Você sabe o que é SUV? Quais as características de um carro SUV? Toda a história e as peculiaridades desse modelo você descobre nesse artigo especial.
Então, pegue uma carona com a gente e venha descobrir o que é um carro SUV.
O que significa a sigla SUV?
A sigla SUV significa Sport Utility Vehicle – ou seja, veículo utilitário esportivo. As SUVs costumam ter porte avantajado, além de interior espaçoso e possibilidade de trafegar dentro e fora da cidade.
O que o carro precisa ter para ser chamado de SUV?
Além do porte avantajado e interior espaçoso, outras características ajudam a enquadrar um veículo como SUV.
A revista especializada em carros Hemmings definiu em um artigo os SUVs como um veículo que está “entre o carro e o caminhão”. No entanto, há um consenso de que uma das principais características é a tração e a possibilidade de trafegar em vários terrenos — para isso, esse tipo de veículo costuma trazer tração nas quatro rodas – o popular 4×4.
Diversos lançamentos no segmento ajudaram a popularizar as SUVs na última década, mas há quem defenda que um veículo só pode ser definido como utilitário esportivo caso seja robusto e tenha tração nas quatro rodas.
O que é a tração nas quatro rodas?
Um veículo com tração nas quatro rodas distribui a força do motor nas rodas. Com a melhor aderência ao solo, o carro pode trafegar em terrenos menos regulares. A tração nas quatro rodas pode ser dividida em alguns tipos. A integral (AWD) ou a temporária (4WD).
Na integral, o veículo sempre recebe força do motor para todas as rodas. É claro que o veículo pode adaptar a força recebida de acordo com as condições, como em curvas e terrenos, por exemplo.
Já na temporária, significa que o veículo pode tracionar em um período necessário, mas em condições normais o uso é 4×2, tracionando no eixo dianteiro ou traseiro.
Como é um design de SUV?
De forma geral, o design de SUV segue um padrão:
Rodas grandes e uma estrutura grande e robusta. A altura do motorista costuma ser alta. Ao longo dos anos, o design das SUVs tem mudado aos poucos: estão se tornando mais aerodinâmicos, além de modificações para que o carro se adapte mais para a cidade do que outros terrenos.
Com isso, quase todos os veículos da categoria têm quatro portas, e não duas, como já foi o costume até o começo da década de 1990.
Diferença entre SUV e SRV
SRV – Vem de Sport Rally 5 (ou V, em algarismos romanos). Representa as versões intermediárias de Hilux e SW4. Ou seja, ele é um veículo esportivo intermediário.
Já o SUV é um carro grande por excelência e é muito semelhante a um veículo off-road ou station wagon. É um veículo extremamente poderoso, alto e espaçoso, com um desempenho que é superior a um sedan comum.
SUV dá menos problemas?
Depende do modelo escolhido e da frequência em que o amigo motorista irá utilizá-lo.
Vantagens e desvantagens dos carros SUV
SUVs são muito confortáveis
Milhares de motoristas escolhem comprar esse tipo de modelo justamente pelo conforto que ele proporciona. Os SUVs possuem uma posição de dirigir mais elevada, oferecendo uma grande vantagem aos motoristas. A cabine mais vertical também permite que o motorista e os ocupantes fiquem mais confortáveis.
A direção mais elevada nestes automóveis é um grande diferencial, tendo em vista que o motorista consegue enxergar melhor o que está à sua frente no trânsito.
O consumo de combustível dos SUVs pode ser desvantajoso
Com a tecnologia de ponta cada vez mais presentes no setor automotivo, ainda existem muitos veículos que continuam a consumir quantidades consideráveis de combustível. O estilo de condução do motorista pode afetar, e muito, o consumo de combustível. Porém, a carroceria dos carros SUV não facilita a questão da economia.
Carros como Ford Territory e Jeep Renegade são modelos altos e largos. Isso significa que esses carros da Ford e da Jeep serão mais pesados que os carros hatch, além de ter um coeficiente aerodinâmico inferior. As dimensões e o peso de cada veículo são fatores que determinam qual será o consumo de combustível.
Os modelos Fit (hatch) e WRV (SUV) da Honda são equipados com o mesmo motor 1.5 16V. Enquanto o Fit faz 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina, o Honda WRV faz 11,7 km/l e 12,4 km/l, respectivamente. A diferença pode parecer pouca, mas isso impacta diretamente no consumo de combustível.
Os modelos SUVs são carros de alto desempenho
Se de um lado temos o alto consumo de combustível dos SUVs como ponto negativo, o desempenho desses modelos é o ponto positivo. Os utilitários esportivos são automóveis caracterizados pelas grandes dimensões, pela robustez e, é claro, pela potência dos motores.
O desempenho dos SUVs é superior ao de muitos outros modelos de automóveis disponíveis no mercado.
O Ford Bronco Sport, por exemplo, é um SUV equipado com um motor 2.0 L EcoBoost de 240 cavalos de potência máxima e torque máximo de 373 Nm. Esse novo carro da Ford é um veículo de alta performance e conta com capacidade off-road.
Além de contar com um motor muito potente, o carro é equipado com um câmbio automático de oito velocidades, que proporciona trocas de marchas suaves e precisas. A vetorização de torque do Ford Bronco distribui a força entre as quatro rodas do carro conforme a condição de rodagem, mantendo o veículo estável durante todos os trajetos.
O espaço dos SUVs pode ser bom e ruim
Com carrocerias mais volumosas do que de outros modelos de carros, como as dos carros populares, por exemplo, os SUVs oferecem um espaço interno maior para os ocupantes do veículo. Isso é uma grande vantagem, principalmente para quem precisa de um carro que consiga comportar todas as pessoas da família confortavelmente.
Mas, caso você não precise de muito espaço, optar por comprar esse modelo pode não ser uma boa ideia. A maioria dos modelos hatch e sedan conseguem ocupar cinco pessoas confortavelmente, assim como os SUVs fazem. Então, se você não precisa de um carro com muito espaço interno, considere comprar algum modelo de outras categorias.
Isso porque os preços desses modelos são superiores aos de carros hatch e sedan. Então, antes de comprar um utilitário esportivo por impulso, acreditando nessa grande vantagem de contar com um carro espaçoso, considere adquirir um modelo de uma categoria diferente.
Então, confira o modelo ideal para você na lista das 10 SUVs mais baratos do Brasil em 2022.
Surgimento dos SUVs
O primeiro SUV é do ano de 1935. Trata-se do Chevrolet Suburban, o carro mais antigo em produção no mercado mundial. O veículo possui espaço para nove passageiros e tem cinco metros de comprimento. Atualmente, está na 11ª geração.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército americano pediu às montadoras que desenvolvessem um carro que permitisse o tráfego em qualquer situação de terreno e clima. Assim, foi desenvolvido o Jeep Willys.
Após a guerra, muitos queriam utilizar o modelo para ir ao trabalho e para se aventurar. A partir daí o Jeep Willys Wagon passou a ser comercializado.
Nossa história pula para a década de 1960, com o Jeep Wagoneer. O modelo era tracionado nas quatro rodas e tinha um design e interior atraente. O sucesso rendeu sua fabricação até a década de 1990, quando foi substituído pelo Grand Cherokee.
A concorrência, ao longo do tempo, percebeu a possibilidade de mercado dos SUVs e começaram a investir. Na década de 1970, foi lançado o Land Rover, um Off-Road de luxo, concorrente do Wagonner.
A ideia de carros que servissem para o Off-Road e agregassem luxo para a cidade explodiu na década de 90. O mercado americano passou a consumir em larga escala os SUVs.
Modelos como o GMC Typhoon uniam luxo e muita potência, com um motor V6 de mais de 300 cv. Outros modelos, por exemplo, Nissan Pathynde e Cadilac Escalade, também foram produzidos com sucesso.
Essa evolução conseguiu implementar nos modelos muito mais segurança e conforto. Os primeiros carros considerados SUV eram duros, montados sobre chassi de caminhões pequenos e eram mais propícios a capotamentos.
Atualmente, este segmento traz recursos tecnológicos elétricos e mecânicos que permitem o carro ser estável e muito confortável, algo que torna a categoria atraente ao público hoje em dia.
O mercado de SUVs no mundo
Hoje em dia, o sucesso dos SUV é tratado já como algo natural. Afinal de contas, falamos de modelos que apresentam uma série de qualidades, sobretudo em termos de conforto e versatilidade. Mas o que explica a ascensão meteórica dessa categoria em praticamente todos os mercados?
Vale nós relembrarmos o significado da sigla. SUV abrevia a expressão inglesa Sport Utilitary Vehicle, que equivale a Utilitário Esportivo no idioma e mercado nacional. Tecnicamente, um veículo utilitário, como sugere o nome, é um modelo criado para atender a um grande leque de funcionalidades.
Já a esportividade é uma denominação acessória, geralmente atrelada à maior altura e à aptidão fora de estrada de muitos dos modelos nessa categoria que conseguem, de maneira competente, conciliar conforto e performance, tanto na estrada como fora dela.
Atualmente, os SUVs são uma força imparável, conquistando consumidores de todos os perfis, contextos e personalidades. Para que se tenha uma noção do impacto dessa categoria, recorremos a algumas estatísticas do mercado brasileiro — utilizando informações da Fenabrave como referência:
- em 2003, os SUVs representavam apenas 3,42% de todos os novos veículos emplacados no país — página 16 do Informativo de dezembro de 2003;
- em 2020, os SUVs já representam 32,42% de todos os novos veículos emplacados no Brasil — página 17 do Informativo de outubro de 2020.
Nesses quase 17 anos, o mercado nacional foi brindado com centenas de SUVs das mais variadas montadoras, conquistando espaço com fortes argumentos como imponência, tecnologia e comodidade.
E tem mais: a categoria também passou a receber modelos médios e compactos, colaborando para a popularização e reconhecimento do estilo que, pouco a pouco, foi ganhando espaço e vantagem sobre outras carrocerias já consagradas no mercado, como os hatches e sedans.
Escolher o SUV ideal não costuma ser tão fácil. Afinal de contas, é uma compra que normalmente envolve o compromisso de boa parte do orçamento mensal e que afeta diretamente a maneira de como se leva o dia a dia.
É preciso, por isso, conciliar desejos e necessidades para tomar a melhor decisão possível.
Um carro que oferece o que há de melhor nos quesitos conforto e tecnologia provavelmente o conquistará no primeiro instante. Isso porque um acabamento de primeira, sistemas multimídia, rodas, teto e até bancos inteligentes causam uma impressão realmente muito difícil de ignorar.
Porém, o amigo motorista não pode se deixar levar por cada item que um concorrente oferece de diferente do outro. Assim, quando menos perceber, acabará deixando de lado os valores que realmente pode pagar. Então, nada de entrar no vermelho!
Fique ligado na sua situação financeira, faça uma projeção de quanto tem para investir e respeite esse limite na hora de escolher seu SUV.
Dica da Zapay: Precisa quitar os débitos do seu veículo para renovar sua CNH? Quando o assunto é pagar multas de trânsito ou consultar débitos de veículos, conte com a Zapay.