Imagem de homem analisando documento similar a um despachante
Categories:

Despachante de veículos: preciso contratar?

Ao pensarmos em qualquer tema relacionado com veículos, a dúvida ainda surge na cabeça de muitas pessoas: “será que preciso contratar um despachante?”. Por mais que com a digitalização e modernização do mundo as coisas estejam relativamente mais fáceis, ainda existem alguns processos burocráticos que podem gerar muita dúvida.

Por isso, trouxemos neste post, tudo o que você precisa saber antes de decidir se precisa – ou não – contratar um despachante.

O que é um despachante?

Antes de definir se você realmente precisa contratar um despachante de veículos ou não, é essencial entender quais serviços esse tipo de profissional oferece. 

Basicamente, o despachante é o responsável que realiza a intermediação entre o cliente e o Detran, auxiliando em procedimentos simples que vão desde a emissão de documentos e até processos burocráticos, como impostos, transferências e demais procedimentos obrigatórios.

Esse profissional possui o direito legal de regularizar os documentos junto ao órgão responsável e pode, inclusive, ajudar na documentação, vistorias, multas e até mesmo registros, assegurando que você está dentro das leis de trânsito e devidamente regular, autorizado para transitar. 

Separamos uma lista com os principais serviços que os despachantes oferecem para que você possa ter uma visão mais ampla do que falamos por aqui:

  • Licenciamento de veículos
  • Emplacamento
  • Alterações no registro do veículo
  • Comunicação de venda (transferência ou novo carro)
  • Documentos (habilitação, CRV, CRLV)
  • Pagamento de multas e impostos
  • Auxílio na resolução de dúvidas do dia a dia

Mas… será que devo contratar um despachante? Eu preciso dele para pagar o IPVA 2022, por exemplo? 

Eu preciso de um despachante para pagar o IPVA 2022 e outros débitos do meu veículo?

Com a modernização dos sistemas dos órgãos autuadores como o Detran e com a facilidade que a tecnologia trouxe para nossas vidas, hoje em dia, é possível resolver de maneira on-line grande parte das burocracias que envolvem qualquer veículo, como documentação, registros e pagamento de IPVA, DPVAT e multas. 

Muitos procedimentos estão disponíveis em sites como o próprio Detran e a maioria das informações que você precisa podem ser facilmente encontradas na internet após uma busca rápida. 

Inclusive, aqui no nosso blog mesmo, você encontra diversos artigos que podem explicar suas dúvidas, dá uma olhada:

Quando falamos sobre o pagamento de débitos veiculares como IPVA e multas, algumas pessoas ainda acreditam que existe a necessidade de se deslocar até um DETRAN, Poupatempo, Casa Lotérica ou, até mesmo, contratar um despachante para auxiliar no momento do pagamento desses ativos. 

Mas essa já não é mais a realidade.

Com serviços de pagamento online como o nosso, você consegue localizar todos os principais débitos do seu veículo apenas digitando a placa em nosso site ou aplicativo, sem precisar de ajuda nenhuma de um profissional. 

As plataformas são extremamente intuitivas e permitem que você pague os débitos do seu veículo de maneira rápida, segura e prática, com possibilidades de parcelamento em até 12x no cartão de crédito e boleto ou pix à vista – uma oportunidade que o próprio Detran não oferece no momento das quitações.

Ou seja, você pode resolver essa parte completamente sozinho sem necessariamente buscar um despachante! 🙂 

A Zapay é um despachante?

Apesar de oferecermos soluções práticas que ajudam a vida dos motoristas, a resposta é que nós não somos despachantes

Os despachantes acabam sendo uma boa escolha para lidar com serviços que ainda não são oferecidos pela Zapay, como por exemplo marcar uma vistoria de carro, agilizar documentações e resolver processos e problemas burocráticos mais complexos.

Hoje, nós atuamos no segmento de débitos veiculares, ajudando milhares de motoristas a manterem as dívidas do seu veículo em ordem.  

Nosso time está desenvolvendo novas tecnologias e muitas surpresas ainda virão este ano, mas, por enquanto, nosso foco é te ajudar a pagar seus débitos como IPVA, DPVAT, licenciamento e multas em até 12x, de uma forma que tudo se adeque ao seu bolso e seu orçamento.

A nossa equipe é especializada e te dará todo o suporte necessário caso você precise. Estamos prontos para responder suas dúvidas e te ajudar com todo o passo a passo nesses pagamentos, sejam eles realizados via aplicativo ou site.

Com a Zapay é assim: fácil, rápido, prático e seguro. 

Eu realmente preciso contratar um despachante?

A contratação de um despachante, sem dúvidas, exige muita pesquisa. Afinal, são profissionais que terão acesso aos seus documentos e te cobrarão por isso, o que significa que, necessariamente, precisa ser alguém da sua plena confiança.

Caso você acredite que os processos que você precisa resolver são burocráticos demais e vão além do seu conhecimento e das soluções práticas que são oferecidas, por exemplo, ao optar por contratar um despachante, é natural pedir indicações para amigos ou familiares.

Se decidir utilizar os serviços destes profissionais, também sugerimos que você busque o maior número de feedbacks, confira com muita atenção os serviços oferecidos e, se possível, procure a empresa em sites como LinkedIn e Reclame Aqui.

Mas, vale lembrar que como em outras áreas de atuação, alguns despachantes procuram se aproveitar da falta de informação e conhecimento do cliente para cobrar preços altíssimos por serviços simples. Por isso: desconfie, pesquise e, se houver necessidade, questione!

No final do dia, a decisão de contratar ou não um despachante é totalmente sua. Ela depende de algumas percepções e necessidades pessoais e, por isso, é importante avaliar o tempo necessário que você irá desprender para resolver seus problemas com veículos e entender a sua condição financeira.

Hoje em dia, com a ajuda de empresas como a Zapay e poucas coisas em mãos como a sua CNH, seu CPF e a placa do seu veículo, você já consegue resolver grande parte das questões que envolvem veículos de maneira online. 

Mas, cabe somente a você decidir se precisa ou não contratar um despachante.

De qualquer forma, o time Zapay está à postos para te ajudar com soluções inteligentes para que seu veículo esteja sempre regular.

Além de nossa equipe de especialistas pronta para te ajudar, postamos conteúdos educativos em nosso blog semanalmente e sempre publicamos informações valiosas para todos os motoristas do Brasil.

Não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais para saber mais sobre as nossas novidades em primeira mão e se manter informado sobre o mundo automotivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *