Categories:

Pane seca: o que fazer e quais são as consequências?

Com o preço do combustível aumentando, a gente sabe que algumas pessoas podem ir suprindo a demanda de gasolina do carro de pouco em pouco, colocando uma quantia necessária para que o carro não fique parado na estrada, aumentando o risco da chamada pane seca.

O que pode soar como economia, ao mesmo tempo acaba terminando em prejuízo, danos mecânicos e o terror de todo motorista: as multas de trânsito

Aqui vamos te explicar melhor sobre a Pane seca, e sobre as consequências de ficar parado sem combustível no trânsito.

O que é pane seca?

A pane seca é essencialmente ficar sem combustível no meio da estrada, e então, você precisa encontrar uma maneira de ir até o posto mais próximo, chamar o reboque ou empurrar até o acostamento, caso esteja em uma rodovia.

Geralmente, o que ocasiona a pane seca é a desatenção ou confiança na capacidade do tanque de aguentar com tão pouco combustível, mas fatores como problemas no marcador de combustível ou vazamento também podem influenciar bastante.

O que fazer quando acontece?

A primeira coisa a ser feita é garantir a sua segurança e a das outras pessoas. Por isso, sinalizar o carro na estrada com o uso do triângulo a 30 metros de distância é fundamental Vale lembrar que o triângulo é um item de segurança obrigatório, então tenha sempre a certeza de que o seu está em boas condições de uso.

Depois da sinalização e retirada do carro do meio do trânsito, você precisa de gasolina, claro. Se houver um posto na redondeza, é possível colocar combustível em um galão. 

Para que você consiga colocar o combustível no tanque com segurança, vai precisar também de um funil e uma mangueira.

Como é permitido fazer o transporte de combustível?

O transporte do combustível pode ser feito a qualquer momento, mas é preciso ao galão que será transportado até o carro.

É importante que seja transparente, para você poder ver a quantidade de combustível ao encher, sem que transborde; a superfície que transporta ou dá suporte ao galão precisa ser estável, em caso de você precisar apoiar o galão no chão.

Além dessas duas normas, é o bucal tem que ser maior que a bomba de combustível, evitando derramamento de combustível na hora de encher. 

Essas normas estão determinadas na Portaria Nº 141, do INMETRO, e são importantes porque o combustível – altamente inflamável – pode causar acidentes sérios em qualquer lugar, e não estamos falando apenas de incêndio. Intoxicação por ingestão ou contato com pele e olhos costumam ser comuns nesse tipo de situação.

Pane seca é uma infração de qual tipo?

A Pane Seca é uma infração do tipo média, e ela também acarreta na medida administrativa de retenção do carro, segundo o Art. 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

É importante saber que a infração só acontece caso o carro esteja parado na via. Se ele for movido para o acostamento ou mesmo uma vaga de estacionamento, não existe infração. 

Qual é a multa?

Se a infração é média, estamos falando de uma multa no valor de R$ 130,16, além de 4 pontos adicionados à CNH. Como medida administrativa, o carro ainda será removido.

Mesmo que haja a multa, um ponto que fazemos questão de sempre lembrar por aqui, é que todo motorista tem direito a ampla defesa, caso tenha bons argumentos e discorde da decisão do agente. Por isso, se esse for o seu caso, é sempre possível recorrer de uma multa de trânsito.

Posso acionar o seguro em caso de Pane seca?

As seguradoras cumprem com essa assistência, sim, dependendo do seu tipo de plano. 

Existe, inclusive, um seguro exclusivo para a Pane Seca, que lhe oferece o auxílio que você precisa para voltar a rodar sem preocupação.

Como funciona?

Quando se tem esse serviço contratado, basta entrar em contato com a seguradora ou assistência, e explicar qual a situação. 

A solução pode ser esperar pelo guincho ou até mesmo pelo combustível, que a seguradora pode mandar para que você se dirija até o posto mais próximo.

De qualquer maneira, o tempo de espera é determinado pelo número de pessoas aguardando e pela distância em que você está localizado.

Andar com a reserva do tanque é uma boa ideia?

Então, depois de ler nossa explicação, você provavelmente deve ter percebido que andar com o tanque do carro na reserva pode te trazer problemas. 

Além de correr o risco de ficar parado no meio da rua sem gasolina, da infração e multa no valor de R$130 reais, dos 4 pontos na carteira, existe o risco de danos mecânicos.

Isso porque quando há pouca gasolina no tanque, a bomba do carro não resfria, e a possibilidade de queimar a peça é muito grande. Nesse caso, por mais que você tenha seguro para pane seca, essa parte não costuma ser assegurada.

Afinal, como evitar a pane seca?

Às vezes por desatenção ou por encher o tanque de pouco em pouco, a pane seca pode acontecer. 

Para evitá-la, é interessante que você mantenha o carro constantemente abastecido pelo menos num nível pouco acima da reserva do tanque. Dessa forma, a bomba continua sendo resfriada e seu carro fica fora de risco tanto de queima dessa bomba quanto de ficar no meio da rua.

Além disso, vale sempre fazer o cálculo médio da distância que você precisa percorrer no dia, com a média de consumo do seu veículo. Fique sempre atento também a postos de combustível que existem no seu caminho. 

Por último, para te ajudar mais um pouco, nós preparamos um conteúdo exclusivo com 8 dicas para você economizar combustível, já que o assunto é justamente não deixar que ele acabe no meio da rua. 

É claro que nós esperamos que você nunca tenha que passar por isso, mas pelo menos agora você já sabe como evitar a pane seca, e o que fazer caso aconteça.

Se esse artigo foi útil para você, aqui no Blog da Zapay a gente tem uma série de outros conteúdos que podem te ajudar, e que vão desde multas de trânsito até dicas de financiamento.

E por falar em multas, essa é outra coisa que podemos fazer por você. Como está sua situação em relação aos débitos do seu veículo? Você costuma consultar com frequência?

Aqui na Zapay você não consulta apenas as multas, mas também outros débitos como IPVA e Licenciamento. Nosso sistema é integrado com os Detrans de 25 estados, de todas as regiões do Brasil. Além da consulta, você pode pagar tudo com um parcelamento de até 12x.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *