Zapay > Veículo > O que é sinistro de veículo?
Muitos brasileiros têm como sonho a conquista do carro próprio. Seja ele novo, seminovo ou já um clássico. Outros têm determinado modelo em mente como sonho a ser realizado e aproveitado com toda a família.
Mas é importante proteger o seu bem, sobretudo os de alto valor, como automóveis e imóveis. Por isso é importante saber o que é sinistro de veículo. E para tal a Zapay, que é sempre uma mão na roda, lhe ajuda!
Neste artigo, saiba como consultar o sinistro de veículo, o que é veículo de sinistro, quais são os tipos de sinistro em veículo, para que serve e onde deve constar no documento, quando acionado.
Ainda: fique por dentro sobre quais são os problemas se você estiver pensando em comprar um veículo sinistrado. Spoiler: nem sempre o valor compensa os gastos com manutenção. Portanto, fique sempre atento nas negociações, faça pesquisas e contas na ponta do lápis para saber se o custo-benefício é vantajoso.
Leia o conteúdo e saiba tudo sobre o que é sinistro no veículo.
Sinistro de veículos (carro, moto, utilitários e outros)
Vamos começar pela pergunta norteadora deste artigo: afinal, o que é sinistro de veículo? Resposta direta: trata-se de qualquer ocorrência inesperada que ocorra com o seu veículo (de qualquer categoria) e que consta na cobertura do seguro adquirido.
Por exemplo: se você contratar um seguro veicular que cobre furtos e roubos, e seu carro ou motocicleta passar por alguma dessas situações, então, a ocorrência será um sinistro.
Compreender o que é um sinistro é fundamental para que o consumidor saiba mais sobre o que o seguro cobre e em quais situações pode ser acionado. Ou seja, é uma forma de conhecer os seus direitos firmados em contrato com a seguradora.
O sinistro é acionado em um momento de urgência e necessidade, então, é fundamental saber do que se trata e como garantir o acionamento correto do seguro.
Assim, o sinistro pode ser entendido como qualquer evento que ocorra e que está previsto segundo a apólice do seguro. Vale dizer que o contrato de seguro tem sempre um tempo determinado, por isso a importância da renovação.
Caso ocorra uma situação que não consta na apólice de seguro, isso não configura sinistro. Seu veículo não será indenizado conforme a cobertura do sinistro, já que não existe.
Quais são os tipos de sinistros?
Há dois tipos de sinistros: o parcial e o integral. A principal diferença entre eles é quanto à gravidade dos danos sofridos pelo veículo. Este parâmetro ajuda a definir se o segurado receberá a indenização parcial ou total, considerando a porcentagem do valor a ser usado nos reparos do veículo. Conheça cada um deles:
Sinistro parcial
Diz respeito à quando apenas uma parte do carro é danificada e o valor de reparo não é maior do que 75% do valor do veículo. É importante explicar que a seguradora paga a totalidade do conserto – o parcial quer dizer que apenas uma parte do veículo foi danificada.
Sinistro total
É aplicado nos casos os quais o veículo foi totalmente danificado ou ainda se o valor do conserto do carro ou da motocicleta for maior do que 75% de seu próprio valor. Nestas situações, é considerado que houve perda total e a indenização corresponderá ao valor total do veículo. Detalhe: a propriedade do automóvel passa a ser da seguradora contratada.
Qual o problema de comprar um carro sinistrado?
Carros que já sofreram sinistro podem ser comercializados e não é raro encontrar leilões específicos para carros que já tenham passado por tal situação. Porém, vale estar sempre atento para não cair em golpes de quem tenta vender um veículo sinistrado como se ele nunca tivesse sofrido um sinistro. Atente-se sempre a isso.
Os veículos sinistrados costumam ter um valor de mercado inferior (entre 30% e 40% a menos) ao praticado com aqueles automóveis que nunca sofreram lesões. Imagina o prejuízo que o novo proprietário fica, caso não seja avisado sobre o sinistro, com um motor comprometido ou uma lataria repleta de defeitos…?! Saber a fundo a situação do carro pretendido é uma obrigação de quem quer comprar, assim como quem quer vender deve informar as ocorrências e o histórico do veículo.
Em casos de automóveis sinistrados, há ainda a dificuldade em conseguir fazer um seguro, uma vez que a probabilidade deste veículo apresentar problemas que comprometam seu funcionamento é consideravelmente maior. Para se ter uma ideia, cerca de 90% das seguradoras se reservam no direito de não aceitar veículos com tais características, uma vez que estes automóveis já foram indenizados outrora.
Se você encontrar uma seguradora que tope fazer o seguro do seu veículo sinistrado, prepare o bolso, pois o valor é muito mais alto para automóveis com este histórico.
Como reconhecer um carro sinistrado durante uma negociação?
Para escapar da má fé de alguns vendedores, é necessário tomar alguns cuidados. O primeiro deles é pedir para ver o documento do veículo. Em caso de veículo sinistrados, na parte inferior, constará escrito “Sinistro/Recuperação”. Esta é a indicação da seguradora que de aquele automóvel já passou por algum dano por ela coberto. O restante do documento costuma ser idêntico ao de outros carros que não passaram pelo sinistro.
Outro cuidado que pode lhe fazer escapar de ciladas é escolher cuidadosamente uma revendedora de veículos de sua confiança. Pesquisar o histórico da loja, ler e/ou ouvir a opinião de outros clientes e conhecer sua reputação no mercado são ações essenciais para quem quer comprar um veículo seminovo ou usado.
Para que serve o sinistro?
O sinistro é um dos termos presentes em uma apólice de seguro, explicando ao segurado o que é o acordo feito com a seguradora, no que diz respeito aos prejuízos e danos que o bem assegurado possa vir a ter.
Desse modo, o objetivo do sinistro é indicar quais são as situações cobertas na apólice – ou seja, em quais danos e prejuízos o contratante é indenizado.
Por isso também é importante se atentar se o seguro contratado é parcial ou total, para que seja possível ter em mente o tamanho do prejuízo e o quais são os trâmites necessários para que a empresa contratada seja acionada, em caso de dano, como colisão, ou ainda roubo.
Quando aparece sinistro no documento?
A sinalização de “sinistro recuperado” aparece no documento do veículo quando este sofre um evento de sinistro, de modo a ter os componentes mecânicos e estruturais danificados.
Há a substituição dos equipamentos de segurança especificados pelo fabricante. Uma vez reparados, estes itens permitem que o veículo possa voltar a funcionar normalmente.
Importante sempre observar a parte inferior do veículo, pois é ali que consta se o veículo é sinistrado ou não. A indicação de “recuperado” ou “veículo recuperado” ou “sinistro”, dentre outras semelhantes, indica que o sinistro já foi baixado naquele veículo e não há como retirar esta indicação da documentação.
Até o final da vida do veículo constará registrado na documentação e no prontuário que se trata de um automóvel sinistrado.
Quando acionar o sinistro?
Em caso de dano ou furto, acionar a seguradora é um dos passos primordiais assim que acontece um sinistro. Dica: tenha em mãos os documentos oficiais que mostram dados pessoais do assegurado (no caso, você). Este documento pode ser tanto para a Pessoa Física (PF) quanto para a Pessoa Jurídica (PJ), tanto em benefício próprio quanto de terceiros.
Caso seu veículo esteja envolvido em uma situação de roubo ou furto, é importante registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e apresentar este documento para a seguradora, junto dos dados pessoais e das cópias de documentos.
Ainda: se o sinistro envolver o falecimento de alguma pessoa, para acionar o seguro de vida há a exigência da apresentação da declaração de óbito e alguns laudos médicos, além dos documentos que estejam relacionados na apólice de seguro contratada.
Já se o seu veículo se envolver em uma situação de incêndio em uma residência ou prédio, será necessário apresentar os laudos do local, imagens e o Boletim de Ocorrência.
Atente-se se a seguradora contratada solicita o preenchimento de formulário de sinistro. Este documento tem justamente a função de deixar o sinistro registrado, de modo que as informações possam ser utilizadas pela seguradora, corretora ou demais empresas envolvidas.
É normal que as seguradoras solicitem uma vistoria para checar se o que foi relatado configura-se como um sinistro, de fato. Estas vistorias são feitas com especialistas, que tem autoridade para atestar se o fato ocorrido é verdadeiro, assim como se este fato pode (ou não) ser enquadrado como sinistro. É importante saber: a vistoria é mais um documento que será exigido para o pagamento de indenizações.
Informe-se sempre com a seguradora contratada sobre quais são os procedimentos e os documentos necessários para acionar o seguro, caso ocorra um sinistro. Esteja sempre precavido para encaminhar a burocracia necessária para receber a indenização ou o amparo previsto na cobertura de seguro contratada.
Dicas da Zapay!
Dica 1: Aprenda como consultar débitos de veículo.
Dica 2: Saiba como regularizar veículos de leilão.
Dica 3: Conheça dicas para comprar carro usado.
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Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.