas e opiniões de proprietários. Uma etapa importante é fazer test drives dos carros que você está considerando. Essa iniciativa ajudará você a sentir o conforto, além de permitir conhecer a dirigibilidade e os recursos do carro.
- Verifique os recursos de segurança oferecidos pelo carro, como airbags, sistemas de assistência ao motorista, controle de estabilidade, freios ABS, entre outros. Além disso, considere a tecnologia disponível, como conectividade Bluetooth, sistemas de entretenimento, recursos de assistência ao estacionamento, navegação, dentre outros.
- Não se esqueça de levar em consideração seus próprios gostos e preferências. O carro que você escolher deve refletir sua personalidade e estilo. Considere a aparência externa do carro, o design interior, as opções de cores e os recursos de personalização disponíveis.
Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.