Peugeot 3008
Categories:

Peugeot 3008 GT 2023: conheça a versão topo de linha do SUV

Você já conhece o Peugeot 3008, amigo condutor?! Esse artigo é especial sobre o SUV repleto de estilo da montadora francesa. O modelo vem com novidades, sobretudo, visuais para a linha Peugeot 308 2023. Spoiler: para 2024, os motoristas brasileiros poderão contar com a versão elétrica do veículo, cujo nome é e-3008.

Conheça as novidades desse carro, suas versões, os equipamentos para cada modelo e seus opcionais, os preços, o desempenho e as características do motor, o consumo, além de dados sobre a manutenção e a revisão.

– Peugeot 3008: novidades 

– Peugeot 3008: versões 

– Peugeot 3008: equipamentos 

– Peugeot 3008: preços 

– Peugeot 3008: motor 

– Peugeot 3008: desempenho 

– Peugeot 3008: consumo 

– Peugeot 3008: manutenção e revisão 

Dica da Zapay: procurando um novo carro para chamar de seu, amigo motorista? Então, confira os lançamentos de 2023 que listamos para você. 

Peugeot 3008: novidades

O 3008 é o SUV da Peugeot, que disputa a atenção dos brasileiros em um dos segmentos mais desejados do mercado automotivo. Contudo, é importante ressaltar que ele não apresenta grandes mudanças para a linha 2023, em relação à anterior.

Assim, na última atualização, o veículo ficou visualmente mais moderno e com mais presença. Por exemplo, a parte dianteira desse SUV apresenta as presas de um leão nas linhas verticais em LED, assim como já ocorria no irmão 208. Porém, não houve mudanças na parte mecânica do 3008.

A seguir, confira as informações da linha 2023 do Peugeot 3008.

Dica da Zapay: fique por dentro das novidades do Fiat Toro e conheça uma das picapes mais procuradas pelos brasileiros. 

Peugeot 3008: versões 

Conheça as duas versões disponíveis para o Peugeot 3008:

  • Peugeot 3008 Griffe 1.6 THP AT 2023: apresenta motor turbo THP, de 165 cv de potência, teto solar panorâmico, além de Peugeot Driver Assist Plus.

 

  • Peugeot 3008 GT Pack 1.6 THP AT 2023: bancos com aquecimento e massageadores, painel digital de 12,3 polegadas, com GPS integrado, além de sistema de som premium Hi-Fi Focal.

Os condutores podem ainda escolher cada um desses modelos, a partir das seguintes cores disponíveis: Branco Nacré, Cinza Artanse, Cinza Platinium, Preto Perla Nera, Azul Vertigo e Vermelho Ultimate, sendo as duas últimas exclusivas da versão GT Pack.

Dica da Zapay: se o amigo condutor procura por um veículo compacto, o novo Kwid pode ser uma ótima opção, devido ao seu custo-benefício. Confira o nosso artigo especial sobre esse automóvel. 

Peugeot 3008: equipamentos

A seguir, fique por dentro dos equipamentos disponíveis para cada uma das versões do Peugeot 3008.

  • Peugeot 3008 Griffe 1.6 THP AT 2023

Itens de série: ar-condicionado digital automático dual zone, pacote ADAS+, bancos em couro Tramontane, multimídia com tela de 8 polegadas, sistema Cart, Android Auto e Apple CarPlay, monitoramento em 360 graus, estacionamento automático, teto solar panorâmico, faróis de LED, lanternas full LED, retrovisores com basculamento elétrico, rodas aro 19 polegadas, cluster digital com tela de 12,3 polegadas, estacionamento automático, modos de condução, carregador wireless, seis airbags, tampa do bagageiro elétrica com sensor, entre outros itens.

  • Peugeot 3008 GT Pack 1.6 THP AT 2023

Itens de série: além dos equipamentos citados acima, há ainda bancos em Alcantara, ajustes elétricos e massageador, multimídia com tela de 10 polegadas, sistema de som premium Focal, detalhes externos em preto brilhante, faróis full LED com função neblina e interior Frameless.

Peugeot 3008: preços 

Confira os preços sugeridos pela Peugeot para as duas versões do 3008:

  • Peugeot 3008 Griffe 1.6 THP AT 2023 – R$ 237.990.
  • Peugeot 3008 GT Pack 1.6 THP AT 2023 – R$ 257.990.

Peugeot 3008: motor 

O motor da linha 2023 do Peugeot 3008 é o antigo motor 1.6 THP de origem Prince, que é um tipo de propulsor desenvolvido pela BMW, em parceria com a PSA. D modo a substituir o antigo Tritec, no caso da marca alemã, e o TU, quanto à montadora francesa.

Esse motor apresentou grande evolução dentro da montadora, porém não de geração, o que ocorreu na BMW com a série B modular. Na PSA, houve o surgimento do motor 1.4 aspirado, bem como o 1.6, que é utilizado no Brasil também.

No caso do THP, o Prince rendeu as seguintes potências: 150 cv, 156 cv, 165 cv, 175 cv, 200 cv, 210 cv, 250 cv e 270 cv. Esses dados de potência demonstram a grande capacidade de força do motor, de modo a equipar carros esportivos, como o Peugeot 308 GTI S.

Assim, com 165 cv de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm, no caso do 3008 2023, o veículo é caracterizado pelo grande torque em baixas rotações, além da resposta rápida ao acelerador. Destaca-se ainda o consumo condizente com seu desempenho.

Peugeot 3008 preço

Peugeot 3008: desempenho 

Quanto ao desempenho, o Peugeot 3008 1.6 THP AT6 apresenta aceleração de zero a 100 km/h em 8,9 segundos. A velocidade máxima desse veículo é de 206 km/h.

Peugeot 3008: consumo 

Por sua vez, o consumo do 3008 se dá da seguinte maneira:

Cidade:

Peugeot 3008 1.6 THP AT6 2023 – 9,9 km/litro, com gasolina.

Estrada:

Peugeot 3008 1.6 THP AT6 2023 – 11,9 km/litro com gasolina.

Peugeot 3008: manutenção e revisão 

Confira as informações relevantes para manutenção e revisão do Peugeot 3008:

 

Motor

1.6 THP

Tipo

Dianteiro, transversal, turbo e gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1598

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 165 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 24,5 kgfm @ 1400 rpm

Transmissão

 

Tipo

Automática seis marchas

Tração

 

Tipo

Dianteira

Freios

 

Tipo

Disco ventilado / disco sólido

Direção

 

Tipo

Elétrica

Suspensão

 

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Barra de torção

Rodas e Pneus

 

Rodas

Liga-leve aro 19 polegadas

Pneus

235/50 R19

Dimensões

 

Comprimento total (mm)

4447

Largura sem retrovisores (mm)

1841

Altura (mm)

1625

Distância entre os eixos (mm)

2675

Capacidades

 

Porta-malas (litros)

520

Tanque (litros)

53

Carga útil (kg)

650

Peso em ordem de marcha (kg)

1375

Vão livre do solo (mm)

219

Em 2024, o Peugeot 3008 elétrico chega ao Brasil

Esse veículo, chamado de e-3008, apresentará um novo cockpit panorâmico, com tela curva que se estende por quase todo o painel do SUV. É bastante provável que esse equipamento esteja em todos os modelos da Peugeot no futuro. Seria um total de 21 polegadas, de modo a integrar em uma mesma tela o painel de instrumentos digital, o head-up display e a central multimídia sensível ao toque.

Ainda, essa tela seria sustentada por um suporte traseiro, com pontos de luz LED azuis em sua base, o que criaria um efeito flutuante. 

Por sua vez, no lado direito do cockpit, há funções de multimídia, com recursos voltado a infroentretenimento, configurações e controles climáticos. Tecnologia para uma experiência completa para o condutor e os passageiros.

Assim, aguarda-se também uma estreita tela tátil extra no novo Peugeot e-3008, que estará localizada na parte superior do console central. Essa tela abrigará os atalhos i-Toggles, que são botões sensíveis ao toque, que podem ser personalizados de modo a fornecer acesso rápido a 10 das funções escolhidas pelo motorista ou pelos passageiros. 

Por exemplo, é possível ligar para um determinado número de telefone, iniciar a navegação para um destino frequente, entre outros recursos.

É importante destacar que a previsão para que o novo Peugeot chegue às concessionárias, tanto na Europa quanto no Brasil, é apenas em 2024. Assim, serão oferecidas três opções de motorizações eletrificadas, fazendo, desse modo, a estreia da nova plataforma STLA medium da Stellantis. 

Uma informação importante sobre a Stellantis: a plataforma STLA dará origem a inúmeros modelos do grupo franco-italiano, incluindo o novo Jeep Compass.

A expectativa é que a bateria desse SUV elétrico tenha capacidade máxima de 98kWh e autonomia de até 700 quilômetros, no ciclo WLTP. Outra novidade do Peugeot e-3008 é a substituição da alavanca de câmbio do modelo anterior por botões com as funções “P”, “R”, “N” e “D”, posicionados à direita do botão de partida. 

Com essa mudança, console e a superfície de carregamento por indução ganham mais espaço. Além disso, as saídas de ar-condicionado ficaram mais estreitas e o volante multifuncional ganhou a escrita GT, no lugar de Peugeot.

Ainda: o novo e-3008 apresentará uma silhueta SUV-Cupê, com traseira curvada, como já é possível notar em algumas fotos do modelo de testes que circulam em sites especializados. Porém, não há como saber ainda sobre dados acerca do desempenho do SUV – segundo os rumores, sua autonomia será de 700 quilômetros. 

Quanto ao interior do veículo, além do cockpit panorâmico, o volante terá um pequeno diâmetro, dois raios e borda plana, segundo imagens oficiais. 

O console central é largo e espaçoso, de modo a abrigar diversos porta-objetos, além de superfície de carregamento por indução de smartphone. Por sua vez, o seletor do câmbio automático foi realocado para o painel, ao lado do botão Start/Stop e à direita do volante.

A proposta futurista do 3008 continua, com controles digitais táteis sendo priorizados em detrimento dos físicos, há ainda revestimentos que combinam couro e tecido, deixando o veículo ainda mais confortável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *