Zapay > Veículo > Carro híbrido: Saiba o que é e quais são as vantagens
Você sabe o que é carro híbrido? Conheça, então, suas vantagens e desvantagens, saiba porque ele é considerado sustentável e também a diferença entre o carro híbrido e um carro elétrico.
Spoiler: o veículo híbrido está relacionado às atuais demandas do mundo, que prezam pelo meio ambiente e pela economia. Porém, carros com tais tecnologias demandam organização e investimento por parte do motorista, para que possa haver a aquisição.
Vem com a Zapay, fique por dentro e acabe com dúvidas, como “carro híbrido o que é?”. Confira!
O que significa um veículo híbrido?
Qual a vantagem de um veículo híbrido?
O que significa um veículo híbrido?
Quando o assunto é sustentabilidade, o carro híbrido é sempre lembrado. Mas o que é um veículo híbrido. A Zapay lhe explica!
O automóvel híbrido é alimentado por dois tipos de motores: combustão e eletricidade. Dessa forma, este veículo consegue funcionar utilizando gasolina, etanol ou diesel, além de ter um propulsor elétrico. É assim que o sistema consegue reunir os pontos positivos de cada uma dessas fontes de energia.
Vale dizer que os modelos de motor a combustão conseguem uma boa autonomia, devido à facilidade de abastecimento. Contudo, a queima de combustível tem como resultado poluentes dispensados ao meio ambiente.
Por sua vez, a fonte elétrica é a responsável por fazer a autonomia e o tempo de recarga das baterias serem um desconforto ao usuário. Mas como resolver isso? É aqui que a facilidade dos carros híbridos faz toda a diferença.
Tais veículos conseguem aproveitar os pontos positivos dos diferentes tipos de motores, oferecendo inúmeras vantagens ao motorista, como praticidade, conforto e autonomia. 😉
Os veículos híbridos são uma ótima alternativa para quem deseja conduzir um automóvel mais sustentável, porém sem precisar investir o valor alto de um carro elétrico.
Afinal, os modelos híbridos gastam menos gasolina e são independentes de tomadas para funcionar (carregador necessário nos modelos elétricos), o que configura uma excelente relação de ganha-ganha.
Conheça os tipos de carros híbridos
A diferença entre os tipos de carros híbridos está na forma como utilizam cada motor. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:
Sistema híbrido misto
Este é o sistema mais utilizado, o qual a central eletrônica faz cálculos o tempo todo para decidir qual fonte de energia deve ser utilizada em cada momento. É comum que, ao rodar somente na cidade, seja possível usar apenas o motor elétrico, de modo a gastar pouco ou nenhum combustível. Quando o carro híbrido acelera ou a bateria acaba, o motor a combustão é acionado.
Sistema híbrido paralelo:
Neste sistema, os dois motores estão sempre ativos. Nele, o motor a combustão atua no eixo traseiro e o elétrico, no dianteiro. Vale dizer que essa solução também gera economia de combustível, uma vez que a fonte de energia a combustão é menos exigida. Ainda: o sistema paralelo é mais simples e necessita de baterias menores.
Sistema híbrido em série:
Neste caso, o motor a combustão é usado apenas com a finalidade de carregar as baterias, que, por sua vez, alimentam o motor elétrico que movimenta o carro, de fato. Com tais características, é o sistema que mais se aproxima dos veículos totalmente elétricos – contudo, ainda com a praticidade do motor a combustão para aumentar a autonomia.
Qual a vantagem de um veículo híbrido?
Há muitas vantagens que o motorista e o meio ambiente podem desfrutar com um veículo híbrido rodando nas vias públicas brasileiras. Os principais são: os benefícios fiscais, a economia de combustível, a autonomia e maior cuidado com o meio ambiente.
Os carros híbridos têm baixo consumo, o que o torna bastante atrativo se comparados com os convencionais. Esta economia se dá por conta do sistema adotado pelos modelos híbridos: o motor a combustão é utilizado com moderação, praticamente apenas para alimentar o motor elétrico.
Assim, uma das características dos carros híbridos é ser sustentável, já que ele tem baixo consumo de combustíveis fósseis, o que reduz a emissão de gases poluentes.
A segurança é outro ponto vantajoso dos carros híbridos, uma vez que ele tem mais aderência em terrenos instáveis, devido à tração integral.
Mais uma vantagem dos veículos híbridos é sua potência – lembrando que este carro faz uso de dois motores, o que faz a aceleração ser imediata e a entrega de potência ser instantânea e linear. Resumidamente: é um veículo que responde mais rápido ao comando do motorista.
A durabilidade é outra marca dos veículos híbridos. Como eles não tem embreagem ou motor de partida, a manutenção acaba ficando mais barata e as necessidades de consertos e trocas são menos frequentes. Devido a esta característica, carros híbridos duram mais do que os modelos convencionais.
Quais são as desvantagens do veículo híbrido?
Porém, há algumas desvantagens nos carros híbridos disponíveis no mercado nacional. Por exemplo, hoje, o veículo com esta característica mais barato no Brasil é o Kia Niro híbrido, cujo valor inicial é de R$146.990. A título de comparação, para se ter ideia da renda e do poder de compra necessários para adquirir este veículo, o salário mínimo brasileiro em 2022 vale R$1.212.
Outro ponto é que os veículos híbridos são mais pesados. Isso se dá devido aos dois motores utilizados, que pesam mais do que seus equivalentes a gasolina. Desta forma, os quilogramas a mais são um lastro que deve ser compensado com uma maior contribuição de energia.
Ainda: os materiais utilizados nos veículos híbridos são pouco sustentáveis, utilizando materiais escassos na natureza ou que precisam de processos químicos complexos. Além disso, a contaminação vinda do veículo é inevitável, embora seja menor do que se comparada aos carros convencionais.
Não é todo condutor que se adaptar aos veículos híbridos, é importante ressaltar. Ele vale a pena para os motoristas que fazem uso misto entre estrada e via urbana. Quem usa mais rodovias, acaba tendo um custo de gasolina maior do que se optasse por um veículo convencional – afinal, as propriedades do motor elétrico são limitadas.
Com o app da Zapay você vai:
Consultar o IPVA, licenciamento e Multas;
Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;
Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.
Qual é a diferença entre os veículos híbridos e elétricos?
Os veículos híbridos e elétricos têm como ponto comum serem muito eficientes no que diz respeito à sustentabilidade e à menor emissão de gases poluentes no meio ambiente. Mas qual é a diferença entre ambos?
Os veículos híbridos utilizam alta tecnologia e são movidos por eletricidade e combustível. São fontes de energia que podem funcionar tanto individualmente quanto conjuntamente, a partir do gerenciamento do sistema inteligente.
Os veículos elétricos, por sua vez, não contam com um motor à combustão. Ou seja, as emissões de gás carbônico CO₂ são nulas, neste caso. Porém, é necessário abastecê-lo em uma estação ou posto de recarga, já que apresenta uma única fonte de energia – a elétrica.
Dicas Zapay!
Dica 1: Aprenda como consultar débitos do veículo.
Dica 2: Saiba o que são carros PCD.
Dica 4: Será que carro elétrico vale a pena? Confira as dicas com a Zapay!
E o que dizem as leis de trânsito sobre veículos híbridos?
Conheça a Resolução 749/2018, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabelece requisitos específicos para veículos movidos à propulsão híbrida, híbrida plug-in e elétrica. Confira também o trecho da resolução acerca da segurança elétrica destes automóveis.
RESOLUÇÃO Nº 749, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018
Estabelece requisitos específicos para veículos movidos à propulsão híbrida, híbrida plug-in e elétrica.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN), no uso da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e nos termos do disposto no Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito (SNT);
Considerando a necessidade de aumentar a segurança nos veículos por meio da harmonização dos requisitos nacionais de segurança veicular com os requisitos internacionais equivalentes, conforme previsto no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – PNATRANS; e
Considerando o processo administrativo nº 80000.036570/2017-23,
RESOLVE:
Art. 1º Esta Resolução estabelece os requisitos específicos para veículos movidos à propulsão híbrida, híbrida plug-in e elétrica.
- 1º Automóveis, caminhonetes, camionetas, utilitários, micro-ônibus, ônibus, caminhões, caminhões-tratores e chassi-plataformas, produzidos e importados, devem cumprir com os requisitos estabelecidos no Anexo I, Capítulo I, ou alternativamente o Anexo II, desta Resolução.
- 2º Para os requisitos estabelecidos no Anexo I, Capítulos II e III, ou alternativamente no Anexo II desta Resolução, o cumprimento deverá seguir o escopo de categorias definidos em normativos do CONTRAN referentes a impacto frontal e impacto lateral.
Art. 2º Os requisitos referidos no Art. 1º desta resolução aplicar-se-ão aos veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos das categorias automóveis, camionetas, caminhonetes, utilitários, micro-ônibus, ônibus, caminhões, caminhões-tratores e chassi-plataforma produzidos ou importados, a partir de 1º de janeiro de 2023.
Art. 3º Para comprovação do atendimento dos requisitos mencionados no Art. 1º desta Resolução, serão aceitos os resultados de ensaios que cumpram com os Regulamentos UN R100, UN R94 e UN R95, das Nações Unidas, ou com normativa Federal Motor Vehicle Safety Standards FMVSS nº 305, dos Estados Unidos, conforme aplicável.
Art. 4º Os anexos desta Resolução encontram-se disponíveis no site do denatran.
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, sendo facultado antecipar sua adoção total ou parcial.
Anexo I
(…)
- Parte I: Exigências para um veículo com relação à sua segurança elétrica
3.1. Proteção contra choques elétricos
Essas exigências de segurança elétrica aplicam-se a barramentos de alta tensão não conectados a fontes de alimentação externas de alta tensão.
3.1.1. Proteção contra contato direto
A proteção contra contato direto com partes energizadas também é exigida para veículos equipados com qualquer REESS homologado de acordo com a Parte II deste Regulamento. A proteção contra contato direto com as partes energizadas será conforme os itens 3.1.1.1. e 3.1.1.2. Essas proteções (isolante sólido, barreira, compartimento, etc.) não poderão ser abertas, desmontadas ou removidas sem o uso de ferramentas.
3.1.1.1. Para a proteção de partes energizadas dentro do compartimento do passageiro ou do porta-malas, o grau de proteção IPXXD será providenciado.
3.1.1.2. Para a proteção de partes energizadas que não estejam dentro do compartimento do passageiro ou do porta-malas, o grau de proteção IPXXB será providenciado.
3.1.1.3. Conectores Os conectores (incluindo a entrada de alimentação do veículo) devem cumprir esta exigência caso:
(a) Estejam em conformidade com os itens 3.1.1.1. e 3.1.1.2. quando podem ser separados sem o uso de ferramentas, ou
(b) Estejam localizados embaixo do assoalho e possuam um mecanismo de trava, ou
(c) Sejam fornecidos com um mecanismo de trava e outros componentes possam ser removidos com o uso de ferramentas para separar o conector, ou
(d) A tensão das partes energizadas torna-se igual ou inferior a DC 60V ou AC 30V (rms) dentro de um segundo após a separação do conector.
3.1.1.4. Desconexão de manutenção
Uma desconexão de manutenção que possa ser aberta, desmontada ou removida sem o uso de ferramentas é admissível caso possua o grau de proteção IPXXB.
3.1.1.5. Marcação
3.1.1.5.1. No caso de um REESS que tenha capacidade de alta tensão, o símbolo da Figura 1 aparecerá em ou próximo ao REESS. O fundo do símbolo será amarelo, o contorno e a seta pretos.
3.1.1.5.2. O símbolo também será visível em compartimentos e barreiras que, quando removidos, exponham partes energizadas de circuitos de alta tensão. Esta disposição é opcional para qualquer conector de barramentos de alta tensão. Esta disposição não será aplicável em quaisquer dos seguintes casos:
(a) Quando barreiras ou compartimentos não possam ser acessados, abertos ou removidos fisicamente, a menos que outros componentes do veículo sejam removidos com o uso de ferramentas;
(b) Quando barreiras ou compartimentos estiverem localizados sob o assoalho do veículo.
3.1.1.5.3. Cabos de barramentos de alta tensão que não estejam localizados dentro de compartimentos serão identificados por um revestimento externo laranja.
Qual nota você dá pra esse conteúdo?
Clique nas estrelas
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar ele!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?
Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.