CIRETRAN
Categories:

O que é CIRETRAN SP?

O trânsito nas cidades brasileiras está cada vez mais complexo e intenso. E, não por acaso, temos dezenas de órgãos para organizar e apoiar para que o fluxo do trânsito preserve a vida, preze pela segurança e faça com que cada condutor possa chegar ao seu destino com mais eficiência.

Dentre esses órgãos, há a CIRETRAN. Mas você sabe o que é CIRETRAN? Não?! Então, aperte os cintos e venha com a Zapay para entender o que esta entidade faz.

A CIRETRAN é a sigla para Circunscrição Regional de Trânsito. Trata-se de um órgão do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) nos municípios encontrados no interior do estado de São Paulo. O CIRETRAN tem a responsabilidade de exigir e impor a obediência e o devido cumprimento da legislação de trânsito no âmbito de sua jurisdição.

Cabe à CIRETRAN ainda a aplicação de exames – como os exames médicos para testar a visão e outras fatores necessários para o processo de habilitação – e também a execução da vistoria veicular.

Este artigo, portanto, trata da CIRETRAN SP, a circunscrição regional que atua nos municípios do interior do estado de São Paulo. Saiba como consultar sua situação neste órgão, suas principais atividades, além de consultar débitos, restrições ao seu veículo e também licenciamento.

Como consultar situação na CIRETRAN SP

Para realizar uma consulta sobre a sua situação na CIRETRAN São Paulo, o motorista e/ou proprietário de veículo deve saber: este é um procedimento simples. Você pode solicitar serviços pessoal na CIRETRAN SP ou ainda on-line, através do site do DETRAN SP. Por exemplo: se você precisar de um atendimento com hora marcada, basta acessar o site do DETRAN SP e verificar quais serviços podem ter seu atendimento colocado na agenda.

Você pode estar se perguntando: mas por qual motivo, para usar os serviços da CIRETRAN SP, eu devo entrar na página do DETRAN SP? A resposta é simples: a CIRETRAN foi criada para descentralizar alguns serviços do DETRAN, de modo que ele ficasse menos afogado pelo número de solicitações. Consequentemente, o serviço oferecido fica mais rápido para todos os condutores paulistas.

A CIRETRAN foi criada por um decreto do governo do estado de São Paulo, em 2013.

Ao acessar a página do DETRAN SP, você se deparará com a possibilidade de diversos serviços, como:

Para a sua habilitação: além do agendamento, há renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação, de qualquer categoria), Primeira Habilitação e ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), Certidões e autenticidade de CNH, pontos na CNH, alteração de dados, 2ª via e CNH digital, habilitação para outro tipo de veículo, seu endereço (consulta e atualização), dirigir no exterior, suspensão e cassação da habilitação, acompanhamento de serviços da CNH e cartão para estacionamento em vaga especial.

Para seu veículo: seu documento, seu veículo (pesquisas e certidões), transferência de veículo e mudança de endereço, registro de veículo zero (0) quilômetro, compra e venda de veículo, veículo financiado ou quitado e veículo danificado ou recuperado.

Para suas infrações: liberação de documento/veículo, defesa e consulta às suas multas de trânsito ou solicitação de 2ª via.

Por exemplo, caso você queira consultar a situação do seu carro, é necessário ir até a retranca “Veículos” e clicar em “Seu documento”. A tela revelará três opções de caminhos: o licenciamento digital (CRLV-e), que você pode solicitar, imprimir ou salvar, o acompanhamento da emissão do seu licenciamento digital ou ainda a solicitação de desbloqueio de veículo de aluguel ou com bloqueio judicial para emissão do licenciamento.

Unidades da CIRETRAN no estado de São Paulo

Conheça os endereços das unidades da CIRETRAN no interior paulista.

  1. CIRETRAN São José dos Campos – Rua Álvaro Gonçalves Júnior, 21, bairro Parque Industrial. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 13h.
  2. CIRETRAN Sorocaba – Avenida Quinze de Agosto, 4800, no bairro Jardim Leocádia. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 13h.
  3. CIRETRAN Campinas – Campinas Shopping – Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, no bairro Jardim do Lago. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, aos sábados, das 8h às 13h.
  4. CIRETRAN Santo André – Unidade Poupatempo, na Avenida Giovanni Battista Pirelli, 155, bairro Vila Homero Thon. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h.
  5. CIRETRAN Ribeirão Preto – Avenida Mogiana, 1.701, bairro Vila Mariana. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  6. CIRETRAN Guarulhos – Unidade Poupatempo, na Rua José Campanella, 189, bairro Macedo. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h.
  7. CIRETRAN Jundiaí – Rua Cica, 2001. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
  8. CIRETRAN Osasco – Unidade Poupatempo, na Avenida Hilário Pereira de Souza, 664. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h.
  9. CIRETRAN Barueri – Rua Santo Antonio, 310, bairro Vila São Jorge. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Consulta de débitos e restrições do veículo

ocê pode ainda utilizar o serviço CIRETRAN consulta para saber sobre os débitos e as restrições do seu veículo.

Basta acessar a página do DETRAN SP, também na retranca “Veículos”, você pode clicar em “Seu veículo – pesquisas e certidões”. Na tela, aparecerão opções para mais informações voltadas para os seguintes temas: débitos e restrições do seu automóvel, se o veículo tem restrição para compra ou venda (pesquisa de gravames), certidão de propriedade, confirmação de autenticidade de uma certidão e consulta ao endereço que seu veículo está registrado no DETRAN SP.

Licenciamento

Para realizar o seu licenciamento, mais precisamente, o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos na versão digital), você deve realizar a solicitação no site do DETRAN SP, conforme explicado neste artigo.

Atente-se: para isso, é necessário que você acesse o sistema com o seu CPF (Cadastro de Pessoas Física) e senha. Você pode ainda se cadastrar se seguinte maneira.

  1. Acesso com sua rede social: vincule o login com o seu Facebook ou conta Gmail e facilite o acesso ao portal DETRAN.SP. Fique tranquilo, o DETRAN não postará nada em sua página.
  2. Acesso com seu CPF ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoas Jurídica) e senha.

O licenciamento pode ser parcelado?

Sim! ☺

Todo cidadão do estado de São Paulo, e também de outros estados brasileiros, que possuir dívidas de qualquer natureza relativas a veículos automotores podem realizar a quitação dos débitos em até 12 vezes utilizando cartões de crédito.

Dica: é possível utilizar até três (3) cartões de crédito diferentes, independentemente de ser da titularidade da pessoa que está pagando os débitos, garantindo a integridade da operação mediante senha pessoal e intransferível do título do cartão.

Vale ressaltar que podem ser parcelados todos os débitos veiculares, como multas, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) – inscrito ou não em dívida ativa –, Seguro DPVAT (Seguro por Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre) e taxa de licenciamento. Fica a dica!

Você pode ainda utilizar a Zapay para realizar o pagamento dos seus débitos veiculares. Afinal, a Zapay é sempre uma mão na roda e oferece um serviço prático e rápido para que você possa circular com o seu veículo, de qualquer uma das categorias de CNH, tranquilo e dentro da legislação.

Em nossa página, além de parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito, você pode ainda fazer um PIX ou pagar via boleto bancário, TicketLog ou ainda Voucher. É só selecionar a opção que melhor cabe em seu bolso – e no seu orçamento familiar.

Quais são as principais atividades do CIRETRAN SP

Vale dizer que a CIRETRAN não cria leis de trânsito. Ela é uma unidade de atendimento que trabalha para que as leis de trânsito possam ser cumpridas. Tudo para que o fluxo de trânsito seja mais organizado e para que os serviços prestados aos motoristas fiquem mais agilizado.

Conheça agora algumas das principais atividades do CIRETRAN SP

  1. Cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito.
  2. Executar e fiscalizar os serviços relativos à habilitação de condutores, ao registro e licenciamento de veículos automotores e aos decorrentes da fiscalização de trânsito.
  3. Participar de programas e ações relacionadas à educação para o trânsito na sua circunscrição.
  4. Fiscalizar e acompanhar a execução dos serviços terceirizados, acordos, contratos e convênios firmados pelo Detran SP, na sua área de competência.
  5. Processar os autos de infração lavrados na sua circunscrição e impor as penalidades correspondentes.
  6. Instruir e encaminhar processos de credenciamento e descredenciamento.
  7. Fiscalizar as atividades dos credenciados de sua circunscrição.
  8. Acompanhar a execução de atividades e proceder à orientação técnica das Seções de Trânsito de sua circunscrição, em conformidade com os atos e normas emanados do Diretor Presidente e das diretorias setoriais do DETRAN-SP.
  9. Guardar documentos, materiais de segurança e equipamentos sob sua responsabilidade.
  10. Elaborar relatórios mensais das atividades desenvolvidas.
  11. Produzir estatísticas de trânsito.
  12. Realizar os atos de expediente, protocolo, secretaria e arquivo.
  13. Exercer outras atividades concernentes à sua área de atuação, determinadas pelo Diretor Presidente do Detran SP ou com sua anuência.

Quais são os órgãos autuadores presentes no trânsito brasileiro?

Quais órgãos autuadores do trânsito brasileiro você conhece? Neste conteúdo, a Zapay lhe apresenta aqueles que controlam o trânsito, a partir de diferentes categorias de instituições governamentais. Um spoiler: vale frisar que os órgãos autuadores são aqueles órgãos legais que podem penalizar os proprietários de veículos automotores e motoristas. Eles podem ser municipais, estaduais ou ainda federais. Onde se implica cada atuação, quais são os limites de poder, quais órgãos devo recorrer para diferentes problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *