Pagar multa com desconto
Categories:

Como conseguir até 40% de desconto em multas de trânsito

Quando falamos em multa de trânsito o ideal é ser cauteloso e evitar cometer infrações assim não terá gasto extra com multas, mas caso um descuido aconteça, saiba que é possível obter desconto. 

Para obter o desconto de até 40% em multas por infração de trânsito, o proprietário do veículo deve se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica, conhecido como SNE. 

Ainda existe a possibilidade de um desconto menor, para alguns casos. 

O proprietário do veículo pode também optar por pagar multas em até 12x com a Zapay. Disponibilizamos diversos cupons de desconto para facilitar o pagamento de seus débitos veiculares. Confira os cupons de desconto em multas da Zapay:

10% OFF nas taxas em parcelamentos a partir de 6x
Data de vencimento: 31/12/2024

15% OFF nas taxas em parcelamentos a partir de 7x
Data de vencimento: 31/12/2024

20% OFF nas taxas em parcelamentos a partir de 10x
Data de vencimento: 31/12/2024

O que é o SNE?

Diante da crise mundial e alta dos preços, os brasileiros estão poupando mais do que nunca e quando um imprevisto acontece se podemos economizar é sempre melhor.

O SNE é um meio de comunicação virtual, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e permite o envio de notificações relacionadas a infrações de trânsito, comunicados e documentos em formato exclusivamente digital.

Os proprietários de veículos que se cadastrarem no SNE passam a receber eletronicamente aviso sobre notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos de trânsito optantes pelo Sistema de Notificação Eletrônica.

Como funciona o desconto?

O desconto em multas de até 40% só é válido até a data de vencimento da multa. Ou seja, se você optar por não apresentar defesa prévia, nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, conforme art. 284 e 282-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para conseguir o desconto do SNE, você deverá pagar a multa de forma antecipada pra conseguir até 40% de desconto.

Importante: o cadastro do motorista no SNE deve estar ativo antes da data da infração de trânsito, e o pagamento deve ser realizado até o dia de vencimento da multa para que o desconto seja aplicado. Portanto, fique atento à data limite do boleto.

Quem pode conseguir o desconto de até 40%?

Toda pessoa física ou pessoa jurídica proprietária de veículo pode se cadastrar no SNE. Mesmo sem Carteira Nacional de Habilitação – CNH, você pode aderir ao SNE por meio do  nº do Registro Nacional de Veículo, o RENAVAM. Você pode cadastrar mais de um veículo, caso deseje. 

Caso o motorista receba a notificação por correio antes da multa aparecer no site ou aplicativo, você precisará esperar a multa aparecer no site/aplicativo para gerar o boleto por lá e conseguir o desconto de até 40%. 

Como pagar multa com desconto?

Primeiro, você precisará se cadastrar no SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), através do seu aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que faz envio de infrações de trânsito de forma digital. Veja aqui o passo a passo de como baixar a CNH digital.

Faça o login no aplicativo e clique em “Infrações”, na tela principal. Você então deverá selecionar se deseja consultar infrações por infrator ou infrações por veículo. Na consulta por infrator, na tela do celular, aparecerá a mensagem “Aderir ao SNE”.

Outro modo para aderir ao SNE é utilizar o Portal de Serviços Senatran. Na página digital, acesse o menu “Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)” à esquerda e clique em “Minha Adesão ao SNE”.

Na sequência, preencha seus dados pessoais e clique em “aderir”. Você receberá um e-mail para ativar seu cadastro e deverá confirmar a veracidade das informações preenchendo os dados do campo “Documentação”.

Algumas dicas importantes pra lembrar

  1. Faça seu cadastro o quanto antes, pois se você for multado antes do cadastro não será possível conseguir o desconto de até 40%.
  2. Caso você decida contestar a multa você perde os 40%. 
  3. Se perder o prazo de pagamento você perderá a possibilidade de conseguir o desconto de até 40%, por isso fique atento a data de vencimento do boleto. 

Quero constestar a multa, perco o direito ao desconto?

Se o motorista quiser contestar a multa, ele perderá sim o desconto de 40%, mas ainda poderá pagar a multa até a data do seu vencimento com um desconto de 20%. Após o pagamento da multa, se a defesa proceder, o condutor terá a restituição do valor pago, com correção monetária.

Conta pra gente o que achou dessa dica e se tiver mais dúvidas, comenta aqui no post.

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

22 comentários: “Como conseguir até 40% de desconto em multas de trânsito
    1. Você precisa ter o cadastro ativo no SNE (sistema de notificação eletrônica) antes da data da infração de trânsito, e o pagamento deve ser realizado até o dia de vencimento da multa. O desconto de até 40% só é válido até a data de vencimento da multa.

  1. recebi a multa no dia 25/032022
    mas so tive dinheiro para pagar no dia 08/04/2022
    não estou conseguindo mais o desconto de 40% por que!!

    1. Oi Acacio, você precisa checar a data de vencimento da sua multa, pois apenas antes do vencimento é possível conseguir o desconto.

    1. Pode sim! Caso o detran ou outro órgão autuador tenha realizado o desconto sobre o valor da multa.
      Mas caso esse valor com o desconto não esteja sendo apresentado na página de consulta da Zapay, e você possua o boleto com o valor atualizado, é somente nos encaminhar nos canais de atendimento que geramos um link para realizar o parcelamento dos seus débitos 🙂

  2. Cara….voce é um anjo
    Deus vai te abençoar cada vez que alguem entra aqui e recebe a ajuda pelas informações tao bem explicadas. Eterna gratidão irmão

    1. O desconto de até 40% só é válido até a data de vencimento da multa. Ou seja, se você optar por não apresentar defesa prévia, nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, conforme art. 284 e 282-A do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, você deverá pagar a multa dentro de forma antecipada pra conseguir até 40% de desconto.

      É importante ter em mente que você precisa estar cadastrado no SNE antes da data da infração de trânsito, e o pagamento deve ser realizado até o dia de vencimento da multa.

  3. ola, estou tentando pagar a multa mas so vem a mesangem. Verifique a data de vencimento, entre em contato com o responsavel/beneficiario do titulo e solicite orientação” o que significa?

    1. Pode ser possível que o boleto da infração está vencido. Nesse caso para realizar o pagamento é necessário gerar novamente
      o boleto com a data atualizada, e caso não seja possível, somente entrando em contato com o órgão autuador da infração.

  4. Olá boa noite, então transferi duas multas pra outra pessoa, solicitei o desconto e paguei as multas, só que não foram dadas baixas, só depois fiquei sabendo que teria que ter reconhecido a multa e agora como faço, paguei e não foram baixadas.

  5. Porque tenho que estar cadastrado no SNE antes da data da infração de trânsito?
    Quando vi a autuação aplicada no dia 30/12/22 e colocada no site do detran em 18/01/23 recebi a informação no site do DNIT (multa na estrada / excesso de velocidade) que caso o boleto com 40% de desconto não estivesse disponível teria que requisitar o mesmo pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). Assim o fiz, só então me cadastrando no SNE, em 02/02/2023.
    A informação da CDT foi de que o órgão responsável, acredito que o DNIT, teria 72 horas para gerar o boleto com o desconto de 40%. Realmente, até hoje, 10/02/2023, o boleto não foi gerado, e nenhuma satisfação a mim foi dado pelo sistema da CDT.
    Outra pergunta: Se não tenho o direito ao desconto de 40%, mantenho o direito ao prazo de 30 dias para ser notificado fisicamente, via correio, no caso dessa multa citada acima, tendo em vista que aderi ao SNE após ela ter sido aplicada?

  6. O Boleto com os 40% de desconto apareceu na CDT, mesmo eu não estando cadastrado no SNE antes da ocorrência da multa.
    Já imprimi e paguei hoje, 14/02/2023.
    Fica a dica.
    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *