C3 Aircross
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Citroën C3 Aircross chega ainda em 2023; veja preços e detalhes do SUV

Confiras as novidades sobre o C3 Aircross, SUV da Citröen que chega para garantir muito conforto e possibilidades com sete assentos disponíveis.

Conheça os preços e as possíveis versões do Citröen C3 Aircross, a praticidade da terceira fileira de bancos nesse veículo, quais são as dimensões desse SUV, os potenciais motores para a linha, além dos itens e do visual aventureiro.

– Preços e versões do C3 Aircross 

– Terceira fileira de bancos 

– Dimensões do C3 Aircross 

– Possíveis motores 

– Conteúdos SUV francês 

– Visual do aventureiro

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Preços e versões do C3 Aircross 

Embora não haja um comunicado oficial quanto aos valores, é possível considerar o posicionamento da Citröen. Assim, o novo C3 Aircross, possivelmente, terá como preço valores entre R$ 110.000 e R$ 140.000, para as versões com sete lugares. Vale destacar que que o lançamento do C3 Aircross, o SUV de cinco e sete lugares, deve ocorrer no último trimestre de 2023.

Quanto às versões do novo C3 Aircross, a Citröen destaca em seu site que ainda não é possível divulgar essa informação, porém, a marca garante que cada motorista terá “uma versão que se encaixa certinho com o seu perfil”.

A aposta do mercado é que esse SUV para cinco e sete lugares será vendido em três versões de acabamento. É provável que as opções sejam Live, Feel e Shine, que contarão com seis configurações de acabamento – sendo que serão duas opções para cinco lugares e quatro para sete assentos.

Assim, a distribuição das versões deve ser da seguinte forma: Live 5 L, Live Pack 5 e 7 L, Feel e Feel Pack com 7 L e a Shine também com 7 L.

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Terceira fileira de bancos no Aircross

Vale destacar que a plataforma do Aircross é a mesma do C3, porém esse SUV oferece opções de cinco e sete lugares – por isso a oportunidade da terceira fileira de bancos. 

De acordo com a Citröen, o C33 Aircross se posiciona como um B-SUV, que é a categoria de SUVs utilitários compactos. É importante frisar que, além da Chevrolet Spin, apenas os segmentos maiores contam com sete lugares, hoje, como o Jeep Commander, o Chery Tiggo 8 e a Toyota SW4.

A parte interna do Aircross é parecida com o C3 hatchback, que tem como destaque o sistema de infoentretenimento touchscreen de 10 polegadas com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda o painel de instrumentos digital, com tela colorida e conta-giros. 

O SUV conta ainda com os componentes do hatch compacto, o que faz com que haja redução de custos de produção o Aircross.  Assim, no interior do veículo será possível encontrar a central multimídia de 10 polegadas, com Apple CarPlay e Android Auto, por exemplo.

Por sua vez, para suprir a necessidade de todos os ocupantes, a montadora francesa revelou também que o novo Citröen Aircross terá cinco entradas USB espalhadas pela cabine. Há ainda um sistema de ventilação no teto, além de os dois bancos da terceira fileira serem individuais e poderem ser removidos, trazendo muita versatilidade ao carro.

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citroen C3 Aircross

Dimensões do C3 Aircross 

No tópico anterior, destacamos o quão versátil é a proposta do C3 Aircross, oferecendo ainda muito espaço aos sete ocupantes. Além disso, esse SUV oferece o maior porta-malas de seu segmento.

Mais precisamente, o Citröen C3 Aircross para mercados emergentes tem 432 centímetros de comprimento e 200 milímetros de distância em relação ao solo. Desse modo, o comprimento aumentado é aproveitado para abrir espaço para o porta-malas, que chega a 482 litros para o modelo de cinco lugares – ou para a terceira fila de passageiros.

Com praticidade, os assentos adicionais podem ser dobrados ou mesmo removidos individualmente, o que eleva a capacidade de porta-malas para um máximo de 511 litros.

Há uma agradável vantagem aos bancos de segunda e terceira filas: eles se beneficiam da ventilação integrada no painel do teto. Como já destacamos, assim como o irmão Citröen C3 hatch, o Aircross conta com tela de infoentretenimento elevada, de modo a posicionar as saídas de ar centrais abaixo. 

Vale dizer que o SUV será produzido nas fábricas de Thiruvallur, (Índia) e Porto Real (Brasil), o que ajudará a manter o custo geral mais baixo, além de possibilitar a disponibilidade de peças mais rapidamente. 

Possíveis motores 

A motorização do C3 Aircross ainda não foi confirmada oficialmente, porém é possível que o modelo venha com duas opções de propulsores. A primeira é o motor 1.0 turbo, já utilizado no Fiat Pulse e no Fiat Fastback. Esse motor oferece 130 cv de potência e 204 kgfm de torque. O câmbio é automático, do tipo CVT. 

Vale lembrar que a Tanto a Citröen quanto a Fiat fazem parte da Stellantis – por conta disso, diversos carros do grupo compartilham semelhanças.

A segunda opção é o motor 1.6 aspirado de 120 cv de potência, acoplado a uma caia automática de seis marchas. 

Saiba mais sobre o que é a Stellantis

A Stellantis diz respeito a um grupo automotivo franco-ítalo-americano multinacional, que é formado a partir da união da montadora Fiat Chrysler Automobiles com a montadora PSA Group, depois da conclusão de um acordo de fusão 50-50. A sede da superempresa está em Amsterdã, nos Países Baixos, local no qual o grupo está registrado. 

Hoje, a empresa conta com 14 marcas em seu portfólio: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citröen, Dodge,DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maseratti, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall. Além disso, a Stellantis tem presença em mais de 130 países, com produção (instalações) em 30 nações.

Com tantas forças do mercado automotivo global juntas, a empresa consegue aumenta a escala para reduzir custos. Afinal, conta com a junção de diferentes expertises para compartilhar peças e, sobretudo, encontrar soluções para desenvolver veículos que atendam às demandas atuais e sejam fortes nas negociações.

citroën C3 Aircross

Conteúdos SUV francês 

Mais um ponto que vale a pena destacar é quanto aos itens de série do Aircross. A versão de entrada vem com rodas de aço de 16 polegadas e calota. Por sua vez, partir da versão Live Pack, o veículo conta com rodas de liga-leve de 16 polegadas, já na versão topo de linha, as rodas apresentam 17 polegadas.

Ainda: desde a versão de entrada, o motorista poderá contar com os seguintes itens no Aircross: quatro airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela de 10 polegadas, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, direção elétrica, entre outros itens.

 Visual do aventureiro C3

O Citröen C3 Aircross chega para cativa os motoristas que curtem um visual mais aventureiro nos veículos. Ele é inspirado no C5 Aircross europeu e também no C3 brasileiro. Assim, o formato da carroceria, a moldura nos vidros, a pintura em duas cores e os airbumps (que são molduras plásticas nas laterais) são características semelhantes Às do hatch compacto – que, recentemente, zerou nos testes de segurança do Latin NCAP.

Porém, a maior diferença está no formato da grade e nos faróis de LED, que estão separados em duas partes. A traseira é um pouco diferente – apesar do formado das lanternas ser mais quadrado (o que traz semelhança com os irmãos C5 Aircross e C3 hatch), existe uma moldura na cor preta que percorre toda a tampa do porta-malas e une o conjunto óptico.

Saiba o que é o Latin NCAP e qual é a sua importância para os testes de segurança dos veículos

O Latin New Car Assessment Programme, popularmente conhecido como Latin NCAP (na tradução em português designa “Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe”), diz respeito a um programa de avaliação de segurança automotiva.

A iniciativa foi fundada em 2010 pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), International Consumer Research & Testing e a fundação Gonzalo Rodríguez. O programa conta ainda com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e fazendo uso de uma metodologia elaborada pela Euro NCAP.  

Assim, o objetivo do Latin NCAP é testar a segurança, tanto ativa quanto passiva, dos automóveis novos que são comercializados na América Latina e no Caribe. Assim, os consumidores podem ter informações precisas sobre o desempenho de segurança dos carros.

Os resultados são classificados com estrelas de duas cores (azul e verde), que correspondem aos protocolos de avaliação utilizados entre 2010 e 2015, inclusive. Já em 2016, os protocolos de avaliação se expandiram, de modo a se tornarem ainda mais exigentes. Essa mudança de protocolo incluiu a unificação da cor da estrela usada (amarela) para identificar de forma precisa quais veículos foram testados sob o novo protocolo.

A partir de 2020, o protocolo foi modificado, mais uma vez, por um procedimento ainda mais exigente.  Essa alteração inclui a unificação das estrelas em um único conjunto que contém a proteção de ocupantes adultos e a proteção de ocupantes infantis.

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